Autor Tópico: Porque não preciso agir eticamente frente à morte de animais.  (Lida 39143 vezes)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
Re: Porque não preciso agir eticamente frente à morte de animais.
« Resposta #50 Online: 07 de Dezembro de 2007, 23:38:15 »
O meu problema e' que sou completamente egoista e descarto qualquer etica ou moral afim de meu beficio e adoto mascaras de posicoes morais ou eticas

Você parece ter um certo orgulho em se declarar assim, ou estou enganado?

Nao sei. Acabei de  concluir e expressar isso. Acho que sou meio sem nocao...
Quase ninguem pensa assim...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 08 de Dezembro de 2007, 00:17:32 »
Os animais independente de terem certas características que não possuímos como olfato mais desenvolvido, melhor aparelho locomotor para correr, saltar e pular, ou têm respiração traqueal que os fazem respirar debaixo d'água dentre outras caracteríticas físicas que são melhores que nós sem dúvida, não significa que estamos no mesmo nível na ordem de inteligência.
E daí?

Defina inteligência. Por que inteligência vale mais que capacidade de memória? Por que inteligência vale mais que respirar de baixo dágua?

E mesmo não estando na mesma "ordem te inligência" [sic], o que isso justifica? Então, devemos fazer um teste de QI à todas as pessoas que fizerem 18 anos e elimina-las caso o resultado seja menor que a média? Afinal, elas não tem "o nível na nossa ordem de inteligência" [sic]. E doentes mentais? E idosos?

Fora o fato que se você considerar que outro animal seja superior a você por ter condições em respirar debaixo d'água e você não, está desconsiderando várias coisas.
Ué, se você pode desconsiderar o fato deles respirarem de baixo dágua quando você diz que é superior por "ter um nível na ordem de inteligência" [sic] maior, por que eu não posso fazer o mesmo? De baixo dágua você é MUITO inferior à um peixe, caro.

Você estaria portanto dando precedência do que é mais significativo para a espécie
Ah sim, claro, porque só você pode...

Você estaria portanto dando precedência do que é mais significativoe nisto eu não concordo.
Como se eu me importasse com o que você concorda...

O conceito de superioridade está associado logo com um valor moral.
Nonsense...

Se existe alguma coisa superior existe o seu oposto, o inferior. Isto dá uma idéia de depreciação. Os seres humanos por possuírem valores morais não gostam de ser depreciados pois isto é rebaixar sua dignidade.
Verborréia para não falar nada...

Mas isto não vale para os bichos. Os peixes não possuem valores morais
Se este Leopardo não esteve em um dilema moral neste vídeo, é porque foi Deus!

O que é moral?

e portanto ser digno ou não para os peixes ou outros animais que são melhores que nós nas habilidades motoras e sensitivas, não faz diferença.
Por quê?

Existem peixes que respiram fora d'água, se não me engano é a pirambóia. A gente poderia dizer que a piramboia é superior aos peixes? Pode até ser no quesito de melhor adaptação na ausência temporária de água, mas uma sardinha não importa em ser rebaixada. Pode fazer sentido dizer da superioridade de um indivíduo sobre o outro no que diz respeito à adaptação. Esta superioridade da pirambóia por exemplo, não está relacionada de forma alguma com o que pode simbolizar para nós, humanos. O valor moral de superioridade ou inferioridade é uma faculdade só nossa.
O que é moral? O que moral tem a ver com superioridade ou inferioridade?  :stunned:

Você, também aparentemente nunca teve um bichinho. Gatos BRIGAM por honra, cara. Eles se dão tapas na cara: quem acerta o tapa na cara do outro mostra a "superioridade" perante ele. É claro que eles se importam. Eles não se dão tapas aleatoriamente.

Agora tirando o aspecto moral de superioridade por que isto é uma a exclusividade nossa como disse, você pode dizer que além de não sermos superiores aos animais por que muitos dos animais tem as habilidades maiores que nós como no exemplo que eu dei acima, pode dizer também que precisamos de muitas necessidades básicas para mantermos vivos como os animais. Eu também acho isso simplificar as coisas demais.
Sim, porque o argumento que realmente vale para superioridade é: ele é da minha espécie.

