Autor Tópico: Adão e Eva - o debate  (Lida 37787 vezes)

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
Re: Adão e Eva - o debate
« Resposta #225 Online: 15 de Novembro de 2007, 10:49:02 »
Caro Angelo:

Se você já conhecia Ockham sua observação sobre o princípio da parcimônia é indício de má fé intelectual (novamente)

Sua insistência em dizer que os ateus ou cèticos acham que o Universo veio do nada também é de uma idiotice sem par , a despeito das respostas em contrário que você já  recebeu , especialmente do Dbohr.
É óbvio que o Universo atual deriva de algo prévio , mas não vamos chamá-lo de deus vamos chamar de matéria

de matéria ? desde quando matéria morta tem capacidade inerente de criar vida?

afinal mesmo se seu deus existisse ele não poderia ter criado a a matéria,do nada nada vem ,

o que é matéria ?

http://www.cerebromente.org.br/n13/opiniao/mente.html

a difficuldade de  explicar a criação sem Deus é obvia neste texto:

Primeiro: o que se conhece sobre a matéria? Muita coisa. Sabe-se que o movimento da matéria é regido por três forças. Forças elétricas, gravitacionais e de coesão do núcleo. A força de coesão do núcleo é uma força que faz com que os prótons, de cargas positivas, não se afastem no núcleo de um átomo. A força gravitacional é bem conhecida de todos e as forças elétricas são as que geram maior número de fenômenos físicos. Quando chuta-se uma bola, é a força de repulsão elétrica entre o pé e a bola que não deixa que o pé entre na bola, impelindo esta para frente.

a questão que surge : de onde vem esta força ? a matéria em si não é a origem desta força. ela provém de algum lugar.

A vida surgiu, e por conseguinte os seres conscientes, surgiram na terra impulsionados por uma pequena força que vinha lá do sol, que, enquanto se desorganizava, alguma matéria aqui na terra foi, caprichosamente, se organizando. Para muitos parece paradoxal, contraria a segunda lei da termodinâmica que fala em constante desorganização da matéria. Paradoxal que, com o passar do tempo, a vida tenha começado a existir. Muitos falam que a existência do homem e dos demais seres vivos seja um milagre.

como explicar estes fenômenos, se não há Deus ?

Parmênides já o disse antes de você , e portanto a matéria é eterna e o Universo também.
Por exemplo,o que impede que o nosso universo atual seja um momento de um Universo eterno em evolução?
Mahanvantara e  Pralaya são conceitos míticos tão válidos quanto a Criação ,meu caro.

engraçado, então agora são os conceitos míticos, que valem, não a observação da sciência ?

Mas vamos lá, eu questionei o seu conceito de deus , lembrei que nenhum dos cientistas que você citou acreditam no deus bíblico ( nem em Jesus filho de Deus , o Mar morto sendo aberto e demais mitos). Vou adiante : nenhum cosmólogo , responsáveis pela teoria do Big bang a que você tanto se aferra como evidência ,acredita no deus bìblico.

vou responder com uma resposta tipica dos ateus aos criacionistas. isto é falácia de autoridade.

Porque ? Por que ele é incompatível com o Universo como a ciência nos revelou.

engraçado. os pais da fisica, como Max Planck , e Albert Einstein, acreditavam num ser superior, criador de tudo, e Max Planck era cristão, e se dizia profundamente religioso.

Mas é claro que este é um deus a partir do qual não se pode derivar nenhuma religião , nenhum culto ( quem rezaria para a gravidade para que ele mantivesse os nossos pés na Terra?), nenhuma lei moral, mas é o único conceito de deus adequado ao universo como o conhecemos.

por isto, como a biblia tem razão: através da observação scientífica chegamos até determinado lugar, não além. Para ter a revelação verdadeira das coisas, só Deus para nos mostrar. E ele o fez, mediante de sua palavra, a biblia.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 15 de Novembro de 2007, 10:51:57 »
Enquanto muitos scientistas alegam, que a sciencia é o único portal para todo conhecimento, em outras palavras pressupõe de ser autoridade absoluta,  a biblia diz que o homem não tem como achar a verdade absoluta por ele mesmo.

