Pedro, meu 2º filho nasceu com anemia falciforme e sofri com ele durante 20 anos quando veio a falecer.
Penso que enterrar um filho é uma das piores coisas. Prefiro sempre que seja eu a sofrer do que os meus irmãos e pais, por isso nem imagino o que seria perder um filho.
Por outro lado há muito tempo que não choro, a não ser por causa de grandes alegrias, como um filho que faz as pazes ao pai, ou ao imaginar certos dilemas alheios, como um filho que está a pensar como resolver a situação com o pai. Nunca chora por mim, mas já o fiz muito em criança.
Acho que se soubesse que um filho estivesse a morrer, tentaria que ele vivesse a vida, viajasse comigo, tirava fotografias dele, procurava conhecer mais sobre a sua doença, divulgava informações sobre ela e preparava a sua morte.
Mesmo nas desgraças devemos pensar em viver o melhor possível e encarar a vida com alegria. E muitas vezes isso ajuda a sobreviver.
Informei-me sobre a minha própria doença, escrevi um artigo sobre ela na Wikipedia, li vários livros, desenhei e escrevi poemas. No meu testemento doarei o meu corpo à ciência e à medicina (acho que deveriam fazer o mesmo, em vez de queimar ou enterrar, tornando o cadáver útil para salvar vidas). E gostaria que os meus amigos ouvissem o "Always Look On The Bright Side Of Life" ["Vejam sempre o lado brilhante da vida"], dos Monty Python.
Um senhor com cancro e vários tumores, em vez de entrar em depressão, viajou, fez palestras e mostrou que estava em forma, com flexões e abdominais, fotograva e filma as situações em que está com os seus filhos, vivendo a vida com alegria e preparando a sua morte. Os registos fotográficos e em vídeo (até mesmo as suas palestras são filmadas) são para os seus filhos recordarem. (agora estou a tentar conter as lágrimas nessa última frase, a pensar no seu gesto nobre) Ele espera morrer antes da próxima Páscoa.
Conheci esse caso pela revista portuguesa "Sábado" (que é distribuída nas quintas :-p).
Esse é o exemplo a seguir.
Foi durante seu sofrimento em vida que passei a professar o ateísmo por algumas vezes.
A Madre Teresa também teve dúvidas de fé e não se considera que foi ateia nesses momentos.
É ridículo tornar-se ateu por causa disso, e seria imoral um ateu aproveitar essa situação (como o AmazingAtheist no YouTube disse há pouco tempo, e penso que a maioria dos ateus acredita nisso). A atitude pragmática seria permitir que nos momentos de fraqueza os amigo mantenham as suas crenças que reconfortam, e acho que é assim que muitos ateus agem.
Ninguém torna-se bom nem racional só por ser ateu. No meu caso o ateísmo não é um fim, mas uma ideia que considero ser racional até mostrar estar errada - é isso que fazemos com a maioria das ideias (acreditas que unicórnios, fadas, gnomos, o Papão e Papai Noel existem?). Não se deve a qualquer pessoa.
Quando era criança testei Deus (um crime?). Fazia testes com cartas, abrindo páginas da Bíblia ao acaso para ver o que dava e dizendo "se existes, então que apareça a carta X", ou "se existes, que a Bíblia responda-me a X", ou "se existes, então faz-me esse simples sinal". E era muito sincero. E nada aconteceu. Se nada aconteceu, não existe, ou não quer que se conheça ou não tem poderes para se fazer se conhecer.
Tornar-se ateu porque um filho morreu é irracional. E também é adoptar uma religião e fanatismo ao redor do fanatismo. É como ser racista porque alguém de outra raça assaltou-te. Podem existir e existem ateus religiosos e fanáticos, como os comunistas que amam o seu líder (mas há, por exemplo, um padre comunista que se candidatou à Câmara da Madeira - nem sei se segue essa característica de fanáticos).
Até usas o termo "professar", um termo muito relacionado com religião como "fé", mas quem diz: "professa o homossexualismo". E se odiavas ou culpavas Deus, então não foste ateu; quanto muito foste satânico.
Após a sua morte, intensifiquei meus estudos em relação a Deus e alguns conceitos científicos.