Se você tem sede a sua sede não pode simplesmente para saciar uma necessidade básica. Por termos estados mentais ou seja temos angústia, lembranças, alegria etc, dependendo das circunstâncias você escolhe a melhor forma de matar a sua sede embora não faça diferença para saciar o apetite. Água com gás ou sem gás? suco ou refresco e de que sabor? Está com fome? Self service ou prato feito ? Uma pizza ? Pode parecer bobo mas não é. Isso só pode acontecer com seres que têm estados mentais como nós e que por termos consciência e capacidade sofisticada em fazer abstrações podemos fazer escolhas.
Você nunca teve um cachorro mesmo. Você nunca conseguiu educar um cachorro para ele não mijar na sua cama? É claro que eles facultam sobre isto quando estão perto: "se eu mijar, eu apanho, porra!". Isso não é óbvio?

Necessidades fisiológicas também pode se estender a um destes estados e significar para algumas pessoas o que se conhece como perversão embora a finalidade não seja esta, mas só é possível este fenômeno com pessoas e não bichos. Vou dar exemplos que nossas necessidades básicas para nos manter vivos como fome e sexo pode ser menos imortante do que para outros animais.
Verborragia...

Sabemos que é importante carboidratos e fibras em nossa alimentação mas seus gostos próprios podem colocar o organismo em estado de alerta se você não ingerir folhas e legumes mas você detesta por ter lembranças de ter engasgado com sua sopinha de legumes ou de cereais. De alguma maneira estaria você negando uma necessidade básica que é a de se alimentar ou deixando de suprir determinada necessidade por um fator emocional.
E daí?

O estímulo sexual é um ingrediente humano.
Todavia, apesar de sua afirmação, toda biologia diz exatamente o contrário. De onde você tirou que o estímulo sexual é um ingrediente humano? Por que você acha que animais fazem sexo? Porque deus quer?!

O ser humano mesmo que em  pequena escala está omitindo nestes e em vários casos, o que seria condição básica e essencial na natureza comum dos seres vivos.
Conclusão ingênua em cima de premissas ingênuas.

É relevante a gente levar em conta os aspectos emocionais e éticos que somente os seres humanos podem alcançar. Os estados mentais próprios dos seres humanos são o pode dizer num aspecto mais amplo, o que nos trazem a superioridade sobre todos os outros animais.
Premissas ingênuas, novamente. E sua conclusão de que isso vale mais que o fato dos chimpanzés terem melhor memória que nós, não é mais arbitrária que a conclusão dos nazistas ao acharem que não-alemães são inferiores... A diferença é a espécie. :)

Somos  bem distintos até nas necessidades que supostamente nos igualam para manter a vida como nos exemplos que dei acima. Este estado mental é que nos trazem conceitos como solidariedade, fazer planos e guiar nossos atos através da razão.
Você é realmente ingênuo ao achar que animais não tem solidariedade. Você nunca viu notícias de "famílias" de animais em zoológicos que adotaram filhotes de outros animais? "Solidariedade" é relativo à animais que vivem em grupo, não de nós-seres-humanos-super-fodões.

E como disse, gatos também guiam seus atos através da razão: eles não pulariam de um muro sem saber que cairiam no chão. :)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 08 de Dezembro de 2007, 00:20:16 »
Temos aqui dois candidatos ao Prêmio Nobel, porque, vejam só, conluíram que os animais humanos são superiores aos animais.

Brilhante!

Animais humanos concluíram baseados nos seus pensamentos e seu modo de ver de animais humanos, que animais humanos são superiores aos animais não-humanos.

Justo!

Offline forced_existence

• Nível 10
  • *
  • homini est virtutem habere aliud umbram sequi
« Resposta #53 Online: 08 de Dezembro de 2007, 01:29:42 »
Oceanos ,

Se o que é deixado pelos participantes como uma discordância de seus pontos de vista, não importa pra você, não seria necessário seu pedido pra que eu respondesse os tópicos que eu inicio sempre.

Se é regra do jogo responder nem que seja qualquer coisa e ainda dizer a todo momento que há verborragias no texto como um recurso para o cansaço argumentativo e ser taxado de ingênuo repetidas vezes, não quero participar deste tipo de discurso nem faz sentido.

Quando coloquei algumas explicações neste último texto,  parti do pressuposto que  conceitos como inteligência, moral, superioridade e inferioridade estivessem um pouco mais solidificados aos participantes para entrarem no discurso que propus. Me pareceu que eu estava falando outra língua. Eu falava sobre conceitos humanos de ética e moral enquanto você insiste em alguma inteligência animal senão igualar comportamentos e ignorar aspectos superiores humanos como consciência, solidariedade ou maximização da bondade. Fica a seu cargo provar sobre a "superioridade animal", "superioridade moral dos animais", "O senso ético ou do dever dos animais", "A relevante inteligência dos animais" dentre outros conceitos que você teima em dar ênfase.

