Autor Tópico: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton  (Lida 166911 vezes)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Online: 28 de Outubro de 2007, 10:58:30 »
De ../forum/topic=13248.new;topicseen#new

(Já tentei responder antes, mas a mensagem era demasiado grande - falava em diversos assuntos, como astronomia, biologia, geologia, o espírito científico, história da religião, etc - não permitindo que enviasse, e fechei a janela sem querer...  :-p )
(não coloquei na mensagem as respostas todas; por favor aguarde)
(ontem tentei adquirir uma webcam, mas os MultiBancos estavam inoperacionais depois de uma actualização; penso em comprar hoje)

A quem afirme que a evolção não regride, pois até a doença é evolutiva. Hoje podemos acrar que seja ruim, mas amanã será benéfico para outras evoluções.
1) Estás a fazer um abuso de linguagem, confundindo o conceito de evolução biológica;
2) A evolução biológica refere-se às populações, e não a indivíduos ou estados, e essas populações são compostas por seres vivos (o que implica capacidade reprodutiva - por favor, não redefina "reprodução"...);
3) A evolução da doença refere-se ao estado de saúde de um indivíduo ao longo do tempo, logo não tem relação com a evolução biológia;
4) No entanto as populações de bactérias evoluem. Existe descendência com modificação e são seleccionadas pelo ambiente que se encontram. Por exemplo, nas diversas gerações algumas podem sofrer uma mutação que resulta no gene X, que em condições normais é inócuo. Mas no caso de as defesas do organismo que se encontram melhorarem, pode acontecer que esse gene é uma vantagem e apenas as que tiverem sobrevivem, e apenas elas reproduzem;
5) Na evolução pode existir regressão, isto é, as populações voltarem a ter características que tinha desaparecido pela selecção do ambiente (ou da natureza);
6) Para tornar claro o abuso de linguagem: "a gravidade da doença aumentou, por isso recomendo que viva na Lua onde a força da gravidade é menor para ajudá-lo";

Orei 3 vezes ao Senhor e ele me respondeu: A minha graça te basta, pois poder se aperfeiçoa na fraqueza.
Considera isto uma boa resposta?
1) Não;
2) A sua resposta não tem qualquer sentido, especialmente tendo em conta que é dirigida a: "A atitude pragmática seria permitir que nos momentos de fraqueza os amigo mantenham as suas crenças que reconfortam, e acho que é assim que muitos ateus agem.";
3) Aproveitar um momento de fraqueza de uma amiga (por exemplo: uma depressão devido à morte de um ente querido) para ter relações sexuais é tão imoral. No texto supracitado digo:
É ridículo tornar-se ateu por causa disso, e seria imoral um ateu aproveitar essa situação
, e as razões são as mesmas;
4) Por favor estude bons livros de Filosofia ou pelo menos examine bons dicionários de Filosofia para entender o que é o pragmatismo, e entender a frase que citas da minha mensagem;
5) Estou a criticar o evangelismo de forma subtil (entenda o ponto 3) e 4) para entender isso);
6) Por favor, evite frases aparentemente profundas, mas sem sentido, pois não são verificáveis;

No fundo ainda tens uma experança.
1) Isso é falso;
2) Admitir a possibilidade de algo não implica esperança;
3) Não tenho esperança (desejar) que exista algum Deus bíblico, pelo contrário, seria algo repugnante;
4) O normativo (deve ser) não deve ser confundido com o descritivo (o que é);
6) As coisas não são necessariamente como desejamos ou devessem ser;

Não acreditar em alguma coisa não é algo satânico e sim pessoal.
1) Não disse que não acreditar em algo seja satânico;
2) O satanismo é uma práctica religiosa que se opõe directamente ao Deus abraâmico, ou que adora Satanás ou a forças naturais que o representam;
3) Pelo ponto 2), inventar e adoptar uma religião que centra-se no ódio ou na culpabilização de Deus pela morte de um filho (mesmo que contradiga-se dizendo que é ateia) é satanismo;
4) Prevendo uma resposta: não estou a dizer que fizeste 3);

O que torna satânico é a campanha contra o teísmo.
1) Isso é falso;
2) Uma "campanha contra o teísmo" não é uma religião, logo não é satanismo;
3) Prevendo redefinição de "satanismo" à la Erivelton diferente dos dicionários: nos grupos ferrenhos que vêem adversários ou inimigos nos indivíduos ou grupos com ideias opostas atribuem-se termos a esses como fossem pejorativos. Se a definição é atribuída correctamente a quem dirije, e esse não vê qualquer mal em ser tal, então o termo deve ser tomado como inóquo;

Se as evidências não fazem as convicções absolutas por onde começar para obter as provas?
A1) As evidências tornam-se mais fortes por cada resultado com sucesso, mas com sucessos continuados;
A2) Se descobrir inconsistências, então as ideias provavelmente estão erradas, por isso devem ser revistas ou até abandonadas;
A3) Quanto mais inconsistências forem encontradas, mais fracas tornam-se;
A4) Se uma previsão ou uma condição necessária para a veracidade da ideia não for satisfeita, então essa ideia deve ser abandonada;
A5) Se uma ideia é considerada verdadeiro
     a) independentemente de qualquer resultado ou observação
     b) sem condições que excluem qualquer outra alternativa
     c) que não pode ser testada nem apresenta previsões
     d) que ignora novos factos
    é inútil, logo deve ser ignorada (no caso contrário poderia limitar diversas possibilidades com uma ideia inútil);
A6) Se uma ideia é verdadeira, então não se redefine, não precisa de ajustar-se. A mudança revela que a ideia não é, pelo menos, inteiramente verdadeira.
A7) Deve-se expor as ideias para encontrar o que possa apoiá-la, dando mais força, e encontrar erros, para corrigir e até descobrir que estão erradas;
A8) Quem receia que se descubra que as suas ideias sejam falsas receia que sejam expostas;

B1) "por onde começar para obter provas?"
    Estás a admitir à priori que uma ideia é verdadeira: isso chama-se preconceito;
B2) (fazes uma questão semelhante depois; trato dela noutra mensagem)

