Autor Tópico: Adão e Eva - o debate  (Lida 37778 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Adão e Eva - o debate
« Online: 08 de Novembro de 2007, 17:31:10 »
Perfeito.

Mas e se Adão e Eva não tiverem existido?

minha pressuposição é que tenham vivido. Se não viveram, toda doutrina e teologia biblica cai por terra.

Convido todos os crentes e céticos deste fórum a responder a seguinte pergunta:

Adão e Eva existiram?

Em particular, gostaria que expusessem suas razões para crer ou descrer na história do Gênesis; se acreditam que é a verdade factual, ou se é uma alegoria.

A minha opinião:

A maior prova contra a existência factual de Adão e Eva, tal como descrito em Gênesis é a total ausência de indicações que a espécie humana tenha começado nas vizinhanças da Mesopotâmia. De fato, a biologia moderna demonstra que a variabilidade genética observada não pode ter sido criada a partir de um único casal de humanos. Para não falar de outras ciências, como a Arqueologia e Paleoantropologia, que demonstram a existência de culturas - e de fato, da espécie humana - muito anteriores ao suposto período de Adão e Eva.

Vez de vocês :-)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Re: Adão e Eva - o debate
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2007, 17:34:38 »
Vou esperar o Ângelo responder.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2007, 17:39:25 »
Não, não existiram.

A origem da vida mostra que a teoria doida de adão e eva é mais de uma das 654697864646 teorias bíblicas que estão completamente erradas.

Não há muito o que dizer sobre isso, creio eu.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2007, 17:54:36 »
A estória de Adão e Eva é uma fábula.

Só não entendi ainda a moral. Devemos mesmo evitar o conhecimento? Por que Deus vai ficar bravo? Bah…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2007, 17:56:25 »
Bem, o Dbohr já falou tudo. Só gostaria de acrescentar que nem mesmo membros da igreja acreditam nessa historinha. Lembro até de uma freira, professora minha do colégio, que respondeu minha pergunta dizendo (algo como): "Ah, claro que essas histórias são apenas fábulas. Não devem ser levadas ao pé da letra."
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2007, 18:43:14 »
E entretanto, é parte fundamental da doutrina cristã. Como o próprio Angeloitacare disse, como justificar o resto da fé sem a idéia do Pecado Original?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2007, 18:49:03 »
Pois é. Adão e Eva são os pés de barro da teologia Cristã. Gostaria de saber o que os judeus pensam disso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2007, 20:13:20 »
E entretanto, é parte fundamental da doutrina cristã. Como o próprio Angeloitacare disse, como justificar o resto da fé sem a idéia do Pecado Original?

Tudo se resume a ser salvo do Pecado Original? Simbolicamente, então, isso significa ser salvo da VIDA?  :?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2007, 20:23:16 »

Tudo se resume a ser salvo do Pecado Original? Simbolicamente, então, isso significa ser salvo da VIDA?  :?
Não entendi sua pergunta... Segundo a historinha, Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento, não da árvore da vida. Faz sentido, não? Toda uma descendência punida por provar do conhecimento.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2007, 20:45:32 »

Da desobediência, se me lembro bem. Da desobediência a Deus vieram todos os outros males e a desgraça da humanidade.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2007, 20:54:47 »
Adão e Eva? Prefiro "Chapeuzinho Vermelho", "A Cigarra e as Formigas", "Cinderela", etc. São mais reais, Adão e Eva é muita ficção pra mim. Só retardados acreditariam em um livro com histórias como esta e o tomariam como verdade.
"Deus prefere os ateus"

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2007, 21:15:00 »

Da desobediência, se me lembro bem. Da desobediência a Deus vieram todos os outros males e a desgraça da humanidade.

Mas Deus disse que não comessem da árvore do bem e do mal para que não "morressem" (expulsão do paraíso) e Jesus veio para resgatar a "vida eterna" (volta ao paraíso), não?  :/  Eu deveria ter perguntado ser salvo da MORTE. Ficou confuso, Dr. Manhattan, tem razão...  :)  Isso foi o melhor que eu consegui interpretar!  :D

« Última modificação: 08 de Novembro de 2007, 21:18:29 por Luz »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2007, 21:24:27 »
Ah, sim.

