Autor Tópico: É Certo dizer que…  (Lida 39584 vezes)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
Re: É Certo dizer que…
« Resposta #125 Online: 16 de Novembro de 2007, 20:46:33 »
Sempre se aprende com o sofrimento, o aluno repetente nunca é mero espectador!
Pelos vistos tens andado no mundo da fantasia.
O meu pai é professor, e posso dizer que muitos alunos repetentes passam a ser meros espectadores. Bem-vindo ao mundo real.

Se pai é que sabe pouco sobre os alunos dele, vc então, menos ainda.
Ninguem sai sem te aprendido se quer algo.... é..... deixa pra lá...
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #126 Online: 16 de Novembro de 2007, 20:49:15 »
(negritos acrescentados)

Acho que lhe falta conhecimento sobre o assunto,
Falou o génio.

vou destacar algumas afirmações suas que determina isto: Crimes cometidos em vida, só podem ser pagos por sofrimentos em vida.
continuando:
Então um ato violento sempre é resultado de um outro ato cometido em outra vida. Essa é a explicação dada, como por exemplo, na morte do João Hélio, que segundo uns espíritas, ele morreu em decorrência a uma cobrança karmica de uma vida passada.
Só que isso tem 1 problema. Os assassinos dele, serão passíveis de futuras cobranças, gerando assim uma vendeta infinita, já que seus futuros algozes serão também passíveis de justiça. Ou eles serão considerados meros carrascos e como carrascos apenas estão cumprindo uma ordem de justiça divina e não podem serem passíveis de cobranças futuras?

Não é sempre assim, nem na mesma proporção.
     ... ele morreu em decorrência a uma cobrança karmica de uma vida passada.
 Poderia ser resgate ou não, mais um afirmação sem conhecimento.
Outra vez o génio a expor-se, mas não respondeu às perguntas colocadas no tópico.
Talvez possas mostrar as observações e testes para chegar às conclusões brilhantes.

E o que é dito é: "na morte do João Hélio, que segundo uns espíritas, ele morreu em decorrência a uma cobrança karmica de uma vida passada". É melhor aprender ler antes de escrever.

Ou eles serão considerados meros carrascos e como carrascos apenas estão cumprindo uma ordem de justiça divina e não podem serem passíveis de cobranças futuras?
 Quem mata o outro achando que é veiculo da justiça divina? as pessoas matam as outras por motivos outros, logo sempre estarão passiveis de cobrança! a lei de ação e reação apenas ajusta o merito.
Características notórias:
 1) tal como a maioria dos teístas, considera que a moralidade não se aplica a Deus ou ao deuses;
 2) juntando a 1), as ordens dos seus deuses imaginários, dadas através de pessoas reais (geralmente chamadas de sacerdotes) são inquestionáveis, sendo uma autoridade absoluta;
 3) como qualquer pseudo-cientistas, são usados termos científicos sem entendê-los e de forma abusiva;

Mas ora pôs, não diseste coisa alguma! ou seria porra nenhuma?
Ficar me chamando de genio virou argumento.... numerastes tanto....

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #127 Online: 17 de Novembro de 2007, 12:59:08 »
Sempre se aprende com o sofrimento, o aluno repetente nunca é mero espectador!
Pelos vistos tens andado no mundo da fantasia.
O meu pai é professor, e posso dizer que muitos alunos repetentes passam a ser meros espectadores. Bem-vindo ao mundo real.

Se pai é que sabe pouco sobre os alunos dele, vc então, menos ainda.
Ninguem sai sem te aprendido se quer algo.... é..... deixa pra lá...
Não disse que estavas no mundo da fantasia?  :hihi:
O meu pai tem alunos repetentes que costumam faltar às aulas, e que nem querem saber dos estudos, e tu sabes mais do que ele?!  :biglol:
Sou programador informático: também queres dar-me lições sobre essa matéria?
Há quem tenha experiência e há quem dê lições sem qualquer experiência.

Mas ora pôs, não diseste coisa alguma! ou seria porra nenhuma?
Ficar me chamando de genio virou argumento.... numerastes tanto....

Como deves ter algum problema de visão ou não sabes ler, vou citar o que eu próprio disse:
Outra vez o génio a expor-se, mas não respondeu às perguntas colocadas no tópico.
Talvez possas mostrar as observações e testes para chegar às conclusões brilhantes.
1) Não respondes às perguntas;
2) Não fundamentas o que dizes; as tuas alegações devem ser apoiadas pelo menos por:
    a) observações
    b) testes
3) O uso de "o génio" foi em resposta à "falta de conhecimento":
    a) Consegui confirmar uma coisa: a única coisa que sabes responder é a provocações  (não sei se já reparaste, estou a manipular-te para ver como reages :hihi:);
    b) Se é falta de conhecimento, então fale sobre observações e testes (incluindo de refutabilidade) para dizeres isso (se não consegues, então por definição deste uma amostra de arrogância).

Normalmente costumo escrever textos longos nas mensagens para determinadas pessoas, porque assumo que não têm capacidade de interpertar duas frases pequenas.

E o que é dito é: "na morte do João Hélio, que segundo uns espíritas, ele morreu em decorrência a uma cobrança karmica de uma vida passada". É melhor aprender ler antes de escrever.
Repara que darkshi está a dizer o que uns espíritas afirmaram e está a exemplificar (por isso usei o negrito, e ponho em causa a sua capacidade de leitura).
Se ele tem "falta de conhecimento" por causa disso, os tais espíritas também o têm.
E não respondes à ideia transmitida por darkshi na mensagem: ele fala numa regressão infinita de vinganças (ou cobranças).

Nota:
Se soubesses argumentar, pedias a darkshi para apresentar referências que apoiam o que é dito, em vez de falares em "falta de conhecimento". Se não apresentasse as tais referências, tinhas razões para ignorar tal alegação, por falta de evidências (pode ter sido invenção ou enganou-se). Se mostrasse as referências, podiam não corroborar o que alegou, e assim tinhas oportunidade de contra-argumentar o que é dito.

Características notórias:
 1) tal como a maioria dos teístas, considera que a moralidade não se aplica a Deus ou ao deuses;
 2) juntando a 1), as ordens dos seus deuses imaginários, dadas através de pessoas reais (geralmente chamadas de sacerdotes) são inquestionáveis, sendo uma autoridade absoluta;
 3) como qualquer pseudo-cientistas, são usados termos científicos sem entendê-los e de forma abusiva;
Acrescento:
apresenta alegações na esperança de não podem ser testadas, e por isso, irrefutáveis por si mesmas (como a existência de unicórnios e fadas), valendo-se apenas da fé. Esse tipo de doutrinas dependem apenas da ignorãncia (como o "God of the gaps") e conduz a justificacionismos.

Como podes ver, disse muita coisa em poucas palavras, que tive de explicar nessa mensagem devido a certas limitações.  ::)
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Megazord

• Nível 05
  • *
« Resposta #128 Online: 17 de Novembro de 2007, 16:36:43 »
Bom, fingindo que estou no inicio do tópico:
Ser uma pessoa má é burrice, uma pessoa má vive em um mundo fechado. excluída, todos os que amam se afastam e cria-se inimizades, o que vai lhe 'custar' caro depois.
Pessoas más tem pessoas más ao seu lado.
Uma pessoa má não é livre, não pode confiar em ninguem (pelo motivo acima), a maldade tem seu custo, mesmo que o governo não lhe puna.
Estou citando espécies de punições, mas se voce tiver moral e ética isso não vai ser necessário.

Enfim, no meu ponto de vista não, não "valeria á pena" ser maldoso.

É melhor ser uma pessoa boa, ter qualidade de vida, ter a consciencia limpa, não dever nada pra ninguém, viver em paz.

Mas sua pergunta me lembra muito o "Se Deus não existe o que me impede de matar outra pessoa?" dos religiosos, eu já invoco Einstein e digo que se a única coisa que te impede de matar outra pessoa é o medo do inferno, continue indo a igreja e que "Deus te abençõe", fazer o que?
---
mega

“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?”
Justin Brown

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #129 Online: 17 de Novembro de 2007, 16:47:40 »

Não disse que estavas no mundo da fantasia?  :hihi:
O meu pai tem alunos repetentes que costumam faltar às aulas, e que nem querem saber dos estudos, e tu sabes mais do que ele?!  :biglol:

Talvez ele não seja tão bom professor assim! Segurar alunos em sala de aula não é tão dificil assim, só requer competencia, mas não vou julgar teu pai. As vezes falta entusiasmo, ou o cara já cansou da lida.

