Autor Tópico: Adão e Eva - o debate  (Lida 37789 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Adão e Eva - o debate
« Resposta #275 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 12:37:02 »
A minha opinião:
A maior prova contra a existência factual de Adão e Eva, tal como descrito em Gênesis é a total ausência de indicações que a espécie humana tenha começado nas vizinhanças da Mesopotâmia. De fato, a biologia moderna demonstra que a variabilidade genética observada não pode ter sido criada a partir de um único casal de humanos. Para não falar de outras ciências, como a Arqueologia e Paleoantropologia, que demonstram a existência de culturas - e de fato, da espécie humana - muito anteriores ao suposto período de Adão e Eva.
Vez de vocês :-)
Antes de mais nada gostaria de fazer um pré argumento.
O autor do livro de Genesis talvez teria a intenção de explicar mitológicamente por que vida era sofrida, porque a mulher sofria com as dores do parto e como a maldade teria entrado nas pessoas.
Segundo o autor o castigo de Deus foi:
Para a serpente: 14 Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Aqui simbólicamente o diabo é comparado a uma serpente, pois uma serpente não tinha mente inteligente para entender um Deus.(irracional)
15  E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar

Existe aqui alguém que pisaria na cabeça desta serpente. QUEM ERA?
Porque esta mitologia não esclareceu de uma vez por toda quem era este personagem?
Bom continuando para a mulher disse:16  ¶ E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
Aqui explica porque a mulher sente as dores do parto.
E por fim disse ao homem: 17  ¶ E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
18  Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
19  No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Aqui explica porque o homem sofre no trabalho do campo e porque a morte passou a exisitir.
Destas 3 considerações aplicada a esta mitologia somente o personagem que esmagaria a serpente ficou em aberto  :umm:
Em todas as mitologias que conheço todas elas existem um personagem principal conhecido.
Muito estranho este pesonagem do gênesis em aberto  :umm:
Pelo fato de este suposto personagem estar oculto tudo leva a crer que relamente eles existiram.
Quanto as provas, a ciência pelo que sei a já chegou ao primeiro homem Adão vindo da áfrica. Este documentários saiu no fantástico.

Só uma observação, Erivelton...Em todas as mitologias que voce conhece tem um protagonista assim como voce descreve...Mas voce não conhece todas as mitologias!

A mitologia cristã herdou esses elementos das mitologias anterioras da qual foi copiada e adaptada.
Foram essas as mitologias sumérias, persas e romanas/gregas.

E quanto as provas da ciencia, voce deve estar se referindo a indicação que analises do DNA mitocondrial sugerem uma eva a aproximadamente 60.000 anos.
Bom:
1- Isso já contradiz a biblia que sugere que a terra não tem mais que 6000 anos.
2- O que houve foi uma quase interrupção da linhagem humana, com posivelmente uma grande redução da população humana JÁ existente...

Isso derruba sua suposição de que a ciencia corrobora alguma coisa da biblia, a ciencia está preocupada com fatos, não com mitologias antigas...Isso é tema de antropologia...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #276 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 12:41:03 »
Estaria o Erivelton sugerindo que a humanidade surgiu de uma série de incestos entre irmãos? Caim, Set e suas irmãs?

Este é o grande problema moral que os crentes na história literal do gênesis estão caindo.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
« Resposta #277 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 12:43:37 »
E para complicar mais a situação não esqueçam da esposa de Caim e do próprio Caim que chegou em um outro lugar e já encontrou uma idade existindo de maneira autônoma. Como seria possível a existência dessa cidade se haviam apenas Adão, Eva, Caim, Set e seus irmãos sobre a terra?

Da mais completa incoerência.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #278 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 12:47:30 »
Estaria o Erivelton sugerindo que a humanidade surgiu de uma série de incestos entre irmãos? Caim, Set e suas irmãs?

Este é o grande problema moral que os crentes na história literal do gênesis estão caindo.

Acho que não... Como todo crente que não conhece ciencias mas reconhece que ela é importante acho que ele usa do relativismo...

Tipo:
biblia: o universo foi criado em 6 dias...
ciencia: o universo tem 14 mi de anos.
crente: 1 dia para deus podem ser milhares de anos, então a ciencia comprova a biblia, pois a biblia fala da verdade com uma linguagem figurada para o entendimento de um povo antigo,
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
« Resposta #279 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 12:56:24 »

Acho que não... Como todo crente que não conhece ciencias mas reconhece que ela é importante acho que ele usa do relativismo...

