Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177273 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #300 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 18:45:05 »
Aposto que ele vai colocar em LATEX e eu vou continuar não entendendo :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #301 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 21:15:16 »
[sqrt]x[/sqrt]

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #302 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 23:32:19 »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #303 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 01:55:41 »
[sqrt]x[/sqrt]

Tente
Código: [Selecionar]
[tex]\sqrt{x}[/tex]
%5Csqrt%7Bx%7D

Isso aí eu cliquei sem querer no enviar... :)

Deixa eu ver se agora com uma figura fica mais simples...

Xiii, mas a figura não carrega na página do fórum. A url da figura é esta abaixo. :?

http://www.wikifortio.com/807324/rel5.jpg

A relação entre o tempo do observador A, movendo-se com o vagão e o observador B, imóvel na
estação é:

+Ta%2FTb+%3D+sqrt+%5B1+-+%28v%2Fc%29%5E2%5D+

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #304 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 02:03:15 »
T = tempo?
v = velocidade?

Só isso? Que fácil, acho que vou me tornar físico :P

Ahn... e o resultado da equação quer dizer o que mesmo?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #305 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 02:28:47 »
Pois é, Di, isso é que é espantoso. Eu também sempre achei que para se chegar nessas equações
fosse preciso uma matemática sofisticadíssima. A simplicidade desse cálculo é impressionante, acho que
qualquer um que soubesse o teorema de pitágoras poderia ter chegado na Relatividade Restrita.  8-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #306 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 03:23:40 »
Pois é, e olha que não sou um grande fã de matemática!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #307 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 03:46:59 »
Pedro et al, obrigado...
Eu entendi a matemática, mas isso ainda me parece... irreal, pra falar a verdade.
Vai contra o meu senso comum.
Eu sei que há evidências suportando a TR, sei também que ela é previsível e bastante exata.

...mas acho que meu cérebro é newtoniano X-D
Não consigo pensar na velocidade da luz como uma constante... há algo no meu cérebro que diz que ela vai variar, de acordo com o observador.
Assim como, se um carro está a 0,6c e vai bater em outro carro a 0,8c, se eu estivesse em um dos dois carros eu iria analisar "o outro carro está vindo a 1,4c!"
(antes de eu morrer, claro :P )
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2009, 03:49:22 por Khamai Lykos »
Latebra optima insania est.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #308 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 03:50:07 »
Digo o mesmo!

Aquele negócio de que se eu viajar com uma velocidade perto de c, por alguns dias, na terra teriam se passado anos, não entra na minha cabeça!

Eu que viajei, e quem se "ferra" é quem ficou :olheira:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #309 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 07:04:00 »
Resultados não-intuitivos são o pão-com-manteiga da física moderna. Você acaba se acostumando :-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #310 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:12:09 »
Será que, algum dia, colocaremos a teoria em prática?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #311 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:03:45 »
Será que, algum dia, colocaremos a teoria em prática?

Ela já está em prática no seu dia a dia. O relógio a bordo em jatos atrasa micropentelhésimos de petelhésimos de micropentelhésimos de segundo.

O Cesar Lattes fez estudos com partículas cósmicas que mostra uma dilatação do tempo de vida delas quando penetram na atmosfera.

Talvez o Dbohr ou o Snow possam explicar prá gente. :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #312 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:38:44 »
Digo isso de viajar dias e anos se passarem pra quem ficou :P

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #313 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 17:44:44 »
Caríssimos.

Preciso que me esclareçam de uma vez por todas - se a Luz - é material ou não...?
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #314 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 17:48:54 »
Depende do que se chama matéria. Definitivamente não é matéria bariônica.

A luz pode ser entendida como ondas eletromagnéticas e como fótons (partículas de spin 1 e massa e carga nulas).
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #315 Online: 10 de Maio de 2009, 11:20:38 »
Depende do que se chama matéria. Definitivamente não é matéria bariônica.

A luz pode ser entendida como ondas eletromagnéticas e como fótons (partículas de spin 1 e massa e carga nulas).

É um tanto estranho pensar numa partícula como não tendo massa...
O senso comum parece sugerir que entendemos por "partícula" algo que seja "palpável" ainda que tenha o tamanho de um zilionésimo de milímetro.

A propósito (e acho que ja fiz esta pergunta antes), um fóton ou qualquer outra partícula, tenha ou não massa, tem superfície ou é adimensional como um ponto matematicamente falando?

Outra dúvida: se uma partícula tem spin, logo posso supor que tem superfície (área)? O spin esta relacionado com a forma com que as partículas tomam a cada fração de rotação, de forma mais ou menos análoga ao que os astrônomos fazem quando tentam determinar o período de rotação de um planeta ou asteróide distante observando as mudanças visuais conforme o corpo gira. Porem no caso do spin, a mudança é algo mais abstrato, mais matemático, acho... é isso ou viajei na maionese?

Pelo menos foi o que me pareceu do que me lembro ter visto no livro "Universo numa casca de noz" do Hawking.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #316 Online: 10 de Maio de 2009, 11:39:22 »
Partículas não são bolinhas.

Partículas atuam em uma escala em que não podemos tratá-las como objetos clássicos e são representadas por funções de onda quânticas.

Quanto ao spin, não tem anda girando. Essa coisa de "ter de dar duas voltas pra voltar o que era" é uma analogia por parte do Hawking, mas tem ligação com os resultados experimentais. Não se trata de girar o objeto e olhar pra manchinhas que aparecem nele, mas se trata de olhar para medidas feitas em seu campo magnético, inverter o momento angular (analogamente, fazer parar de rodar pra direita e então rodar pra esquerda). Quando invertemos esse estado invertido, deveríamos voltar ao inicial, mas o resultado é diferente. Fazendo mais duas inversões dessas, voltamos a obter os resultados de antes de começar.

