Se tem uma área que a ciência atual avançou muito é na psiquiatria. Muitos potenciais suicidas se curaram desse mal e olham para traz e pensam no absurdo de ter pensado nisso. E digo isso pois já passei pelo sofrimento de não querer mais viver e perceber que isso é apenas uma alteração cerebral mudou minha maneira de ver o mundo.
Adriano não concordo com você não, e também posso dizer com propriedade. Posso não pensar hoje em fazer algo contra mim mesmo, mas quero ter, e acho que ninguém pode tirar, meu direito de ao menos morrer quando quiser.
Acho que beira o ridículo alguem tentar "obrigar" outrem a viver. Sei que a depressão e a vontede de morrer são causadas por alterações quimicas no cérebro, mas eu te pergunto:
Existe cura com margem de 100 % para essa doença?
Não, e se sabemos que não podemos curar todo mundo, seria desumano demais prender alguém a vida e ao inferno desse doença. E você pelo que escreveu deve saber que não nada bom. Deve-se tentar é logico, mas a alguns que vem nisso a saida, devem ter o direito e autonomia sobre o proprio corpo e suas escolhas.
Minha psiquiatra mesmo me disse uma vez, que em seus 30 anos de psiquiatria, ela teve um pacientes que se matou e que ela de certa forma sentiu um sentimento de alivio por ele. Ela falou que tratou ele durante seis anos de esquizofrenia, depressão, (maniaco alguma coisa) e não houve efeito nenhum, ela tentou na epoca varios remedios, o garoto a pedido dela começou a fazer tratamento conjunto com outro excelente psiquiatra, alem do psicólogo. Ela falou que esse menino viveu num inferno de tentativas frustadas de suicídio e de internação por surtos psicóticos. Ela me disse que ao contrario de outros com ele ela não se sentiu "culpada", pois quem foi fraco e impotente segundo as palavras dela, foi a ciencia.
Ela falou que como medica tinha que lutar até o fim, mas no caso dele via a doença dele como um cancer terminal, e só esperava que ele se livrasse disso de uma vez. Ela me disse que se estivesse em outro pais numa das tentativas dele teria acatado ao pedido dele e não feito a intervenção, que acho que era uma lavagem gastro-intestinal, por causa de cacos de vidro e remédio se não me engano. Mas disse que não teve coragem pela sua carreira.
Ela falou que o pior era que ele num era um louco, alguém que poderia ficar internado sempre numa clinica vegetando, ele era super inteligente, lucido e em pouco tempo sempre saia.
É isso, acho que cada individuo deve ter o direito de fazer aquilo que bem entender com sigo mesmo, como o cara ai que se deu pro canibal comer, o canibal viveu muito tempo e nunca fez nada a quem não quisesse. Ele precisa de tratamento lógico, mas prisão perpetua, não concordo. E não vejo necessidade. O maximo que vai acontecer é ele continuar encontrando outros na NET querendo ser comidos, como ele mesmo disse são muitos.
E mesmo que ele possa matar alguem "normal", acho que a simples possibilidade não se caracteriza crime.