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

Grande coisa o que a bíblia diz... Ângelo, aí é que está o problema maior de todo este tópico. Para você o que a biblia diz já é de antemão a verdade suprema. Por isso faz sentido você usar como argumento "o que a bíblia diz".

Bem, se é assim, o "Evangelho de Fabrício" diz  que a bíblia é um monte de idiotices para fanáticos acreditarem. Está escrito, com a vantagem de que é mais recente e menos chato de ler. Decreto a partir de agora que é a palavra de deus, eu sou apenas seu instrumento.

Ó profundidade do fanatismo, tanto da ignorância, quanto das crenças dogmáticas dos crentes cegos! Quão insondáveis são seus argumentos ridículos, e quão inescrutáveis a sua lógica torta!

"Deus prefere os ateus"

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #227 Online: 15 de Novembro de 2007, 11:03:44 »
O ARGUMENTO DA CAUSA PRIMEIRA
Talvez o mais simples e o mais fácil de compreender-se seja o argumento da Causa Primeira.
(Afirma-se que tudo o que vemos neste mundo tem uma causa e que, se retrocedermos cada vez
mais na cadeia de tais causas, acabaremos por chegar a uma Causa Primeira, e que a essa Causa
Primeira se dá o nome de Deus). Esse argumento, creio eu, não tem muito peso hoje em dia, em
primeiro lugar porque causa já não é bem o que costumava ser.

as coisas absolutas não dependem de nosso ponto de vista. elas são absolutas e existem. cabe a nos chegarmos a verdade, e não formarmos a verdade conforme a moda, e o bel prazer. aí é apenas illusão e desejo subjetivo, sem relação ao que é real.

Os filósofos e os homens de ciência
têm martelado muito a questão de causa, e ela não possui hoje nada que se assemelhe à vitalidade
que tinha antes; mas, à parte tal fato, pode-se ver que o argumento de que deve haver uma Causa
Primeira é um argumento que não pode ter qualquer validade.

não vejo razão por que.

Posso dizer que quando era jovem e
debatia muito seriamente em meu espírito tais questões, eu, durante longo tempo, aceitei o
argumento da Causa Primeira, até que certo dia, aos dezoito anos de idade, li a Autobiografia de
John Stuart Mill, lá encontrando a seguinte sentença: “Meu pai ensinou-me que a pergunta ‘Quem
me fez?’ não pode ser respondida, já que sugere imediatamente a pergunta imediata: ‘Quem fez
Deus?’” Essa simples sentença me mostrou, como ainda hoje penso, a falácia do argumento da
Causa Primeira.

não há falácia de causa primeira. desde que sabemos que o universo teve um inicio, deve automaticamente ter uma origem, que pus tudo a acontecer. isto é lógica, e não falácia. falácia é ignorar estes fatos, para qual razão que seja ( normalmente para negar e ignorar Deus )

Se tudo tem de ter uma causa, então Deus deve ter uma causa.

por que ? a criação tem uma causa, mas Deus não precisa ter necessáriamente uma causa. Estas coisas estão fora de nossa compreensão, mas não fora da nossa lógica.

Se pode haver
alguma coisa sem uma causa, pode muito bem ser tanto o mundo como Deus, de modo que não
pode haver validade alguma em tal argumento.

como vimos antes, a matéria é regida por forças. Estas forças não são inerentes a matéria, mas " alguem " poderoso com força rege estas forças, e mantém a matéria junta.