Ademais, não acho sensato partir da formação de conceitos ou reinventar novos conceitos e teorias sobre os animais tendo como referência seu bichinho de estimação preferido. Pra você ele pode ser um gênio como todo pai ou mãe coruja tem por seus filhos, mas na ordem de precedência das espécies o ser humano está no topo. A mente humana não encontra limites. Embora nossos parentes mais próximos sejam capazes de imitar humanos, eles foram treinados ou adestrados por métodos humanos. Eles nunca criarão, farão renovação e se perguntarão do porquê de suas ações, pois lhes faltam senso ÉTICO ou MORAL somente possível em cérebros capazes de abstrações elevadas.

Sobre ética eu recomendo ler Singer, Peter, Ética Prática. É um ótimo texto mesmo pra quem nunca teve leitura anterior.
Um resto azul de sono ainda me ilude, mais visível se torna o meu fantasma, turvo entre a névoa da metamorfose.
  Respiro este leve ar que sustenta o mundo, minha vida nada mais que este respiro, meu olhar nada mais do que esta procura...
  Este o mundo a que vim, de pedra e sonho..

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #54 Online: 08 de Dezembro de 2007, 01:42:13 »

Forced_existence, por favor, não inverta o ônus da prova.

Você deve provar que:

1. humanos são superiores a animais (em um ponto de vista global e neutro é claro, e não apenas em uma característica).

2. Na ordem de precedência das espécies o homem está no topo.

3. Que os animais nunca criarão, farão renovação e se perguntarão o porquê de suas ações.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #55 Online: 08 de Dezembro de 2007, 01:47:13 »
Você está se esquecendo que UM DOS MOTIVOS de ser da Ética é justamente para que os mais fortes não sobrepujem os mais fracos e que a Ética se sustenta no bem-comum e o não-faça-aos-outros-o-que-não-deseja-para-si, e que este segundo pilar se desdobra em outros princípios, dentre os quais se encontra o evitar-o-mal-desnecessário. Não existem na Ética justificativas para a quebra de seus princípios que a própria Ética não preveja, e o princípio base das excessões da Ética é o entres-males-inevitáveis-enscolha-o-menos-grave.

Não há na sua proposta de (des)tratamento (anti-)ético dos animais nenhum preceito com base ética, de modo que você está falando de qualquer outra coisa, menos de Ética.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #56 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:09:06 »
Concordo com o Forced Existence.

E' obvio que o ser humano e' superior aos outros animais, por que acha que dominamos o planeta???
Temos controle de todas as outras especies animais e somos os juizes da vida deles.
Se voce nao ve isso, e' cego.

A distincao da inteligencia humana e animal e' enorme. Parem de fingir que nao entendem o que estamos dizendo. Discordem eticamente com relacao ao respeito aos animais o quanto quizerem, mas nao finjam ve nao veem a diferenca entre serem humanos e animais. Veja tudo que construimos e completamos, nos dominamos o mundo caso voces nao tenham percebido.

E' mesmo como alguns estao dizendo "anti-etico" o mal tratamento dos animais. Mas como raca dominante podemos usufruir deles para nosso benefio, caso contrario voce dira que comer carne e' anti-etico.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:14:46 »
Se o que é deixado pelos participantes como uma discordância de seus pontos de vista, não importa pra você, não seria necessário seu pedido pra que eu respondesse os tópicos que eu inicio sempre.
Mas realmente não me importa o que você concorda ou não... O que me importa é o que você pode argumentar aqui...

Se é regra do jogo responder nem que seja qualquer coisa e ainda dizer a todo momento que há verborragias no texto como um recurso para o cansaço argumentativo e ser taxado de ingênuo repetidas vezes, não quero participar deste tipo de discurso nem faz sentido.
Você responde se quiser... Mas, como eu disse no começo do tópico, ficar criando tópicos e não respondendo eles não é legal.

Quando coloquei algumas explicações neste último texto,  parti do pressuposto que  conceitos como inteligência, moral, superioridade e inferioridade estivessem um pouco mais solidificados aos participantes para entrarem no discurso que propus.
Ingenuidade sua achar que não estão, caro.

Por favor, para dar continuidade aos argumentos anteriores, quero que me responda à tudo que te perguntei. :)

Me pareceu que eu estava falando outra língua.
Irônicamente, foi quase isso...

Eu falava sobre conceitos humanos de ética e moral enquanto você insiste em alguma inteligência animal senão igualar comportamentos e ignorar aspectos superiores humanos como consciência, solidariedade ou maximização da bondade.
Todavia, é fato que suas premissas de que só humanos tem tais atributos são infundadas, já que eles estão presentes em animais também.

