Okay. Quem manda eu não inventar alguma linguagem códiificada para manter secretas minhas idéias embaraçosas, até que a curiosidade se torne maior que a pouca-vergonha?
Uma vez, há uns dois ou três anos, ouvi uma teoria de que, se nós não tivéssemos surgido nesse "instante" do universo, mas "um pouco" mais tarde, poderíamos ter perdido todos os vestígios do big-bang, não seria possítel que os cientistas o descobrissem (ou que o comprovassem, imagino que nada impediria que hipotetizassem algo assim, até porque umas idéias pré-big-banguianas foram inventadas antes de se ter observações mais diretas que as inspirassem, pelo que me lembro da história).
Isso me levou uma outra dessas especulações vagas, pobres em embasamento específico, com base em analogias. Poderia inversamente se supor que, o big bang meio que "nunca aconteceu", e aquilo que se vê como confirmação fosse apenas uma ilusão, meio análoga a essa do desaparecimento de seus vestígios, mas em vez disso, sendo a origem quase que casual de pseudo-vestígios?
Uma dessas coisas meio "teoria da complexidade", como aquelas ondas imensas (acho que quase como colunas verticais, se supõe) que supostamente surgem "do nada", quando, por acaso, a energia de um monte de ondinhas por qualquer razão vai parar numa mega-onda excepcional...
...obviamente, com espaço e matéria, em vez de só água.
Bem, poder ser... ainda mais em termos tão vagos, imagino que "tudo" possa... mas existe quem defenda algo assim de forma mais séria? Não necessariamente como o fato comprovado, mas como uma possibilidade razoável?