Este, é exatamente da mesma natureza que o ponto
de vista hindu, de que o mundo se apoiava sobre um elefante e o elefante sobre uma tartaruga, e
quando alguém perguntava: “E a tartaruga?”, o indiano respondia: “Que tal se mudássemos de
assunto?”. O argumento, na verdade, não é melhor do que este. Não há razão pela qual o mundo
não pudesse vir a ser sem uma causa; por outro lado, tampouco há qualquer razão pela qual o
mesmo não devesse ter sempre existido. Não há razão, de modo algum, para se supor que o mundo
teve um começo.

temos razão sim : o observado pela sciência nos leva a crer que o universo teve um inicio, sim senhor.

A idéia de que as coisas devem ter um começo é devido, realmente, à pobreza de
nossa imaginação.

não. é devido a observação scientífica.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #228 Online: 15 de Novembro de 2007, 11:06:45 »

Muito bem. Digamos que tenha sido Deus. Como Ele o fez? Aliás, deixa essa pergunta para lá, isso é para os teólogos. Gostaria de saber como foi a transição de fase do Bóson de Higgs. Houve monopólos magnéticos em algum estágio? Qual a forma do campo de Inflaton (pode ser uma resposta aproximada)? De que forma a isotropia surgiu e como as sementes gravitacionais se formaram? E de onde veio a assimetria em favor da matéria em vez da antimatéria, e como ela veio a existir em primeiro lugar? As constantes universais - c e h - sempre tiveram o mesmo valor, ou elas dependem de outras propriedades ainda mais sutis?

Entendeu? Esses são problemas reais, intimamente ligados à questão da origem do Universo. A física ainda não tem boas respostas para nenhuma delas. Dizer que Deus criou o Universo não nos torna mais aptos a responder cada uma delas - a não ser que você diga que é assim porque Deus quis. O que, de novo, não seria uma afirmação científica.

Entendeu agora porque a ciência não considera a hipótese-Deus?

a biblia nos dá uma resposta simples e objetiva. Deus criou o universo mediante sua palavra, mediante o seu poder e sua força. Ele é todo poderoso.  O fato de não sabermos exatamente , como isto aconteceu, e como ele tudo criou,  não nos isenta a crer nele, e não justifica de não crer na revelação biblica. A biblia nos dá sufficiente luz para crermos na palavra, e a lógica e o raciocinio, e a observação scientifica não tem como provar que a biblia está errada. Se fossem conseguir, voce teria toda razão para não crer.  pelo contrário, as descobertas scientificas do século 20 indicam, que o universo teve um início, consequentemente há Deus. Pensar outra coisa, vai contra a lógica, e é impossível de ser.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2007, 11:17:09 por AngeloItacare »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #229 Online: 15 de Novembro de 2007, 11:09:00 »

Grande coisa o que a bíblia diz... Ângelo, aí é que está o problema maior de todo este tópico. Para você o que a biblia diz já é de antemão a verdade suprema. Por isso faz sentido você usar como argumento "o que a bíblia diz".

Bem, se é assim, o "Evangelho de Fabrício" diz  que a bíblia é um monte de idiotices para fanáticos acreditarem. Está escrito, com a vantagem de que é mais recente e menos chato de ler. Decreto a partir de agora que é a palavra de deus, eu sou apenas seu instrumento.

Ó profundidade do fanatismo, tanto da ignorância, quanto das crenças dogmáticas dos crentes cegos! Quão insondáveis são seus argumentos ridículos, e quão inescrutáveis a sua lógica torta!

a questão de voce crer ou não crer nela é intimamente sua. vc está livre de crer ou descrer nela. fica a vontade.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 15 de Novembro de 2007, 11:12:03 »
vc está livre de crer ou descrer nela. fica a vontade.

