Autor Tópico: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!  (Lida 59023 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!
« Resposta #50 Online: 14 de Outubro de 2007, 12:08:27 »
Agora  quando você  fala de não justificar nenhuma ação ...bem noão entendi de qual tipo de ação o colega falou. Se puder esclarecere, agradeço.
O NadaSei acha que não é Deus que tem que vir falar conosco, somos nós que temos que sair por aí no escuro, procurando o tal gato preto que não sabemos se está lá, só porque um monte de gente jura que sim.
Já procurei por mais de 40 anos, mas Deus, se existe, me ignorou.
Não vou sair correndo atrás de cada um que me chega com histórias fantásticas sobre sua crendice e seu deus (que é sempre o único verdadeiro).
Não vou perder tempo com técnicas espirituais que, supostamente, abririam minha mente para a percepção de Deus.
Não vou dar ouvidos a quem me diz que eu não encontrei Deus por culpa minha.
Danem-se. Ainda que toda a humanidade estivesse de acordo sobre quem é Deus e o que ele quer, ainda assim eu continuaria esperando por um contacto direto. Mas estamos muito longe de um acordo.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #51 Online: 14 de Outubro de 2007, 12:18:17 »
Ah ! Entendi.Bem, caríssimo  concordo  que   mesmo que a humanidade lhe disser o contrario você continue  com sua convicção . Isso apenas ressalta um traço forte de sua personalidade, que mais respeito lhe confere.
Infelizmente  a minha experiencia não pode ser 'repassada' , pois é unica , pessoal e intransferível. Sendo assim continue nesse aguardo , mas creia  ...não faz diferença você crer ou não  que esta Deidade suprema exista. Se já leu algumas de minhas outras postagens,  já deve ter reparado que   penso assim e  que também tento combater  do modo como isso se impõe em meu  caminho, as verdades e deuses absolutos nas diversas crenças  e religiões. A meu ver , um ver de quem ainda tem muito a aprender ...Podemos seguir nossa religiosidade  , fé, crença , convicção de um Deus , do modo que acharmos mais adequado .
Grande Beijo e obrigada por responder.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 12:20:44 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #52 Online: 14 de Outubro de 2007, 13:59:14 »
Pois eu digo o mesmo a você, já cansei dessa ladainha de ateu crente que faz ginástica para encaixar tudo desse mundinho imaginário em que vivem, dentro da realidade.
Eu vivo num mundo imaginário? Eu, que só acredito no "mundo material" onde tudo pode ser demonstrado pela ciência é que vivo num mundo imaginário? Tá brincando com a minha cara?

Repito pra você a analogia que mandei pro fernando:

fazendo uma analogia boba, eu diria que isso é como alguém que, estando de olhos fechados, espere que lhe provem que existem cores como "azul" e "amarelo"... Então alguém vem e diz: Mas essas cores estão em toda parte, nossa volta e até mesmo em nós. Basta abrir os olhos.

Então o outro reclama... há, mas dai se eu abrir e não funcionar, você vai dizer que eu não fiz direito, que não abri meus olhos o suficiente... E como eu saberia que essas cores são reais e não apenas uma ilusão?
Não... enquanto você não me provar que existem essas tais cores que você diz, não tenho que me dar ao trabalho de abrir os olhos.

É uma analogia bobinha... admito... mas... mas... descreve muito bem a situação.
Essa analogia é ridícula. Pro seu governo, é possível sim mostrar que existem cores a uma pessoa que não pode ou não quer ver as cores. Cores nada mais são do que comprimento de ondas de luz. E um aparelho que capta a luz e indica seu comprimento de onda e transforma em informação visual pode mostrar as cores.

Agora, me diga como seria possível ver Deus? Agradeceria se não viesse com seus textos nonsense.

Pois é ai que você se engana...
Eu já fui ateu crente, depois ateu cético até que cheguei a teísta cético.
Já pensei o mesmo que você.
É você quem se recusa a acreditar que é possível chegar até Deus...
Um bom caminho pra Deus é a razão, mas tem que aprender a usa-la direito para expandir seus limites estreitos.
Claro que eu me recuso a acreditar em Deus! Ele não fala comigo e nem com todos os ateus que eu conheço! Ele só fala com os esquizofrênicos pelo jeito.

Eu não vou acreditar em Deus por meio de uma pessoa. Se ele é onipresente, ele que venha até onde eu estou. Eu não tenho a obrigação de ficar procurando por algo que provavelmente não existe sendo infinitamente mais fácil que tal coisa venha até mim.

A razão é o caminho que afasta as pessoas de Deus. Não é preciso fazer malabarismo mental para tentar encaixar ele no mundo: basta olhar em volta e ver que ele não está em lugar algum.

É sério. O que eu preciso fazer para te mostrar que deus não existe? Ou esta hipótese não está sendo aceita por você? Se não estiver, avisa logo porque odeio discutir com a parede.
E que tal você aceitar a hipótese de que Deus existe?
Se ele existir, eu aceito a hipótese. Mas como eu disse, é Ele quem precisa me mostrar.

E você não respondeu a pergunta. Conveniente, né?