A bíblia diz: Ninguém jamais viu a Deus. Isto é um Deus espiritual na qual ninguém nuca viu.
1) Essa interpretação não é fundamentada, logo considero falsa;
2) Êxodo 33:20-23:
E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.
  a) Disseste: "Moisés disse que viu Deus face a face", contradizendo o trecho anterior;
  b) Deus tem face, mãos, costas e uma "glória" à sua frente que pode ser tapada pelas mãos;
  b) A primeira frase revela uma crença dos babilónios: a face dos deuses não podia ser vista pelos mortais, pois causa a morte (comecei a conhecer isso com o livro ridículo "Serão os deuses astronautas?", que cita vários textos religiosos antigos - pelo menos nisso tem interesse);
  c) Curiosidade: é o único trecho no Antigo Testamento onde é dito que Deus não pode ser visto. Veja as referências em: http://skepticsannotatedbible.com/contra/seen.html (penso que, apesar de estarem em inglês, são fáceis de discernir). Exemplos (apenas trechos relevantes nesse propósito são destacados):
     ca) Números 14:14 "ó Senhor, estás no meio deste povo, que face a face, ó Senhor, lhes apareces";
     cb) Juízes 13:22 "Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus" (será que o capítulo é para contradizer a crença dos babilónios?);
     cc) 1Reis 22:19 "Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono";
     cd) Isaías 6:1 "vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono";
     ce) Isaías 6:5 "os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos";
     cf) Amós 9:1 "Vi o Senhor, que estava em pé sobre o altar; e me disse" ...;
3) As Testemunhas de Jeová acreditam:
   http://corior.blogspot.com/2006/02/revisionismo-da-sociedade-torre-de.html
   3a) que a segunda vinda (ou presença, como dizem) de Jesus ocorreu em 1914, apoiando-se numa escantologia baseada no livro de Daniel. Nunca admitirão o contrário, por isso dizem que foi uma presença invisível, e foi vista com "olhos de entendimento".
   3b) que Jesus é o Arcanjo Miguel (e que é o único arcanjo) e um deus menor.
   3c) que Jesus ressuscitou como um espírito e o seu corpo foi completamente destruído por Deus;
     dd) que Jesus morreu numa estaca, com um único cravo a furar as duas mãos;
4) Fazes algo elas fazem:
   4a) em 3a) sobre termo "ver";
   4b) em 3b) a respeito da "estrela da manhã";
   4c) em 3c) e dc) quando são apresentadas refutações tão fortes ("os animais homossexuais são um clássico"). No último caso, questionei uma Testemunha de Jeová apresentando um trecho do Evangelho de João: "como é possível ter sido morto numa estaca, se Tomé fala em cravos (no plural) nas mãos?". Ele respondeu que estava a interpretar mal, e que podia ser cravos para os pés e mãos (um justificacionismo...). Insisti que lê-se, e enfatisei várias vezes o trecho "o sinal dos cravos em suas mãos". Deu uma desculpa esfarrapada, que devia frequentar as reuniões no Salão do Reino e que eu "não tenho espírito". Achas que fiquei convencido com isso?
5)  Dizer "vi Deus" não contradiz "ninguém viu Deus" (dito posteriormente)?
   5a) Dizer "vi Deus" pode significar que não viu Deus?
   5b) Dizer que "ninguém viu Deus" significa que alguém pode ter visto Deus?
   5c) Qualquer variante de 5a) e 5b) é absurda.

Meu amigo ninguém é igual e tens os mesmos pensamentos. Eu sigo uma regra na qual não aceitas, pois a bíblia diz que somente os limpos de coração veriam a Deus.
1) Existem pensamentos falsos e pode-se mostrar que são falsos;
2) Na Sociedade da Terra Plana acredita-se que a Terra é plana, e até têm um site para provar: http://www.theflatearthsociety.org . O argumento que apresentas serve para eles? (eles usam a Bíblia para provar a sua posição)
3) O argumento também serve para o nazismo, Ku Klux Klan, nações teocráticas e totalitárias, etc. ?
4) Kent Hovind diz que as vacinas são perigosas, sendo, por exemplo, a causa do autismo. Religiosos no século passado diziam que era veneno, e que os transplantes eram canibalismo. É válido usarem o mesmo argumento?
5) Os pensamentos podem ser expostos, criticados e serem demonstrados como errados ( exemplos: 2), 3), 4) );
6) Se a Ciência seguisse esse pensamento epistemológico (subjectivista) então não haveria avanço científico, nem identificação do falso;

7) Os deuses egípcios pesavam o coração do morto numa balança para comparar com uma pena (http://www.si.umich.edu/CHICO/mummy/Afterlife/graphics/judge-large.gif);
8) Os antigos pensavam que o coração é o centro das emoções (não o cérebro - Aristóteles dizia que o cérebro era apenas para refrigerar o corpo, e que parte dele saía do nariz quando constipados);
9) Os limpos de coração passavam o teste indicado em 3) e veriam Deus (contradizendo o que disseste antes);
10) Afinal é em espírito que vêem, ou como ser material?

A ciência e a bíblia estão de acôrdo nestas idéias. Ninguém jamais viu a Deus.
1) Se isso fosse científico seria verificável;
2) Cita uma literatura científica que diga isso, e referindo a fonte;

3) Se Deus não existe:
   a) não pode ser visto;
4) Se Deus existe:
   a) pode ser observado
      aa) nesse caso refuta 3)
   b) ainda não foi observado
      ba) admite-se 3) até essa condição ser falsa
      bb) veja justificacionismos em cb);
   c) não pode ser observado
      ca) logo 4) não tem fundamento: é inútil; admite-se 3)
      cb) justificacionismos (dragão invisível na garagem *):
         bba) porque é invisível, é inodor, incorpóreo, etc.;
         bbb) porque é não quer ser visto;
         bbc) porque está fora do Universo e não interfere nele;
         bbd) etc. (as possibilidades são ilimitadas)
         * http://crerparaver.blogspot.com/2007/09/gata-pariu-um-co.html
5) Nenhum deus referido nos livros sagrados foi visto: achas apropriado usar o método 3) e 4) neles, ou o seu método?
6) Os unicórnios nunca foram vistos: achas apropriado usar o método 3) e 4) neles, ou o seu método?
7) A Ciência funciona ignorando a existência de qualquer deus, como se não existissem deuses: os dogmas impediriam a consideração de hipóteses diversas (a mente fechada característica das religiões organizadas *);
8) Filósofos naturais (homólogos a cientistas na Idade Média e Renascença) supunham a existência de um Deus, mas os resultados não correspondiam às previsões (informe-se sobre Kepler para um exemplo claro);
* http://crerparaver.blogspot.com/2007/07/cincia-e-dogma.html