Ufa, que alivio, eu pensei que era obrigatório... mas espere aí, estou livre mesmo ou depois vou queimar no fogo do inferno? Porque se for a segunda opção eu não sou lá tão livre assim não...
"Deus prefere os ateus"

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #231 Online: 15 de Novembro de 2007, 11:17:57 »

Ufa, que alivio, eu pensei que era obrigatório... mas espere aí, estou livre mesmo ou depois vou queimar no fogo do inferno? Porque se for a segunda opção eu não sou lá tão livre assim não...

voce está neste caminho naturalmente. só jesus pode te salvar.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 15 de Novembro de 2007, 11:55:52 »

Eu já desconfiava :'(... mas então você concorda que na verdade eu não sou tão livre assim? Jesus não me ama? Ou só ama se eu fizer EXATAMENTE o que ele diz?
"Deus prefere os ateus"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 15 de Novembro de 2007, 11:57:57 »

Deus parece um daqueles juizes do Velho Oeste..."Vc terá um julgamento justo, depois será enforcado!"

Offline LucasRFL

• Nível 01
  • *
  • I want to believe!
« Resposta #234 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:02:53 »
Se Jesus quer me salvar do inferno por eu ser um rebelde que nega deus com todas as forças, por que raios ele não dá uma descida aqui e conversa comigo? Ou sei lá, manda seu pai (que é a mesma coisa que ele, vai entender)...

Ângelo, responda: quais são os motivos racionais que te levam à acreditar na Bíblia como fonte exclusiva da palavra de deus, e ignora os outros 239991828 livros e deuses das outras religiões? Por que você aceita os livros da Bíblia como sendo 100% verdadeiros mas não o Evangelho de Judas, por exemplo?
"Como dizia aquele cara influente... deus não existe!" - Mesmo, Eu

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #235 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:12:03 »
Caro Angelo:

Se você já conhecia Ockham sua observação sobre o princípio da parcimônia é indício de má fé intelectual (novamente)

Sua insistência em dizer que os ateus ou cèticos acham que o Universo veio do nada também é de uma idiotice sem par , a despeito das respostas em contrário que você já  recebeu , especialmente do Dbohr.
É óbvio que o Universo atual deriva de algo prévio , mas não vamos chamá-lo de deus vamos chamar de matéria

de matéria ? desde quando matéria morta tem capacidade inerente de criar vida?

Não existe diferença essencial entre matéria inorgânica e matéria orgânica , o que denominamos vida é a capacidade da matéria se autoreplicar ( na forma de moléculas autoreplicantes), portanto a vida é a denominação de um modo de organização da matéria e não algo transcendente a esta.

o que é matéria ?

http://www.cerebromente.org.br/n13/opiniao/mente.html

a difficuldade de  explicar a criação sem Deus é obvia neste texto:

Primeiro: o que se conhece sobre a matéria? Muita coisa. Sabe-se que o movimento da matéria é regido por três forças. Forças elétricas, gravitacionais e de coesão do núcleo. A força de coesão do núcleo é uma força que faz com que os prótons, de cargas positivas, não se afastem no núcleo de um átomo. A força gravitacional é bem conhecida de todos e as forças elétricas são as que geram maior número de fenômenos físicos. Quando chuta-se uma bola, é a força de repulsão elétrica entre o pé e a bola que não deixa que o pé entre na bola, impelindo esta para frente.

a questão que surge : de onde vem esta força ? a matéria em si não é a origem desta força. ela provém de algum lugar.

A vida surgiu, e por conseguinte os seres conscientes, surgiram na terra impulsionados por uma pequena força que vinha lá do sol, que, enquanto se desorganizava, alguma matéria aqui na terra foi, caprichosamente, se organizando. Para muitos parece paradoxal, contraria a segunda lei da termodinâmica que fala em constante desorganização da matéria. Paradoxal que, com o passar do tempo, a vida tenha começado a existir. Muitos falam que a existência do homem e dos demais seres vivos seja um milagre.

como explicar estes fenômenos, se não há Deus ?

Aguardo a sua prova experimental da afirmação em negrito , já que não há motivo lógico para que a própia matéria não seja a causa da força gravitacional e das forças elétricas.

