Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177275 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #350 Online: 27 de Julho de 2010, 11:18:15 »
Se existir, deve ser instável :-P

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #351 Online: 30 de Julho de 2010, 18:31:31 »
Estava eu a ler, algum tempo atrás, um dos livros de física, lá encontrei que um buraco negro é formado por uma estrela (Geralmente de tamanho relativamente grande) que no final de sua vida se expande e depois de um tempo (Poucos milhares de anos) se contrai. Sendo assim uma massa muito grande com um raio muito pequeno forma um buraco negro pelo poder da gravidade(F=GMm/d 2)
Recentemente assistindo um documentário vi que um buraco negro se forma pela explosão da estrela que distorce o espaço...

Então minha pergunta sem vergonha é:
O buraco negro é formado pela explosão que distorce o espaço ou contração da estrela (Ou os dois)?
"Cognoscetis Veritatem, et veritas liberabit vos." João 8.32

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #352 Online: 30 de Julho de 2010, 18:38:20 »
Não sei de onde veio essa história de explosao de estrela. Não seria uma Supernova?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #353 Online: 30 de Julho de 2010, 18:39:33 »
Sim,seria uma supernova mas então...Como se forma um buraco negro?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #354 Online: 30 de Julho de 2010, 18:47:17 »
As estrelas mantém seu tamanho pela pressão que a fusão nuclear gera. Quando o combustível acaba (ou seja, os núcleos leves já foram convertidos em núcleos mais pesados, tipicamente do tamanho do Ferro), a pressào também acaba e a estrela "cai" pra dentro de si mesma, diminuindo seu volume.

Normalmente, quando acontece isso, ela colapsa em camadas, como uma cebola, de forma que a camada ais interna colapsa antes das mais externas.  Uma hipótese da formação de supernovas é que as camadas internas colapsam e formam um núcleo denso, aí as camadas externas "caem" tão rápido em direção a elas que "quicam" na superfície do novo núcleo e escapam para fora.

Bom. Esse núcleo, se for denso o suficiente, vira um buraco-negro. Se for menos denso, vira uma estrela de nêutrons. Menos denso e vira uma anã marrom.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #355 Online: 30 de Julho de 2010, 19:18:27 »
Logo este negocio de distorção do espaço(Pela supernova) não existe?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #356 Online: 30 de Julho de 2010, 19:19:30 »
Existe. Gravidade é distorção do espaço e buraco-negro é um exemplo extremo disso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #357 Online: 30 de Julho de 2010, 19:24:26 »
Eu vi isto no documentário...
Enfim Obrigado pelo esclarecimento :ok:

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #358 Online: 30 de Julho de 2010, 20:34:21 »
Existe. Gravidade é distorção do espaço e buraco-negro é um exemplo extremo disso.
Perfeito, mas é  bom esclarecer que gravidade é distorção do espaço-tempo, não Snow ?  :ok:  :P
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #359 Online: 30 de Julho de 2010, 20:42:00 »
Pois é...
Há um documentário muito bom que eu recomendo que ele dá uma "palinha"(Porque nele há mais discurssões)sobre isto.
O Universo de Stephen Hawking

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #360 Online: 30 de Julho de 2010, 21:26:04 »
Perfeito, mas é  bom esclarecer que gravidade é distorção do espaço-tempo, não Snow ?  :ok:  :P

Com certeza. Falha minha.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #361 Online: 09 de Agosto de 2010, 07:41:25 »
Snow, você trabalha com grafenos, não é? Já viu isto aqui?

http://www.newscientist.com/article/mg20727721.200-rethinking-einstein-the-end-of-spacetime.html?full=true

O que acha?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #362 Online: 09 de Agosto de 2010, 10:55:33 »
Bom, não trabalho especificamente com grafenos mas as propriedades deles são importantes pros sistemas que eu estudo. Vou dar uma olhada nisso mais tarde.

Valeu!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #363 Online: 09 de Agosto de 2010, 14:11:40 »
A notícia é sobre a teoria da gravidade quântica de Horava. Ela supõe a quebra da invariância de Lorentz em pequenas escalas (acho),
o que permite uma teoria renormalizável. A relação com grafeno, até onde vi, é praticamente nula, exceto por se tratar de um sistema em que,
para grandes comprimentos de onda (pequenos k) os elétrons se comportam como partículas de massa zero, mas para k's grandes (pequenos
comprimentos de onda) a "velocidade da luz" do sistema se modifica, o que significa que o sistema perde sua invariância de Lorentz efetiva.

Trata-se de uma analogia esticada ao ponto de ruptura. Coisas da Newhype Newscientist.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #364 Online: 09 de Agosto de 2010, 14:31:47 »
Pois é, a New Scientist está sempre publicando artigos bombásticos -- e todo mundo gosta de dar uns potshots na Teoria da Relatividade de vez em quando; mas nada que vá fazer o Ramirez reaparecer triunfante por aqui, por enquanto :-P

Seja como for, eu queria ver o artigo original do Horava. Vou correr atrás daquela edição do Physical Review D.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #365 Online: 09 de Agosto de 2010, 15:35:55 »
. A relação com grafeno, até onde vi, é praticamente nula, exceto por se tratar de um sistema em que, para grandes comprimentos de onda (pequenos k) os elétrons se comportam como partículas de massa zero, mas para k's grandes (pequenos comprimentos de onda) a "velocidade da luz" do sistema se modifica, o que significa que o sistema perde sua invariância de Lorentz efetiva. [...]

