De novo, existe uma diferença em ser superior em capacidade cognitiva e ser superior na posição que o homem ocupa no universo. Acho que pode estar havendo confusão nestas duas coisas. Vou tentar explicar melhor o que eu queria dizer no texto inicial que reconheço que pode ter ficado confuso.
Os animais independente de terem certas características que não possuímos como olfato mais desenvolvido, melhor aparelho locomotor para correr, saltar e pular, ou têm respiração traqueal que os fazem respirar debaixo d'água dentre outras caracteríticas físicas que são melhores que nós sem dúvida, não significa que estamos no mesmo nível na ordem de inteligência. Fora o fato que se você considerar que outro animal seja superior a você por ter condições em respirar debaixo d'água e você não, está desconsiderando várias coisas. Você estaria portanto dando precedência do que é mais significativo para a espécie e nisto eu não concordo.
O conceito de superioridade está associado logo com um valor moral. Se existe alguma coisa superior existe o seu oposto, o inferior. Isto dá uma idéia de depreciação. Os seres humanos por possuírem valores morais não gostam de ser depreciados pois isto é rebaixar sua dignidade. Mas isto não vale para os bichos. Os peixes não possuem valores morais e portanto ser digno ou não para os peixes ou outros animais que são melhores que nós nas habilidades motoras e sensitivas, não faz diferença. Existem peixes que respiram fora d'água, se não me engano é a pirambóia. A gente poderia dizer que a piramboia é superior aos peixes? Pode até ser no quesito de melhor adaptação na ausência temporária de água, mas uma sardinha não importa em ser rebaixada. Pode fazer sentido dizer da superioridade de um indivíduo sobre o outro no que diz respeito à adaptação. Esta superioridade da pirambóia por exemplo, não está relacionada de forma alguma com o que pode simbolizar para nós, humanos. O valor moral de superioridade ou inferioridade é uma faculdade só nossa.
Agora tirando o aspecto moral de superioridade por que isto é uma a exclusividade nossa como disse, você pode dizer que além de não sermos superiores aos animais por que muitos dos animais tem as habilidades maiores que nós como no exemplo que eu dei acima, pode dizer também que precisamos de muitas necessidades básicas para mantermos vivos como os animais. Eu também acho isso simplificar as coisas demais. Vou explicar.
Se você tem sede a sua sede não pode simplesmente para saciar uma necessidade básica. Por termos estados mentais ou seja temos angústia, lembranças, alegria etc, dependendo das circunstâncias você escolhe a melhor forma de matar a sua sede embora não faça diferença para saciar o apetite. Água com gás ou sem gás? suco ou refresco e de que sabor? Está com fome? Self service ou prato feito ? Uma pizza ? Pode parecer bobo mas não é. Isso só pode acontecer com seres que têm estados mentais como nós e que por termos consciência e capacidade sofisticada em fazer abstrações podemos fazer escolhas. Necessidades fisiológicas também pode se estender a um destes estados e significar para algumas pessoas o que se conhece como perversão embora a finalidade não seja esta, mas só é possível este fenômeno com pessoas e não bichos. Vou dar exemplos que nossas necessidades básicas para nos manter vivos como fome e sexo pode ser menos imortante do que para outros animais.
Sabemos que é importante carboidratos e fibras em nossa alimentação mas seus gostos próprios podem colocar o organismo em estado de alerta se você não ingerir folhas e legumes mas você detesta por ter lembranças de ter engasgado com sua sopinha de legumes ou de cereais. De alguma maneira estaria você negando uma necessidade básica que é a de se alimentar ou deixando de suprir determinada necessidade por um fator emocional. O intinto sexual também é igual para todos os animais. Posso deixar de ter vontade de praticar o coito (Já que estamos falando de animais) pelo fato da fêmea humana, que me estimulava apresentar mau hálito. A prática reprodutiva deixou de importar naquele instante em que o estímulo deixou de existir. O estímulo sexual é um ingrediente humano. O ser humano mesmo que em pequena escala está omitindo nestes e em vários casos, o que seria condição básica e essencial na natureza comum dos seres vivos.
É relevante a gente levar em conta os aspectos emocionais e éticos que somente os seres humanos podem alcançar. Os estados mentais próprios dos seres humanos são o pode dizer num aspecto mais amplo, o que nos trazem a superioridade sobre todos os outros animais. Somos bem distintos até nas necessidades que supostamente nos igualam para manter a vida como nos exemplos que dei acima. Este estado mental é que nos trazem conceitos como solidariedade, fazer planos e guiar nossos atos através da razão.