Eu acho que você deveria tentar encarar o curso novamente, nem que fosse de noite.
O curso que tentei e desisti era o noturno... Ja trabalhava durante o dia!
Pretendia me formar em física para depois me especializar em astrofísica.
É quase inviável um profissional de TI trabalhar em horários bem definidos e em regime de horas constantes. As horas extras que temos que fazer volta e meia para lidar com os projetos bucha-de-canhao, que sao regra quando deveriam ser excecao, tornam isto bem dificil.
Mas estou animado porque apesar de nao ser CLT estou mais ou menos estabilizado na empresa em que trabalho e melhor bem perto de casa, o que se tratando de Sao Paulo e uma vantagem e tanto.
Olhe só para o meu caso: aos 33 anos, eu estou tirando o meu diploma de Física agora, depois de passar quase metade da minha vida na graduação. Tentei entrar para o mestrado da Uerj ano passado, mas não passei na entrevista. Passei num concurso público em 2005 para um cargo administrativo menor e não trabalho com nada vagamente parecido com Física, a não ser as pequenas aulas particulares que aparecem aqui e ali.
... e entretanto, Física é a minha paixão.
Tenho 35 e nem comecei.
Mas como voce conseguiu permanecer tanto tempo na graduacao? Nao tem um tempo maximo a partir do qual o aluno é jubilado?
Eu reconheço prontamente que não tenho o perfil de cientista-pesquisador. Acho mesmo que professor nenhum do mundo iria querer me orientar numa Pós. Vou continuar tentando, claro, porque não desejo ficar servidor público o resto da vida. Mas o fato é: ninguém vai tirar a Física de mim. Se eu não conseguir me tornar um cientista "de verdade", tenho sempre a opção de ler a respeito e me informar por conta própria.
Enfim. Não desista, que você chega lá
Já eu gosto de pesquisar. Preferiria me dedicar a pesquisa em lugar de dar aulas.
Quando falo em pesquisas quero dizer nao apenas experimentos de laboratorio, mas tambem testar algumas ideias, teorias, tentar descobrir algo novo.
Como gosto muito de filosofia, gostaria tambem de tentar combinar as duas coisas.
Talvez o melhor caminho para mim seria ser um filósofo da ciência ou um cientista-filósofo, sei lá.
Mas seja qual for o nome que se dá a isto, nao abrirei mao de aprender coisas como as que voces mencionaram em suas respostas. Penso que todo filósofo deveria estar aberto a elas.
Muitas especulações da física e matematica modernas parecem a mim filosofia, então não vejo o porque dos filósofos desprezarem estes conhecimentos.
Ou talvez tudo se resuma a um problema de foco: "O que voce quer, sujeito?
Filosofia, Fisica ou Astronomia? Defina-se".
Tentarei os tres, se nao der certo mudo de estrategia.
No momento, estudo calculo e leio dialogos de platao.