Sou programador informático: também queres dar-me lições sobre essa matéria?
Há quem tenha experiência e há quem dê lições sem qualquer experiência.

Dá lições sem experiência e deveras pretencioso! e sei tão pouco de informatica! não sou tão ousado assim...

Como deves ter algum problema de visão ou não sabes ler, vou citar o que eu próprio disse:
1) Não respondes às perguntas;
2) Não fundamentas o que dizes; as tuas alegações devem ser apoiadas pelo menos por:
    a) observações
    b) testes
3) O uso de "o génio" foi em resposta à "falta de conhecimento":
    a) Consegui confirmar uma coisa: a única coisa que sabes responder é a provocações  (não sei se já reparaste, estou a manipular-te para ver como reages :hihi:);
    b) Se é falta de conhecimento, então fale sobre observações e testes (incluindo de refutabilidade) para dizeres isso (se não consegues, então por definição deste uma amostra de arrogância).

Normalmente costumo escrever textos longos nas mensagens para determinadas pessoas, porque assumo que não têm capacidade de interpertar duas frases pequenas.

Mantenha-se em frases pequenas e diretas! acho que a net não foi feita pra tratados! seja um bom rapaz, e ajude o proximo que é pouco letrado, sem conversa mole....

Repara que darkshi está a dizer o que uns espíritas afirmaram e está a exemplificar (por isso usei o negrito, e ponho em causa a sua capacidade de leitura).
Se ele tem "falta de conhecimento" por causa disso, os tais espíritas também o têm.
E não respondes à ideia transmitida por darkshi na mensagem: ele fala numa regressão infinita de vinganças (ou cobranças).

Muito bem! alguns espiritas tem sim falta de conhecimento! mas vindo de um antagonista, a coisa fica bem mais feia!
Não existe vingança nenhuma, o que existe é cobrança do que se deve! e se existe infinitamente que faça o mal, é logico que existira infinitamente que seja cobrado. Qual o problema nisso?

Nota:
Se soubesses argumentar, pedias a darkshi para apresentar referências que apoiam o que é dito, em vez de falares em "falta de conhecimento". Se não apresentasse as tais referências, tinhas razões para ignorar tal alegação, por falta de evidências (pode ter sido invenção ou enganou-se). Se mostrasse as referências, podiam não corroborar o que alegou, e assim tinhas oportunidade de contra-argumentar o que é dito.

Cansei de pedir referencias! uma experiência pessoal se quer tenho como resposta! A afirmação dele é que me garante a falta de conhecimento dele! questionar o que mais?

Acrescento:
apresenta alegações na esperança de não podem ser testadas, e por isso, irrefutáveis por si mesmas (como a existência de unicórnios e fadas), valendo-se apenas da fé. Esse tipo de doutrinas dependem apenas da ignorãncia (como o "God of the gaps") e conduz a justificacionismos.

Todas as alegações em DE pode e são testadas! misturar isto com fadas e unicornios é que demonstração flagrante de desconhecimeto do que se pretende defender!

Como podes ver, disse muita coisa em poucas palavras, que tive de explicar nessa mensagem devido a certas limitações.  ::)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #130 Online: 17 de Novembro de 2007, 16:52:38 »
Bom, fingindo que estou no inicio do tópico:
Ser uma pessoa má é burrice, uma pessoa má vive em um mundo fechado. excluída, todos os que amam se afastam e cria-se inimizades, o que vai lhe 'custar' caro depois.
Pessoas más tem pessoas más ao seu lado.
Uma pessoa má não é livre, não pode confiar em ninguem (pelo motivo acima), a maldade tem seu custo, mesmo que o governo não lhe puna.
Estou citando espécies de punições, mas se voce tiver moral e ética isso não vai ser necessário.

Enfim, no meu ponto de vista não, não "valeria á pena" ser maldoso.

É melhor ser uma pessoa boa, ter qualidade de vida, ter a consciencia limpa, não dever nada pra ninguém, viver em paz.

Mas sua pergunta me lembra muito o "Se Deus não existe o que me impede de matar outra pessoa?" dos religiosos, eu já invoco Einstein e digo que se a única coisa que te impede de matar outra pessoa é o medo do inferno, continue indo a igreja e que "Deus te abençõe", fazer o que?

Se vc fala de uma maldade extrema tens razão! mas quando a maldade nem pode ser percebida? quando ela escapa a reflexão?
Tu resolveu que ser bom é melhor? OTIMO!
E nem precisastes ter religião? melhor ainda!
Mas podes garantir que este bom senso é comum á todo mundo? não podes né!
No minimo tens que assumir que a religião tem sua serventia, nem que seja mantendo os pervesos longe da maldade, com seu inferno e outros motivos.

Offline Megazord

• Nível 05
  • *
« Resposta #131 Online: 17 de Novembro de 2007, 17:20:50 »
"No minimo tens que assumir que a religião tem sua serventia"

Em alguns casos sim! Se dissesse que não, seria mentiroso comigo mesmo.
Tem aquela frase: "A religião é o que impede o pobre de matar o rico", de Napoleão acho.
"Não vou bater nele porque Deus vai fazer isso por mim"

Mas por outro lado, a religião pode ser a raiz de muitas coisas ruins, quando se trata de terrorismo por exemplo.
De respeitar pessoas de outras religiões ou de saber onde começa o credo, onde termina...
Porém a religião gera problemas para a sociedade(como o criacionismo gera para a evolução da ciência e consequentemente para a sociedade).

---
Mas refinando minha forma de pensar, acho que sem ética, moral e consciencia não existe nada que impeça uma pessoa de ser má. (A inquisição é uma prova disso).
Uma pessoa sem ética, moral e conciencia não sabe distinguir o que é errado e se conseguir, não sentirá remorso algum caso o faça. A religião? Ela possui furos e muitas vezes possui noções primitivas de ética.

---
mega

“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?”
Justin Brown

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #132 Online: 17 de Novembro de 2007, 17:29:58 »
"No minimo tens que assumir que a religião tem sua serventia"

Em alguns casos sim! Se dissesse que não, seria mentiroso comigo mesmo.
Tem aquela frase: "A religião é o que impede o pobre de matar o rico", de Napoleão acho.
"Não vou bater nele porque Deus vai fazer isso por mim"

Mas por outro lado, a religião pode ser a raiz de muitas coisas ruins, quando se trata de terrorismo por exemplo.
De respeitar pessoas de outras religiões ou de saber onde começa o credo, onde termina...
Porém a religião gera problemas para a sociedade(como o criacionismo gera para a evolução da ciência e consequentemente para a sociedade).

---
Mas refinando minha forma de pensar, acho que sem ética, moral e consciencia não existe nada que impeça uma pessoa de ser má. (A inquisição é uma prova disso).
Uma pessoa sem ética, moral e conciencia não sabe distinguir o que é errado e se conseguir, não sentirá remorso algum caso o faça. A religião? Ela possui furos e muitas vezes possui noções primitivas de ética.

O terrorismo é filho da má interpretação religiosa, e não dá religião propiamente dita! é filho da ignorancia, e dos "sabidos" que querem fazer da religião meio pra exercer sua estupidez!
A religião quando boa não é percebida, nunca se enxerga!, os orfanatos, os asilos, as comunidades que são fomentadas, por diversas religiões, nem mesmo quando um assasino volta atraz no delito, quando reflete sobre deus, é contado, ou não é assim?

Offline Megazord

• Nível 05
  • *
« Resposta #133 Online: 17 de Novembro de 2007, 18:44:55 »
O terrorismo é filho da má interpretação religiosa, e não dá religião propiamente dita! é filho da ignorancia, e dos "sabidos" que querem fazer da religião meio pra exercer sua estupidez!
A religião é um canivete suíço, está aberta a interpretações, as pessoas esperam que os religiosos tenham bom senso para interpretá-la.
Ex: se a religião pede para que os incrédulos sejam mortos (algumas pedem, assim como outras pedem para que os primogenitos sejam mortos para que renasçam como adultos), ela pede para que isso seja feito mesmo. duh(para mim).
Algumas até dão exemplos de como eles devem ser mortos para maior didática.