Tipo:
crente: 1 dia para deus podem ser milhares de anos, então a ciencia comprova a biblia, pois a biblia fala da verdade com uma linguagem figurada para o entendimento de um povo antigo,

O Problema MORAL do INCESTO permanece.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #280 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 13:07:28 »

Tipo:

O Problema MORAL do INCESTO permanece.
Para uma moral secular eu concordo...para a moral religiosa...relativismo!!! Foi designio de deus; esses filhos não são incestuosos pois foram criados de forma divina; deus determinou que não foi incesto só daquela vez...escolha sua versão.

Se um crente for responder isso, não vai ser de forma direta, vai responder com uma pergunta fora do assunto e pontuar a "explicação" com uma porção de trechos da biblia como se isso desse alguma legitmidade ao assunto!! Raciocinio circular!!!

Mas é uma exelente questão a ser feita a eles... expõe a fragilidade de argumentos deles...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #281 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 13:25:35 »
Só uma observação, Erivelton...Em todas as mitologias que voce conhece tem um protagonista assim como voce descreve...Mas voce não conhece todas as mitologias!
Entendo que houve um protagonista, mas o problema aqui é tentar entender porque este personagem oculto não é descrito para um melhor entendimento.
A mitologia cristã herdou esses elementos das mitologias anterioras da qual foi copiada e adaptada.
Ninguém possui provas se os hebreus criaram uma mitiologia hebraica se baseando na cultura religiosa dos povos da antiguidade. Mesmo que o autor tivesse a intenção de criar uma mitologia para que usar um personagem oculto?
E qual mitologia fala do personagem oculto igual a dos hebreus?
De que forma este suposto descentende venceria a maldade da serpente?
Morrendo numa cruz?
Que mitologia é esta que saiu derrotada?
E quanto as provas da ciencia, voce deve estar se referindo a indicação que analises do DNA mitocondrial sugerem uma eva a aproximadamente 60.000 anos.
Este documentário na qual passou revela que os descendentes de Adão vieram da africa.
60.000 segundo as escrituras só viviam animais sem a inteligência humana que temos hoje.
1- Isso já contradiz a biblia que sugere que a terra não tem mais que 6000 anos.
Onde está escrito na bíblia que a terra tem 6000 anos?
2- O que houve foi uma quase interrupção da linhagem humana, com posivelmente uma grande redução da população humana JÁ existente...
Um fóssil encontrado a mais de 60.000 anos não apresenta nenhuma prova se eles eram inteligentes igual a nós. Poderia ter a mesma estrutura física, mas não eram humanos.
Cranios de macacos se parecem com humanos, mas não possuem nossa inteligência.
Estou falando alguma coisa errada?
Isso derruba sua suposição de que a ciencia corrobora alguma coisa da biblia,
Depois dizem que não entendo. Eu gostaria que voce provasse que um cranio de 60.000 mil anos foi de seres humanos com o mesmo grau de inteligência que temos hoje.
a ciencia está preocupada com fatos, não com mitologias antigas...Isso é tema de antropologia...
E quem aqui afirmou que a ciência está preocupada com mitologia?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #282 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 13:28:23 »
E para complicar mais a situação não esqueçam da esposa de Caim e do próprio Caim que chegou em um outro lugar e já encontrou uma idade existindo de maneira autônoma. Como seria possível a existência dessa cidade se haviam apenas Adão, Eva, Caim, Set e seus irmãos sobre a terra?
Onde está escrito que já encontrou uma cidade pronta?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #283 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 13:35:35 »
Para uma moral secular eu concordo...para a moral religiosa...relativismo!!! Foi designio de deus; esses filhos não são incestuosos pois foram criados de forma divina; deus determinou que não foi incesto só daquela vez...escolha sua versão.
Se um crente for responder isso, não vai ser de forma direta, vai responder com uma pergunta fora do assunto e pontuar a "explicação" com uma porção de trechos da biblia como se isso desse alguma legitmidade ao assunto!! Raciocinio circular!!!
Mas é uma exelente questão a ser feita a eles... expõe a fragilidade de argumentos deles...
A lei da união mostra que todos somos irmãos independente se não somos parentes chegados.
Se todos retrocedermos chegaremos a um único casal(Adão e Eva).
Deus poderia também ter criado várias famílias e deixado as leis para serem cumpridas. No entanto eu não vejo problema nenhum casamento entre parentes chegados nos tempos de Adão. O respeito é a grande moral dentro deste tema.