Jesus veio ao mundo para que "todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha vida eterna". Cristo, através do Seu sacrifício na cruz, resgata o "salário do pecado", que é a morte, e nos redime, dando a chance de obtermos a Salvação. Como o apóstolo Paulo falou, "assim como o pecado entrou no mundo por um homem, também por um homem" somos remidos (estou parafraseando esta última).

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2007, 21:49:08 »
Ah, sim.

Jesus veio ao mundo para que "todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha vida eterna". Cristo, através do Seu sacrifício na cruz, resgata o "salário do pecado", que é a morte, e nos redime, dando a chance de obtermos a Salvação. Como o apóstolo Paulo falou, "assim como o pecado entrou no mundo por um homem, também por um homem" somos remidos (estou parafraseando esta última).

Tá, então - continuando...

"eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal (tornou-se como um deus), mas para que não tome da árvore da vida e vida eternamente (imortal) Deus o expulsou do paraíso"

Isso quer dizer que para ser um Deus, um de nós (havia outros) faltou ao homem viver eternamente.

Se Jesus, veio para devolver ao homem a imortalidade - então veio para fazer do homem um Deus - conhecedor do bem e do mal e vivendo eternamente?  :/  É essa a mensagem do cristianismo?  :)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2007, 22:10:17 »
Certa vez eu falava com um crente em um chat, sobre esse tema...

Foi mais ou menos isso...

Crente: "Adão e Eva existiram mesmo , isso está na Biblia Sagrada que foi escrita por inspiração divina. E eles foram expulsos do Paraiso pelo pecado que cometeram e nós, seus descendentes, pagamos pelo seu erro e por isso Cristo veio.

Para nos salvar do pecado, poor isso temos que batizar as crianças, senão elas não terão salvação..blá..blá..blá.."

Lúcifer :"Quer dizer que seu Deus justo culpa todos os descendentes de Adão e Eva por uma coisa que eles fizeram?"

Crente:" Sim, porque nós já nascemos em pecado quando se faz sexo e temos prazer carnal nisso..."

Lúcifer:" E quando Deus disse cresceivos e multiplicai-vos esperava que isso fosse feito como?

Crente : Não seria necessário se Adão e Eva não tivessem sido expulsos do Paraíso, por isso é que nascemos em pecado.."

Lúcifer:" Agora entendi:Hoje um casal faz a safadeza pecando, seu Deus cria uma alma para habitar o corpo do recém nascido que já nasce em pecado  e a culpa toda é só do casal pela safadeza e pelo pecado. Depois seu Deus manda o tal recém nascido para o inferno se ele morrer sem ser batizado ou não seguir sua igreja?"

Terra: Fulano de tal saiu da sala :lol:

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #15 Online: 08 de Novembro de 2007, 22:24:30 »
Alegoria.

O homem foi feito semelhante a Deus, mas a vontade, conspirando contra si própria, o afastou desse estado de semelhança. Cair na dessemelhança, ou no devir (longe da eternidade, que é Deus, "aquele que É") é se afastar dele e pecar, vivendo na "exterioridade". Adão e Eva podem não ser nem exemplos de homem mulher, mas exemplos de estados de espírito, ou de conduta.

Santo Agostinho dizia algo do tipo. :p

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Novembro de 2007, 22:41:08 »
Já me disseram que a lenda de Adão e Eva teve sua origem na Feníncia. Alguém aqui já ouviu ou leu isso também?
8-)

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2007, 00:27:54 »
Perfeito.

Mas e se Adão e Eva não tiverem existido?

minha pressuposição é que tenham vivido. Se não viveram, toda doutrina e teologia biblica cai por terra.

Convido todos os crentes e céticos deste fórum a responder a seguinte pergunta:

Adão e Eva existiram?

Em particular, gostaria que expusessem suas razões para crer ou descrer na história do Gênesis; se acreditam que é a verdade factual, ou se é uma alegoria.

A minha opinião:

A maior prova contra a existência factual de Adão e Eva, tal como descrito em Gênesis é a total ausência de indicações que a espécie humana tenha começado nas vizinhanças da Mesopotâmia. De fato, a biologia moderna demonstra que a variabilidade genética observada não pode ter sido criada a partir de um único casal de humanos.

li recentemente sobre este assunto. que eu saiba, e entendi, há controvérsias. existe um estudo, aonde foi estudado o dna de pessoas de várias partes do mundo, para tentar entender a origem, de onde vieram. não conseguiram chegar a uma conclusão definitiva. Se voce tiver informações consistentes, mostre.

