Ah, é verdade: amanhã (q de Novembro) é feriado.
E o meu trabalho termina às 19h (hora portuguesa, claro).
Vou aproveitar para fazer o filme. Vai conter imagens sobre experiências. Não ando a guardar culturas de bactérias, ou moscas, nem a montar quintas.
Vou mostrar:
1) fotografias e diagramas em livros de Biologia;
2) uma experiência com um axolote e comparação de crânios humanos do documentário "Homo Futurus";
3) diversas experiências e observações relacionadas com a evolução em vídeos do YouTube que guardei na minha conta;
4) demonstrações de programação genética - que também podem ser encontradas no YouTube -, e dou uma explicação;
5) referências aos últimos capítulos de "Origem das Espécies" de Charles Darwin, dedicadas a previsões e falseabilidade da hipótese (na altura não era uma teoria científica, mas apenas uma hipótese, e é assim que Darwin refere);
O ideal seria entrevistar trabalhadores dos ramos da agricultura e pecuária (selecção artificial - como no estudo de Darwin; pesticidas), responsável por departamentos de patologia (antibióticos; estirpes de bacterianas e virulentas) e de museus (fósseis), médicos, biólogos, etc. e ainda observar os seres vivos. É claro que para isso precisava de bastante tempo-livre, organização, autorização dos responsáveis e muito mais do que apenas uma semana. Mas penso que vai ser suficiente.
Já testei um DVD gravado pela câmara na TV e no computador, importando para um editor de vídeo. A seguir ao jantar (aqui é pelas 20h30m) vou preparar as coisas para amanhã. Ah, e também tenho umas animações que fiz em vídeo, e espero uma boa oportunidade para gravar som, e numa delas pedirei ajuda para futuros projectos (nas férias e tempos-livres) em animação, nomeadamente no tratamento dos esboços, cor, voz, efeitos sonoros e música. Vão ser enviadas para o meu canal no YouTube.
Traga-me provas concretas que uma espécie pode gerar uma nova espécie através da explicação da evolução biológica na qual se referes.
Na Teoria da Evolução quando se fala em evolução, obviamente se fala em evolução
biológica. É um tema da Biologia.
"Grave" em "queda dos graves" (Física) não tem qualquer relação com "a doença é grave", e a "gravidade" de "a gravidade da Terra" (Física) não tem relação com "a gravidade da doença".
Do mesmo modo, evolução em "evolução das espécies" (Biologia) não tem qualquer relação com "evolução da doença".
Evidências não são provas. Um exemplo prático existe?
Existem.
Charles Darwin apresenta diversas experiências e observações em "Origem das Espécies"; Carl Sagan faz o mesmo em "O Cosmos"; Richard Dawkins também, inclusivé referindo-se a um modelo computacional envolvendo Teoria dos Jogos (ramo da matemática), em "O gene egoísta". Tenho os livros, e também outros sobre Biologia, até mesmo nos capítulos que referem-se ao método científico. E como sempre, as drosófilas são vítimas das experiências.
Também tenho um documentário gravado com experiências em axolotes, e comparação dos crânios humanos - inclusivé de espécies extintas - que ajudaram na formulação da hipótese multiregional, e permitem formular previsões em relação à evolução humana.
Tem aplicação práctica, nomeadamente na agricultura, pecuária, medicina, informática e robótica, e até na indústria farmacêutica, têxtil, etc. As
A selecção artificial é manipulação genética, e é realizada há pelo menos um par de milénios. Agora parece que umas bactérias evoluiram (por selecção natural) no sentido "devorarem" "nylon". A selecção artificial também é considerada uma Biotecnologia, na Engenharia Genética).
As vacinas periódicas, e os prazos e prescrição escrupulosa dos antibióticos não são arbitrários, só porque os médicos e enfermeiros gostam de chatear as pessoas. Deus não se lembrou de inventar a hepatite, e depois decidiu inventar mais algumas, nem inventou a gripe para surgirem variantes, nem fez surgir o HIV do nada há algum tempo (procure-se informar sobre a SIDA (AIDS), que pode ser muito didáctico).
Me explique através das mutações como uma nova espécie pode surgir?
Teoricamente, vais me mostrar várias evidências formais, mas estarei esperando esperiências práticas, assim como fez Oparim ao estudar os fenômenos da atmosfera primitiva.
É essa a intenção com o vídeo.
Oparin formulou a hipótese, mas foi Miller que fez a tal experiência para testar a hipótese. Por isso chama-se experiência de Miller.
Os animais são deficientes por não terem a inteligência humana?
