Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177270 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #225 Online: 15 de Agosto de 2008, 23:13:34 »
Respostas em tópicos :-)

-Você podia descrever o lance-livre de basquete em 3d também... mas geralmente só precisa de duas, então você "economiza" uma coordenada. Sempre se pode dizer que a velocidade lateral da bola de basquete é zero, de forma que ela só se movimenta num plano.

Numa nave voando em linha reta é a mesma coisa -- você pode ignorar duas coordenadas espaciais e fazer as contas apenas com a coordenada x e a t. De fato, é o que se faz nos problemas mais básicos, para facilitar.

-Dez mil anos-luz é uma distância. Um raio de luz realmente levaria dez mil anos para cobrir esta distância.

-Corpos materiais não podem jamais alcançar a velocidade da luz.

-Quanto mais próximo da velocidade da luz você viaja, maior será a dilatação do tempo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #226 Online: 15 de Agosto de 2008, 23:23:48 »
Respostas em tópicos :-)

-Você podia descrever o lance-livre de basquete em 3d também... mas geralmente só precisa de duas, então você "economiza" uma coordenada. Sempre se pode dizer que a velocidade lateral da bola de basquete é zero, de forma que ela só se movimenta num plano.

Numa nave voando em linha reta é a mesma coisa -- você pode ignorar duas coordenadas espaciais e fazer as contas apenas com a coordenada x e a t. De fato, é o que se faz nos problemas mais básicos, para facilitar.

-Dez mil anos-luz é uma distância. Um raio de luz realmente levaria dez mil anos para cobrir esta distância.

-Corpos materiais não podem jamais alcançar a velocidade da luz.

-Quanto mais próximo da velocidade da luz você viaja, maior será a dilatação do tempo.

Cara, muito obrigado!

Agora tenho uma desculpa pra ficar o dia todo sentado sem fazer nada, eu viverei mais  :hihi:

Edit: alias, o contrario...  :vergonha:

Mas serio, ajudou demais. Claro, nao consigo ainda enxergar "fisicamente" meu modulo 4d se dividindo em 4 quando estou jogando futebol e me dando mais tempo de vida de quem esta me olhando jogar, mas ja eh um comeco  :)
« Última modificação: 15 de Agosto de 2008, 23:28:50 por Atheo »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #227 Online: 15 de Agosto de 2008, 23:44:44 »
Bom, você não vai sentir diferença nenhuma, não importa a que velocidade ande :D

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 16 de Agosto de 2008, 08:33:24 »
Bom, você não vai sentir diferença nenhuma, não importa a que velocidade ande :D

Voce fala isso porque nao me viu jogando futebol, sou rapidao  :biglol:

Mas serio, eu fico pensando SE fosse possivel viagens proximas da velocidade da luz, eh ainda mto estranho pensar em viajar um dia e voltar na terra milhares de anos depois...

Ja foi testado isso? Eu digo uma dilatacao temporal "alta" e nao de 0,000000000000000000000000001 quadrilhonessimo de trilhonessimo de muitossessimos pouquessimos quase-nadessimos segundos... em avioes.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #229 Online: 16 de Agosto de 2008, 08:53:36 »
Na verdade, já -- não com naves ou satélites, mas com partículas subatômicas de meia-vida muito curta. Acontece com partículas de altíssima energia de raios cósmicos, por exemplo. Quando eles atingem a atmosfera, decaem em um chuveiro de partículas, algumas com meia-vida curta demais para alcançar a superfície da Terra se não houvesse dilatação do tempo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 16 de Agosto de 2008, 09:09:26 »
Os mésons µ são um bom exemplo desse tipo de partícula. Se não me engano, são gerados pela colisão de raios cósmicos com a alta atmosfera e se movem a 90% da velocidade da luz. O tempo de "vida" dessa partícula, isto é, o tempo médio que ela leva para virar outra coisa através de decaimento seria suficiente apenas para ele percorrer um terço do caminho até a superfície da Terra. Entretanto, devido a sua velocidade relativística, o tempo para ele passa três vezes "mais devagar" então ele pode ser observado na superfície da Terra.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #231 Online: 17 de Agosto de 2008, 10:25:38 »
Outra pergunta sem-vergonha envolvendo mais um experimento hipotetico:

Se os estados, de todas as particulas de todos os atomos do planeta inteiro, assumissem os mesmos valores que tinham
ha 500 anos atras, retrocedendo como no rewind de um filme, so que em velocidade vertiginosa (limitada por c?), um observador (que se mantivesse a parte do experimento) veria o mundo exatamente como era ha 500 anos atras?
« Última modificação: 17 de Agosto de 2008, 12:24:46 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 17 de Agosto de 2008, 12:14:13 »
Sim, mas não há como isso ocorres espontaneamente. E duvido que um observador possa se manter à parte do fenômeno, pois ele também é constituído de átomos que poderia muito bem estar espalhados pelo planeta 500 anos antes.