Para não falar de outras ciências, como a Arqueologia e Paleoantropologia, que demonstram a existência de culturas - e de fato, da espécie humana - muito anteriores ao suposto período de Adão e Eva.

Vez de vocês :-)

eu acredito que o dilúvio ocorreu. evidencias são , que vários povos antigos deixaram registros, como o gilgamesch epos. Acredita se que antes do dilúvio, a geografia e condições climáticas etc. eram muito differentes que depois do dilúvio.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Novembro de 2007, 00:30:43 »
Não, não existiram.

A origem da vida mostra que a teoria doida de adão e eva é mais de uma das 654697864646 teorias bíblicas que estão completamente erradas.

tem provas que estão completamente erradas ?

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #19 Online: 09 de Novembro de 2007, 03:02:44 »
Não, não existiram.

tem provas que estão completamente erradas ?

E precisa?

A bíblia é formada por falácias e metáforas ridículas, nas quais, uma criança, com QI 0 pode desbancar. A não ser que você concorde com mulas que falam, dilúvio, morte ao terceiro dia e subida aos céus, etc..etc..etc..
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Novembro de 2007, 06:11:22 »
Ah, sim.

Tá, então - continuando...

"eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal (tornou-se como um deus), mas para que não tome da árvore da vida e vida eternamente (imortal) Deus o expulsou do paraíso"

Isso quer dizer que para ser um Deus, um de nós (havia outros) faltou ao homem viver eternamente.

Se Jesus, veio para devolver ao homem a imortalidade - então veio para fazer do homem um Deus - conhecedor do bem e do mal e vivendo eternamente?  :/  É essa a mensagem do cristianismo?  :)

Luz você tocou num ponto que sempre me questionei muito, pois é exatamente isso que me parece.

Certa vez perguntei isso para o rapaz que dava aulas na escola dominical (Igreja batista), ele disse que não seremos nem perto de deuses pois assim que tivermos a imortalidade perderemos novamente o conhecimento do bem e do mal. Pois segundo ele, não seria possivel viver no paraiso com tais conhecimentos. Um exemplo que ele deu era que se soubessemos tudo, conheceriamos também o pecado e teriamos que usar roupas no céu, por exemplo. E sempre que olhassemos para alguém que na terra teria sido do sexo oposto teriamos lembranças impuras.  :D
Segundo ele os que fossem limpos com o sangue do cordeiro seriam purificados e não poderim ter nem conhecimento do que é maldade. Ou seja voltariam a ser como adão e eva, pois esses se não tivessem comido da maça também não morreriam, eram imortais.

Mas dai perguntei se não teriamos lembraças da nossa vida em carne. Ele disse que não para não sofrermos pelos nossos que foram para o inferno.

Mas quando perguntei ele não soube me mostrar nada disso na biblia. Falou que iria pesquisar e talves falar com o pastor e outro dia me falava. To esperando.... Então não sei se algo disso procede na biblia, mas é um assunto interessante.

Ou seja deus só nos da uma coisa. Ou temos a imortalidade e não temos conhecimento. Ou temos o conhecimento e perdemos a imortalidade. É a forma dele não querer concorrentes. Ele quer é ovelhinhas.  :biglol:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Novembro de 2007, 09:45:37 »
Adão e Eva ou Ask e  Embla?

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Novembro de 2007, 09:46:00 »

Lúcifer :"Quer dizer que seu Deus justo culpa todos os descendentes de Adão e Eva por uma coisa que eles fizeram?"

Crente:" Sim, porque nós já nascemos em pecado quando se faz sexo e temos prazer carnal nisso..."

Então os bebês de proveta não nascem com o pecado original ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 09 de Novembro de 2007, 09:47:05 »
Só para lembrar, foi deus quem mentiu para Adão e Eva.A serpente falou a verdade.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Luz

• Visitante
« Resposta #24 Online: 09 de Novembro de 2007, 10:08:30 »
Só para lembrar, foi deus quem mentiu para Adão e Eva.A serpente falou a verdade.

Essa é uma interpretação, mas não é a única...  :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!