Mas espera-se que a pessoa tenha bom senso e não faça isso.

A religião quando boa não é percebida, nunca se enxerga!, os orfanatos, os asilos, as comunidades que são fomentadas, por diversas religiões, nem mesmo quando um assasino volta atraz no delito, quando reflete sobre deus, é contado, ou não é assim?
Existem boas ações dentro e fora da religião.
Sempre me questionei se não existe algo um pouco egoísta por trás das boas ações de muitos religiosos.
no sentido: "Faça o bem, senão....[punição]"
Emociona de verdade quando uma pessoa sem religião (Dráuzio Varela?) faz o bem por amor ao próximo e por puro altruísmo.
Que outro motivo ela teria? Não existe um céu para que ela seja recompensada depois...

Se as boas ações contam? O cara que agora tem algum senso do que é uma vida e qual sua importância...
Claro que sim!

Mas insentivo as boas ações e não a religião.
E uma pode muito bem vir sem a outra.
---
mega

Justin Brown

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #134 Online: 17 de Novembro de 2007, 20:10:35 »
Talvez ele não seja tão bom professor assim! Segurar alunos em sala de aula não é tão dificil assim, só requer competencia, mas não vou julgar teu pai. As vezes falta entusiasmo, ou o cara já cansou da lida.
Uh! Não sabia que eras professor e que tinhas experiência nisso.

O meu pai é um dos professores mais experientes na escola - está na categoria mais elevada - e mais respeitado. Também é um dos poucos que consegue manter a ordem na sala-de-aula com alunos difíceis.

Tenho muitos livros sobre pedagogia, especialmente a respeito do ensino, que o meu pai estudou. Vou tirar uns ao acaso:
"Educação - dos fins aos objectivos", de Louis D'Hainaut
"Observação e formação de professores", de Marcel Postic (o meu professor também observa outros professores, por estar no último escalão)
"Psicologia da criança e do adolescente", de F. Hotyat (os alunos do meu pai são adolescentes: é professor do 5º  e 6º anos de Matemática)
"Como realizar a avaliação contínua", de Pedro Munício
"psicologia e pedagogia - vocabulário essencial da psicologia da criança", de Jacques Mantoy

Se quiseres podes tentar convencer crianças de pais que ameaçam os professores e de pequenos bandidos que foram presos. Ou deves achar que o meu pai deve ir à procura de crianças que decidem não ir às aulas. Ou que deve fazer de palhaço nas aulas para entreter as criancinhas.

Até mesmo nas faculdades os alunos perdem a vergnoha de tanto faltarem (vais também falar sobre o assunto sem ter frequentado uma). E olha que isso não tem a ver com o meu pai.

Dá lições sem experiência e deveras pretencioso! e sei tão pouco de informatica! não sou tão ousado assim...
Nunca foste professor e dás lições de como ser professor, mas pelos visto com programação informática não é assim tão simples para ti, não é?
É que eu já notei muita gente dessa, e detectei logo que és um deles. Vai fazer de psicólogo, que há muitos que pensam que basta inventar umas ideias da revista Maria, ou "Dear Dolly".

Mantenha-se em frases pequenas e diretas! acho que a net não foi feita pra tratados! seja um bom rapaz, e ajude o proximo que é pouco letrado, sem conversa mole....
:histeria: Era o que estava a dizer. Nem costumam perceber frases curtas e simples, por isso tenho de explicar-me melhor. Não leste o que respondeste?
Como podes ver, é muito complicado falar com o "pouco letrado". Mas é interessante que é sempre com os "pouco letrados" que chateiam com crenças, que por alguma motivo não podem ser testadas, mas há uma obrigação em crer nelas.

Muito bem! alguns espiritas tem sim falta de conhecimento! mas vindo de um antagonista, a coisa fica bem mais feia!
Como decidir quais os que têm falta de conhecimento?
Fazemos uns testes com espíritos para decidir isso?

Não existe vingança nenhuma, o que existe é cobrança do que se deve! e se existe infinitamente que faça o mal, é logico que existira infinitamente que seja cobrado. Qual o problema nisso?
Qual é a diferença dessa cobrança com vingança?
Wikipedia
Vingança consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.

A ética da vingança é acaloradamente debatida na filosofia. Alguns acreditam que ela é necessária para se manter uma sociedade justa. Em algumas sociedades se acredita que o mal inflingido deve ser maior do que o mal que originou a vingança, como forma de punição. A filosofia de "olho por olho" citada no Velho Testamento da Bíblia (Exôdo 21:24) tentou limitar o dano causado, igualando ao original, para evitar uma série de ações violentas que escalassem rapidamente e saíssem do controlo. Outros argumentam contra a vingança alegando que se assemelha à falácia de que "Dois erros fazem um acerto". Alguns cristãos interpretam a passagem de Paulo "A mim a vingança; a mim exercer a justiça, diz o Senhor" (Epístola aos Romanos 12:19, na versão da Bíblia Sagrada da editora Ave Maria) como significando que apenas Deus tem o direito de praticar a vingança.

E a cobrança serve para quê?
Para "igualar as coisas"?
Para se "manter uma sociedade justa"?
Para o pecador "passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais"?

Cansei de pedir referencias! uma experiência pessoal se quer tenho como resposta! A afirmação dele é que me garante a falta de conhecimento dele! questionar o que mais?
Isso é que é pretensão!
Pois eu quero referências para o que alegas. Acho que não vais ser capaz disso, mas talvez me surpreendas.
O problema das referências, é que mostra os motivos por detrás das ideias, e se são idiotas, ficam mais expostas. Por outro lado, se fundamentam-se em evidências que podem ser observadas e testadas, o caso muda de figura, e o que se alega ganha mais força.

Todas as alegações em DE pode e são testadas! misturar isto com fadas e unicornios é que demonstração flagrante de desconhecimeto do que se pretende defender!
Muito bem, vais provar isso, não é?
O que preciso de fazer para observar e testar tais fenómenos?
É que uma coisa é acusar de falta de conhecimento - e não tenho qualquer problema em admitir que sou ignorante em espiritismo -, e outra é entender o método científico e aplicá-lo. Eu tenho formação científica, tendo participado em experiências de laboratório com relatórios, inclusivé na Faculdade, e quero ver se podem realmente serem testadas.

Só uma coisa: já li uns textos em sites de espíritas, e conheço essas pretenções. Uma coisa é aceitá-las e outra é desconhecê-las. E todos os pseudocientístas alegam o mesmo, mas quando é para ser a sério, não querem que verifiquem se há truques nas mangas.

Na última mensagem estava a explicar o que tinha escrito em poucas palavras.
Vamos lá ver se entendes essa.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #135 Online: 17 de Novembro de 2007, 20:52:18 »
Não deves perceber o que são testes de refutabilidade...

Nos finais do século XIX a comunidade científica estava interessada em saber se os casos de espiritismos eram verdadeiros. (Antes que escrevas a dizer que não é a mesma coisa: não é isso que está em questão).

Obviamente que não basta assistir a um espectáculo, como se fossem espectadores de ilusionismos. É necessário ter condições de observação adequadas, e como em qualquer teoria científica, é necessário elaborar testes que visam refutar a teoria. Se esses testes falharem, a ideia é descartada. Na pseudociência não existe esse mecanismo de auto-correcção...

Se alguém mostrasse poderes ou fenómenos sobrenaturais autênticos, receberia muito dinheiro. Coube a Houdini, o ilusionistas, a tarefa de descobrir impostores. Ninguém recebeu o dinheiro, tendo Houdini descoberto os truques, desmascarando-os em flagrante.

Escrevi um artigo sobre James Hydrick, que mostra um exemplo claro. Supostamente tinha poderes psíquicos, que permitia mover objectos sem tocá-los (telecinética). O primeiro teste consistia numa demonstração, movendo um lápis e páginas de uma lista telefónica.