Mas vamos lá, eu questionei o seu conceito de deus , lembrei que nenhum dos cientistas que você citou acreditam no deus bíblico ( nem em Jesus filho de Deus , o Mar morto sendo aberto e demais mitos). Vou adiante : nenhum cosmólogo , responsáveis pela teoria do Big bang a que você tanto se aferra como evidência ,acredita no deus bìblico.

vou responder com uma resposta tipica dos ateus aos criacionistas. isto é falácia de autoridade.

Não meu caro , só estou demonstrando que ao utilizar a falácia da autoridade citando Spencer e Bohr você não complementou dizendo que eles não acreditavam no deus cristão, como você. Assim ao citá-los você não só usou da falácia da autoridade como a usou de forma desonesta ; mais adiante você pela primeira vez cita Einstein: por acaso o deus dele era compatível com o seu conceito cristão de deus?
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #236 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:17:56 »
a biblia nos dá uma resposta simples e objetiva. Deus criou o universo mediante sua palavra, mediante o seu poder e sua força. Ele é todo poderoso.  O fato de não sabermos exatamente , como isto aconteceu, e como ele tudo criou,  não nos isenta a crer nele, e não justifica de não crer na revelação biblica. A biblia nos dá sufficiente luz para crermos na palavra, e a lógica e o raciocinio, e a observação scientifica não tem como provar que a biblia está errada. Se fossem conseguir, voce teria toda razão para não crer.  pelo contrário, as descobertas scientificas do século 20 indicam, que o universo teve um início, consequentemente há Deus. Pensar outra coisa, vai contra a lógica, e é impossível de ser.

OK, Angelo. Ignoremos por um momento que este é um argumentum ad ignorantiam. Suponhamos, para todos os propósitos, que você tenha razão e que Deus exista. Mais ainda, que tenha criado com Sua palavra as leis e as constantes físicas do Universo do jeito que são.

Vamos chamar essa proposição de hipótese-Deus.

E depois disso? Quais são as evidências - que segundo você são numerosas - que demonstram a realidade desta hipótese? Onde estão as pistas que indicam, por exemplo, que a Evolução tenha sido guiada por um Designer?

Apenas não apele para um raciocínio circular.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #237 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:18:27 »

Eu já desconfiava :'(... mas então você concorda que na verdade eu não sou tão livre assim? Jesus não me ama? Ou só ama se eu fizer EXATAMENTE o que ele diz?

nenhum ser humano é capaz de cumprir os mandamentos de Deus. por isto toda humanidade está a caminho da perdição.

Não há um justo, nem um sequer.    Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.    Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.  (Romanos 3:10-12)

a justiça de Deus manda punir o pecador. A punição é a morte etérna. Porém , o amor de Deus providenciou uma solução , pois ele ama o pecador, e não quer que ninguem vá para o inferno.

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.  (Romanos 5:8)

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  (João 3:16)

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;  (João 1:12)

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.  (Apocalipse 3:20)

mais, se encontra aqui :

http://jesusvoltara.com.br/esperanca/01_ser_salvo.htm

Offline LucasRFL

• Nível 01
  • *
  • I want to believe!
« Resposta #238 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:25:38 »

nenhum ser humano é capaz de cumprir os mandamentos de Deus. por isto toda humanidade está a caminho da perdição.

Não há um justo, nem um sequer.    Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.    Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.  (Romanos 3:10-12)

a justiça de Deus manda punir o pecador. A punição é a morte etérna. Porém , o amor de Deus providenciou uma solução , pois ele ama o pecador, e não quer que ninguem vá para o inferno.