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
« Resposta #284 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 18:15:40 »
Onde está escrito que já encontrou uma cidade pronta?
Ou você não lê a bíblia ou terá que explicar porque Deus colocou um sinal em Caim onde "que o encontrasse", peraê como assim quem o encontrasse? Não existia apenas Adão, Eva, Caim, Irmãs e esposa na Terra? Logicamente se a Bíblia diz que isso poderia acontecer quando ele fosse para a terra de Node e que se o matassem ele seria vingado 7 vezes, fica lógico que existiam outras pessoas e outro povos em outros lugares, o que nos diz que para onde fosse poderia encontrar com eles, além do mais a própria bíblia diz que Caim construiu sua própria cidade Gênesis 4:17, logo é bastante presumível que tenha encontrado com outras civilizações.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #285 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 18:42:34 »
Ou você não lê a bíblia ou terá que explicar porque Deus colocou um sinal em Caim onde "que o encontrasse", peraê como assim quem o encontrasse? Não existia apenas Adão, Eva, Caim, Irmãs e esposa na Terra? Logicamente se a Bíblia diz que isso poderia acontecer quando ele fosse para a terra de Node e que se o matassem ele seria vingado 7 vezes, fica lógico que existiam outras pessoas e outro povos em outros lugares, o que nos diz que para onde fosse poderia encontrar com eles, além do mais a própria bíblia diz que Caim construiu sua própria cidade Gênesis 4:17, logo é bastante presumível que tenha encontrado com outras civilizações.
Dr. Jekyll, vejo que entendes bem as escrituras, mas creio que lhe falta um certo conhecimento interpretativo.
Tudo nos leva a entender que quando aconteceu este homicídio a geração dos filhos de Noé já teria aumentado por sôbre a terra. A bíbilia judaica não escrevia de forma uniforme contando os fatos numa sequência após outra.
O capítulo 5 por exemplo pode ter acontecido antes do primeiro homicídio no capítulo 4. Não existe uma uniformidade. Além disto não existia pontuação e nem parágrafo.
Esta é a explicação mais lógica para aceitar a verdade desta história.
Alguns querem encontrar algum erro para terem como aplicar o livro sagrado judaico como uma mitologia.
A bíblia apenas ficaliza um acontecimento que aconteceu com estes dois filhos de noé e os demais nada se fala.
Gên 5:4  E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #286 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 18:45:04 »
Quando eu perguntei onde Caim encontrou uma cidade pronta, estava me referindo a cidade que ele próprio construiu e deu o nome de Enoque em homenagem a seu filho.

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #287 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 23:31:42 »
Ele construiu uma cidade habitada por ele sua mulher e seu filho... Cidade com três habitantes?
Mais me parece que ele levantou uma cabana.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #288 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 23:51:33 »
Entendo que houve um protagonista, mas o problema aqui é tentar entender porque este personagem oculto não é descrito para um melhor entendimento.
Ninguém possui provas se os hebreus criaram uma mitiologia hebraica se baseando na cultura religiosa dos povos da antiguidade. Mesmo que o autor tivesse a intenção de criar uma mitologia para que usar um personagem oculto?
E qual mitologia fala do personagem oculto igual a dos hebreus?
De que forma este suposto descentende venceria a maldade da serpente?
Morrendo numa cruz?
Que mitologia é esta que saiu derrotada?
Este documentário na qual passou revela que os descendentes de Adão vieram da africa.
60.000 segundo as escrituras só viviam animais sem a inteligência humana que temos hoje.
Onde está escrito na bíblia que a terra tem 6000 anos?
Um fóssil encontrado a mais de 60.000 anos não apresenta nenhuma prova se eles eram inteligentes igual a nós. Poderia ter a mesma estrutura física, mas não eram humanos.
Cranios de macacos se parecem com humanos, mas não possuem nossa inteligência.
Estou falando alguma coisa errada?
Isso derruba sua suposição de que a ciencia corrobora alguma coisa da biblia,
Depois dizem que não entendo. Eu gostaria que voce provasse que um cranio de 60.000 mil anos foi de seres humanos com o mesmo grau de inteligência que temos hoje.
a ciencia está preocupada com fatos, não com mitologias antigas...Isso é tema de antropologia...
E quem aqui afirmou que a ciência está preocupada com mitologia?