O mágico Randi mostrou que também conseguia fazer o truque do lápis, e apresentou uma hipótese: ele movia os objectos com ar expelido pela boca, de modo que não era notado. Colocou esferovite (bolinhas de plástico branco) à volta da lista telefónica, e Hydrick podia ganhar muito dinheiro se conseguisse voltar a mover as páginas, sem que o esferovite voasse (que era o que acontecia se soprasse). Adivinhem o que aconteceu! Hydrick inventou umas desculpas, e desistiu.

Descobriu-se mais tarde, depois de outro mágico mostrar que conseguia fazer tudo o que Hydrick dizia serem resultado de poderes psìquicos, que Hydrick tinha sido preso, e na prisão praticou esses truques, para enganar companheiros de prisão e guardas. Queria chamar a atenção.

http://crerparaver.blogspot.com/2007/08/james-hydrick.html

Pois bem, existem esses testes no espiritismo?
Não me admiro se não houverem. Por que achas que a ciência não aceita? Por causa de uma conspiração mundial?

Pedro Amaral Couto

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #136 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:34:32 »

Nos finais do século XIX a comunidade científica estava interessada em saber se os casos de espiritismos eram verdadeiros. (Antes que escrevas a dizer que não é a mesma coisa: não é isso que está em questão).

Obviamente que não basta assistir a um espectáculo, como se fossem espectadores de ilusionismos. É necessário ter condições de observação adequadas, e como em qualquer teoria científica, é necessário elaborar testes que visam refutar a teoria. Se esses testes falharem, a ideia é descartada. Na pseudociência não existe esse mecanismo de auto-correcção...

Se alguém mostrasse poderes ou fenómenos sobrenaturais autênticos, receberia muito dinheiro. Coube a Houdini, o ilusionistas, a tarefa de descobrir impostores. Ninguém recebeu o dinheiro, tendo Houdini descoberto os truques, desmascarando-os em flagrante.

Escrevi um artigo sobre James Hydrick, que mostra um exemplo claro. Supostamente tinha poderes psíquicos, que permitia mover objectos sem tocá-los (telecinética). O primeiro teste consistia numa demonstração, movendo um lápis e páginas de uma lista telefónica.

O mágico Randi mostrou que também conseguia fazer o truque do lápis, e apresentou uma hipótese: ele movia os objectos com ar expelido pela boca, de modo que não era notado. Colocou esferovite (bolinhas de plástico branco) à volta da lista telefónica, e Hydrick podia ganhar muito dinheiro se conseguisse voltar a mover as páginas, sem que o esferovite voasse (que era o que acontecia se soprasse). Adivinhem o que aconteceu! Hydrick inventou umas desculpas, e desistiu.

Descobriu-se mais tarde, depois de outro mágico mostrar que conseguia fazer tudo o que Hydrick dizia serem resultado de poderes psìquicos, que Hydrick tinha sido preso, e na prisão praticou esses truques, para enganar companheiros de prisão e guardas. Queria chamar a atenção.

Não me admiro se não houverem. Por que achas que a ciência não aceita? Por causa de uma conspiração mundial?

Vamos lá filho do professor, começemos pelo meio: http://br.geocities.com/existem_espiritos/wu.html

O argumento do desafio psíquico de um milhão de dólares de James Randi.

Na versão original deste artigo em 2001, eu decidi não me dirigir a este argumento porque eu não gosto de criar argumentos inteiros de encontro a indivíduos específicos. Entretanto, neste momento o infame James Randi e seus colaboradores fizeram isto praticamente inevitável.Os pseudo-céticos dizem agora que cada psíquico e pessoa que tiver passado por experiências paranormais caso suas afirmações sejam verdadeiras, então deve se sujeitar ao desafio psíquico de um milhão de dólares do James Randi. Eles também argumentam constantemente que o fato que ninguém venceu todos estes anos demonstra que não há nenhum psíquico real. Randi está agora tão entrincheirado no cenário da parapsicologia que ignora-lo seria equivalente a ignorar Darth Vader em Guerras nas Estrelas. Conseqüentemente, na edição nova de meu artigo, eu decidi adicionar este argumento novo que é um dos argumentos mais freqüentemente mencionados por céticos organizados. Primeiramente, para aqueles de vocês que não conhecem, James Randi (http://www.randi.org/) é um refutador paranormal famoso que criou a fundação educacional de James Randi (JREF). Hábil na arte da mágica de palco, Sr. randi reivindica de que pode detectar a fraude e os truques dos psíquicos de um modo melhor do que cientistas podem. Anda por aí dando discursos que tentam "educar" (ou fazer lavagem cerebral talvez) o público sobre psíquicos e os fenômenos paranormais, que reivindica serem todos auto-ilusão. Ele escreveu livros como An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural and Flim-Flam! Psychics, ESP, Unicorns, and Other Delusions, fez um documentáro da PBS chamado “Segredos dos Psíquicos”, causando dano à reputação do psíquico entortador de colheres o Israelita Uri Geller ( http://www.urigeller.com/), esteve no CNN’s Larry King Live algumas vezes para debater com a psíquica Sylvia Browne  http://www.sylviabrowne.com/) (você pode ler a transcrição do debate em www.cnn.com/TRANSCRIPTS/0312/05/lkl.00.html), etc.

A reivindicação dos críticos de Randi é na maior parte uma ajuda publicitária para sua carreira devido ao fato que 1) Randi é extremamente seletivo em quem testa, preferindo testar somente nomes famosos para impulsionar sua própria carreira, e que 2) são muitos pretendentes que não receberam nenhuma resposta após se cadastrarem.. Desde que muito já tem sido escrito sobre isto, eu fornecê-lo-ei alguns links que conheço.

·              Flim-Flam Flummery: A Skeptical Look at James Randi  An article by Michael Prescott investigating and exposing many errors and mistakes Randi made in his book Flim-Flam! Psychics, ESP, Unicorns, and Other Delusions.  Includes a response by Randi, followed by Prescott’s rebuttal and detailed analysis of many disputed issues.

·        Dr. Victor Zammit , um advogado que apresenta evidência para o pós-vida, escreveu um artigo sobre o desafio de Randi em: http://www.victorzammit.com/skeptics/reward.html

·         Richard Milton da Ciência Alternativa (http://www.alternativescience.com) escreveu também uma análise do desafio em: http://www.alternativescience.com/james-randi.htm. Descreveu também um exemplo de o que aconteceu a um pretendente que foi recusado: http://www.alternativescience.com/randi_retreats.htm

·          Meus amigo de longa data e colega longos Michael Goodspeed (http://www.trueskeptic.com/) escreveu recentemente também um artigo grande que detalha a hipocrisia de Randi e de seu desafio, em que você pode ler: http://www.rense.com/general50/james.htm.

·         Desafio Psíquico · Um artigo desafiando James Randi a perpetuar sua repetida afirmação que se a evidência adequada de uma realidade paranormal puder lhe ser demonstrada, seria feliz em reconhecer e pagar os um milhão prêmios do dólar ao reivindicador. Inclui clientes negligenciados e erros de Randi. (você pode ler a resposta de Randi a isso aqui: http://www.randi.org/jr/091903.html)

·         Creme de ovos Do Flim-Flam ·: Um olhar cético em James Randi Um artigo por Michael Prescott que investiga e que expõe muitos erros e enganos que Randi fêz em seu livro Flim-Flam! Psíquicos, ESP, Unicórnios, e outros enganos. Inclui uma resposta por Randi, seguido pela réplica de Prescott e pela análise detalhada de muitas questões disputadas.

Em todo o caso, um olhar rápido em artigos de Randi em seu Web site http://www.randi.org/ revelará a qualquer observador objetivo que embora este homem seja muito bom em jogar  exercícios intelectuais em seus comentários, sua crença e os julgamentos cabem claramente naquele definição de um pseudo-cético descrito no começo deste artigo, melhor que aquele do cético verdadeiro.