Lamento, mas a verdade é que esses alguns conceitos científicos só podem ser seleccionados e aldrabados consoante os interesses, e parcos,
como os conceitos dos criacionistas fundamentalistas, como a Creation Science Evangelism, a Answers Genesis, Kent Hovind, VenomFangX, as Testemunhas de Jeová, A Sociedade da Terra Plana, etc.
Por exemplo, Kent Hovind prega uma ciência bíblica, diz ser cientista, mas a única universidade que frequentou não é creditada e prega a Bíblia. Está preso por fuga ao fisco (diz que o dinheiro do seu museu é de Deus). VenomFangX no YouTube divulga as suas ideias, copiando as palestras, e tem muitos seguidores que o elogiam imenso no seu canal. Diz que tem provas científicas, mas acredita que os dinossauros existiam quando o Homem caminhava na Terra, e que são herbívoros. No YouTube existem vários contra-argumentos, mas não são respondidos. VenomFangX censura o seu canal, e remove vídeos humilhantes. E a Creation Science Evangelism tentou remover vídeos que criticavam Kent Hovind e que expõem-no ao ridículo. Num vídeo onde coloquei uma crítica um apoiante só soube dizer que "Hovind é uma bom homem"; disse (traduzido): "É? Diz-me mais sobre isso LOL".
Quem acha que as suas ideias que acredita são científicas, então deve expô-las ao público sem censurar as críticas. Que sejam avaliadas pelo crivo da dúvida e expostas ao público, como qualquer hipótese e teoria científica.
Ler sobre ciência em literatura prosélita
é mesmo conhecer alguns conceitos científicos e distorcê-los. Ler só trechos de literatura científica também (pelo menos só conhece alguns). E devemos perguntar-nos como chegaram às conclusões, e avaliar tudo com espírito crítico. Seguir alguém só porque tem uma bata é muitíssimo perigoso:
http://www.youtube.com/v/y6GxIuljT3w&rel=1Estive pensando comigo mesmo: Ateus querem provas. Seja sincero, encontrarei provas aonde?
Não seria perda de tempo está conversando a existência de Deus?
Acho que não. Se achas que é uma
questão indeterminada (como em matemática e em informática, e há prémios para quem provar que problemas são impossíveis ou indeterminados), então és agnóstico (o que duvido muito, e acredito que só é pregação). O agnóstico acredita que é impossível conhecer se Deus existe ou não.
Acredito que Deus não existe, por isso implica que nunca vão ser encontradas provas, tal como acredito que nunca serão encontradas provas da existência de gnomos, unicórnios, fadas e Papai Noel.
Esse teu argumento é muito estranho:
1) Nunca vou encontrar provas da existência de Deus
2) Então não vale a pena procurá-las
3) E Deus existe
É por essas coisas que és muito criticado.
Isso implica que acreditar na existência de Deus é tão importante, que não vale a pena apoiar a crença com provas. Estás a usar uma excepção à atitude que se tem normalmente com as crenças, tornando uma ideia num dogma.
Se alguém acha que Deus existe, então deve ter interesse que se encontrem provas. Se existe algum Deus, eu quero que se encontrem provas.
Por mais que eu consiga provar que as escrituras sejam verdadeiras, que Jesus existiu etc..., ainda asim numca conseguiria provar a existência de um criador.
Ah sim? Já disseste que não há provas de que Jesus existiu, e disseste que cristão não prova.
Além disso, nesse fórum não parece que tenhas provado, muito pelo contrário.
E esse é o espírito de todas as mensagens que envias e tópicos que crias.
Quanto a doutrina das escrituras os teólogos examinam cuidadosamente através da hermenêutica todos os minuciosos detalhes das palavras e dão as interpretações coerênte. Quem caiu do céu, no texto que citou em relação a estrela da manhã? Foi o Rei que caiu do céu?
E segues os teólogos como uma ovelha, não é?
http://www.youtube.com/v/DKivdMAgdeA&rel=1Como analisaste essa "hermenêutica"? Com "um sábio disse"?
Falas em sentidos figurativos mas não encontras aqueles que são óbvios. É uma metáfora óbvia (usei o negrito para tornar claro). Repara que até usa o "ò" antes, e além disso repete que caiu para o abismo (inferno), na sepultura, como um homem, um rei, que dominava os povos e tornou-os cativos. A estrela da manhã ("lúcifer") refere-se a Vénus, o astro visível mais brilhante, e é um planeta menor que parece cair para dentro do Sol. Estou a terminar um artigo sobre isso, explicando e com referências diversas, até de astrónomos.