A inteligência que o homem possui nos fornece uma forte evidência que a origem de tudo se deve a estudos de milhões de anos.
1) Ridículo; os estudos não tem qualquer influência na origem de tudo: as coisas são e aconteceram independentemente do que se acredita, diz-se ou estuda-se (supostamente os estudos são meramente descritivos);
2) Não há engenharia de verdades: a verdade é independentemente do que se acredita, diz-se ou estuda-se;

3) A inteligência e a estupidez não são forte evidência para tal: a Teoria da Evolução explica a inteligência, e apoia-se em evidências físicas para tal (compare-se, por exemplo, cérebros de peixes, répteis e mamíferos);
4) Existe Inteligência Artificial, e com redes neuronais e programação genética pode-se simular o cérebro e a evolução;
5) Evidências físicas são superiores a evidências faladas, "sentidas" ou inventadas;
6) Procure informar-se sobre Inteligência Artificial e leia obras de Isaac Asimov;
7) Procure informar-se sobre a Teoria da Evolução, através de literatura científica;

quote author=Erivelton link=topic=13248.100.html#msg251270 date=1193400087]Tenho provas? A minha inteliência diz isto.[/quote]
Pela amostra é pouco.

As evidências servem como provas para acreditar.
1) Evidências contrárias servem para acreditar o contrário;
2) Ignorar evidências não anula as suas existências;
3) Quanto mais difícil falsificar evidências, mais credíveis são;
4) Quanto mais fácil falsificar evidências, menos credíveis são;
5) A precisão é mais forte que a vagueza;
6) Leia "Um Mundo Infestado de Demónios", de Carl Sagan;
7) Leia sobre o método científico em literatura científica;
8) Leia sobre epistemologia e Filosofia, nomeadamente a respeito de Bertrand Russell, Popper e Wittgenstein;
9) Leia "A Experiência da Matemática", de Philip J. Davis e Reuben Hersh;
10) Tente assistir o documentário em série "Corrida ao Espaço" ("Space Race"; se tiver oportunidade), para entender como as descobertas e invenções são feitas com um exemplo;

Ainda não ví o vídei, mas te afirmo com muita exatidão: Eu sigo uma mentalidade livre de qualquer imposição humana.
1) O primeiro vídeo é um experiência à resposta a uma autoridade (obediência). Na experiência original acreditava-se que apenas cerca de 1% era capaz de prosseguir com as ordens dadas, apesar de o "aluno" parecer sofrer imenso por cada resposta dada, e até mesmo quando já não respondia. Estavam enganados: foram 50% que fizeram isso! O vídeo mostra uma repetição da experiência, que deu os mesmos resultados.

2) A segunda experiência é uma experiência sobre pressão em grupo (conformidade). Estudei Psicologia durante um ano na escola, e conhecia essa experiência, que procurei no YouTube. É dito para escolher a linha enumerada com tamanho igual à linha da esquerda. Vários indivíduos que participam na experiência a certo momento dão respostas erradas, e o sujeito (que desconhece o objectivo verdadeiro da experiência) se for conformista diz a mesma resposta errada (e que é obviamente errada!). Na maior parte dos casos foi isso que sucedeu.

3) Como qualquer boa experiência científica, o sujeito desconhece o objectivo da experiência. Na experiência 1) é dito ao sujeito que é para testar a influência de castigos na aprendizagem (aprendem melhor?). Na 2) é dito que é um teste de percepção.

4) Segundo a última revista portuguesa "Sábado" o livro "Jesus de Nazaré" foi criticado por conter erros sobre a Bíblia (por exemplo é dito que "Abraão sacrificou o filho Isaac no cimo do monte Horeb", os montes Sinai, Horeb e Moriá sao enumerados como "montes da revelação" e são feitas traduções más - posso enviar-te uma cópia da página). O autor do livro é o actual Papa (Bento XVI). É esse tipo de teólogos estudiosos que segues como autoridade?

Voce não me entendeu.
O texto é uma interpretação da atitude de um homem satânico.
O rei se comportou igualzinho a satanás.
Ele foi quem caiu do céu e debilitou as nações. Entendeu?
1) Já tinha entendido, mas não é isso que o texto diz.
2) Quando disse que queria uma resposta mais clara era para evitar essa situação (estava a prevê-la). Se dissesses com firmeza que era Satanás, e nem falasses do rei da Babilónia, não teríamos essa discussão. Infelizmente a resposta certa foi dada antes, e não foi por ti.
3) Para os outros: se alguém der uma resposta vaga, em vez de darem imediatamente a resposta certa, permitem que se explique com clareza;
4) No texto o rei da Babilónia é chamado "estrela da manhã", não Satanás;
5) Em Isaías o termo hebraico "satan" não é empregue;
6) Satanás, no Antigo Testamento, é um anjo de Deus que participa no concílio divino, obedece a Deus, anota os pecados à direita para o julgamento e é um adversário dos pecadores (vou mostrar-te o artigo com as referências);
7) Jesus, em Revelação, é a estrela da manhã:
Apo 22:16 -    Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
8) Na Wikipedia (Lúcifer):
O nome Lúcifer ocorre uma vez nas Escrituras Sagradas e apenas em algumas Traduções da Bíblia em língua portuguesa. Por exemplo, a tradução de Figueiredo verte Isaías 14:12: “Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante?”

Lúcifer (em hebraico, heilel ben-shahar, הילל בן שחר; em grego na Septuaginta, heosphoros) significa o que leva a luz', representando a estrela da manhã, o planeta vênus, que é visível antes do alvorecer. A designação descritiva de Isaias 14:4, 12, provém duma raiz que significa “brilhar” (Jó 29:3), e aplicava-se a uma metáfora aplicada aos excessos de um “rei de Babilônia”, não a uma entidade em si, como afirma o pesquisador iconográfico Luther Link "Isaías não estava falando do Diabo.Usando imagens possivelmente retiradas de um antigo mito cananeu, Isaías referia-se aos excessos de um ambicioso rei babilônico" [1].
Os judeus o chamam de heilel ben-shachar, onde heilel significa Vênus e ben-shachar significa "o luminoso, filho da manhã". Alguns judeus interpretam Lúcifer como uma referência bíblica a um rei babilônico. Mais tarde a tradição judaica elaborou a queda dos anjos sob a liderança de Samhazai, vindo daí a mesma tradição dos padres da Igreja.
8) Não inventei o que falei sobre Vénus. Fundamento-me na etimologia do termo hebraico e grego, em referências latinas e gregas a Lúcifer, e em referências de astrónomos para explicarem a origem do termo e descrições que fazem de Vénus. Está indicado no artigo que apresentarei.
9) Perguntei sobre a "estrela da manhã" por causa do artigo, e estava a fazer uma experiência. Também posso perguntar quem é o Emanuel referido por Isaías. (Só para Erivelton)