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.  (Romanos 5:8)

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  (João 3:16)

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;  (João 1:12)

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.  (Apocalipse 3:20)

mais, se encontra aqui :

http://jesusvoltara.com.br/esperanca/01_ser_salvo.htm

Mudando ligeiramente a pergunta, então (dá licença d'eu pegar emprestada, Fabricio?):

Eu já desconfiava... mas então você concorda que na verdade eu não sou tão livre assim? Jesus não me ama? Ou só ama se eu acreditar nele?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #239 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:33:10 »
Uma curiosidade mórbida me leva a questionar ao Angeloitacare o seguinte:

1 - Você compreende quando eu digo que o objetivo da ciência não é, nunca foi e nunca será negar a existência de Deus? Sim ou não e por quê?

2 - Você compreende que certas questões científicas - Origem da Vida e Origem do Universo, por exemplo - ainda estão em aberto?

3 - Você compreende que a Natureza pode ser descrita, ainda que de maneira incompleta (vide questão 2) pela ciência sem apelar para a existência e atuação de um Designer, seja ele o Deus da Bíblia ou um outro? Sim ou não e por quê?

4 - Finalmente, você compreende que acreditar em Deus é uma questão de fé individual e somente uma questão de fé individual - ou seja, que a fé não pode ser justificada pela observação direta dos fenômenos naturais a não ser que se tome a existência de Deus como hipótese ad hoc? Sim ou não e por quê?

Se você responder "sim" às perguntas 1,2 e 3 eu já me darei por satisfeito. Se você responder "sim" às quatro, então é porque entende como é possível que cientistas sejam cristãos e porque eu sou agnóstico.

E me darei por muito satisfeito :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #240 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:36:52 »
Fiquei curioso agora.

Ângelo, na sua opinião, os católicos, anglicanos, espíritas, umbandistas, budistas, hindus, zoroastristas, animistas, mórmons, wiccans, pagãos, ateus e agnósticos que morrem todos os dias, irão para o inferno?

Outra pergunta: Você, pessoalmente, acha que o ceticismo ou a ignorância (do cristianismo, no caso) são pecados tão terríveis que mereçam uma punição eterna?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #241 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:39:21 »
Eu ia abrir outro tópico exatamente sobre isso, Manhattan :-)

Se quiser, pode chutar a bola lá no "Religiões, Crenças e Mitos"

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #242 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:42:12 »
Vou deixar pra você! Estou de saída no momento.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #243 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:45:24 »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #244 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:46:55 »
a biblia nos dá uma resposta simples e objetiva. Deus criou o universo mediante sua palavra, mediante o seu poder e sua força. Ele é todo poderoso.  O fato de não sabermos exatamente , como isto aconteceu, e como ele tudo criou,  não nos isenta a crer nele, e não justifica de não crer na revelação biblica. A biblia nos dá sufficiente luz para crermos na palavra, e a lógica e o raciocinio, e a observação scientifica não tem como provar que a biblia está errada. Se fossem conseguir, voce teria toda razão para não crer.  pelo contrário, as descobertas scientificas do século 20 indicam, que o universo teve um início, consequentemente há Deus. Pensar outra coisa, vai contra a lógica, e é impossível de ser.

OK, Angelo. Ignoremos por um momento que este é um argumentum ad ignorantiam. Suponhamos, para todos os propósitos, que você tenha razão e que Deus exista. Mais ainda, que tenha criado com Sua palavra as leis e as constantes físicas do Universo do jeito que são.

Vamos chamar essa proposição de hipótese-Deus.

E depois disso? Quais são as evidências - que segundo você são numerosas - que demonstram a realidade desta hipótese? Onde estão as pistas que indicam, por exemplo, que a Evolução tenha sido guiada por um Designer?