E mesmo sendo grosseiro, vou repetir: se você tem experiências pessoais com Deus, é melhor cogitar a idéia de esquizofrenia sim. Você pode estar vendo e sentindo coisas que não fazem parte da realidade.
E você pode estar acreditando em uma hipótese inventada e falsa.
EU? Eu não acredito em hipótese nenhuma. Enquanto você se mata para entender textos bíblicos e encaixá-los dentro da ciência, eu fico só com a ciência. Como eu vou acreditar em uma hipótese falsa assim?

Agora pára de chorar e responde se admite a hipótese de Deus não existir logo. Uma dica: se não admitir que Deus pode não existir, recomendo que saia do fórum pois aqui é lugar de discussões e não de anúncios.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #53 Online: 14 de Outubro de 2007, 14:06:29 »
Oi Nightalker, bom dia ! (…) vc tem razão o cara é chato mesmo...se está tão cheio do assunto  , creio que há centenas de outros tópicos para  ele expressar suas opiniãos ...Discordar , tudo bem ...mas  falar com respeito sobre a opinião alheia é um principio da  boa convivência , pra mim   educação é muito importante .Eu sou teísta , mas nunca , neste   Clube ou em outro  site ou chat  , desrrespeitei  a pessoas de crenças diversas ou atéias .Convivo com muito ateus e nunca  nos desentendemos, como disse é antes, uma questao de  educação e civilidade.

Em primeiro lugar, é meu direito ser chato. E é meu direito ficar chateado também, principalmente por trabalhar neste site para criar um ambiente de discussão produtiva e vê-lo poluído por pessoas que só sabem afirmar sobre experiências pessoais ou ladaínhas pós-modernistas.

Em segundo lugar, se eu te ofendi então diz onde. Ou mande uma mensagem à moderação. Em nenhum momento eu afirmei que você era esquisofrênica, mas que deveria considerar a hipótese de ser por ter experiências pessoais que ninguém mais tem.

Em terceiro lugar, eu não desrespeito as pessoas, mas as idéias. E a idéia de um Deus é ridícula, infantil e idiota.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #54 Online: 14 de Outubro de 2007, 16:23:20 »
Alguns aqui simplesmente negam "deus" por considerar que ele tem que ser pessoal ...

O outro acha que as pessoas só acreditam em deus porque ele fala com elas ...

eu sou agnóstico, não acredito e nem desacredito, só que o conceito que eu tenho de deus vai MUITO além do deus pessoal cristão.

Como o NadaSei já disse, deus é TUDO e além, deus é o UNO, a ESSÊNCIA de todas as coisas, o dia que vcs perceberem isso, vcs vão encontrar "deus" sem ele ter aparecido à qualquer um dos seus sentidos.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #55 Online: 14 de Outubro de 2007, 17:30:30 »
Quem quiser ler uns versos do bhagavad gita traduzido pra português tem aqui:

http://www.amorcosmico.com.br/hinduismo/bhagavad/gita.asp
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #56 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:01:59 »
Oi Nightalker, bom dia ! (…) vc tem razão o cara é chato mesmo...se está tão cheio do assunto  , creio que há centenas de outros tópicos para  ele expressar suas opiniãos ...Discordar , tudo bem ...mas  falar com respeito sobre a opinião alheia é um principio da  boa convivência , pra mim   educação é muito importante .Eu sou teísta , mas nunca , neste   Clube ou em outro  site ou chat  , desrrespeitei  a pessoas de crenças diversas ou atéias .Convivo com muito ateus e nunca  nos desentendemos, como disse é antes, uma questao de  educação e civilidade.

Em primeiro lugar, é meu direito ser chato. E é meu direito ficar chateado também, principalmente por trabalhar neste site para criar um ambiente de discussão produtiva e vê-lo poluído por pessoas que só sabem afirmar sobre experiências pessoais ou ladaínhas pós-modernistas.

Em segundo lugar, se eu te ofendi então diz onde. Ou mande uma mensagem à moderação. Em nenhum momento eu afirmei que você era esquisofrênica, mas que deveria considerar a hipótese de ser por ter experiências pessoais que ninguém mais tem.

Em terceiro lugar, eu não desrespeito as pessoas, mas as idéias. E a idéia de um Deus é ridícula, infantil e idiota.

:?: :stunned: :nojo: :biglol: :vergonha: :hmph: |( :ok: :enjoo: :sleepy: :birra: :bomba-ar: :woohoo: :sorry: :surrado: :contrato: :ordem2: :bate: :lammer: :adeus: :1o: :flex: :beee: :conversa: :entediado: :shock: :tedio: :huh: :oops!: :ler: :comando: :ideia: :teehee:

E o restante deixa pra lá...não vale a pena  :histeria:

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #57 Online: 14 de Outubro de 2007, 18:06:29 »
Alguns aqui simplesmente negam "deus" por considerar que ele tem que ser pessoal ...

eu sou agnóstico, não acredito e nem desacredito, só que o conceito que eu tenho de deus vai MUITO além do deus pessoal cristão.