Tudo errado Erivelton.... E tudo isso já foi apresentado para voce.

Quanto a mitologia copy/paste da biblia, existem centenas de provas...pesquise apenas Mithra...pra começar!

Voce realmente tem problemas de interpretação de textos...Não tem adão nenhum...voce está misturando contos de um livro de mitologia que não tem nada ha ver com os resultados de uma pesquisa, eu refutei voce no ultimo post... Errado de novo!!!

que o universo tem + ou - 6000 anos? fácil, interpretando a biblia!!! Se adão foi o primeiro homem, que foi criado no 6º dia, e somando-se as gerações posteriores dele, não dá 6000 anos!! Viu como esse livro de mitologias não presta pra interpretar a realidade?!?! Portanto errado de novo!!

E essa estorinha do fossil inteligente!!! Voce realmente não entende nada de ciencias, né?? Falamos de DNA mitocondrial, não de fosseis... e eles eram bastante inteligentes e avançados já bem antes...e isso já te foi explicado que eu já vi!! Voce volta desesperadamente pra essa estoria furada sempre... e já foi mostrado...Voce está errado de novo!!!

E quem afirma que a ciencia prova mitologia é voce....

Agora, pare de enrolar e responda a alguma pergunta, pelo menos!!!!

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
« Resposta #289 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 23:57:19 »
Dr. Jekyll, vejo que entendes bem as escrituras, mas creio que lhe falta um certo conhecimento interpretativo.
Tudo nos leva a entender que quando aconteceu este homicídio a geração dos filhos de Noé já teria aumentado por sôbre a terra. A bíbilia judaica não escrevia de forma uniforme contando os fatos numa sequência após outra.
O capítulo 5 por exemplo pode ter acontecido antes do primeiro homicídio no capítulo 4. Não existe uma uniformidade. Além disto não existia pontuação e nem parágrafo.
Esta é a explicação mais lógica para aceitar a verdade desta história.
Alguns querem encontrar algum erro para terem como aplicar o livro sagrado judaico como uma mitologia.
A bíblia apenas ficaliza um acontecimento que aconteceu com estes dois filhos de noé e os demais nada se fala.
Gên 5:4  E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.

Caro Erivelton.

Quero compartilhar algo com você. Eu nasci em uma família muito interessante, meu avô era um Israelense que nasceu por aquelas bandas quando ainda não existia o estado de Israel além de ter vivido na alemanha no período nazista, portanto falava hebraico e Íidiche, minha vó nasceu na Macedonia e conheceu meu avô na alemanha nazista e fugiram juntos para o Brasil a questão toda é que eu vivi com minha mãe e meus avós juntos, escutei durante toda minha vida hebraico da parte de meu avô e grego da parte de minha vó, aprendi estes idiomas em casa e depois me alfabetizei neles visto que sou um apreciador das línguas, leio regularmente a bíblia hebraica, particularmente eu tenho uma BHS (Biblia Hebraica Stuttgartensia) que é hoje considerada a melhor versão do texto hebraico para estudos acadêmicos, da parte de minha vó herdei o conhecimento do grego macedonico ainda que lijeiramente diferente do grego antigo, ainda conserva uma similaridade extremamente grande com o grego antigo, isto me foi de grande valia para buscar ler os textos da bíblia hebraica tanto em hebraico quanto a versão Septuaginta, e adquiri uma Bíblia Nest Aland que é a melhor versão atual e acadêmica para leitura do NT, em vista de tais fatos, penso que não tenho problema com a interpretação data venia sou extremamente cuidadoso quanto ao que leio e não penso te problemas com interpretação até porque hermeneutia é uma ciência humana e não exata.

Ninguém quer aplicar a bíblia hebraica como mitologia em realidade ela mesma se caracteriza sozinha como mitologia, além do mais você mesmo foi quem mencionou em posts anteriores a mitologia de adão e eva.