De fato, Randi parece ter uma tendência a distorcer fatos para suas finalidades. Por exemplo, Harold Puthoff, um investigador do Instituto de Pesquisa de Stanford (SRI) que é famoso para experiências conduzindo na visão remota e em habilidades psíquicas de Uri Geller, disse-me em um email:

<< Todos os céticos com quem debati disse que os testes da SRI foram totalmente desacreditados e já refutados. Isto é verdade? >>

"Nem um pouco verdade. Citam apenas Randi e suas declarações, por exemplo, em seu livro Flim Flam. Em Flim Flam, ele dá algo como refutando 28 pontos, se minha memória me servir corretamente. Eu tive a oportunidade de confrontar Randi em uma conferência da Associação de Parapsicologia com a prova em mãos, e numa fita gravada ele admitiu que estava errado em todos os pontos. Disse mesmo que os corrigiria para o a resenha que viria a ser publicada pelo grupo do CSICOP. (Ele não corrigiu.)

Caso alguém pense que se trata apenas de um caso de nossas opiniões contra as opiniões dele, nós escolhemos para a lista de pontos incorretos somente aqueles que poderiam independentemente ser verificados. Exemplos: Disse que em nosso artigo da Nature nós verificamos o entortar metal de Geller. Vá ao papel, e você vê que nós dissemos que nós não podíamos obter a evidência para isto. Ele disse que um filme do experimento Geller feito no SRI pelo famoso fotógrafo Zey Pressman não foi feito por ele, mas por nós e que nós somente colocamos seu nome.sobre ele. Nós mostramos com o atestado de Presman que de fato ele fez o filme. Etc., etc.."

Hal Puthoff

Também, em seu artigo CSICOP e os Céticos: Uma Visão Geral George Hansen cita em suas notas de rodapé a respeito de Randi:

25 grosserias de Randi devem ter vindo sem surpresa aos membros do CSICOP porque ele usou de comportamento similar com relação à pesquisa psi. Krippner (1977), Rao (1984), Targ e Puthoff (1977, pp. 182-186), e Tart (1982b) têm todos os erros flagrantes documentados de Randi. Dennis Stillings demonstrou que "Randi é capaz de distorção brutal dos fatos" (Truzzi, 1987, p. 89). Randi foi citado como dizendo, "eu tenho sempre uma saída" no que diz respeito a seu desafio $10.000 (Rawlins, 1981, p. 89). Puthoff e Targ (1977) documentaram um número de erros. Em uma publicação, escrita à mão, assinada, Randi respondeu oferecendo $1.000 se qualquer erro reivindicado que pudesse ser demonstrado (veja Fuller, 1979). Fuller provou que Randi estava errado. Em uma réplica a Puthoff e a Targ (1977), Randi se contradisse  (para um exemplo claro, veja o ponto número 15 em Randi, 1982, p. 223). Randi deveria ter pago os $1.000, mas nunca o fez .

Em resposta à charada do desafio psíquico de um milhão de dólares do Sr. Randi, o Dr. Zammit emitiu milhão de dólares contra desafiando aos céticos para desprovar a evidência do pós-vida detalhada em seu livro Um Advogado Apresenta. o Caso para o Pós-Vida. Você pode ler os detalhes deste desafio em: http://www.victorzammit.com/skeptics/challenge.html

Finalmente, com respeito a CSICOP (Comitê para a Investigação Científica das Reivindicações do Paranormal) http://www.csicop.org, uma coisa reveladora necessita ser dita. O membro anterior Dennis Rawlins da equipe de funcionários de CSICOP renunciou após ter encontrado fortes evidências de que o CSICOP suprimiu intencionalmente seus próprios registros que suportaram a astrologia (o conhecido "o efeito gaveta") durante uma de suas investigações iniciais da pesquisa estatística de Michel Gauquelin, assim provando que  a agenda verdadeira da organização era simplesmente desacreditar/refutar de toda a maneira possível ao invés de encontrar a verdade, a fim de aclamar seus subscritores. Você pode ler o relatório de Rawlins "STARBABY" em http://cura.free.fr/xv/14starbb.html.

CSICOP manteve naturalmente, que isso era tudo apenas um grande engano . Mas o que mais você esperva que eles dissesem? Os registros do Sr. Rawlins, apesar de tudo, parecem ser muito sinceros e corretos.

Também, para uma análise em profundidade do CSICOP, veja este artigo: http://www.tricksterbook.com/ArticlesOnline/CSICOPoverview.htm

Conclusão

Como nós vimos, estes pseudo céticos são basicamente afirmações filosóficas de crença. Não são ferramentas para aprender ou descobrir coisas novas nem elas nos ajudam a encontrar a verdade. Seu estilo de lógica é destinado a refutar puramente em terras filosóficas melhor do que em terras factuais. E eles não têm nada a ver com racionalidade ou razão como reivindicam seus proponentes. De fato, como uma religião fundamentalista, eles são rígidos e fecham a mente de qualquer um a qualquer coisa nova ou contrária, não importa quanta evidência exista para suporta-la. Victor Zammit, um dos primeiros investigadores do pós-vida com muita experiência em tratar dos céticos, descreve como estes refutadores rejeitam o que não cabe em sua visão do mundo através do processo de racionalização através da dissonância cognitiva: http://www.victorzammit.com/skeptics/fundingskeptics.html

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #137 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:40:26 »

Quem pesquisou os fenomenos espiritas? Estariam todos equivocados? ou estes ciêntistas não valem!

Pesquisadores da imortalidade
a) Inglaterra e Estados Unidos

Cormwell Fleetwood Varley – Engenheiro notável, descobridor do Condensador Elétrico, membro da Sociedade Real de Londres, responsável pela comunicação por meio de cabos submarinos entre os continentes. Responsável pela construção dos aparelhos científicos que serviram a Crookes em suas pesquisas psíquicas.

William Fletcher Barret, Sir – Professor de Física do Royal College of Science for Dublin, assistente do professor Tyndall, Membro da Real Sociedade de Londres, fundador da Sociedade for Psychical Reserches. Publicou 3 obras sobre pesquisas psíquicas entre elas “Nos Umbrais do Invisível”.

Oliver Lodge, Sir – Doutor em Ciências, professor de Física da Universidade de Londres, professor catedrático de Física da Universidade de Liverpool, Reitor da Universidade de Birmingham, membro da Academia Real de Londres, presidente da Associação Britânica de Cientistas e da Sociedade de Física, bem como da Sociedade de Pesquisas Psíquicas. Escreveu 30 obras das quais 14 são de fundo espírita, destacam-se; “Why I Believe in Personal Immortality”, “The Reality of Spiritual World” e “Raymond, or Life and Death”.

James Hervey Hyslop – Professor de Lógica e Ética da Universidade de Colúmbia, em Nova York. Escreveu 6 obras e entre elas “A Ciência e a Vida Futura”.

Robert Dale Owen – Estadista, Congressista, membro da Convenção Constitucional da Indiana, Ministro no estrangeiro. Publicou 3 livros podendo ser encontrada a tradução de um deles: “Religião em litígio entre dois mundos”.

George Sexton – Professor, profundo adversário das idéias não físicas; mudando sua maneira de pensar publicou 3 livros em defesa destas idéias, após 15 anos de pesquisas.

W. J. Crawford – Doutor em Ciências, professor de Mecânica Aplicada do Instituto Técnico e da Universidade de Belfast. Autor de 6 livros sendo que dois deles traduzidos. O mais conhecido é “Mecânica Psíquica”.

Frederic W. Myers – Professor da Universidade de Cambridge. Publicou “A Personalidade Humana” e foi co-autor de “Fantasmas dos Vivos”.

Frank Podmore – Professor da Universidade de Cambridge. Autor de “Modern Spiritualism” e foi c-autor de “Fantasmas dos Vivos”.

E. Gurney – Professor da Universidade de Cambridge, co-autor de “Fantasma dos Vivos”.

Thomas Edison – Eletricista e notável inventor americano.

Robert Hare – Notável químico, professor da Universidade de Pensilvânia, escreveu “Experimental Investigations of the Spiritual Manifestations” onde comprova a existência e manifestação dos espíritos. Iniciou suas pesquisas tentando deter “a onda de demência que se pronunciava com o nome de espiritismo”.

Dr. Mapes – Professor de Química da Academia Nacional dos Estados Unidos, que iniciou as pesquisas tentando provar a existência de fraudes, terminou convencendo-se das realidades não-físicas.

Juiz Edmonds – Primeiro magistrado do Supremo Tribunal do Distrito de Nova York, onde foi eleito membro do legislativo e presidente do Senado. Escreveu “Spirit Manifestations”.