Como o NadaSei já disse, deus é TUDO e além, deus é o UNO, a ESSÊNCIA de todas as coisas, o dia que vcs perceberem isso, vcs vão encontrar "deus" sem ele ter aparecido à qualquer um dos seus sentidos.
Olá Maurício....Também penso que Deus ou o conceito de Deus seja  muito mais abrangente do que possa supor as filosofias  vigentes sobre  o teísmo.Porém não  vou negar que  sinto-o de forma pessoal.
Grande beijo .
(Nelson Mandela)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #58 Online: 14 de Outubro de 2007, 19:26:31 »
:biglol:

Acho que você não entendeu minha postagem Artemis. Não falei que o Alexandre é chato, falei que um cara chato corrigiria a grafia da palavra esquizofrenia. (que vocês estavam escrevendo com "s").
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #59 Online: 14 de Outubro de 2007, 20:37:15 »

Acho que você não entendeu minha postagem Artemis. Não falei que o Alexandre é chato, falei que um cara chato corrigiria a grafia da palavra esquizofrenia. (que vocês estavam escrevendo com "s").

Ah! ...Desculpe-me pela confusão...

E  só  ele escreveu errado...eu ressaltei depois  a palavra escrita por ele e a forma como também eu escrevi , para  que isso ficasse bem claro.
Bem me desculpe  mais uma vez.Espero não ter causado problemas entre vocês.
Beijos.
(Nelson Mandela)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #60 Online: 14 de Outubro de 2007, 21:27:10 »

Ah! ...Desculpe-me pela confusão...

E  só  ele escreveu errado...eu ressaltei depois  a palavra escrita por ele e a forma como também eu escrevi , para  que isso ficasse bem claro.
Bem me desculpe  mais uma vez.Espero não ter causado problemas entre vocês.
Beijos.

Não causou, não precisa se desculpar.  :D

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #61 Online: 14 de Outubro de 2007, 23:50:55 »
Eu vivo num mundo imaginário? Eu, que só acredito no "mundo material" onde tudo pode ser demonstrado pela ciência é que vivo num mundo imaginário? Tá brincando com a minha cara?
Pois é... um mundo "material" você quer dizer que funcione segundo o que prega a filosofia materialista não é mesmo?
E a ciência só pode demonstrar tudo em seus sonhos.
Alias, ele não pode provar que ontem eu sonhei com um elefante amarelo, por exemplo.

Você realmente acha que não acreditar em Deus te impede de ter diversas outras crenças?
Essa analogia é ridícula. Pro seu governo, é possível sim mostrar que existem cores a uma pessoa que não pode ou não quer ver as cores. Cores nada mais são do que comprimento de ondas de luz. E um aparelho que capta a luz e indica seu comprimento de onda e transforma em informação visual pode mostrar as cores.
A única coisa que você poderia demonstrar é a existência de diferentes comprimento de onda e não da cor.
E ainda teria que explicar para pessoa que duas ondas diferentes, quando vista juntas, resultam em uma determinada cor. Sendo que ela teria que acreditar na sua palavra quanto a isso.
Principalmente por não estar vendo nada, nenhum de seus "equipamentos" e "gráficos" para mostrar as diferenças no comprimento de onda... de fato, ele teria que acreditar na sua palavra de que a luz existe.
Agora, me diga como seria possível ver Deus? Agradeceria se não viesse com seus textos nonsense.
Deus não se vê com os olhos, se percebe com a mente.
Ou você está esperando apontar um telescópio em algum lugar do universo e ver Deus dando tchauzinho pra você?
Você pode perceber isso levando a mente a um outro estado, onde a ilusão se dissipa e percebemos que estamos em "unidade" com ele.
As praticas necessárias pra isso, são ensinadas na religião, na yoga, em linhas misticas, ocultistas e filosofias espiritualistas diversas.
Claro que eu me recuso a acreditar em Deus! Ele não fala comigo e nem com todos os ateus que eu conheço! Ele só fala com os esquizofrênicos pelo jeito.

Eu não vou acreditar em Deus por meio de uma pessoa. Se ele é onipresente, ele que venha até onde eu estou. Eu não tenho a obrigação de ficar procurando por algo que provavelmente não existe sendo infinitamente mais fácil que tal coisa venha até mim.
Ele é "um" com você... só que você não percebe.
Você está esperando pela coisa errada, pensa em Deus como em um pessoa que deveria vir até você e dizer: Olá, sou Deus, prazer em conhece-lo.
Primeiro você precisa entender o que é Deus, algo que como o tópico procura explicar, não pode ser compreendido completamente... mas pode ter uma "idéia" menos enganosa a esse respeito.
Depois você atinge a iluminação e passa a ser "um" com Deus. (você já é, mas elimina a ilusão de que está separado).
A razão é o caminho que afasta as pessoas de Deus. Não é preciso fazer malabarismo mental para tentar encaixar ele no mundo: basta olhar em volta e ver que ele não está em lugar algum.
Pois a razão me levou a Deus, hoje eu olho a minha volta é só vejo Deus em toda parte.
A ignorância é que afasta as pessoas de Deus, quem cultiva a razão, vai eliminando a ignorância, o que um dia resulta no conhecimento de Deus.
Se ele existir, eu aceito a hipótese. Mas como eu disse, é Ele quem precisa me mostrar.
Como se ele existir você aceita a hipótese? Se você sabe que ele existe, isso deixa de ser apenas uma hipótese.
Como você não sabe se ele existe e não considera isso nem como hipótese?