Apenas não apele para um raciocínio circular.

a micro evolução é fato. a biblia confirma isto. evolução existe ENTRE AS MESMAS ESPÉCIES, e acontece mediante mecanismos genéticos. A macro- evolução é apenas uma extrapolação do que se pode observar na micro-evolução, e não há provas . Não há fosseis transitórios, mas o que se observa é o abrupto aparecimento de distintos grupos de animais. Fosseis de transição nunca foram encontrados. Há especulações, mas não provas. A falta de fósseis transitórios existe em todos os grupos de animais. por isto a macro-evolução nunca foi observada. As differêncas entre os grupos de animais são tão grandes que não podem ser considerados de um mesmo ancestral. O que se observa são differentes grupos de animais, e inumeras sub espécies entre os mesmos grupos. ou , explicado de forma differente : o que se observa não é apenas uma arvore, um tronco,( o ancestral comum ) do qual se originam todas as espécies ( figurativamente , os galhos ) , mas uma floresta, ou seja, em que cada tronco simboliza uma espécie, e as ramificações as sub espécies entre esta espécie , que evoluiram na dita micro-evolução. Esta observação corresponde plenamente ao relato de Genesis. Deus criou as espécies, uma differente da outra, e é isto que observamos, as espécies aparecendo abruptamente, e formas e grupos de vida distintos, e Deus pûs a possibilidade das mutações genéticas em cada forma de vida. A seleção natural desenvolve novas espécies, como Darwin corretamente observou, mas não tem como criar novos grupos de vida, como a macro evolução quer nos fazer crer.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #245 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:52:57 »
Ou seja, se alguma evidência houver que demonstre a macro-evolução, teremos demonstrado que Deus não precisou criar uma espécie de cada vez, certo?

Então eu recomendo que você leia o arquivo do Talkorigins.org sobre o assunto. Indiquei o site vários post lá atrás. E há um ou dois tópicos aqui mesmo no "Origens e Evolução" (um deles tratando sobre um ouvido fossilizado) dando mais indicações a favor da Macro-evolução.

EDIT:

Na verdade, o tópico sobre o ouvido está na área de "Ciência". Acesse aqui:

../forum/topic=13804.0.html

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #246 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:57:19 »
Fiquei curioso agora.

Ângelo, na sua opinião, os católicos, anglicanos, espíritas, umbandistas, budistas, hindus, zoroastristas, animistas, mórmons, wiccans, pagãos, ateus e agnósticos que morrem todos os dias, irão para o inferno?

Outra pergunta: Você, pessoalmente, acha que o ceticismo ou a ignorância (do cristianismo, no caso) são pecados tão terríveis que mereçam uma punição eterna?

a salvação não depende de que igreja que frequentamos, e a que grupo que pertencemos, mas unicamente que posição tomamos em relação a jesus cristo.

quem NÃO vai para o céu ?

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.  (Apocalipse 21:8)

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.    E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.  (Lucas 16:23-24)

Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.  (Mateus 3:12)

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;  (Mateus 25:41)

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.  (Mateus 25:46)

e o que devemos fazer para sermos salvos ?

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.  (João 3:18)

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.  (João 3:36)

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.  (João 5:24)

Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.  (João 6:29)

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?    E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  (Atos 16:30-31)

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #247 Online: 15 de Novembro de 2007, 12:59:24 »
Eu já desconfiava... mas então você concorda que na verdade eu não sou tão livre assim? Jesus não me ama? Ou só ama se eu acreditar nele?

Deus ama todo ser humano , mas a condição para recebermos a salvação e a vida eterna depende da fé em Jesus Cristo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #248 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:00:17 »
Espero ver você no novo tópico, Angelo :-)

Offline LucasRFL

• Nível 01
  • *
  • I want to believe!
« Resposta #249 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:04:05 »
Jeová então acaba de receber o Prêmio Lucas na classificação de Deus Mais Infantil da Cultura Humana.

Deus não vai ligar se eu sou um cara respeitador e honesto. Não está nem aí se eu ajudei as pessoas. Está se lixando pro fato de eu evitar causar mal ao próximo. Não, amigos. Deus vai me colocar pra arder por TODA A ETERNIDADE porque eu não acreditei no filho dele.

Um psicólogo classificaria isso como 'egocentrismo'.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!