O texto bíblico é auto elucidativo quase sempre, quando não, conhecer os costumes e a literatura de época ajuda muito, existem outros livro a serem lidos que pertencem ao judaismo e que levariam você a uma compreensão mais apurada da história, pois nem mesmo os judeus crêem na estória de Adão e Eva e tão pouco na de Caim e Abel.

Cordialmente, Dr. Jekyll

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #290 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 11:42:18 »
Ele construiu uma cidade habitada por ele sua mulher e seu filho... Cidade com três habitantes?
Mais me parece que ele levantou uma cabana.

:biglol: :histeria: :lol:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #291 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 18:53:37 »
Pois é, temos aqui profundos conhecedores de idiomas "biblicos", historiadores, filosofos, doutores em biologia nas mais diversas areas, fisicos... Para desafiá-los seria necessário um mínimo de conhecimento específico e não achar que uma interpretação pessoal não baseada em estudos sérios tem a mínima chance de suplantar o verdadeiro espírito questionador destes experts...

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #292 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 19:29:18 »
Caro Erivelton.
Quero compartilhar algo com você. Eu nasci em uma família muito interessante, meu avô era um Israelense que nasceu por aquelas bandas quando ainda não existia o estado de Israel além de ter vivido na alemanha no período nazista, portanto falava hebraico e Íidiche, minha vó nasceu na Macedonia e conheceu meu avô na alemanha nazista e fugiram juntos para o Brasil a questão toda é que eu vivi com minha mãe e meus avós juntos, escutei durante toda minha vida hebraico da parte de meu avô e grego da parte de minha vó, aprendi estes idiomas em casa e depois me alfabetizei neles visto que sou um apreciador das línguas, leio regularmente a bíblia hebraica, particularmente eu tenho uma BHS (Biblia Hebraica Stuttgartensia) que é hoje considerada a melhor versão do texto hebraico para estudos acadêmicos, da parte de minha vó herdei o conhecimento do grego macedonico ainda que lijeiramente diferente do grego antigo, ainda conserva uma similaridade extremamente grande com o grego antigo, isto me foi de grande valia para buscar ler os textos da bíblia hebraica tanto em hebraico quanto a versão Septuaginta, e adquiri uma Bíblia Nest Aland que é a melhor versão atual e acadêmica para leitura do NT, em vista de tais fatos, penso que não tenho problema com a interpretação data venia sou extremamente cuidadoso quanto ao que leio e não penso te problemas com interpretação até porque hermeneutia é uma ciência humana e não exata.

Ninguém quer aplicar a bíblia hebraica como mitologia em realidade ela mesma se caracteriza sozinha como mitologia, além do mais você mesmo foi quem mencionou em posts anteriores a mitologia de adão e eva.

O texto bíblico é auto elucidativo quase sempre, quando não, conhecer os costumes e a literatura de época ajuda muito, existem outros livro a serem lidos que pertencem ao judaismo e que levariam você a uma compreensão mais apurada da história, pois nem mesmo os judeus crêem na estória de Adão e Eva e tão pouco na de Caim e Abel.

Cordialmente, Dr. Jekyll

Dr. Jekyll,

Até que enfim alguém coerente.

Será que a maioria não percebe que a bíblia é coberta de alegorias ?

Abraços.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #293 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 21:48:00 »
Pessoas com bom senso percebem que a bíblia nada mais é do que um livro ultrapassado, escrito por um povo da idade do bronze. O problemas é que, para milhões de pessoas, ela é a palavra verdadeira e infalível de deus. Pessoas como o Erivelton.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #294 Online: 02 de Março de 2009, 14:20:30 »
É bem estranho mesmo, eu conheço muita gente de bom senso e terrivelmente inteligente que sao capazer de rir e apontar as abobrinhas nas crendiçes e nas religioes dos outros, mas por medo nao conseguem enxergar isso na biblia

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #295 Online: 02 de Março de 2009, 15:13:52 »
É bem estranho mesmo, eu conheço muita gente de bom senso e terrivelmente inteligente que sao capazer de rir e apontar as abobrinhas nas crendiçes e nas religioes dos outros, mas por medo nao conseguem enxergar isso na biblia
Eu até entendo isso, passei por um periodo em que não confrontava o catolicismo/biblia com a ciencia, pois iria ver os furos enormes e ver desmoronar todo o sistema de crenças em que fui criado e me foi incutido desde criança....