Quanto a minha resposta, eu tenho conhecimento de Deus, assim como tenho conhecimento da gravidade.
É mais fácil a minha mãe não existir que Deus não existir...
Se isso que eu vejo for outra coisa, de qualquer forma, ele apenas não seria o que eu pesava que ele era, mas o conceito do que chama Deus se aplicaria a essa coisa, embora minha idéia dele fosse distorcida.
E você pode estar acreditando em uma hipótese inventada e falsa.
EU? Eu não acredito em hipótese nenhuma. Enquanto você se mata para entender textos bíblicos e encaixá-los dentro da ciência, eu fico só com a ciência. Como eu vou acreditar em uma hipótese falsa assim?
Se você acredita que Deus inexiste, está acreditando em uma hipótese falsa, pois a ciência não diz que Deus não existe.
E eu não tento encaixar textos da religião dentro da ciência, diferencio essas duas fontes de conhecimento.
O que eu faço é comprovar pessoalmente o que os textos religiosos apontam.
Agora pára de chorar e responde se admite a hipótese de Deus não existir logo. Uma dica: se não admitir que Deus pode não existir, recomendo que saia do fórum pois aqui é lugar de discussões e não de anúncios.
Seria o mesmo que aceitar a hipótese do universo não existir...
Por mais que o universo visível seja mera criação holografica dentro do computador de um ET, é a isso que o conceito universo se refere, é a isso que as pessoas se referem quando falam em universo.
E não sabemos o que o universo pode ser no fim, se existem multiversos, etc...
A mesma coisa vale pra Deus.
Eu o vejo em toda parte, assim como vejo o universo em toda parte...

E eu não teria que sair do fórum por isso, pois não estou fazendo "anúncios" de nada, apenas tentando discutir o argumento dos "muitos deuses" ou do deus verdadeiro.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 23:56:24 por NadaSei »
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #62 Online: 14 de Outubro de 2007, 23:55:21 »
Seria como dizer: Se o universo existe, deveria vir falar comigo e me provar que existe...
Entendo que no caso de Deus, isso gere algumas dúvidas... eu mesmo não poderia "descrever" certas características de Deus, como dizer que ele nos "ama" ou que é "bom".
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #63 Online: 15 de Outubro de 2007, 00:02:36 »
Nadasei

Não sei se já explicitou isso em alguma de suas inúmeras postagens por aqui e no outro fórum, mas por via das dúvidas lhe pergunto:

Você acredita em um Deus que ajude àqueles que necessitam dele (Deus descrito pela bíblia)?

Se não acredita, então o que é Deus? Deus é inteligível?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #64 Online: 15 de Outubro de 2007, 00:05:26 »
Citação de: NadaSei
Se você acredita que Deus inexiste, está acreditando em uma hipótese falsa, pois a ciência não diz que Deus não existe.
E eu não tento encaixar textos da religião dentro da ciência, diferencio essas duas fontes de conhecimento.

Sua "empiria metafísica" não servirá para provar que Deus existe, você usa como premissa a existência de Deus e corrobora isso com evidências anedotas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #65 Online: 15 de Outubro de 2007, 02:25:00 »

Ah tá… "Deus é o uno, a saveiro, o vectra…" É muito fácil apelar para o panteísmo. Basta dizer que deus é igual a tudo e voilá, ten-se algo concreto.

Mas chamar tudo de "deus" não é redundância? Por que não chamar tudo de "tudo"? E se "tudo" é tudo, o que isso muda alguma coisa?

A questão é que, ao mesmo tempo em que um deus pessoal não tem base alguma, um transcendental também não tem. E mesmo que tivesse, o que isso mudaria em nossas vidas? Conceitos de justiça, bondade, etc são puramente pessoais. Se ele não é pessoal, então ele é indiferente, e existindo ou não, não vai fazer diferença alguma de um nada.

Panteísmo é meramente uma desculpa que algumas pessoas usam para escapar das discussões. Isso ou uma viagem de maconha, vai saber?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #66 Online: 15 de Outubro de 2007, 02:26:48 »
:?: :stunned: :nojo: :biglol: :vergonha: :hmph: |( :ok: :enjoo: :sleepy: :birra: :bomba-ar: :woohoo: :sorry: :surrado: :contrato: :ordem2: :bate: :lammer: :adeus: :1o: :flex: :beee: :conversa: :entediado: :shock: :tedio: :huh: :oops!: :ler: :comando: :ideia: :teehee:

E o restante deixa pra lá...não vale a pena  :histeria:
Na falta de comentários, imagenzinhas bonitinhas devem resolver, né?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #67 Online: 15 de Outubro de 2007, 03:06:52 »
Pois é... um mundo "material" você quer dizer que funcione segundo o que prega a filosofia materialista não é mesmo?
Alias, ele não pode provar que ontem eu sonhei com um elefante amarelo, por exemplo.
Olha as falácias, NadaSei. Não fazem bem à sua estadia neste site. Reificação aqui não.
Você realmente acha que não acreditar em Deus te impede de ter diversas outras crenças?
Não, mas ser um cético me impede.
A única coisa que você poderia demonstrar é a existência de diferentes comprimento de onda e não da cor.
E o que você acha que é a cor?
E ainda teria que explicar para pessoa que duas ondas diferentes, quando vista juntas, resultam em uma determinada cor. Sendo que ela teria que acreditar na sua palavra quanto a isso.
Na dúvida, ela poderia estudar sobre ótica. Não precisaria confiar em mim.
Principalmente por não estar vendo nada, nenhum de seus "equipamentos" e "gráficos" para mostrar as diferenças no comprimento de onda... de fato, ele teria que acreditar na sua palavra de que a luz existe.
A questão não é criar um equipamento que faça tudo isso. A questão é que tanto existe a cor que até mesmo equipamentos podem ser usados para medí-la.

