Algumas perguntas:
1
O que é um buraco cinza? Qual é a razão deste nome?
Nunca tinha ouvido falar até agora
Fui pesquisar e aparentemente trata-se de um quase-buraco-negro, composto de matéria exótica. Do tipo que ocorre quando você espreme ainda mais uma estrela de neutrons, mas sem exatamente criar um BN.
2
O comprimento de Planck é a menor unidade de comprimento possível? todas as medidas são quantizadas?
O mesmo vale para o tempo de Planck e a massa de Planck?
Vide resposta do SnowRaptor. Essas são quantidades úteis que aparecem no estudo da Teoria Quântica de Campos.
Não sabemos ainda se espaço e tempo são quantizados.
3
Sabemos que existem grandezas escalares como massa, que podem ser expressas por um número apenas e grandezas vetoriais, que alem de magnitude, precisam de direcao e sentido para serem adequadamente expressas.Os tensores seriam outro tipo de grandeza?
Caso afirmativo, haveriam outros tipos de grandezas alem das escalares, vetoriais e tensoriais?
Tensores são bastante úteis em mecânica de fluidos e obviamente em Relatividade. Escalares e vetores são Tensores de ordem 0 e 1, respectivamente; e portanto, que eu saiba, são os objetos mais genéricos que se pode ter.
Existe alguma relacao entre o numero de dimensoes e o numero de "caracteristicas" necessarias para expressar uma grandeza?
Depende estritamente do que você entende por "dimensão". Em Física Estatística, por exemplo, tratamos de espaços de fase com 10
24 graus de liberdade. Como você pode imaginar, não é muito útil tentar fazer cálculos com tantas dimensões assim, então temos que partir para outros tratamentos!
4
Que reposta os físicos modernos dariam a um dos paradoxos de Zenão, o que nega a realidade do espaço por afirmar que se o espaço contem algo, então uma outra coisa deveria conter o espaço e assim ao infinito (adInfinitum)?
Cálculo Diferencial
5
Se todo movimento (na acepção mais geral e englobante do termo, o que incluiria até mesmo pensamentos) cessasse, o tempo deixaria de existir?
Complicado...
Eu diria que se tudo no Universo fosse reduzido a estados estacionários (i.e., independentes do tempo), então o tempo deixaria de ter sentido. Todos os sistemas cessariam de evoluir temporalmente e seria impossível diferenciar um instante de outro.
Se isso não é equivalente a dizer que "o tempo pararia", eu não sei o que é.
O tempo existe independentemente do espaço? Se o tempo estiver indissoluvelmente ligado ao movimento e o movimento se dá no espaço, faz sentido falar de tempo, prescindindo do espaço?
O problema é que não sabemos definir o que é o tempo. É um parâmetro útil nas nossas equações, mas o que ele "é", mesmo, não se sabe.
Aliás, não sabemos definir carga, massa...
6
Ha dimensões espaciais e temporais (ouvi dizer que os físicos postulam a existência de mais de uma dimensão temporal).
Haveriam outras dimensões de outras "qualidades" ou "tipos"?
Novamente, tudo depende de que você entende por "dimensão". Eu mesmo não faço idéia do que seria uma outra dimensão temporal.
7
Quais seriam as propriedades de uma onda eletromagnética cujo comprimento se aproximasse de zero ou se aproximasse de infinito?
Vide a resposta do Snowraptor.