Voce nunca ouviu falar que os semitas escreviam em poesias, metáfora ou sentido figurado?
1) Escrevo poesia; coloquei duas poesias na Web (dedicadas a duas antigas colegas de escola):
 a) http://pedroac.deviantart.com/art/Verdade-58688428
 b) http://pedroac.deviantart.com/art/Cabelos-d-oiro-58687919
2) Trabalho para casa, do género que eu tinha nas aulas de Português, e nos testes e exames:
 a) identifica os recursos estilísticos; justifica;
 b) descreve as personagens;
 c) em "Verdade" por que é que o poeta diz que é um fútil crente?
3) A maior parte da Bíblia é prosa, e não poesia (a diferença é estrutural). Os Salmos, os Cânticos e os Provérbios são excepções.
4) Lê um livro de Português, e estuda os recursos estilísticos;
5) Ponho em causa a sua capacidade de identificar recursos estilísticos, interpretar o seu uso e de justificar o que dizes, pois revelas ter dificuldade para tal;

(cont.)
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: O Tópico dos tópicos: o Mundo de Erivelton
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2007, 13:25:12 »

Citação de: Erivelton link=topic=13248.100.html#msg251270
Para Josué o sol parou, mas na verdade o sol até poderia ter reduzido a sua rotação em alguns graus.
1) Rotação do Sol?! É a Terra que faz uma rotação, que leva-nos a observar os dias e noites a "passarem", e translação em torno do Sol, e não o contrário. Tente ser preciso nos termos se falar em ciência.
2) Se a Terra diminuísse a velocidade da sua rotação, o que estava nela seria projectado para o espaço (segundo as Leis de Newton) e, além disso, uma face tornar-se-ia um completo deserto escaldante devido ao constante aquecimento do Sol num ponto, como uma lupa apontada numa folha (já fiz isso em criança);
3) Jos 10:12,13:
Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detem-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
(muito lenta essa "rotação")
4) São essas as explicações resumidas?
  a) Isaías 38:8 :
Eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. Assim retrocedeu o sol os dez graus que já tinha declinado.
  b) Habacuque 3:11 :
O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança.
  c) Jó 9:7 :
O que fala ao sol, e ele não nasce, e sela as estrelas.
  d) http://boasnovas1.tripod.com/id8.html
5) Leie o Livro de Enoque, citado no Livro de Judas (no Novo Testamento), especialmente as referências sobre o Sol: http://www.botucatu.sp.gov.br/Eventos/2007/contHistorias/bauhistorias/O%20livro%20de%20Enoque.htm
Eu vi os ventos que giram no céu, os quais ocasionam e determinam a órbita do sol e de todas as estrelas; e sobre a terra eu vi os ventos que mantêm as nuvens.

Esta é a primeira lei das luminárias. O sol e a luz chegam aos portões que estão ao leste, ao oeste e no oeste dele, nos portões ocidentais do céu.
Eu vi os portões onde o sol sai e os portões onde o sol se põe,
Em cujos portões também a lua nasce e se põe; Eu vi os [b}condutores das estrelas[/b], entre aqueles que precedem-nas; seis portões estão no nascente, e seis no poente do sol.
Todos estes, respectivamente, um depois do outro, estão em nível; e numerosas janelas estão ao lado direito e ao lado esquerdo destes portões.
Primeiro avança aquela grande luminária, a qual é chamada sól, cuja órbita é a órbita do céu, toda ela está repleta com esplêndido e flamejante fogo.
Sua carruagem, onde ela ascende, o vento sopra.
O sól se põe no céu e retornando pelo norte, para seguir em direção ao leste, é conduzido assim enquanto entra por aquele portão e ilumina a face do céu.
Da mesma maneira ele sai no primeiro mês pelo grande portão.
5) Compara com Jos 19:27; Jui 21:19; Isa 41:25; Ecl 1:5.
6) Veja as imagens em http://www.biblical-art.com/biblicalsubject2.asp?id_biblicalsubject=22 ; exemplos:
  a) http://www.artbible.net/wana1T/Gen0114_4Sunmoon_stars/source/5.htm
  b) http://www.biblical-art.com/artwork.asp?id_artwork=15908&showmode=Full
  c) http://www.artbible.net/wana1T/Gen0114_4Sunmoon_stars/source/6.htm
  d) http://easyweb.easynet.co.uk/giorgio.vasari/giusto/pic2.htm
  e) http://www.arthistory.cc/auth2/bosch/delight/delighto.jpg
  f) http://www.artbible.net/wana1T/Gen0201_7rest_Shabbat/source/19.htm
7) Já agora compare com esses mapas da Terra:
  a) babilónico: http://www.roie.org/images/bm041.jpg
  b) egípcio: http://www.sacred-texts.com/earth/boe/img/pl09.jpg
  d) http://www.edwardtbabinski.us/geocentrism/scientific_creationism.html

As provas dificultam.
1) As provas escolares também dificultam as passagens dos anos escolares, mas é com elas que os alunos são avaliados;
2) A Ciência não é feita com facilitismos;