Tente fazer isso com Deus e a história é outra.
Deus não se vê com os olhos, se percebe com a mente.
E como diferenciar uma percepção mental de um ataque de esquizofrenia? Ou acha que o cérebro é um órgão perfeito que nunca falha?

A questão é: se existe um Deus, ele precisa ser visível por meios impessoais.
Ou você está esperando apontar um telescópio em algum lugar do universo e ver Deus dando tchauzinho pra você?
Até que não seria uma má idéia se ele fizesse isso. Para alguém que é supostamente onipotente, é o mínimo que ele poderia fazer.

Ah é. Você acredita que ele é todas as coisas, o que o tornaria impossível de se ser falseado. Way to go!
Você pode perceber isso levando a mente a um outro estado, onde a ilusão se dissipa e percebemos que estamos em "unidade" com ele.
Se eu preciso mudar a minha percepção para achá-lo, não posso isolar uma experiência pessoal com deus de uma experiência pessoal com a heroína.

Entenda: se deus existe, ele precisa aparecer para qualquer um, independente do estado mental. Eu não preciso ficar chapado para ver um objeto obedecendo as Leis de Newton por um bom motivo.
As praticas necessárias pra isso, são ensinadas na religião, na yoga, em linhas misticas, ocultistas e filosofias espiritualistas diversas.
Claro, afinal isenção ideológica é tudo.
Ele é "um" com você... só que você não percebe.
Por que será? ::)
Você está esperando pela coisa errada, pensa em Deus como em um pessoa que deveria vir até você e dizer: Olá, sou Deus, prazer em conhece-lo.
Primeiro você precisa entender o que é Deus, algo que como o tópico procura explicar, não pode ser compreendido completamente... mas pode ter uma "idéia" menos enganosa a esse respeito.
Depois você atinge a iluminação e passa a ser "um" com Deus. (você já é, mas elimina a ilusão de que está separado).
Acho seriamente que você está no lugar errado. O fórum que você devia freqüentar é o Fórum Ascenção.
Pois a razão me levou a Deus, hoje eu olho a minha volta é só vejo Deus em toda parte.
Se Deus faz parte da razão, por que você não tem nenhum argumento razoável?

Me dê um motivo para não continuar achando que você está meramente tendo alucinações.
A ignorância é que afasta as pessoas de Deus, quem cultiva a razão, vai eliminando a ignorância, o que um dia resulta no conhecimento de Deus.
Argumentos razoáveis, por favor?
Como se ele existir você aceita a hipótese? Se você sabe que ele existe, isso deixa de ser apenas uma hipótese. Como você não sabe se ele existe e não considera isso nem como hipótese?
Você me entendeu ou além de alucinações está tendo problemas com o raciocínio?

Se ele existir, é possível provar mostrar que ele existe. Se ele não existe, isso é impossível. Basta me mostrar que ele existe e aí eu vou passar a acreditar, e não o contrário.

Pedir para mim acreditar à priori em Deus é colocar a carroça na frente dos bois.
Quanto a minha resposta, eu tenho conhecimento de Deus, assim como tenho conhecimento da gravidade.
Assim como você tem conhecimento do Homem Aranha e do Super Homem? Conhecimento não prova que algo existe, por mais bem descrito que seja.
É mais fácil a minha mãe não existir que Deus não existir...
E você é filho de chocadeira por acaso? Toda pessoa tem uma mãe. Ainda não é possível criar humanos do zero. E não há nada que me faça aceitar a segunda hipótese como válida, pelo menos nos dias de hoje.

E Deus? Como você pode mostrar para alguém que Deus existe?
Se isso que eu vejo for outra coisa, de qualquer forma, ele apenas não seria o que eu pesava que ele era, mas o conceito do que chama Deus se aplicaria a essa coisa, embora minha idéia dele fosse distorcida.
Isso é uma desculpa descarada e você sabe disso. Você está criando uma situação onde pode sempre chamar alguma coisa de Deus.

Aí até eu, Tadeu! Manera nas falácias.
A ciência não diz que os dragões não existe. Acreditar que dragões não existem também é uma hipótese falsa?

A ciência não precisa dizer que algo não existe. Imagina o tempo que perderíamos só para catalogar o que não existe! É infinitamente mais fácil catalogar apenas o que existe. E enquanto Deus não for algo que exista perante a ciência, me reservo ao direito de ignorá-lo assim como eu ignoro os dragões.
Bela bosta.