O cérebro irracional possui deformação genética para pensar como irracional?
Fazendo esta analogia, o ser humano não possui geneticamente uma inteligência irracional sem que tenha uma modificação genética?
Tudo não depende do processo de formação das proteínas dentro dos milhões de nucloetídeos que possui as moléculas de DNA?
Já pesquisou sôbre isto?
Para o que estou a escrever nessa mensagem (ou melhor, até mais para a frente, como irei referir) não estou a fazer qualquer pesquisa. Estou apenas a recorrer à memória. Aliás, para fazer uma pesquisa é necessário ter algumas noções sobre o que se vai pesquisar. Por exemplo, um colega de trabalho designer mostrou-me um vídeo onde um homem aparentava ter testículos enormes, que até podia sentar-se sobre eles. Esse colega dizia que era um "puff" portátil. Fiz menção à elefantíase, mas achei que nunca tinha visto imagens em do problema em escrotos (apesar dos boatos sobre pénis enormes). Pequisei no "Google Images" por "elefantíase escroto". A conversa foi assim (censurei um palavrão e o nome do designer):
(16:51:28) **********: LOLOLOLOLO
(16:51:30) **********: sim
(16:51:35) **********: já vistes ???
(16:51:37) pedroac: Já
(16:51:44) **********: aquela ***** parece um puff
(16:51:47) **********: LOLOLOLOLOLOLOL
(16:54:20) pedroac: Pensei em elefantiase, mas nunca ou ouvi falar em casos desses no escroto. Como é que aquilo está agarrado no exacto lugar onde está o escroto?
(16:55:54) **********: sei lá eu
(16:55:55) **********: LOLOLOLOL
(16:57:23) pedroac: Mas ele não precisa de cadeira LOL
(16:57:32) **********: LOLOLOL
(16:57:47) **********: é o que te estava a dizer....o gajo tem um puff portatil....
(16:57:49) **********: LOLOLOL
(17:01:12) pedroac: LOL Percebi, mas como explicas a parte em que se levanta?
(17:01:38) **********: nao sei...
(17:01:40) **********: LOLOLOL
(17:01:42) **********: nao explico
(17:04:28) pedroac: LOL Pois, eu não sei se é verdade ou não, mas é muito estranho a ligação da pele ao resto do escroto se for falso. E existe a elefantiase, que agora descobri que pode ocorrer no escroto.
(17:04:45) **********: hehehehe
(17:05:02) **********: nao me digas que andastes à procura em sites sobre o tema ?
(17:05:47) pedroac: SIm. Tenho uma colecção de Medicina com imagens muitíssimo piores.
(17:06:52) pedroac: Elefantiase da bolsa escrotal
(17:07:00) **********: NHAAACCCCCCCCCCCCCC
(17:07:17) pedroac: Agora tens mais dúvidas, não é? LOL
(17:07:25) **********: ya
(17:07:26) **********: LOLOLOLOLOL
Se não conhecesse a elefantíase, não podia pesquisar. E é apenas uma pesquisa: não é um estudo nem uma análise. Na pesquisa existe apenas uma recolha de informação.
Estudei genética em Biologia, e por isso sei o que é Síndrome de Down. Comecei a conhecer casos de encefalia pelos documentários. O caso dos seres humanos (um casal) quadrúpedes foi notícia.
Os animais deficientes têm pouquíssimas hipóteses de reproduzirem-se.
Em traumatismo cranianos e através ablações cirurgicas no encéfalo (como a lobotomia) é possível estupidificar seres vivos. No último caso, é possível alterar as suas personalidades. Obviamente não é hereditário.
Se leu um livro sobre citologia e genética, assumo que entende o que é RNA, DNA, nucleótideos, cromossomas, genes, proteínas, aminoácidos, tem algum entendimento sobre a divisão celular, etc. e está a insistir com o tema (apesar das imprecisões, trapalhice a expressar-se, e confusões). A genética é uma explicação da chamada "modificação com descendência" e da hereditariedade, mas Darwin não conhecia os trabalhos de Mendel. Não tinha conhecimento sobre genes, e muito menos de DNA.
Porque o Pedro tem tanta certeza de suas convicções
Não fui eu que disse que tenho certeza absoluta.
Se apresento uma ideia ou refuto uma, fundamento com precisão, tento ser claro, indicando as diversas referências e suposições. Se reparares, critico sempre a sua forma de argumentar (até já falei em ética de debate, ou discussão certa vez), que é precisamente a antítese do que acabei de dizer.
Se voce me explicar, eu lhe direi porque tenho certeza das minhas.