Herbert Maio, Dr. – Professor de Anatomia Comparada no Real Colégio de Cirurgiões de Londres escreveu “Letters on the Truth Contained in Popular Superstitions”.

Stainton Moses (Dr. Oxon) – Professor da Universidade de Oxford, escreveu “Spirit Identity, Psychografy” e a obra traduzida “Ensinos Espiritualistas”.

Dr. P. Barkas – Professor de Geologia em New Castle e membro da Sociedade Geológica da mesma cidade, era colaborador do Spiritual Magazine e escreveu “Outlines of Investigations into Modern Spiritualism”.

Dr. Chalis – Professor de Astronomia da Universidade de Cambridge.

Dr. Nassan W. Sênior – Professor de Economia da Universidade de Oxford e chefe da chancelaria. Escreveu “Historical and Philosophical Essais”.

Benjamim Franklin – Notável inventor.

August de Morgan – Professor, presidente da Sociedade de Matemática de Londres e secretário da Real Sociedade. Escreveu dois livros.

William Stead – Estadista, da Conferência de Haya, diretor da Review of Reviews. Publicou três livros e dente eles Carta de Júlia.

Arthur Findlay – Membro de Glasgow Stock Exchange, diretor do Dominion and General Trust, autor de obras de Economia e Finanças, presidente do Instituto Internacional de Pesquisas Psíquicas, presidente do London Spiritualist Alliance, presidente da Psychic e de Light. Autor de “Uma Investigação dos Fenômenos Psíquicos” e do “No Limiar do Etéreo”.

Dr. James Gully – Médico e acatada autoridade inglesa.

Arthur Conan Doyle – Escritor, criador de Sherlock Holmes, autor de “A Nova Revelação”, “Devaneios de um Espiritualista”, “As Fronteiras do Desconhecido” e “A História do Espiritismo”.

Epes Sargent – Foi jornalista, poeta, dramaturgo, novelista, educador e editor americano. Seu trabalho mais difundido é “Bases Científicas do Espiritismo”.

Aldous Huxley – Conhecido escritor inglês. Autor de vários livros sobre percepção extra-sensorial.

Upton Sinclair – Novelista, e autor de cerca de noventa livros, dos quais a novela “The Jungle”. Autor de, dentro outros, “O Rádio Mental”.

Curt John Ducasse – Professor de Filosofia da Universidade Brown, em Providence, Rhode Island. Escreveu “Crença em uma Vida após a Morte”. Era membro da Sociedade Americana de Pesquisas Psíquicas.

William James – Doutor em Medicina, professor de Psicologia e Filosofia. Lecionou na Universidade da Califórnia e na Universidade Stanford. Fundador da Sociedade Americana de Estudos Psíquicos e membro da Sociedade de Pesquisas Físicas, de Londres. Considerado um marco divisório na pesquisa psíquica. Autor de inúmeros livros, artigos e conferências.

Dr. Richard Hodgson – Advogado. Pesquisou, juntamente com William James a sensitiva Sra. Piper. Membro da Sociedade Americana de Pesquisas Psíquicas e editor de jornais de pesquisas psíquicas.

Prof. Joseph Banks Rhine – Professor de Psicologia da Duke University. Considerado o Pai da Parapsicologia. Autor de “O novo Mundo da Mente”, “O Alcance do Espírito”, “Fenômenos Psi e Psiquiatria”, “O Novo Mundo do Espírito”, dentre outros.

Whately Carington – Professor da Universidade de Cambridge. Desenvolveu pesquisas sobre telepatia e desenvolveu as primeiras pesquisas sobre precognição.

Harry Price – Professor catedrático de Lógica da Universidade de Oxford, sustentou a mesma tese de Carington.

Prof. Soal – Da Universidade de Londres, desenvolveu pesquisas sobre o fenômeno de Voz direta.

Dr. Raymond A. Moody Jr. – Doutor em Filosofia, médico, autor de livros de estudos sobre morte clínica e sobrevivência da alma, como “Vida depois da Vida” e “Reflexões sobre a Vida depois da Vida”.

Ian Stevenson – Professor da Universidade da Virgínia, pesquisador mundialmente conhecido no campo da reencarnação, e autor de “20 Casos Sugestivos de Reencarnação”.

Peter Bander – Psicólogo e editor. Autor do livro “Os Espíritos se Comunicam por Gravadores”.

Russel Wallace – Naturalista, colaborador de Darwin. Publicou “Les Miracles et le Modern Spiritualisme”.

William Crookes – Físico e químico famoso, descobridor do tálio e da matéria radiante, pesquisador renomado. Pesquisou as materializações de Kate King. Escreveu “Fatos Espíritas”.

b) França

Charles Richet – Médico, fisiologista, professor da Sorbonne, prêmio Nobel de 1913. Publicou dezenas de livros. Os traduzidos são: “A Grande Esperança”, “O Sexto Sentido” e a “Porta do Mistério”, esse em co-autoria com Léon Cherrevil.

Dr. J. Maxwell – Membro da Academia de Medicina, professor da Faculdade de Medicina de Paris, procurador geral da Corte de Bordeaux. Publicou “La Magie e Lês Phênomènes Psychiques”.

Prof. Cesar de Vesme – Laureado pela Academia de Ciências de Paris, historiador, publicou diversas obras dentre elas “Visões Grandiosas na Terra e no Ar”, traduzida.

Dr. Eugene Osty – Neurologista de fama internacional, diretor do Instituto Metapsíquico. Participou das mais célebres pesquisas psíquicas e publicou diversos livros.

Dr. Paul Gibier – Médico eminente, discípulo de Pasteur, interno do Hospital de Paris, naturalista do Museu de História Natural, cientista convidado do governo Americano. Autor de “Psicologia Experimental” e “Análise das Coisas” e outras não traduzidas.

Dr. Gustave Geley – Médico em Nancy, ex-diretor do Instituto de Metapsíquica. Morto em desastre de avião previsto 28 meses antes por dois sensitivos: Pascal Forthuny e Mad Peyroutet. Nesta viagem, trazia importantes documentos sobre pesquisas realizadas. Deixou diversas obras, já traduzidas.

Dr. Gabriel Delanne – Cientista, homem de letras, foi um dos mais fecundos defensores dos fenômenos espíritas legando à humanidade diversas obras de preciso valor, tais como: “Evolução Anímica”, “A Alma é Imortal”, “O Espiritismo Perante a Ciência”, “A Reencarnação”, etc.

Camille Flammarion – Astrônomo conhecido mundialmente e cujas obras iluminaram os séculos XIX e XX, deixou dezenas de obras nos diversos campos do conhecimento. Nas pesquisas psíquicas pode-se ressaltar: “A Morte e seus Mistérios”, “Deus na Natureza” e “O inconsciente e os Problemas Psíquicos”, etc.

Eugene Auguste Albert de Rochas D’Aiglun – Engenheiro, professor, diretor da Escola Politécnica de Paris. Conhecido pesquisador da Hipnose, escreveu vários livros que logo se esgotavam, dentre eles: “A Levitação”.

Léon Denis – Jornalista e escritor, legou à humanidade diversos livros de vital importância à continuidade das idéias espíritas no mundo, tais como: “No Invisível”, “O Porque da Vida”, “Joanna D’Arc – Médium”, etc.

Jules Thiebault – Escreveu “L’Ami Disparu”.

Louis Jacolliot – O famoso orientalista, escreveu diversos livros sobre o espiritismo. Traduzidos pode-se encontrar os títulos: “O Espiritismo na Índia” e “As Ações dos Defuntos”.

Barão de Guldenstubbé – Responsável pela introdução do fenômeno de escrita direta nos gabinetes da Europa. Durante treze anos de pesquisa o Barão reuniu mais de duas mil provas de escrita direta.

Dr. Joseph Ageorge – Escritor católico, defensor dos fatos espíritas, especialistas em previsões, assunto sobre o qual publicou 2 livros.

Theodoro Fournoy – Professor de Psicologia da Universidade de Genebra, tornou-se um dos mais importantes pesquisadores do fato espírita. Autor de 3 livros.