A ciência, em seu significado mais amplo, se ocupa em trabalhar para desvendar tudo o que existe. Se Deus não faz parte da ciência, simplismente não existe. Se quer provar que ele existe, precisa fazer pelos meios da ciência.

Só que, pro seu azar, ciência tem regras para separar as experiências pessoais da realidade. E é aí que entram as falácias e os malabarismos mentais.
Seria o mesmo que aceitar a hipótese do universo não existir...
Então você não acredita em Deus. Você acredita no Universo.

E eu achando que você tava discutindo sério aqui. Que piada.
Por mais que o universo visível seja mera criação holografica dentro do computador de um ET, é a isso que o conceito universo se refere, é a isso que as pessoas se referem quando falam em universo.
Não entende nada de universo, pelo jeito.

Recomendo que compre uma luneta. Quem sabe você se interessa por Astronomia e estuda mais sobre o assunto? Sim, pois se eu apenas pedir eu sei que você não vai.
E não sabemos o que o universo pode ser no fim, se existem multiversos, etc...
E daí? Pelo menos sabemos que há um universo.
A mesma coisa vale pra Deus.
Aí que se engana. Sabemos que existe o universo. Sabemos se existe deus? Se você mesmo sugere ser impossível de alcançá-lo por meios científicos, então eu não teria esperanças.
Eu o vejo em toda parte, assim como vejo o universo em toda parte...
Talvez o que você precisa mesmo procurar é um oculista. Se Deus é tudo pra você, de repente está enxergando uma mancha e está enrolando a gente por conta disso.
E eu não teria que sair do fórum por isso, pois não estou fazendo "anúncios" de nada, apenas tentando discutir o argumento dos "muitos deuses" ou do deus verdadeiro.
Se você não acredita poder estar errado, então nada do que dissermos vai mudar sua opinião. O que isso diferencia de conversar para a parede?

Essa é a questão. Pra quê manter uma conversa com alguém que se recusa a ouvir? Não é uma perda de tempo e espaço no servidor?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #68 Online: 15 de Outubro de 2007, 03:11:18 »
Citação de: NadaSei
Sua "empiria metafísica" não servirá para provar que Deus existe, você usa como premissa a existência de Deus e corrobora isso com evidências anedotas.
Ele não tá afim de demonstrar que Deus existe com argumentos razoáveis. Ele só quer parecer razoável para enganar algum desavisado que não preste atenção nos textos pós-modernistas que ele vomita posta aqui.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #69 Online: 15 de Outubro de 2007, 03:25:20 »
Não senhor.
Eu não uso isso como argumento para "provar" Deus.
É impossível "provar" Deus, visto que o que chamamos de "prova" se refere a "provas científicas" que são, na verdade, teorias verossímeis provenientes da comprovação pessoal de diversos cientistas sobre um assunto, com o uso de metedologias científicas.

Por isso não se trata de "evidencia anedota" para "provar" nada.
Como eu sempre digo e repito, trata-se de comprovação pessoal por meios não-científicos referente a algo verificável.
Algo que qualquer um pode verificar, mas que eu não posso te "provar", você teria que investigar isso pessoalmente.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #70 Online: 15 de Outubro de 2007, 03:39:37 »
Nadasei

Não sei se já explicitou isso em alguma de suas inúmeras postagens por aqui e no outro fórum, mas por via das dúvidas lhe pergunto:

Você acredita em um Deus que ajude àqueles que necessitam dele (Deus descrito pela bíblia)?
Não da forma como as pessoas costumam pensar nisso.
Parte do Deus da bíblia descrito por Cristo se refere ao panenteísmo, um dos melhores conceitos de Deus.
Quanto a Deus dando ordens, mandamentos, e agindo de forma tão pessoal. Não interpretaria isso literalmente.
A bíblia contém "mitos" com ensinamentos referentes a doutrina.

Por exemplo.
Interprete literalmente o mito de Adão e Eva, e vai perder a moral da estória.
Vai ler sobre uma cobra falante, e um homem de barro e sua costela/esposa que forma expulsos de um jardim, após Deus ficar bravo com eles por eles terem comido uma maça...

Se interpretar como um mito, vai ver a estória de como eles viviam nus e estava tudo bem, não julgavam a obra de Deus e isso era o paraíso.
Depois passaram a "julgar" as coisas da obra de Deus como "boas" ou "ruins", julgaram seus lindos corpos feitos por Deus como ruins e dignos de vergonha, então o esconderam.
Julgando muitas coisas como ruins, não podiam mais ver o paraíso onde tudo é perfeito, então o perderam.
O mito explica que o paraíso é um estado onde vemos a perfeição, perdemos ele ao fazer julgamentos morais errôneos da obra de Deus, definindo isso como bom e aquilo como mau.
Se não acredita, então o que é Deus? Deus é inteligível?
Deus é perceptível, mas não pode ser plenamente entendido.
Para isso precisaríamos de onisciência.
O melhor conceito de Deus é o panenteísmo, Deus é tudo e todos e está além de tudo e todos.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #71 Online: 15 de Outubro de 2007, 04:41:45 »
Olha as falácias, NadaSei. Não fazem bem à sua estadia neste site. Reificação aqui não.
Que falácia meu amigo?
Você diz que a ciência pode demonstrar tudo... mas não pode.
Ela não pode demonstrar coisas que eu percebo, por não poder olhar dentro de minha mente, não pode dizer se estou a ver algo real ou uma criação mental.
Também não pode demonstrar, por exemplo, as partes que compõe a matéria.
Ela tem seus limites, são os nossos limites.
Não, mas ser um cético me impede.
Depende do seu grau de ceticismo, estou cansado de ver ateus crentes se dizendo céticos.
Você eu já não sei.