De novo: um elétron não tem spin porque ele está girando em torno de seu eixo. Spin é uma propriedade fundamental da partícula, assim como massa e carga. Tente me responder o seguinte: o que é massa? O que é carga? Você nunca viu nenhum texto de divulgação tentando explicar massa e carga como qualquer coisa diferente de "massa está relacionada com a intensidade da força gravitacional exercida pelo corpo numa massa de prova" e "carga está associada com a intensidade de força elétrica exercida pelo corpo numa massa de prova". Spin é isso: um momento magnético intrínseco.

Entretanto, como não existe "carga" magnética, o spin se comporta como um dipolo magnético, como se fosse o campo magnético de uma carga girando numa espira. Mas é só isso. Não tem nada girando. Até porque existem partículas neutras com spin não nulo, como o Neutron.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #317 Online: 10 de Maio de 2009, 11:57:21 »
Partículas não são bolinhas.

Partículas atuam em uma escala em que não podemos tratá-las como objetos clássicos e são representadas por funções de onda quânticas.

Quanto ao spin, não tem anda girando. Essa coisa de "ter de dar duas voltas pra voltar o que era" é uma analogia por parte do Hawking, mas tem ligação com os resultados experimentais. Não se trata de girar o objeto e olhar pra manchinhas que aparecem nele, mas se trata de olhar para medidas feitas em seu campo magnético, inverter o momento angular (analogamente, fazer parar de rodar pra direita e então rodar pra esquerda). Quando invertemos esse estado invertido, deveríamos voltar ao inicial, mas o resultado é diferente. Fazendo mais duas inversões dessas, voltamos a obter os resultados de antes de começar.

De novo: um elétron não tem spin porque ele está girando em torno de seu eixo. Spin é uma propriedade fundamental da partícula, assim como massa e carga. Tente me responder o seguinte: o que é massa? O que é carga? Você nunca viu nenhum texto de divulgação tentando explicar massa e carga como qualquer coisa diferente de "massa está relacionada com a intensidade da força gravitacional exercida pelo corpo numa massa de prova" e "carga está associada com a intensidade de força elétrica exercida pelo corpo numa massa de prova". Spin é isso: um momento magnético intrínseco.

Entretanto, como não existe "carga" magnética, o spin se comporta como um dipolo magnético, como se fosse o campo magnético de uma carga girando numa espira. Mas é só isso. Não tem nada girando. Até porque existem partículas neutras com spin não nulo, como o Neutron.

Grato por desfazer este equívoco!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #319 Online: 23 de Outubro de 2009, 13:43:27 »
Vou dar um UP nesse tópico! Acho ele super útil e a última pergunta do Buckaroo não foi respondida :D

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #320 Online: 23 de Outubro de 2009, 19:14:00 »
Um sistema fechado de forma perfeita, ideal, perderia energia para onde? Só para eventual "trabalho", certo?

Sim
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #321 Online: 23 de Outubro de 2009, 21:41:38 »
Eu queria lembrar o que eu tinha em mente quando perguntei isso. Agora perdi não só o fio da meada, nem sei onde está a meada :D

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #322 Online: 23 de Outubro de 2009, 23:26:11 »
Mal aê :oops:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #323 Online: 18 de Abril de 2010, 03:22:42 »
Okay. Quem manda eu não inventar alguma linguagem códiificada para manter secretas minhas idéias embaraçosas, até que a curiosidade se torne maior que a pouca-vergonha?

Uma vez, há uns dois ou três anos, ouvi uma teoria de que, se nós não tivéssemos surgido nesse "instante" do universo, mas "um pouco" mais tarde, poderíamos ter perdido todos os vestígios do big-bang, não seria possítel que os cientistas o descobrissem (ou que o comprovassem, imagino que nada impediria que hipotetizassem algo assim, até porque umas idéias pré-big-banguianas foram inventadas antes de se ter observações mais diretas que as inspirassem, pelo que me lembro da história).

Isso me levou uma outra dessas especulações vagas, pobres em embasamento específico, com base em analogias. Poderia inversamente se supor que, o big bang meio que "nunca aconteceu", e aquilo que se vê como confirmação fosse apenas uma ilusão, meio análoga a essa do desaparecimento de seus vestígios, mas em vez disso, sendo a origem quase que casual de pseudo-vestígios?

Uma dessas coisas meio "teoria da complexidade", como aquelas ondas imensas (acho que quase como colunas verticais, se supõe) que supostamente surgem "do nada", quando, por acaso, a energia de um monte de ondinhas por qualquer razão vai parar numa mega-onda excepcional...

...obviamente, com espaço e matéria, em vez de só água.

Bem, poder ser... ainda mais em termos tão vagos, imagino que "tudo" possa... mas existe quem defenda algo assim de forma mais séria? Não necessariamente como o fato comprovado, mas como uma possibilidade razoável?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #324 Online: 07 de Maio de 2010, 17:10:17 »
Uma espécie de replay de uma das minhas perguntas iniciais: alguém já teorizou que a expansão do universo e a gravidade pudessem ser "unificadas", como a expansão/contração do espaço em função da ausência/presença de matéria? Se não, por que? Isso é algo absurdo em termos teóricos, ou é algo que talvez até pareça razoável, mas se faz umas continhas básicas num guardanapo, e se conclui, "nah, não é", e então a hipótese nunca foi dignificada com algum paper?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!