Valeu pelas informações mais não abro site desconhecido sem primerio verificar bastante e até entrar em contato com quem conheço.
1) Estás a confundir com os vírus: referia-me ao SPAM;
2) São programados "bots" (quando não conhece um termo, procure informar-se) que:
  a) analisam páginas na Web, como os "web crawlers" (ou "web spiders", ou "web robots", que em geral são "bots" de motores-de-busca);
  b) procuram por padrões do tipo x@y.z;
  c) gravam as sequências de texto que correspondem ao padrão, e gravam em memória secundária (ou permanente);
  d) esses dados são usados para posteriormente insistir-se no envio automático de correspondência não solicitada, para endereços encontrados automaticamente;
3) Recomenda-se que tenha-se pelo menos dois emails:
  a) um que só é conhecido por amigos pessoais;
  b) outro que é usado exclusivamente para colocar em formulários, e fins semelhantes que levam à divulgação do email na Internet;
4) Não dependas de outros por causa disso. Aprende.
5) Conselhos:
   a) configura o JavaScript;
   b) configura o Java;
   c) desactive o ActiveX ou não use o IE;
   d) use uma conta com privilégios reduzidos;
   e) não use contas administrativas, ou com privilégios altos, para fins pessoais, utilização da Web, ligação não fiável e execução de programas não fiáveis;
   f) não execute programas sugeridos por email ou pirateados;
   g) não faça pirataria - se precisar de programas baratos, ou até mesmo grátis, prefira programas open-source e livres populares;
   h) desactive a funcionalidade de macros para todos os tipos de documentos (em geral da Microsoft, no Office);
« Última modificação: 28 de Outubro de 2007, 18:50:52 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2007, 14:05:10 »
Sobre a origem da Vida, tinha dito que ia apresentar referências. Em "A Vida na Terra" (livro), David Attenborough - o famoso biólogo da TV - fala sobre o assunto.
No Gunflint Chert, a nordeste do Grand Canyon, foram encontrados microfósseis, e que estimularam pesquisas em todo o mundo, em nascentes quentes. Esses tipos de fósseis têm mais de 1000 milhões de anos.
Também foram encontrados os mais antigos organismos no Parque de Yellowstone, na América do Norte, onde estão bactérias e algas simples nas condições de há 3000 milhões de anos.
No Hamelin Pool, na Austrália, existem imensos pilares de cianofíceas - chamados estromatólitos - com 2000 milhões de anos. Os primeiros animais e plantas (microscópicas, claro) viviam assim.

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=Gunflint%20Chert&oe=UTF-8&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi

http://images.google.pt/images?svnum=10&um=1&hl=pt-PT&q=Yellowstone+microfossils&btnG=Procurar+imagens

http://images.google.pt/images?svnum=10&um=1&hl=pt-PT&q=Hamelin+Pool&btnG=Procurar+imagens

http://images.google.pt/images?svnum=10&um=1&hl=pt-PT&q=estromat%C3%B3litos&btnG=Procurar+imagens

http://images.google.pt/images?svnum=10&um=1&hl=pt-PT&q=+cianof%C3%ADceas&btnG=Procurar+imagens

Podes estar a pensar: quem é afinal David Attenborough?
É este biólogo:
E é ateu:

Richard Dawkins é esse biólogo, e também ateu:

Carl Sagan era um astrónomo, divulgador da ciência e ateu:

Um criacionista mostrou-me essa página, apresentando vídeo de Kent Hovind, um "cientista bíblico", que se formou numa Universidade Cristã não credenciada:
http://freehovind.com/watch-id-5528873164943039431

Reparas nas diferenças? Os cientistas de verdade vão para o terreno, mexem no material de estudo, experimentam e examinam-o. O "cientista bíblico" apresenta-se numa cadeira, com imensos livros atrás, e alguns fósseis à frente, que nem toca - só pelas aparências -, e nunca apresenta experiências, citando apenas livros.

Uma criança até pode ter mais espírito científico que esses téologos de meia-tijela, pois elas podem ser curiosas, mexer, experimentar, confirmar
o que é dito. Já ouvi uma senhora a ralhar para seu filho, batendo no seu rabo: "Para quê confirmares se já te disse!" Isso é muito mau...
Uma criança com esse espírito, mesmo que nem saiba o que é ciência, mexe na terra, agarra em minhocas, levanta as pedras para ver o que está debaixo, observa as formigas e experimenta-as (por exemplo, colocando obstáculos no percurso, retirando uma formiga e colocando num local preparado para ver o que fazem), brinca com gafanhotos e rãs, segue o besouro, captura moscas e examina-as.
Sobe a oliveira que está à frente de casa, e recolhe as azeitonas. Inventa projécteis, e pequenas construções com briquedos, material de escritório e encontrado no chão.
Quando o peixe de aquário morre, abre-o e examina as suas vísceras, e durante a refeição parece brincar com a comida, retirando os olhos do peixe, abrindo o seu crânio para ver o cérebro, e separando as vértebras observando a medula que fica no meio. Questiona o que será o fio amarelado, com algo escuro no interior, que percorre a pata do frango que come, e experimenta as articulações como uma marionete.
Se disserem que a água e o azeite não se mistura, pega num copo, enche-o com àgua, acrescenta azeite, e tenta misturar agitando (é possível misturar com detergente - já experimentei em casa - e gema de ovo - já fiz num laboratório de química; são emulsionantes).
Ao lavar a loiça, não ignoram o facto de a água manter-se no copo quando é returado de debaixo de água, e repetem várias, viram o copo, e fazem várias experiências para tentar compreender. A cozinha muitas vezes é o seu pequeno laboratório.
Se disserem que é possível fazer fogo com um vidro, experimentam com uma lupa e um papel ao sol.
Na praia investigam a areia, apanham pulgões, afastam a água para ver o fundo, brincam com os peixes e pequenos moluscos e coleccionam conchas. Nos passeios coleccionam plantas e pedrinhas interessantes.
Há um momento que desejam ter um estojo de laboratório, uma luneta, binóculos, bússolas, livros sobre dinossauros e astronomia. Quando lêem algo, querem ver com os seus próprios olhos. Se lêem sobre Vénus, olham para o céu procurando pela "estrela" mais brilhante. Se lêem sobre dinossauros, querem visitar um museu para ver os fósseis. Se lerem uma descrição de uma experiência "faça você mesmo em casa", querem experimentar.
Eram belos momentos...
e "cientistas bíblicos" não conseguem compreender o prazer de fazê-lo.
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2007, 14:22:57 »
Já agora, Erivelton, sobre a "estrela da manhã", era isso que estava na sua mente antes de ser dada a resposta correcta? http://www.forumevangelico.com/f/topic=3493

Mais à tarde divulgo o meu artigo no blog: http://crerparaver.blogspot.com .
E para uma outra semana, faço uma análise dos resultados.
Se fores honesto, não vais interferir no tópico que coloquei no fórum evagélico até haverem cinco respostas de fontes diferentes para distorcer os resultados. Quero resultados honestos.

É para teres noção do fiabilidade das respostas que deste posteriormente: são meros justificacionismos. Só seria válido antes de conheceres a resposta certa. E o que chamas de evidências têm esse defeito.

Se queres algo o mais próximo do científico, deves isolar factores, como os psicológicos. Por isso no tópico do fórum coloco condições (infelizmente não estou a observar as pessoas, nem as conheço, mas vou presumir que são cristãos que estão a escrever - nas experiências é necessário indicar o que se está a presumir, sendo que as conclusões dependem dos pressupostos).