Cético sou eu, científico e filosófico, sendo que o ceticismo não me impede de ter crenças, mas apenas de me apegar a elas.
E o que você acha que é a cor?
A forma como nosso cérebro interpreta a luz.
A cor é criada na mente, não existe independente de um observador... assim como o som.
E como diferenciar uma percepção mental de um ataque de esquizofrenia? Ou acha que o cérebro é um órgão perfeito que nunca falha?
Como você diferencia as coisas que vê, como sua mãe, de um ataque de esquizofrenia?

A vigília é um estado onde distorcemos a realidade, existe um estado mais desperto e sem distorções.
Compare os dois estados e teste-se.
A questão é: se existe um Deus, ele precisa ser visível por meios impessoais.
Depende de como funciona a realidade.
Na metafísica religiosa, nosso mundo não é muito diferente do mundo de um sonho.
Estando dentro de um sonho, poderia usar qualquer equipamento dentro desse sonho para detectar algo aqui fora?
Poderia dentro dele usar um equipamento para se perceber aqui?
Ah é. Você acredita que ele é todas as coisas, o que o tornaria impossível de se ser falseado. Way to go!
Ele pode ser falseado, é verificável.
É ensinada a técnica de como podemos eliminar a ilusão e nos percebermos unidos a ele.
Seria a chamada iluminação, algo atingindo através de certas praticas.
Prove que as praticas não resultam no que dizem e pronto, você provou que isso é um engano.
A ciência está estudando o assunto. Infelizmente seus métodos não são os mais adequados para a questão, mas estão prosseguindo de forma científica o que significa que vai demorar bastante até comprovarem alguma coisa realmente interessante.
Se eu preciso mudar a minha percepção para achá-lo, não posso isolar uma experiência pessoal com deus de uma experiência pessoal com a heroína.
Pode sim, assim como pode diferenciar o barato da maconha do do álcool.
Pode inclusive testar sua nova percepção de forma científica, para saber se está mais acordado ou mais dormente.
Os mesmo testes aplicados a bêbados evidencia isso.
Entenda: se deus existe, ele precisa aparecer para qualquer um, independente do estado mental. Eu não preciso ficar chapado para ver um objeto obedecendo as Leis de Newton por um bom motivo.
Não... mas se estiver sobre efeito de heroína vai deixar de perceber muita coisa.
É isso que faz a vigília... te deixa drogado, em transe.
Não pode perceber Deus por isso... sua percepção está afetada por um estado mental semelhante ao uso de uma droga.
Você está "chapado" e não sabe disso.
A unica forma de perceber é acordando, ficando verdadeiramente consciente pela primeira vez.
Se Deus faz parte da razão, por que você não tem nenhum argumento razoável?
Eu tenho ótimos argumentos, são perfeitamente racionais.
O problema é que a razão deve se apoiar em conhecimento e em fatos.
Não adianta você ouvir argumentos sobre um conhecimento que não tem e sobre fatos que desconhece.
Me dê um motivo para não continuar achando que você está meramente tendo alucinações.
Isso é uma hipótese que você deve considerar.
Eu também considerava essa hipótese então testei o estado, falseei a hipótese e vi que ela era falsa.
Do contrario você não estaria sendo cético de verdade.

Só tome cuidado para não "acreditar" na hipótese alucinação, o correto é se manter neutro, visto que isso é algo verificável.
Se ele existir, é possível provar mostrar que ele existe. Se ele não existe, isso é impossível. Basta me mostrar que ele existe e aí eu vou passar a acreditar, e não o contrário.

Pedir para mim acreditar à priori em Deus é colocar a carroça na frente dos bois.
E eu não fiz isso...
Você não entende a diferença entre "acreditar" em algo e manter uma "possibilidade" na mesa?
Você pode ser ateu, mas deve considerar Deus, no mínimo como uma possibilidade.
Nunca disse que deveria "acreditar" nisso, apenas disse que "acreditar" que é impossível Deus existir... também é uma crença e um erro.
Assim como você tem conhecimento do Homem Aranha e do Super Homem? Conhecimento não prova que algo existe, por mais bem descrito que seja.
Não, não prova.
E quem está tentando provar qualquer coisa aqui?
Você também não pode me provar nada, nem mesmo que a aspirina realmente tira a dor de cabeça.