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #296 Online: 02 de Março de 2009, 15:34:09 »
Nao digo apenas no confronto com a ciencia, mas tambem  no confronto com as outras religioes, aqui a carolagem esta dando altas risasdas com as bobagens hindus que eles assistem na novela, logo eles que acreditam no cara que voa, no biscoito magico e por ai vai   :biglol:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #297 Online: 02 de Março de 2009, 18:42:19 »
É sempre a mesma história... a religião do outro é mito, a minha é verdade absoluta.

::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #298 Online: 02 de Março de 2009, 18:42:51 »

Dr. Jekyll,

Até que enfim alguém coerente.

Será que a maioria não percebe que a bíblia é coberta de alegorias ?

Abraços.

Reintero suas palavras!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #299 Online: 05 de Março de 2009, 03:33:00 »
Estou lendo um livro muito interesante. "The History of God", de Karen Armstrong,
uma ex-freira.

A autora mostra que os mitos da criação de povos da Mesopotâmia, como sumérios, assírios
e babilônios não eram interpretados por estes povos como histórias reais. Havia ritos
e festivais sagrados onde tais mitos eram celebrados e reencenados mas entendia-se
perfeitamente que estes eram simbólicos e representavam a relação dos deuses com os
homens. Tais mitos eram representações alegóricas dos conceitos relacionados aos
deuses e todos estavam perfeitamente cientes disto.

Sendo o mito da criação hebraico originário da mesma região é plausível que não tenha
sido escrito para ser interpretado literalmente, mesmo pelos homens da sua época. Na
verdade o relato já existia muito antes de ser escrito e sua origem deve ser mais ou
menos contemporânea com outros mitos de outros povos da região.

O fato de que é uma alegoria se torna claro até mesmo com uma análise superficial
do texto. O autor não teve a menor preocupação com a verosimilhança. Há várias
passagens pouco críveis como  quando Deus leva Adão para dar nome a todos os animais
da Criação. Mesmo um homem rude da Idade do Bronze perceberia que isto deixaria
Adão ocupado por muito, muito tempo.

Podemos notar também que Adão e Eva tiveram apenas dois filhos, ambos do sexo masculino,
e ainda assim deram origem a toda raça humana. Mas quando Caim mata Abel e é expulso se
lamenta "óh, qualquer um que me ache irá me matar", mas, qualquer um quem? E Caim conhece
a sua mulher, lá pelas terras de Node. Mas de onde ela veio?

E é dito que Enoque, neto de Adão, edifica uma cidade. Curioso que já na terceira
geração existisse gente bastante para habitar uma cidade.

Ora, um homem vivendo há 3.000 anos poderia ser menos instruído, mas definitivamente
não era menos inteligente que qualquer um de nós. É evidente que estes furos chamariam
atenção até de uma criança, mas o autor não teve a menor preocupação porque estava
claro para qualquer um que tudo não passava de fantasia. Ele não se dá ao trabalho
sequer de dar uma explicação sobre se a mulher de Caim era ou não sua irmã, sabendo
que o incesto não era aceito pela sua religião. Não havia esta necessidade
simplesmente porque ninguém estava interpretando que aquela história fosse uma verdade
literal.

Quando comparamos o texto de Gênesis com o de Êxodus (que também é puramente inventado)
vemos uma diferença muito grande. Apesar da narrativa mencionar acontecimentos sobrenaturais
o autor de Êxodus se preocupou com a consistência lógica, porque esta era uma história
onde se pretendia que as pessoas cressem como verdadeira. Êxodus foi escrito para reforçar
o sentimento de identidade do povo e o orgulho nacional, é metade religião, metade
propaganda. Gênesis foi composto como mito mesmo e muito posteriormente outras histórias
tiveram que ser acrescentadas à tradição judaica para remendar as omissões e as
contradições do texto.

É irônico que agora, no século 21, muitos estejam lendo estes textos como se fossem
livros de História e de Ciências enquanto os homens analfabetos da Idade do Bronze
compreendiam perfeitamente que tudo não passava de fantasia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!