Sim, mas temos um ambiente particular específico e único do qual conhecemos a vida. O planeta terra é um ambiente bem identificado e dominado devida a adaptação da espécie humana ao seu ecossistema.
A seleção natural, que é o mecanismo principal da evolução, confere uma superioridade adaptativa a especie humana em relação as demais. Não somos ameaçados por outras espécies, porém já provocamos a extinção de várias.
O planeta Terra está longe de ser uma ambiente específico e único, é antes um conjunto enorme de ambientes em constante mudança. Até agora, estamos adaptados a ele, mas não se sabe que mudanças nos esperam em alguns milhões (quem sabe milhares) de anos que podem nos tornar inaptos ao ambiente.
Como eu disse antes, uma mudança que atinja drasticamente a disponibilidade de alimento por um tempo longo o suficiente pode acabar por condenar a espécie humana, muito cara do ponto de vista energético, sem afetar, ou criando espaço para o crescimento de uma espécie menos complexa e exigente.
O ser humano não tem qualquer superioridade adaptativa. Ele é adaptado, ponto, como outras espécies. E se assim fosse a superioridade adaptativa estaria com os artrópodes e bactérias que se adaptaram a ambientes com condições extremamente hostis a nós, como alto pH, altas ou baixas temperaturas, baixa umidade e etc.
O maior gasto energético da espécie humana é "financiado" através do seu domínio do ecossistema, manipulando assim a natureza, inclusive contando com a ciência na manipulação da natureza (ciências naturais).
Não discordo, mas isso não implica que somos superiores por manipularmos a natureza em escala maior que outras espécies, isso é uma posição exclusivamente humana, cultural, não biológica. Até por que, pode não ser do interesse de outras espécies manipular a natureza (talvez até por que já estejam perfeitamente adaptadas ao cenário atual).
E vale lembrar que se o ser humano manipula a natureza, diversas espécies "inferiores" manipulam o próprio ser humano.
Não existe subordinação energética, o homem é resultado de um processo evolutivo, da seleção natural. Temos as mesmas origens biológicas dos organismos autótrofo. Somos adaptativamente superiores, evoluimos em termos biológicos.
Isso não faz o menor sentido, por tudo que coloquei nesse e nos posts anteriores.
O homem depende muito mais dos organismos autótrofos do que esses do homem (aliás, como um reino, eles não dependem em nada do homem, já estavam aí muito antes de nós e devem estar depois). E então, quem está subordinado a quem?
O homem caça todos, por isso existem os zoológicos. Temos nossas preferencias alimentares e interferimos na produção natural de nossos alimentos aplicando tecnologia biológica principalmente.
Pelamor de Einstein, Adriano, nem todos os zoológicos do mundo juntos t6em exemplares de todas as espécies. Falácia da grossa, hein?
Nossas prefrências alimentares são mais resultado da facilidade em domesticar certas espécias do que outras (que não se prestam a isso) do que a nosso paladar.