Você confunde a relativa segurança dos relatos da comunidade científica que chamamos de "prova", com incapacidade de conhecer coisas que a ciência ainda desconhece.
Vocês perdem uma das coisas mais importantes, a postura investigativa.
Trocam isso por um dogmatismo bobo e por uma dependência do aval da ciência.
E Deus? Como você pode mostrar para alguém que Deus existe?
Não posso, isso é algo que a pessoa comprova pessoalmente.
Você também não pode me provar que a aspirina tira a dor de cabeça... isso eu tenho que comprovar pessoalmente ou então "acreditar" nos relatos de cientistas.
Isso é uma desculpa descarada e você sabe disso. Você está criando uma situação onde pode sempre chamar alguma coisa de Deus.

Aí até eu, Tadeu! Manera nas falácias.
Falácia nenhum.
É como a matéria... não sabemos exatamente de que partes ela é feita.
A única forma de compreender Deus completamente, seria tendo onisciência.
O conceito de Deus é esse, o panenteismo, o todo "uno" do qual somos parte, algo que eu percebo claramente, inclusive dentro de mim.
A ciência não diz que os dragões não existe. Acreditar que dragões não existem também é uma hipótese falsa?
A ciência não precisa dizer que algo não existe. Imagina o tempo que perderíamos só para catalogar o que não existe! É infinitamente mais fácil catalogar apenas o que existe. E enquanto Deus não for algo que exista perante a ciência, me reservo ao direito de ignorá-lo assim como eu ignoro os dragões.
Falácia da falsa analogia.
São entes completamente diferentes que não guardam nenhum relação entre si.
A ciência, em seu significado mais amplo, se ocupa em trabalhar para desvendar tudo o que existe. Se Deus não faz parte da ciência, simplismente não existe. Se quer provar que ele existe, precisa fazer pelos meios da ciência.

Só que, pro seu azar, ciência tem regras para separar as experiências pessoais da realidade. E é aí que entram as falácias e os malabarismos mentais.
Comprovações pessoais, não experiências pessoais... eu separo as duas coisas.
Quanto a ciência... se em um universo paralelo existir um elefante voador, a ciência não o está estudando, não por não existir, mas por desconhece-lo e não ter métodos para tal... isso hoje, amanhã quem sabe...
Depois, se a ciência estuda o universo, estuda a forma manifesta de Deus, só não se deu conta disso ainda, talvez no futuro.
Então você não acredita em Deus. Você acredita no Universo.
E eu achando que você tava discutindo sério aqui. Que piada.
O que existe no universo é apenas a parte manifesta de Deus.
A parte que você procura é a parte consciente de Deus, essa é mais fácil de ver nas pessoas, bem como  na nossa pisque interior.
Não entende nada de universo, pelo jeito.
Recomendo que compre uma luneta. Quem sabe você se interessa por Astronomia e estuda mais sobre o assunto? Sim, pois se eu apenas pedir eu sei que você não vai.
Dei um exemplo mais catastrófico.
Existem teorias malucas, como a teoria M.
Não sabemos se existem outros universos então o universo seria na verdade um multiverso, etc...
Achamos que o universo é uma coisa, mas ele pode se mostrar outra completamente diferente.
Isso não faz dele irreal.

O problema é que você "acha" que entende de universo, então não consegue pensar além e entender o meu raciocínio.
Aí que se engana. Sabemos que existe o universo. Sabemos se existe deus?
Depende... eu ou você?
Se você não acredita poder estar errado, então nada do que dissermos vai mudar sua opinião. O que isso diferencia de conversar para a parede?

Essa é a questão. Pra quê manter uma conversa com alguém que se recusa a ouvir? Não é uma perda de tempo e espaço no servidor?
Se você me provar que Deus não existe... Ai já é outra história
Pode fazer isso? Não...
Eu não entrei aqui pra discutir se Deus existe ou não... você é que acha que da realmente pra discutir isso.
A ciência não pode provar que não existe, nem nenhum de vocês, assim como eu também não posso provar que ele existe.

Eu estou discutindo um argumento especifico e teologia, não a existência de Deus.
Não sabe diferenciar as duas coisas?

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #72 Online: 15 de Outubro de 2007, 04:49:25 »
Ele não tá afim de demonstrar que Deus existe com argumentos razoáveis. Ele só quer parecer razoável para enganar algum desavisado que não preste atenção nos textos pós-modernistas que ele vomita posta aqui.
Você é quem "pensa" que eu estou tentando "demonstrar" Deus...

A unica coisa que eu tento demonstrar aqui, é que o conceito de Deus tratado em todas essas religiões e em outras, é o panenteísmo, bem como demonstrar como eles explicam as diferenças nas formas das pessoas enxergarem Deus.
Eu não seria tolo o bastante para tentar provar ou desprovar Deus a terceiros...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 15 de Outubro de 2007, 07:13:47 »
Algo que qualquer um pode verificar, mas que eu não posso te "provar", você teria que investigar isso pessoalmente.
E se a pessoa disser que não viu nada, você a culpará por não ter se esforçado o bastante ou por ter usado os métodos errados. Muito confortável.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 15 de Outubro de 2007, 07:17:13 »
Você também não pode me provar nada, nem mesmo que a aspirina realmente tira a dor de cabeça.
Sim, é possível. Se regiões do cérebro que lidam com a dor estavam ativadas e agora não estão mais, é porque a dor desapareceu. Isto é objetivo e independe do relato do paciente.
Já é possível até saber se ele está mentindo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!