"E acontecerá que no dia em que o Senhor vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir,
Então
proferirás este provérbio contra o rei de Babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada!
Já quebrantou o Senhor o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores.
Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir.
Já descansa, já está sossegada toda a terra; rompem cantando.
Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo:
Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar."
"
Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva!
Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu" (...)
"Já foi derrubada
na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas;
os vermes debaixo de ti se estenderão, e
os bichos te cobrirão." (logo a seguir está o verso sobre a estrela da manhã)
"E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo."
"Aquele que
feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira
dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir."
"Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações"
"Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão:
É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?"
(Satanás é um homem?)
"Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que
não abria a casa de seus cativos?
Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada.
Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado."
(
Cativos de Satanás ou cativos da Babilónia?
Para quê teimar com os reis?
Satanás é lançado à sepultura, como um cadáver pisado?
)
Tudo indica que a estrela da manhã é um homem, um rei que oprimia os povos e os tomava como cativos, que morreu. Onde está Satanás nesse capítulo? Aliás, não existe nenhuma menção a Satanás em Isaías:
http://cf.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?Strongs=H07854&Version=kjvO termo hebraico "satan" não é empregue em Isaías, e a Enciclopédia Judaica concorda com a posição de que a "estrela da manhã" refere-se ao rei da Babilónia. Estou a usar como referência ao meu artigo:
http://www.jewishencyclopedia.com/view.jsp?artid=270&letter=Shttp://www.jewishencyclopedia.com/view.jsp?artid=612&letter=L&search=luciferSeptuagint translation of "Helel [read "Helal"] ben Shaḥar" (= "the brilliant one," "son of the morning"), name of the day, or morning, star, to whose mythical fate that of the King of Babylon is compared in the prophetic vision (Isa. xiv. 12-14). It is obvious that the prophet in attributing to the Babylonian king boastful pride, followed by a fall, borrowed the idea from a popular legend connected with the morning star; and Gunkel ("Schöpfung und Chaos," pp. 132-134) is undoubtedly correct when he holds that it represents a Babylonian or Hebrew star-myth similar to the Greek legend of Phaethon. The brilliancy of the morning star, which eclipses all other stars, but is not seen during the night, may easily have given rise to a myth such as was told of Ethana and Zu: he was led by his pride to strive for the highest seat among the star-gods on the northern mountain of the gods (comp. Ezek. xxviii. 14; Ps. xlviii. 3 [A.V. 2]), but was hurled down by the supreme ruler of the Babylonian Olympus. Stars were regarded throughout antiquity as living celestial beings (Job xxxviii. 7).
Até refere os termos hebraicos! Tu deves ser um génio para ver Satanás nesse livro, mas não é com hermenêutica.
Como já falei, a linguagem dos hebreus são pronunciadas em sentido figurado. Este era um costume dos antigos povos semíticos que os hebreus mais modernos adquiriram.
Quem disse? Eles?
Já dei a oportunidade de demonstrares isso. Pedirei a dois rabinos - que sabem hebraico, provavelmente desde crianças - para avaliar essa capacidade. Nunca os conheci, e só conheço o "site" deles (com tradução em hebraico!)
Vamos fazer assim: até demonstrares que codificas o semíta (
), és considerado um mentiroso, tal como qualquer situação do género, e a qualquer pessoa que alegasse algo do género.
Não se julgue dono de uma interpretação correta na qual não conheçes e nem convives dentro dela no seu dia a dia.[/quote]
Não sou dono de interpretações ou verdades. Mas veja o que escrevi para fundamentar, e o que escreveste. Só disseste que é comparada com Satanás e que teológos estudaram isso. Alguém razoável ia aceitar tal argumento? É um apelo à autoridade!
Saber como chegam às conclusões é importante. Ou tens uma fé cega? Estás a seguir esses teólogos cegamente?
Então voce acha que o homem inteligênte não é algo moderno?
Respondi a isso: "A inteligência do homem é atual e a bíblia não está mentindo."
