Entao voce diz que os produtos que voce considera de pouco valor para a sociedade nao justificam o uso de animais nos testes...
Correto. Eu concordo com Peter Singer quando ele denuncia um antropocentrismo exagerado na mentalidade dominante. Não faz sentido criar animais para torturá-los. Certamente não para pesquisar cosméticos. Em muitos casos nem mesmo para pesquisa médica.
Complicado, teriamos que mudar todo nosso sitema de avalicao da seguranca produtos para o consumidor...
O que provavelmente terá de ser feito de qualquer jeito em um período de tempo relativamente curto. Essas coisas não são (nem deveriam ser) estáticas e imutáveis.
Mas, o teste de remedios seria um motivo desses que sao eticos?
Eu acho que sim, mesmo que o de produtos nao seja.
Em alguns casos até poderia ser. Em muitos outros é inclusive mais eficiente usar cobaias humanas mesmo. Há uma resistência grande à idéia, mas o fato é que a pesquisa (e a prática) médica atuais são perdulárias, dispendiosas e irracionalmente antropocêntricas.
Na prática a utilidade de cobaias é limitada. A tecnologia médica chegou a tal grau de sofisticação que não é particularmente útil extrapolar informação de cobaias para seres humanos (que, obviamente, são similares só até certo ponto).
Um dos motivos por que se usa tantas cobaias é exatamente a falta de semelhança delas com seres humanos. Mas usar milhares de cobaias não vai torná-las mais parecidas com seres humanos...