Abraços,
e espero que esse seja o passo para entenderes finalmente como funciona a Ciência e que passes a desenvolver uma mentalidade.
Mas, por outro lado, se isso não acontece, (pensando no lado egoísta) é óptimo para mim, pois tens sido um óptimo objecto de estudo. Não sei se vais responder àquelas perguntas do tópico que esteve muito aquecido, e se vais aceitar demonstrar a tua capacidade de "codificação" (já disse que o termo está a ser empregue de forma errada: queres dizer "descodificar")... esperava que sim. :-D
Pedro Amaral Couto

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2007, 20:06:04 »
Céus, Pedro.

Sua capacidade de organização e de referência a múltiplas disciplinas e fontes me assombra. Eu só lamento que você esteja exercitando tudo isso com o Erivelton... :-)

(sem ofensas, Erivelton!)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2007, 21:23:09 »
Sou programador informático: tenho a obrigação de ser organizado  :) Mas muitas vezes a minha secretária está desorganizada, até precisar dela ou limpar o quarto.

Além disso tenho muito o hábito de escrever, normalmente nuns cadernos e folhas soltas, com uns desenhos estrambólicos nas margens. E fiz muitas pesquisas em livros e na Web para escrever notas e trabalhos pessoais. Até anoto o que assisto em documentários. Quem quiser e tiver paciência pode fazer o mesmo.

Também já escrevia para um católico "douto" (e disse-me que eu tenho problemas em lidar com abstracções) em http://www.forumevangelico.com/f/topic=2693.new;topicseen#new . Infelizmente nesse fórum o limite de caracteres por cada mensagem é muito reduzido...

No CC o Erivelton é a "vítima" óbvia  :hihi:
É como  WeiSein, um YouTuber, disse a respeito do criacionista VenomFangX: torna-se um vício...

Já tenho uma câmara de filmar, e espero que se virem a minha figura em acção pela primeira vez... fiquem chocados  :biglol:

Abraços
Pedro Amaral Couto

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2007, 22:02:09 »
1) Essa interpretação não é fundamentada, logo considero falsa;
2) Êxodo 33:20-23:
Hoje gostaria apenas de comentar algo sôbre ver Deus face a face.
Êx. 33:20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver.
Êx 33:23 E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.Aqui mostra claramente que Moisés viu a Deus pelas costas
Deut.5:4 Face a face falou o Senhor conosco no monte, do meio o fogo
Deut. 34:10 E nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face
Preste bem atenção: Se Moisés viu a Deus pelas costas, então este Deus materializou-se.
Ver face a face está dando sentido de conversar com Deus face a face e não que teria visto a Deus.
Abraão por exemplo viu um Deus materializado face a face. Gênesis 18:2 Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra,
Jacó viu a Deus em matéria. Gên. 33:30 Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada.
No antigo testamento Deus se apresentava materialmente aos profetas. Segundo a teologia cristã este Deus era Jesus Cristo no qual apareceu diversas vezes aos patriarcas do passado.
Agora o Deus imaterial ninguém nunca viu, como está bem explicado em Êx. 33:20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver.
Diz no evangelho de João 1:18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.
Em vermelho mostra um Deus materializado em Jesus Cristo.
Deus é Jesus Cristo em matéria. Este é o grande enígma da trindade: Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo.
O sentido figurado que faz parte da cultura semítica leva muitos a interpretarem errado. Face a face tem vários sentidos de acôrdo com a frase empregada.
Esta é a explicação de ninguém ter visto a Deus. Mas Deus materializado muitos já viram.
Depois responderei o restante. Aguarde.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2007, 13:52:53 »
Desiste Pedro.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2007, 14:10:40 »
Pedro: "Pede pra sair! Pede pra sair!"  :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:50:15 »
Desiste Pedro.
Só quero ver o que ele responde  :hihi:
É fascinante ver a fé cega em acção.
Será que sou a primeira pessoa a fazer esse género de experiências? De qualquer modo, apreciem a vista, que este é o Mundo de Erivelton.

1) 
     a) "Se Moisés viu a Deus pelas costas" (...)
     b) (...) "e não que teria visto a Deus."
     c) Exo 33:11 - "E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial;" (...)
2)
    a) Deu 34:10 - "E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face"
    b) "Abraão por exemplo viu um Deus materializado face a face."
3) 
   a) "Êx. 33:20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver."
   b) "Abraão por exemplo viu um Deus materializado face a face."
   c) "dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada."
   d) "Ver face a face está dando sentido de conversar com Deus face a face e não que teria visto a Deus."
 :histeria:

3) As Testemunhas de Jeová acreditam:
   http://corior.blogspot.com/2006/02/revisionismo-da-sociedade-torre-de.html
   3a) que a segunda vinda (ou presença, como dizem) de Jesus ocorreu em 1914, apoiando-se numa escantologia baseada no livro de Daniel. Nunca admitirão o contrário, por isso dizem que foi uma presença invisível, e foi vista com "olhos de entendimento".
   3b) que Jesus é o Arcanjo Miguel (e que é o único arcanjo) e um deus menor.
   3c) que Jesus ressuscitou como um espírito e o seu corpo foi completamente destruído por Deus;
     dd) que Jesus morreu numa estaca, com um único cravo a furar as duas mãos;
4) Fazes algo elas fazem:
   4a) em 3a) sobre termo "ver";
   4b) em 3b) a respeito da "estrela da manhã";
   4c) em 3c) e dc) quando são apresentadas refutações tão fortes ("os animais homossexuais são um clássico"). No último caso, questionei uma Testemunha de Jeová apresentando um trecho do Evangelho de João: "como é possível ter sido morto numa estaca, se Tomé fala em cravos (no plural) nas mãos?". Ele respondeu que estava a interpretar mal, e que podia ser cravos para os pés e mãos (um justificacionismo...). Insisti que lê-se, e enfatisei várias vezes o trecho "o sinal dos cravos em suas mãos". Deu uma desculpa esfarrapada, que devia frequentar as reuniões no Salão do Reino e que eu "não tenho espírito". Achas que fiquei convencido com isso?

5)  Dizer "vi Deus" não contradiz "ninguém viu Deus" (dito posteriormente)?
   5a) Dizer "vi Deus" pode significar que não viu Deus?
   5b) Dizer que "ninguém viu Deus" significa que alguém pode ter visto Deus?
   5c) Qualquer variante de 5a) e 5b) é absurda.