Além disso, lembre-se que não é só de átomos que se forma o universo e que muitos átomos que existem hoje não existiam 500 anos atrás e muitos átomos que existiam 500 anos atrás não existem hoje. Então o problema não seria só mover todo mundo pras posições e velocidades da época.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 17 de Agosto de 2008, 15:31:25 »

Se você passar sua vida inteira em um Boeing a 900KM por hora, você vai viver mais ou menos um segundo a mais. (vi na discovery um dia desses).
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #234 Online: 18 de Agosto de 2008, 08:23:24 »
Quero dizer que o viajante não ia sentir diferença, porque no relógio dele esse segundo não teria passado. Só nos relógios de quem estivesse no chão.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 18 de Agosto de 2008, 21:52:36 »
Mas eu confirmei o que você disse Dbohr.  Um segundo é imperceptível em uma vida, além de ninguém ficar a vida toda em um boeing :-)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:54:16 »
Pergunta 1 :

Cadê os resultados da Probe B ?   O que aconteceu ?  :?:    :?: 

Pergunta 2,  e isso aqui :

Erro encontrado na Teoria da Relatividade poderá revolucionar a Física

Agência Espacial Européia   04/04/2006

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115060404 

Alguém  viu mais alguma coisa sobre isso em alguma fonte do meio científico ?  Essa discrepância foi confirmada por outros pesquisadores ?   :?:  :?:
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 20:48:05 por Helder »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 28 de Agosto de 2008, 23:57:45 »
Manchetes exageradas...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 29 de Agosto de 2008, 03:32:16 »
Mas eu confirmei o que você disse Dbohr.  Um segundo é imperceptível em uma vida, além de ninguém ficar a vida toda em um boeing :-)

Sim. Mas o problema eh quando nos conseguir-mos (se um dia conseguir-mos) viajar perto da velocidade da luz.

Viajar um dia e quando voltar terem passados anos para quem ficou ainda eh mto pra minha cabeca... :)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 29 de Agosto de 2008, 07:59:14 »
Manchetes exageradas...

Não teve nada  sobre isso em períodicos de física  ?

E sobre a Probe B,  cadê os resultados da caríssima experiência ??     :?:    :|

.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2008, 08:04:00 por Helder »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 29 de Agosto de 2008, 10:17:34 »
Manchetes exageradas...
Não teve nada  sobre isso em períodicos de física?

Teve, inclusive no site inovação tecnologica tem o link pros dois artigos. Só o título da matéria é misleading
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #241 Online: 29 de Agosto de 2008, 11:05:03 »
Sim, mas não há como isso ocorres espontaneamente. E duvido que um observador possa se manter à parte do fenômeno, pois ele também é constituído de átomos que poderia muito bem estar espalhados pelo planeta 500 anos antes.

Além disso, lembre-se que não é só de átomos que se forma o universo e que muitos átomos que existem hoje não existiam 500 anos atrás e muitos átomos que existiam 500 anos atrás não existem hoje. Então o problema não seria só mover todo mundo pras posições e velocidades da época.

Entao como seria possivel uma viajem ao passado?
Teria como se safar desta dificuldade?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 29 de Agosto de 2008, 11:29:35 »
Não seria.
Não.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #243 Online: 29 de Agosto de 2008, 11:47:59 »
Não seria.
Não.

Ué, mas alguns fisicos nao especulam sobre viagens no tempo? Ou seriam apenas viagems a algum dos infinitos futuros possiveis e jamais ao passado??

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 29 de Agosto de 2008, 13:39:50 »
Não me lembro de nada realmente sério sobre o assunto. As tentativas mais sensatas envolviam viajar perigosamente próximode buracos negros, mas isso só o levaria ao futuro.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 28 de Setembro de 2008, 00:02:47 »
Ah, algum dia eu tenho que vir e voltar a estudar esse tópico. Enquanto isso, uma outra pergunta.

Se o universo conhecido aparentemente começou com a inflação, então o que o desacelerou momentâneamente foi a gravidade, com a origem da matéria ainda espacialmente mais concentrada? E a volta à aceleração por acaso seria vista por alguns como devido "à falta de gravidade" para frear uma tendência "natural" à expansão, uma menor "densidade" resultante que vem inerentemente à uma expansão não acompanhada de origem de matéria nas mesmas proporções?

:vergonha: Eu acho que até já perguntei isso, e a resposta foi meio que "tem de tudo" quanto a interpretações.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #246 Online: 28 de Setembro de 2008, 11:15:09 »
Não me lembro de nada realmente sério sobre o assunto. As tentativas mais sensatas envolviam viajar perigosamente próximo de buracos negros, mas isso só o levaria ao futuro.

Há um autor de FC, Vernor Vinge, que escreve histórias envolvendo o que na prática seria viagem no tempo só na direção do futuro: bolhas de êxtase temporal, dentro das quais o tempo passa muito mais lentamente do que fora, e que podem ser programadas para retornar ao tempo normal quando desejado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 28 de Setembro de 2008, 12:28:32 »
Ah, algum dia eu tenho que vir e voltar a estudar esse tópico. Enquanto isso, uma outra pergunta.

Se o universo conhecido aparentemente começou com a inflação, então o que o desacelerou momentâneamente foi a gravidade, com a origem da matéria ainda espacialmente mais concentrada? E a volta à aceleração por acaso seria vista por alguns como devido "à falta de gravidade" para frear uma tendência "natural" à expansão, uma menor "densidade" resultante que vem inerentemente à uma expansão não acompanhada de origem de matéria nas mesmas proporções?

:vergonha: Eu acho que até já perguntei isso, e a resposta foi meio que "tem de tudo" quanto a interpretações.

Estou lendo Viagens no Tempo no Universo de Einstein
http://www.ediouro.com.br/templates/ediourolivros/catalogo/catalogo.asp?codigo=13178&AreaSite=3

O livro é ótimo.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 10 de Outubro de 2008, 02:11:30 »
WTF é um MECO?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!