Sabia que tinha a ver com isso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #366 Online: 09 de Agosto de 2010, 16:13:14 »
OK, então lá vai uma pergunta de quem não entende bulhufas de matéria condensada: por que ocorre essa quebra de simetria de Lorentz?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #367 Online: 10 de Agosto de 2010, 15:18:50 »
OK, então lá vai uma pergunta de quem não entende bulhufas de matéria condensada: por que ocorre essa quebra de simetria de Lorentz?

Não fiz as contas, mas acredito que seja porque, embora a relação de dispersão* seja linear para baixas energias, com curvatura constante, do
jeito que se espera para a "luz", na medida que a energia aumenta a curvatura muda. Ou seja, a "velocidade da luz" desse sistema muda.

Nessa figura fica claro que os cones de dispersão vão "se abrindo" para energias mais altas. A intensidade dessa mudança depende
da direção, num efeito conhecido como "trigonal warping".** O interessante é que isso acontece por causa da "granularidade" do sistema.
Quer dizer, o fato de existir uma rede cristalina. Os cones aparecem quando fazemos uma aproximação que trata o material como um
meio contínuo - o que faz sentido para grandes comprimentos de onda (os elétrons ficam "míopes" e não veem a rede cristalina).
Quando o momento cresce (e consequentemente o comprimento de onda diminui), os elétrons começam a "sentir" a rede cristalina, e então
a curvatura começa a mudar.

Esse tipo de coisa aconteceria com a luz também, se o espaço não for absolutamente contínuo.

*A função que relaciona frequência - vetor de onda, o que equivale a energia - momento ( %5Comega+%28k%29)
** Propaganda desavergonhada: ano passado publiquei um artigo explorando esse efeito.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #368 Online: 10 de Agosto de 2010, 15:43:10 »
Viram a Veja dessa semana?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #369 Online: 10 de Agosto de 2010, 15:45:43 »
Não. Quequitem de interessante?

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #370 Online: 10 de Agosto de 2010, 16:44:19 »
Não fiz as contas, mas acredito que seja porque, embora a relação de dispersão* seja linear para baixas energias, com curvatura constante, do
jeito que se espera para a "luz", na medida que a energia aumenta a curvatura muda. Ou seja, a "velocidade da luz" desse sistema muda.

Hum, se entendi direito, a alta densidade do tensor energia-momento num espaço tão apertado poderia torcer a geometria local e consequentemente dar a impressão que a luz está com uma velocidade diferente?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #371 Online: 10 de Agosto de 2010, 17:11:17 »

Hum, se entendi direito, a alta densidade do tensor energia-momento num espaço tão apertado poderia torcer a geometria local e consequentemente dar a impressão que a luz está com uma velocidade diferente?

Creio que não. No contexto da relatividade a velocidade da luz é sempre a mesma. Não vou comentar sobre a teoria do Horava porque
está muito fora da minha área, mas sei que se você impuser uma granularidade no espaço-tempo, então algum tipo de
dispersão da luz pode aparecer [1]. No caso feijão-com-arroz de um humilde problema de Física do estado sólido, fica fácil entender
como uma curvatura da dispersão aparece.

Veja o exemplo de fônons (ondas mecânicas num sólido, no popular). A relação de dispersão de uma onda sonora num meio uniforme
é simplesmente %5Comega+%3D+k+v, onde v é a velocidade do som nesse meio. Se, em vez de um meio contínuo você tiver um cristal,
então você vai acaber encontrando %5Comega+%3D+%7Bv%5Cover+a%7D+%5Csin%7Bka%7D. Quando ka for pequeno, você encontra o primeiro resultado.
Nesse caso, a dispersão "se curva" na forma de um seno por causa das chamadas reflexões de Bragg. Isso é algo que sempre acontece
em sistemas periódicos. No caso de elétrons em sólidos, isso leva a um efeito chamado oscilações de Bloch: se você aplicar um campo
elétrico uniforme num metal, os elétrons vão acelerar, ganhando momentum, até chegar naquela região onde a relação de dispersão se
curva, quando eles mudam de direção! Em princípio, então, um campo elétrico uniforme num sólido deveria fazer os elétrons oscilarem.
Isso só não acontece porque outras influências aparecem (defeitos, impurezas, etc.).

[1] http://arxiv.org/abs/1008.0017

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #372 Online: 10 de Agosto de 2010, 17:17:34 »
OK, vou dar uma olhada, obrigado!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #373 Online: 10 de Agosto de 2010, 17:22:07 »
A propósito (infelizmente, não legendado):

feature=player_embedded

Alan Watts

Offline Khronos

• Nível 15
  • *
« Resposta #374 Online: 31 de Agosto de 2010, 16:48:58 »
Estava eu a refletir, em meu tempo de ócio, e cheguei a uma pergunta muito sem vergonha sobre Física (Estou até com medo de ser idiota demais e eu não ter percebido).

Assistindo a alguns documentários percebi que os planetas são colocados em um mesmo plano α, em suas translações. Eu gostaria de saber se os planetas ficam mesmo em um mesmo plano α(Alinhado com o Sol por exemplo)?

E se os planetas ficam neste mesmo plano, porque ficam?
De modo bem vulgar: Porque a Terra não faz uma elipse “perpendicular” ao Sol enquanto Júpiter faz uma “horizontal”?Por que eles ficam neste mesmo "padrão” de translação?
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, 16:51:31 por Godfrey »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!