Porque será que só eu acho isso divertido? Aliás, aposto que para responder seja o que for basta-me citar, como fiz aqui.  :histeria:

Depois responderei o restante. Aguarde.
Aguardo. Agora só quero ver como respondes. Até vou preparar pipocas quando souber que houve uma resposta.
Vá lá, que agora não interfiro. Só escrevi a mensagem porque pediram-me para desistir.  :hihi:

Abraços.
Pedro Amaral Couto

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:21:14 »
Céus, Pedro.

Sua capacidade de organização e de referência a múltiplas disciplinas e fontes me assombra. Eu só lamento que você esteja exercitando tudo isso com o Erivelton... :-)

O PedroAC é um Titã dos debates. É incomum alguém ter tanto sabedoria e paciência para se empenhar na arte de debater. :hihi:

Já eu, pobre mortal, tento ser o mais conciso possível em minhas colocações, senão a conversa logo foge do foco devido minha desorganização... :vergonha:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2007, 19:08:41 »
Para concluir este assunto gostaria de ratificar os ultimos comentários para deixar bem claro:
Ninguém jamais viu Deus fora da matéria.
Materializado muitos já viram conforme capítulos e versículos acima.
Por isto se diz: Ví a Deus face a face.
Quanto ao dizer: Ninguém jamais viu a Deus. Este é o mesmo Deus, mas imaterial(fora da matéria).
Por isto o próprio Deus disse: Bem aventurados os limpos de coração, pois estes verão a Deus. Isto é verão a Deus imaterialmente.
Os judeus disseram a Jesus: Ainda não tens 50 anos e vistes Abraão?
Jesus respondeu: Antes que Abraão existisse, eu sou.
É justamente este contato físico face a face que Abraão teve um encontro com Jesus.
Para quem quiser investigar, está aqui:http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/18
Acredite quem quiser. Eram 3 homens e um era Jesus Cristo.
Provas? não me pedem.
Abraão acreditou que aquele homem era Deus( O Senhor ).
Esta é a explicação daqueles que creem que Deus é Jesus.
Vou passar agora para outra fase.
Erivelton, o profeta dos ateus.
 :ok:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2007, 19:13:40 »
Desiste Pedro.
Essa foi boa. :histeria:
Quando eu começar a conversar com o Pedro sôbre a inteligência cósmica que apareceu no universo para formar todas as coisas, aí ele vai tremer na base. Aguarde. :ok:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2007, 19:16:35 »
Céus, Pedro.
Entendi seu ponto de vista. Não me ofendo não.
Ainda vou voltar a falar de evolução. Me aguardem.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2007, 19:17:28 »
A luta do século!!

Na minha mão o camarote é cem real, eu disse CEM REAL!!

(E Pedro e Erivelton, não desistam não. Tá muito bom isso aqui)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2007, 19:29:26 »
A quem afirme que a evolução não regride, pois até a doença é evolutiva. Hoje podemos acar que seja ruim, mas amanhã será benéfico para outras evoluções.
1) Estás a fazer um abuso de linguagem, confundindo o conceito de evolução biológica;
2) A evolução biológica refere-se às populações, e não a indivíduos ou estados, e essas populações são compostas por seres vivos (o que implica capacidade reprodutiva - por favor, não redefina "reprodução"...);
3) A evolução da doença refere-se ao estado de saúde de um indivíduo ao longo do tempo, logo não tem relação com a evolução biológia;
4) No entanto as populações de bactérias evoluem. Existe descendência com modificação e são seleccionadas pelo ambiente que se encontram. Por exemplo, nas diversas gerações algumas podem sofrer uma mutação que resulta no gene X, que em condições normais é inócuo. Mas no caso de as defesas do organismo que se encontram melhorarem, pode acontecer que esse gene é uma vantagem e apenas as que tiverem sobrevivem, e apenas elas reproduzem;
5) Na evolução pode existir regressão, isto é, as populações voltarem a ter características que tinha desaparecido pela selecção do ambiente (ou da natureza);
6) Para tornar claro o abuso de linguagem: "a gravidade da doença aumentou, por isso recomendo que viva na Lua onde a força da gravidade é menor para ajudá-lo";
Apenas dirigi uma palavra na qual muitos pensam, no que particularmente eu não acredito.
Vou deixar este assunto para outro tópico.
Passemos adiante.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2007, 20:33:10 »
 :oba: Quando crescer quero ser igual ao PedroAC !!!!!!  :ayes:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 29 de Outubro de 2007, 21:14:50 »