É um hábito de certas pessoas criticarem o que outros fazem, como se fosse algo imoral ou defeituoso, mas as próprias é que fazem, na tentativa de colocar o visado no mesmo saco.
Se eu explicar segundo as suas exigências, então é razoável que exijas o mesmo de ti, não é claro?
Comparando a ciência com a bíblia a formação das espécies estão coerentes.
Confirmas o que disse há duas respostas atrás.
Já agora, Erivelton:(Mutações na inteligência? Pensava que estávamos a falar em mutações genéticas - nos genes, e não na inteligência...)
Pode corrigir as tuas palavras?
As células do cérebro só deram condições ao ser humano pensar racionalmente entre milhões de cérebros existentes?
As células do cérebro não são inteligência nem genes.
Mutação significa mudança, e pode ter conotações que não estão relacionadas com genética. Se diz-se "mutação genética", refere-se a uma alteração dos genes. Pode ter uma implicação no fenótipo, ou ser inóqua.
Quando procurei ontem por "mutações na inteligência" no Google, só encontrei uma entrada que falava sobre psicologia, com menção a Piaget, a respeito do desenvolvimento da criança. Mudança da inteligência pelo próprio desenvolvimento pessoal, traumas, cirurgias, etc. não tem relação genética.
Já pedi que sejas preciso nos termos científicos.
Já agora importa-se de corrigir essas suas palavras: "A quem afirme que a evolção não regride, pois até a doença é evolutiva. Hoje podemos acrar que seja ruim, mas amanã será benéfico para outras evoluções".
]
Na inteligência ou no tamanho físico.
Existem pequenos grandes homens apesar de eu não conhecer a sua estatura.
Tenho cerca de 1,65m. Portanto, tenho estatura baixa.
Abro aqui uma excepção a pesquisas (pesquisei no CC).
Compara
../forum/topic=13602.25.html#msg253022 com
../forum/topic=13602.25.html#msg253035 . Não estranhaste a minha súbita mudança de humor? E não questionaste para que iria responder à mesma mensagem? Vejamos o que consegui com o que escrevi:
Com todo estudo que voce tem, gostaria que fosse sincero em mostrar a todos que a evolução é questionada e não aceita por grandes estudiosos.
CONCLUSÃO: Podemos observar que as chamadas “evidências” da evolução não são tão convincentes quando analisadas sob outro prisma. As semelhanças entre seres vivos podem ser bem explicadas pelo modelo criacionista, admitindo-se que o Criador tenha utilizado planos básicos semelhantes. E os fósseis, ao contrário do que desejam os defensores da teoria da evolução, mostram que nunca existiram formas intermediárias entre os grupos distintos de seres vivos. Esta ausência de lacunas entre os diversos tipos de seres vivos também está presente no mundo atual.
Estava desconfiado da sua mensagem sobre "evolução": soava-me demasiado a "design inteligente". Ultrapassaste as minhas expectativas do que esperava obter: pensei que demorasse mais para chegar a esse ponto. Aliás, já tinhas escrito isso antes:
Não sabia que os rios Tigre e Eufrates ficavam em África, e muito menos que a Assíria ficasse lá.
http://www.chamada.com.br/biblia/pesq=%E1frica&modo=0&rpp=50&ver=ACRF
Citei a áfrica por ser um território próximo aonde tudo começou. Os achados arqueológicos e a bíblia estão em coerência.
Além disso, não sei se leste o título: "Pesquisas reforçam teoria multirregional e questionam surgimento na África". Tenho uma gravação do documentário "Homo Futurus" sobre uma teoria semelhante (deve ser a mesma), mas nesse caso terias de aceitar a Teoria da Evolução (se achas que o estudo é válido).
Claro que acredito na teoria da evolução, mas isto para mim não se aplica ao homem moderno.
Apanhei-te em flagrante! E repetiste o mesmo erro de outro tópico:
"Seu orgulho esta virando fanatismo?"
O tópico era para falares à vontade (aliás, fui bem claro, até dizendo que não intervia e que ia até comer pipoca), e ver o que dava. Mas surgiu a ideia dos debates, pedes-me para responder depois surge tanta pergunta e desafios a seguir (ignorando completamente as minhas respostas iniciais), que simplesmente ficas entre o martelo e a bigorna. É incrível!
Sabe o que venho notando
O Pedro é considerado por muitos como um mostro sagrado.
Estás com medo de concorrência? O teu "patrão" não gosta?