Léon Chevreuil – Autor do “O Espiritismo na Igreja”, “A Porta do Mistério” (este em co-autoria com Charles Richet) e outros não traduzidos. Abre um dos capítulos de seu livro “Le Spiritisme Incompris” com as palavras de Sir Oliver Lodge: “Lanço um desafio a meus adversários; sustento que há provas da sobrevivência e que as há perfeitamente sólidas”.

Prof. Julien Ochorowicz – Professor de Psicologia da Universidade de Lemberg, autor de “De la Sugestion Mentale” e pesquisador de notória seriedade em assuntos psíquicos.

Alfred Erny – Médico, autor de “O Psiquismo Experimental”.

Elisabete D’Esperance – Autora de “No País das Sombras”, médium.

Paul Bodier – Autor de “A Vida e a Morte” e “Como Desenvolver a Mediunidade”.

Victor Hugo – Escritor conhecido mundialmente, na casa do qual realizavam-se experiências psíquicas.

Victorien Sardou – Excelente médium desenhista.

Theophile Gautier – O mavioso poeta era adepto dessas idéias.

Maurice Lachâtre – Autor do grande dicionário, era também partidário destas idéias.

c) Alemanha

Barão Karl Du Prel – Doutor em Filosofia pela Universidade de Tubingem. Participou de diversas comissões de pesquisas com variados sensitivos. Escreveu diversos livros.

Barão de Schrenck Notzing – Médico, discípulo de Hartman e Du Prel, hipnotizador afamado, freqüentou as aulas de Bernheim, em Nancy. Foi um dos mais meticulosos e experientes pesquisadores alemães. Pelo seu gabinete de pesquisa passaram os maiores sábios de seu tempo. Escreveu diversos livros.

Maximiliane Perty – Professor da Universidade de Berna, escreveu 3 livros.

Prof. Rudolf Lambert – Escreveu obra crítica sobre os livros “ Vidente de Prevost”.

J.K. Friedrich Zöllner – Professor de Astronomia e Física da Universidade de Leipzig, publicou “Provas Científicas da Sobrevivência” (trad.).

Dr. Ubaldo Tartaruga – Autor de obras sobre os médiuns Megalis e Silbert.

Dr. August Ludwig – Publicou “A História das Pesquisas Psíquicas, da Antiguidade aos nossos dias”.

Dr. Gustav Pagentecher – Relata as experiências com a médium clarividente Sra. Reys no livro “Percepção Extra-sensorial”.

Prof. Karl Blacker – Catedrático de Química de Viena, editou o “O Oculto sob o Ponto de Vista das Ciências Naturais”.

Wilheim Wundt – Psicólogo alemão, pesquisador psíquico.

W. Edward Weber – Fisiologista alemão, pesquisador psíquico.

Karl G. Thiersch – Patologista, pesquisador psíquico.

A. Heinrich Braune – Químico alemão, pesquisador.

Gustav T.F. Fechner – Cientista alemão, pesquisador.

d) Itália

Cesare Lombroso – Criminologista, professor de Medicina de Turim, eminente pesquisador psíquico, dirigiu diversos grupos de pesquisa formados por eminentes sábios da época. Escreveu “Hipnotismo e Mediunidade”. Após atacar a veracidade das manifestações, encontrou-se com sua mãe, em espírito, numa reunião de materialização com a médium Eusápia Palladino.

Dr. Eurico Morselli – Especialista em enfermidades nervosas e mentais, professor da Universidade de Gênova. Publicou 3 livros.

Dr. Giovanni Schiapparelli – Diretor do Observatório Astronômico de Milão, sábio conhecido, fez parte da comissão que estudou Eusápia Palladino.

Dr. Francesco Porro – Professor da Universidade de Gênova e diretor do Observatório de Buenos Aires, pesquisador.

Pierre Curie – Descobridor do elemento químico rádio, pesquisador.

Dr. Giuseppe Laponi – Médico, professor de Antropologia, médico dos papas Leão XIII e Pio X. Escreveu “Hipnotismo e Espiritismo”.

Dr. Ernesto Bozzano – Professor da Universidade de Turim. Tornou-se, sem dúvida, um cientista do espírito de alta nomeada e polemista sério tendo refutado obra de René Sudré. Um dos mais sérios divulgadores das idéias espíritas em sua essência. Possui obras de importante teor doutrinário e científico.

Gino Trespioli – Advogado e professor da Universidade de Milão, escreveu diversas obras no campo espiritual ou profissional. Ditou obra mediúnica em 1946.

Dr. Rocco Santoliquido – Professor universitário, diretor geral da Saúde Pública de Itália, Conselheiro de Estado, Presidente do Instituto Metapsíquico, pesquisador e escritor.

Dr. Innocencio Calderone – Fundador da revista “Filosofia della Scienza”, publicou o resultado de pesquisa mundial que fez sobre a reencarnação.

Ernesto Volpi – Diretor de “Vessilo Spiritista”.

Leo Talamonti – Jornalista, especialista em divulgação científica. Publicou o livro “Universo Proibido”.

e) Outros Países

Alexandre Aksakof – Da Academia de Leipizig, Conselheiro de Estado da Rússia. Autor de diversas pesquisas e livros sobre alguns dos mais conhecidos sensitivos. Autor de “Um Caso de Desmaterialização” e “Animismo e Espiritismo” (refutação à obra de Hartman).

Haraldur Nielson – Reverendo, professor de Teologia em Reykjavik e coadjutor da catedral da mesma cidade (Suécia). Escreveu o livro “O Espiritismo e a Igreja”.

Nils O.Jacobson – Psiquiatra sueco, escreveu uma das mais sérias obras sobre parapsicologia dos tempos modernos (1971): “Vida sem Morte?”.

Friedrich Jüergenson – Pintor sueco, tem desenvolvido pesquisa na área de gravação de vozes em gravadores. Escreveu “Telefone Para o Além”.

Konstantin Raudive – Pesquisador de vozes e das suas gravações, é psicólogo.

Roberto Volterri – Especialista em eletrônica e autor do livro “Psicotrônica”.

Casal Kirlian – Responsáveis pelo desenvolvimento das fotografias Kirlian.

Hamedras Nat Banerje – Professor Universitário de Jaipur, Índia, pesquisador da reencarnação.

Leonid Vassiliev – Professor da Universidade de Leningrado (URSS), pesquisador.

(Fonte: Livro “Conversando Sobre a Morte; ou Epistemologia da Morte”, Álvaro Chrispino, Rio de Janeiro, Edições CELD, 1994, 1ª edição).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #138 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:42:55 »
Video, por que você insiste em desperdiçar o nosso tempo?

Não entendeu ainda que a verdade não é uma questão de votação majoritária?  E que se fosse, o Espiritismo estaria errado?

Ô teimosia sem sentido.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #139 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:48:03 »
 Você é bem equilibrado?

As pessoas bem equilibradas

Nada mais divertido que a audácia das pessoas que se intitulam bem equilibradas. Para elas, não existem fenômenos; existe apenas uma categoria de ingênuos, da qual modestamente se excluem. Todo aquele que se entrega às pesquisas psíquicas é um evadido de Charenton ou um candidato à Salpêtrière7. Desde que alguém se afasta um pouco das idéias vulgares, não passa de um desequilibrado. É verdadeiramente tocante a sua comiseração pelos psiquistas; provém aliás duma certa altivez natural às pessoas que ignoram esses fenômenos, pois julgam-se muito superiores às que supõem ver nos mesmos uma hábil pretidigistação.

O homem bem equilibrado pensa ter o cérebro infinitamente mais são que o desses desengonçados psiquistas, que acreditam em quimeras.

Todos aqueles que se comprazem – dizem eles – com as hipóteses relativas ao pretenso sobrenatural ou se mergulham na teoria insondável da continuação da vida após a morte, revelam cérebros mal equilibrados, cujas funções se acham atrofiadas.

Assim falam os últimos discípulos da escola materialista ou positivista. Podem iludir-se mutuamente; mas, dentro de vinte ou trinta anos, as suas fileiras, cada vez mais rarefeitas, chegarão ao nada, que eles tanto prezam. Daqui a um século ou dois, quando muito, os materialistas serão estudados como fósseis, segundo dizia o presidente da Sociedade de Pesquisas Psíquicas, nos Estados Unidos.