São palavras profundas. Acho que usam muito em pseudo-filosofia, por isso exclamei.
O paraíso de Adão e Eva não ficava bem próximo a África?
Mas admites que não é em África? E segundo as datações, seria no Sul de África - por isso chama-se aos hominídeos mais próximos do Homem de "Australopitecos", macacos do Sul - e África Central. Veja um mapa. Com uma circunferência pode-se então notar que Portugal é próximo do Paraíso. Aliás, mais próximo do lugar onde foram encontrados os Australopitecos.
O paraíso supostamente estaria na Mesopotâmia, não em África.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Eufrates http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_tigrehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ass%C3%ADriaO rio Tigre é o rio mais oriental da Mesopotâmia (ou seja: afasta-se de África).
O rio Eufrates fica no Iraque.
A Assíria é "o que vai para o lado oriental da Assíria".
O que estás então a dizer é que Adão e Eva foram a correr para África, povoaram-na para aparecerem os fósseis lá no Sul, depois voltaram para a Mesopotâmia e assim surgiram as gerações da Bíblia?
A ciência não atribui a áfrica como origem do reino animal?
Como?! Em primeiro lugar, não havia África. Havia uma Pangeia. E a América é mais conhecido por isso, onde foram encontrados fósseis microscópicos em estramatólitos (depois deixo as referências - já são 23:12 em Portugal...).
As antigas ossadas do homem primitivo não se dão origem na África?
E não na Mesopotâmia, por isso não é favorável à tua ideia do Paraíso.
As escrituras dizem que tudo começou próximo a África.
Aponta-me os versículos que dizem isso.
E a vida não começou em África, totó. Apresenta-me as referências para apoiares nessa ideia (ou inventaste, como sempre, ou não tens criatividade suficiente para inventar e um teólogo disse isso?)?
Outra coisa: As escrituras não é um livro científico e aqueles que querem explicar a ciência através da bíblia podem entrar em contradições. Por exemplo: O sol parou?
Não (e a literatura prosélita começa com algo assim: "As escrituras não são um compédio científico, mas será que" blah, blah, blah), mas é por isso que Copérnico e Galileu foram condenados.
E parece que estás a provar que a Bíblia é irrefutável porque o que está escrito não é o que está escrito, sendo impossível de ser verificada.
Tenho certeza que não vamos chegar a lugar nenhum.
Por que será?
O único livro que tenho e leio quase todos os dias é de Sérgio linhares(Biologia hoje), genética e evolução.
https://www.traca.com.br/seboslivrosusados.cgi?mod=LV119563&origem=resultadodetalhadaAssuntos abordados na obra:
Biologia: Ensino Médio: Citologia. Histologia.
Membrana plásmatica. Mitocôndria. Divisão celular. Código Genético.
Estudo da biologia. Origem da vida
Isso é como os livros escolares de biologia que tenho. Lia-os quando tinha uns 10 anos
E onde está a evolução? A origem da vida não é evolução, e aposto que aborda várias
hipóteses, como a Abiogénese, a Hipótese Oparin-Haldane , a Hipótese Cosmozóica, etc.
Por exemplo, se tivesse "A variação dos seres vivos", seria muito provável que tinha algo sobre a Teoria da Evolução. Mas não há nada! Está no "estudo da Biologia" (em capítulos com nomes parecidos costuma-se apenas falar no Método Científico, em instrumentos de trabalho, no laboratório, na classificação dos seres vivos, explica o que é Biologia, e alguns conceitos básicos).
Ora bolas. Isso explica muita coisa.
No fim-de-semana compro uma webcam e quando puder mostro os livros sobre a Teoria da Evolução, e muitas outras áreas de Biologia. E também mostro os livros que tenho de religião (e de crentes) e crenças malucas.
Nunca divulgues emails na Web (remove da mensagem. Para contactar-te por email usa-se o sistema do CC). Daqui uns tempos terás um belo anúncio para aumentar o pénis.
Sou programador informático, e sei muito bem que são programados bots para capturar emails e divulgar anúncios automaticamente, por SPAM.
Andei a brincar contigo, mas não quero que apanhes SPAM e vírus (bem, uso Linux, por isso as preocupações são menores
Tenho uma máquina virtual com Windows XP que em dois dias ficou com Spyware
).