Se fosse tão sagrado assim, no fórum não punham por vezes em causa o que digo, e nem corrigia-me. Não deves ter notado, porque não deves ler tópicos onde não és a estrela. Agora tens um belo espaço para ti. Sempre que quiseres ter uma ideia brilhante, eis o teu tópico. A História das gerações já nem tinha gerações para falar.
Ah, é verdade, parece que alguém lá pôs em causa o que eu disse. Vejamos; ah, sim: foi "Wolfischer", mesmo que indirectamente. Parece que agora se fala em Paulo e mulheres no tópico. Também já puseram-me em causa o que eu já falei certa vez sobre Hitler. Criticaram uma crítica que fiz a um texto de Olavo de Carvalho.
E se elogios em relação ao que escrevo tornam-me sagrado, então crentes ferrenhos também consideram-me sagrado, tanto um aqui no fórum como outro num fórum evangélico (faço referência disso neste mesmo fórum).
Procure nas minhas mensagens, que pode ver no perfil.
Devo ser é o monstro da bolachas, e não um monstro sagrado.
Desculpa-me, mas vou ter de fazer mais pesquisas...
Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies[/color]: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.
Uau, uns tipos quaisquer olham ao seu redor, vêem animais e escrevem num livro que animais apareceram todos num dia saídos da terra (sem contar com os répteis, aves e animais marinhos), e isso é o que os cientistas dizem?!
No quinto dia (quinta-feira): "Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie";
No sexto dia (sexta-feira): "Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie" e "criou; homem e mulher".
No sétimo dia (sábado) descansou...
Mas também "no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus", quando "toda a planta do campo que ainda não estava na terra", "o Senhor Deus o homem do pó da terra", depois "fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista", e depois de ter "formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus", finalmente "da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher".
Porque então os dinossauros não sobreviveram?
A ciência tem algumas explicações: Extinção dos dinossauros.
Por que razão tens o hábito de usar imensos pleonasmos e petição de princípio. Os dinossauros não sobreviveram porque extinguiram-se... Morreram todos, e a explicação é que morreram todos. Uau!
Já viste algum dinossauro? E um Deus? Ora bem...
Além disso muitos animais extinguiram-se antes e depois dos dinossauros.
Gostaria de deixar por hoje para estudo uma evolução cega digna de aceitação: O centauro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Centauro.
Hoje é o que poderia existir se nada tivesse um controle de uma inteligência racional.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Platypus.jpghttp://img254.imageshack.us/img254/9836/genji20crab20faceqjprevzk6.jpghttp://staff.tuhsd.k12.az.us/gfoster/standard/3head.gifhttp://www.smh.com.au/ffximage/2007/03/07/cyclops_gallery__320x400.jpghttp://www.spiegel.de/img/0,1020,934167,00.jpghttp://www.chinadaily.com.cn/world/2006-08/10/xin_230803101610400972933.jpghttp://www.time.com/time/potw/20010629/9.htmljpghttp://www.thehumanmarvels.com/2006/04/two-headed-boy-of-bengal.html(híbridos)
hhttp://tecnocientista.info/noticia_detalhe.asp?cod=5857
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/67/Zeedonk_800.jpg(as imagens seguintes são chocantes, mas apresentadas em literatura médica - é esse o controle de uma inteligência racional? : )
http://www.fetosur.com/trans_m.htmhttp://www.amcmh.org/PagAMC/ciar/boletines/cr_bol157.htmO minotauro, segundo o mito, surgiu com um cruzamento de um touro (Zeus transformado) com uma mulher (bestialidade). Quanto aos centauros, uns achavam que eram "consideravam-se filhos de Kentauros (o filho de Ixiom e Nefele) e algumas éguas magnésias, ou de Apolo e Hebe". Portanto, híbridos.
Isa 13:21 - "Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horríveis animais; e ali habitarão os avestruzes, e os
sátiros pularão ali."
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A1tirohttp://iberoamericana-covarrubias.com/imagenes/emblemas/satiro.jpgJá pensou mente de macaco e do pescoço para baixo, ser humano ou mente de ser humano e do pescoço para baixo, corpo de macaco?
Isto não seria uma evoluçao ideal de acôrdo com uma evolução cêga?
Já pensou parte de cima de um homem, e parte debaixo de um bode? Um sátiro.
(ignore o inglês, e veja apenas os chimpanzés - e veja bem o "chimpanzé humano", e o irracional a jogar PacMan)
Isso é suficiente? Ou não é porque é irracional.
Ah, e prepare-se para o vídeo (talvez no domingo, ou para a outra semana). Uma imagem vale mais que mil palavras. Multiplique isso por milhares de imagens, e junta o som.