Dois que a sua idéia não é inovadora. Há algum tempo eu postei aqui uma tradução dum texto super antigo, creio que do Jonathan Swift, que leva ao absurdo a situação e indica que o liberalismo extremado é desumano.
não é tanto disso que trata o texto do swift, não trata de uma situação em que um consenso entre indivíduos se sobrepuja ao que querem pra eles. ninguém perguntou às criancinhas irlandesas se queriam virar comida, hehe
o caso do pai de família é complicado. sinceramente, eu não sou contra a forma que doação de orgãos é regulada. poderia ser, de fato, criada um indústria torpe caso fosse permitido se desfazer de órgãos aqui e ali.
uma pergunta pra vocês; se vocês quisessem ser comidos, como aceitariam a proibição? é fácil pensar no sujeito em situação dificílima e apitar o que é melhor pra ele, ou chamar o outro de louco. mas e se vocês seguissem um caminho de pensamento que os levasse à conclusão de que querem ser comidos?
é uma questão de parâmetros. aqui se está tomando sempre o interesse alheio em consideração, mas partindo de um presuposto republicano, com a igualdade entre todos, temos de admitir que não estamos em posição melhor do que de ninguém e logo não podemos ditar-lhes o que fazer; o que podemos fazer é ver até onde vamos, o que seria permissível para
nós e não para os outros.
só podemos exigir dos outros o que exigimos de nós mesmos e só podemos permitir aos outros o que permitimos a nós mesmos. não sei se fui claro. então eu estou disposto a ler uma notícia sobre alguém que foi comido para que me permitam ser comido se eu quiser ser comido. e vocês?