:hihi: Me too.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:29:37 »
A luta do século!!
Na minha mão o camarote é cem real, eu disse CEM REAL!!
(E Pedro e Erivelton, não desistam não. Tá muito bom isso aqui)
Resolvi falar da evolução, pois este tópico foi dedicado ao mundo de Erivelton.
Evolução:
Pelo que observamos, uma evolução seguiu uma regra evolutiva dando características praticamente iguais em todas as suas criações.
Uma célula sexual onde ali continha os genes responsáveis para a formação do feto que geraria uma nova espécie.
Milhões de células se agruparam em grupos diferentes onde em cada uma delas formariam uma espécie X. O grupo da girafa, do macaco, cachorro, ursos e assim por diante...
Cada célula desta construiria dentro de si os padrões necessários para que uma nove espécie se formasse.
Uma membrana, um citoplasma e um núcleo onde teria exatamente ali todas as informações para a formação daquele ser vivo.
Basicamente todas as espécies possuem um mesmo padrão físico como os sentidos por exemplo: Paladar, olfato, audição, visão e tato, depois vindo os membros inferiores e superiores.
As milhões de células que existiam num passado primitivo como teriam seguido uma formalidade única para todas as espécies?
Vejamos que existe sim um ponto de partida para a criação destas células. Isto não foi algo casual em que aleatoriamente cada célula formularia a sua espécie sem um padrão definitivo.
Existe uma perfeição em tudo isto e mesmo que existisse uma lei única para tudo a evolução precisaria de uma inteligência para criar internamente suas estruturas.
Sabemos no entanto que a evolução não tem um propósito definido e em milhões de anos seriam o suficiente  para existirem seres vivos com formação celular incompleta e o resultado seria vermos seres vivos dentro de uma mesma espécie, com estruturas físicas bastantes diferentes de um para o outro.
As regras da lei natural não pensam e segue um padrão cego sem uma consciência inteligente para formar aquilo que deseja.
A evolução começa e as leis naturais vão se formando inteligentemente sem pensar. Para que pudéssemos agrupar nossas células e formar tecidos e órgãos precisaríamos de um coração para bombear o sangue, o outro passo a tomar seria criar um estômago para depositar os alimentos , mas seria ótimo se elas chegassem aqui já trituradas. Então vamos criar algo que faça isto. Sim criaremos os dentes na boca para fazer isto. Agora precisaríamos de uma inteligência para dar ao homem o direito de estudar, manter a vida de todos e fazer evoluir a natureza.
Pedro e demais companheiros, que regras naturais são estas que formulou tudo nos seus devidos lugares sem a ação de um ser inteligente?
Até as regras precisam seguir algo inteligente. A natureza em si é aleatória e sem uma memória para executar, milhões de anos não seriam suficientes para tudo chegar como chegou.
Ainda tem algo para pensar: Se multiplicarmos milhões de anos por todas as espécies existente seria um tempo muito curto para em relação a idade da terra que é de 4,5 bilhões. Teria-se na verdade poucas espécies existentes.
Mutações podem gerar novas qualidades de estruturas físicas de acordo com o meio ambiente. Isto pe o que se chama seleção natural.
Eu aceito a idéia e defendo que o ser humano já nasceu inteligente, pois a sua formação genética lhe atribuiu uma qualidade melhorada. Não através de uma mutação mas pelo sentido real da sua formação celular.
O ser humano por exemplo sofre mutações, mas ele nunca deixará de ser inteligente para virar um ser irracional como o mundo animal e irracional.
Existem africanos, chineses, japoneses, brasileiros e todos sofreram mutações, mas não perderam sua capacidade de inteligência formal.
Se a nossa inteligência sofre mutações e sabemos que existem hoje pessoas com mais e outras menos inteligência, mas mesmo assim não muda sua capacidade racional para irracional.
Se a evolução é defendida por muitos então o primeiro ser vivo organizou-se para dela gerar várias outras espécies e não foi o que aconteceu, pois cada uma possui seus números de cromossomos lacrados.
Onde se tem conhecimento que num passado um gato virou uma onça, que um porco virou cavalo, que um galo virou avestruz e assim por diante....
Minha consideração final seria de atribuir a evolução em igualdade a inteligência de um computador que seguem regras porque ali foram colocados códigos inteligentes para a máquina pensar cegamente.
A natureza em si age desta forma aplicando cegamente suas leis através da evolução.
O computador não sabia que precisaria de uma memória e um processador para realizar suas tarefas, mas conseguiu fazer isto porque alguém o construiu.
A evolução também não sabia que precisaria de uma inteligência para criar tudo numa seqüência inteligente. Então para que ela pensasse, alguém inteligente teria que ajuda-la.
Sem uma lei inteligente nada se formaria, pois as regras precisam ser construídas.
Quem fez as regras foi algo inteligente, pois se ela não existisse as próprias leis estariam fora de esquadro.
No mais cabe a cada um analisar que a inteligência existe e ela está presente dentro de nós. Se ela existe, algo inteligente existe neste mundo cósmico no qual gerou a nossa.
O que adiantaria ser inteligente e não pensar no que está fazendo?
Ela existe, pensa e tudo foi criado conforme um pensamento

Aguardo argumentos.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Outubro de 2007, 08:47:32 »
Citação de Pedro Ac
10) Afinal é em espírito que vêem, ou como ser material?
O que cada pensamento pode influênciar na verdade?
O Deus que a maioria defende e que eu também tinha defendido por várias vezes era de um Deus imaterial.
Hoje eu já penso que a matéria sempre existiu e que Deus é fruto desta verdade.
Para mim Deus é um ser cósmico inteligênte que sempre existiu.
Provas? não me peçam, pois este é um direito de pensamento meu.
Este desencontros de pensamentos humanos não prova contradições, pois a bíblia não dá menores detalhes como Deus tenha exisitdo. Os direitos de pensamentos são iguais para todos e cada um tem a sua definição.
Uns acreditam que Deus não tem filho. Outros acreditam que Jesus é o próprio Deus e assim etc...
Aos poucos vou mandando as respostas.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Outubro de 2007, 09:32:06 »
1) Se isso fosse científico seria verificável;
2) Cita uma literatura científica que diga isso, e referindo a fonte;
3) Se Deus não existe:
   a) não pode ser visto;
A ciência se baseia em provas e no entanto existem muitas teorias científicas nas quais não podem ser provadas.
A teoria de Oparin é uma delas.
É claro que a ciência não pode provar a Deus porque nunca viu e a bíblia em concordância a esta verdade diz o mesmo: Ninguém jamais viu a Deus.
Dizer que conversou com um Deus seriam provas de sua existência?
3) A inteligência e a estupidez não são forte evidência para tal: a Teoria da Evolução explica a inteligência, e apoia-se em evidências físicas para tal (compare-se, por exemplo, cérebros de peixes, répteis e mamíferos);
4) Existe Inteligência Artificial, e com redes neuronais e programação genética pode-se simular o cérebro e a evolução;
5) Evidências físicas são superiores a evidências faladas, "sentidas" ou inventadas;
6) Procure informar-se sobre Inteligência Artificial e leia obras de Isaac Asimov;
7) Procure informar-se sobre a Teoria da Evolução, através de literatura científica;
O que voce sabe sôbre o pensar de uma inteligência insconsciente. Como ela funciona de acordo com a ciência?
Se a teoria da evolução explica a inteligência, porque não explica como funciona o pensamento desta inteligência?
Pedro voce sabe muito bem que a ciência conhece muito pouco sôbre o pensamento.
O pensamento viaja milhões de km por segundo e notamos que ele vai muito longe, acreditando-se muitos que ela está fora da matéria inteligada por células muitos avançadas.
O que tem a dizer?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 30 de Outubro de 2007, 09:51:49 »
Eu responderia aos seus questionamentos sobre Evolução -- mas acho que vou deixar mais esta missão a PedroAC, o Grande :-)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Outubro de 2007, 10:13:42 »
Eu responderia aos seus questionamentos sobre Evolução -- mas acho que vou deixar mais esta missão a PedroAC, o Grande :-)
O Pedro estaria com a verdade?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Outubro de 2007, 10:16:04 »
Na inteligência ou no tamanho físico.
Existem pequenos grandes homens apesar de eu não conhecer a sua estatura.  :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #24 Online: 30 de Outubro de 2007, 10:18:35 »
O Pedro estaria com a verdade?

Digamos que ele se aproxima mais dela do que as idéias sobre evolução que você propôs.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!