Outrora, o homem bem equilibrado atribuía os poderes chamados sobrenaturais (e que apenas são supranormais ou anormais, o que é muito diferente) aos mágicos negros, brancos ou cinzentos, e aos feiticeiros de todos os gêneros. Em nossos dias foram tratadas como charlatães pessoas que curavam por meio do magnetismo, não porque operassem curas maravilhosas, mas porque não possuíam diploma.

Disse um grande filósofo austríaco, o Barão Hellenbach:

“Só o homem da ciência oficial tem o direito de, por sua capacidade ou incapacidade, enviar os seus clientes a um mundo melhor, sem ser por isso perseguido.

“Há homens que vivem na ilusão de que sabem e adivinham tudo, e por isso declaram impossível o que não compreendem logo; e todos os fatos do mesmo gênero são considerados como fraudes abomináveis. Essa espécie de sábios esquece constantemente, ou mais provavelmente ignora o que dizia Gauss:

“Se, atirando um livro à cabeça de alguém, ouvirmos um som cavernoso...não devemos concluir que ele provém do livro, porém sim da cabeça, que é oca. Encontram-se também muitas pessoas que, nada compreendendo, têm um pendor natural para o incompreensível, pelo menos no seu ponto de vista. Elas experimentam grande satisfação verificando que, se lhes é desconhecida a explicação dos fatos, não podem outros, apesar da sua ciência, explicá-los de um modo natural.”

Como se vê, não são destituídas de sentido as palavras do Barão de Hellenbach.

Ele escreveu aliás grande número de livros filosóficos de grande interesse, alguns dos quais são consagrados aos fenômenos psíquicos.

Capítulo II do livro “O Psiquismo Experimental”, de Alfred Enry

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #140 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:49:55 »

Não entendeu ainda que a verdade não é uma questão de votação majoritária?  E que se fosse, o Espiritismo estaria errado?

Ô teimosia sem sentido.

Mas á verdade então esta com os ceticos? ou ponderar não seria melhor?
Onde as refutações dos eventos mediunicos? onde?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #141 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:00:54 »

Ô teimosia sem sentido.

Video, se você se der ao trabalho de refletir sobre o que significam essas palavras - ceticismo e verdade - então nem precisará fazer a pergunta.

De qualquer forma, sim, a verdade tende mesmo a estar mais com quem questiona as coisas do que com quem "pondera" (no contexto, você está usando a palavra como eufemismo para "mantém-se crédulo").

Quanto às refutações... de novo essa história?  Do jeito que você fala até parece que há algum fenômeno mediúnico convincente que ainda precise ser contestado.  Ou que isso não é inversão do ônus da prova.

Você já devia saber disso depois da trecentésima vez...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #142 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:19:27 »
Vamos lá filho do professor, começemos pelo meio: http://br.geocities.com/existem_espiritos/wu.html

O argumento do desafio psíquico de um milhão de dólares de James Randi.
Não escrevi um argumento. A única coisa que quis foi esclarecer que para as alegações devem ser feitos testes de refutabilidade.

Pelos vistos tens mesmo problemas em ler: não usei o "argumento de Randi". Usei os casos como exemplos para entenderes o que é um teste de refutabilidade e a sua importância, e não sobre individualidades, nem fiz generalizações.
Até tinha escrito para evitar confusões (sem sucesso, pelos vistos): "(Antes que escrevas a dizer que não é a mesma coisa: não é isso que está em questão)."
Nem sequer encontro um argumento que tenha feito que esteja nessa lista.

Se alguém diz que tem poderes telecinéticos, e suspeita-se que anda a soprar, basta colocar esferovite à volta do objecto que foi e supostamente vai ser movido. Este é um bom exemplo, e como vês posso fazê-lo sem referir-me a Randi (indico sempre fontes ou elementos para poderem procurar informações por si mesmos, e incentivando que não confiem em mim só porque digo algo, e até permitindo que me corrijam).

Se alguém alega algo como científico, mas não admite esses testes, que são fundamentais na Ciência, então é um pseudo-cientista.

Se eu dou o benefício da dúvida, permitindo que indiques algo que permita fazer observações e testes que apoiam as suas alegações, como posso então ser um pseudo-céptico? Se aceitarem qualquer coisa só pela fé e são feitos testes sem qualquer rigor, então é claro que critico isso, como um céptico.

Portanto volto a pedir essas observações e testes. Se não aproveitas isso, então o problema é só seu, e não meu.
E quando fizer citações, use o "quote" ou aspas.
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #143 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:34:41 »
Outra vez isso da verdade, que o Erivelton também costuma fazer...

Um céptico não tem a verdade e não considera que tem a verdade. Os dogmáticos é que acham que têm a verdade (até iniciam com maiúscula: Verdade).

Já admiti a minha ignorância a respeito do espiritismo, e por isso mesmo pedi as tais observações e testes.
O que fiz no tópico foi criticar os teus argumentos e ver como reagias em certas situações. E como já observei, gostas muito de responder a provocações em vez de responder e esclarecer.

Não me dediquei ao espiritismo, mas há pouco tempo encontrei umas obras de Kardec.
Os crentes que já me deram imensa informação sobre as suas crenças levaram-me a conhecer coisas hediondas sobre elas, e que os seus argumentos são falaciosos. Tenho uma colecção de literatura prosélita, que crentes me deram. Se deixar de ser ignorante a respeito do espiritismo, o que passar a pensar sobre ele pode não ser muito agradável, como já aconteceu noutras crenças.
Pedro Amaral Couto

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #144 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:09:48 »

Ô teimosia sem sentido.

Video, se você se der ao trabalho de refletir sobre o que significam essas palavras - ceticismo e verdade - então nem precisará fazer a pergunta.

De qualquer forma, sim, a verdade tende mesmo a estar mais com quem questiona as coisas do que com quem "pondera" (no contexto, você está usando a palavra como eufemismo para "mantém-se crédulo").

Quanto às refutações... de novo essa história?  Do jeito que você fala até parece que há algum fenômeno mediúnico convincente que ainda precise ser contestado.  Ou que isso não é inversão do ônus da prova.

Você já devia saber disso depois da trecentésima vez...

Todos os fenomemos mediunicos fora contestados? por quem? como se explica o fenomeno de voz direta? na espera Dantas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #145 Online: 20 de Novembro de 2007, 21:48:46 »
Todos os fenomemos mediunicos fora contestados? por quem? como se explica o fenomeno de voz direta? na espera Dantas.

Você não tem jeito mesmo... SEMPRE esse disco arranhado e já para lá de desacreditado.

Repita comigo, Video: "não devo tentar inverter o ônus da prova".

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #146 Online: 21 de Novembro de 2007, 09:30:21 »
Gostava de ver um vídeo com esse fenómeno.
Já me mostraram de uma cadeira que se movia, que começou a rodar ao era arrastada sempre a direito... como se tivesse a ser puxada por uma corda.
Parece que não percebeste o teste de refutabilidade. Se conheceres um médium, e der para comunicar com um meu avô que morreu há poucos anos, podemos fazer um teste desses.
Pedro Amaral Couto

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 21 de Novembro de 2007, 12:45:09 »
Já me mostraram de uma cadeira que se movia, que começou a rodar ao era arrastada sempre a direito... como se tivesse a ser puxada por uma corda.
Parece que não percebeste o teste de refutabilidade. Se conheceres um médium, e der para comunicar com um meu avô que morreu há poucos anos, podemos fazer um teste desses.
Sem que ele tenha tempo antes de fazer uma investigação sobre você.
Um cara pediu ao Chico Xavier para se comunicar com a mãe dele, só que ela ainda estava viva. O Chixa caiu direitinho e se "comunicou" com ela e "transmitiu" suas mensagens ao cara.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #148 Online: 21 de Novembro de 2007, 12:47:51 »

eurl=

Pronto. Vê se sossega pedindo provas do espiritismo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 21 de Novembro de 2007, 13:14:43 »
Pegando o bonde andando hehehe..........

A única coisa que vejo nesse tópico são vontades repreendidas hhehehe... O vídeo, na verdade, queria assassinar todo mundo e etc....

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!