Também evite espantalhos... Eu não "igualei" nada. :)

Fica a seu cargo provar sobre a "superioridade animal", "superioridade moral dos animais", "O senso ético ou do dever dos animais", "A relevante inteligência dos animais" dentre outros conceitos que você teima em dar ênfase.
Não fica porque eu não argumentei isto. Você é quem está inventando.

Ademais, não acho sensato partir da formação de conceitos ou reinventar novos conceitos e teorias sobre os animais tendo como referência seu bichinho de estimação preferido. Pra você ele pode ser um gênio como todo pai ou mãe coruja tem por seus filhos
Sim, é óbvio que meu amor pelos meus bichinhos de estimação que sequer existem influem no fato deles fazerem tudo isto que eu afirmei que fazem. Sim, é fato que só porque eu amo eles que os gatos se dão tapas na cara para demonstrar superioridade; é fato que só porque eu amo cachorros, que cachorros fazem o que eu afirmei; é fato que só porque eu amo aquela leopardo fêmea do vídeo, a coitadinha teve um dilema moral depois matar a mãe do macaquinho.

Sim, todos esses fatos claramente objetivos e investigáveis foram inventados ou manipulados pela minha "partida de formação de conceitos ou reinvento de novos conceitos e teoriassobre os animais de estimação como referência do meu bichinho". :)

Agora, por favor, poderia se ater aos argumentos e não às minhas motivações? Eu tenho uma teoria bastante interessante sobre o que te estimula a tentar desmoralizar as próprias atitudes, mas guardo para mim... :)

mas na ordem de precedência das espécies o ser humano está no topo.
Você continua afirmando, só que ainda não demonstrou... Uma pena. :)

A mente humana não encontra limites.
Imagine um universo de 6 dimensões espaciais. Descreva-me como é o infinito.

Embora nossos parentes mais próximos sejam capazes de imitar humanos, eles foram treinados ou adestrados por métodos humanos.
O que é o conhecimento, além de uma pirâmide? Você aprendeu a mexer nesse computador por causa de conhecimento agregado que lhe foi passado... Ou você criou, fez, renovou e se perguntou do porquê o computador funcionar? Você provavelmente aprendeu a mexer nele porque antes você tinha conhecimento necessário: ler, por exemplo. :)

Eles nunca criarão, farão renovação e se perguntarão do porquê de suas ações, pois lhes faltam senso ÉTICO ou MORAL somente possível em cérebros capazes de abstrações elevadas.
Você continua afirmando a mesma coisa, mas ainda não demonstrou nada. Já lhe mostrei diversos exemplos que falam o contrário do que você afirma aqui e a única coisa que você fez foi ignora-los para voltar a "concluir" a mesma coisa. Você faz do que deveria ser sua conclusão, uma premissa:

- "Por isso concluo que animais são irracionais"
- "Mas esse aqui pensa"
- "Você está errado, pois animais são irracionais".

Sobre ética eu recomendo ler Singer, Peter, Ética Prática. É um ótimo texto mesmo pra quem nunca teve leitura anterior.
Agradeço.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #58 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:25:26 »
Forced_Existence e CaraQueNadaSabe, por favor, definam "Ética" e citem seus princípios fundamentais.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:27:08 »
E' obvio que o ser humano e' superior aos outros animais, por que acha que dominamos o planeta???
Depende, superior em que situação? Onde? Por quê? Contra quem? Dominamos? Megalomania é dominação? Aposto que existem mais baratas que humanos por aí: tem certeza que fomos NÓS que dominamos alguma coisa?

Temos controle de todas as outras especies animais e somos os juizes da vida deles.
Em algumas situações, isto é verdade. E é exatamente por esse poder superior que temos ainda que agir com mais ética perante eles: é uma responsabilidade a mais.

Desde quando, poder, também, por si só justifica falta de responsabilidade com os menos favorecidos?

A distincao da inteligencia humana e animal e' enorme.
Defina inteligência.

Parem de fingir que nao entendem o que estamos dizendo.
Ninguém está falando que não entende... Onde você viu isso?

iscordem eticamente com relacao ao respeito aos animais o quanto quizerem, mas nao finjam ve nao veem a diferenca entre serem humanos e animais.
Ué, onde fingimos isso?

Veja tudo que construimos e completamos, nos dominamos o mundo caso voces nao tenham percebido.
As baratas também... Aliás, elas é que dominaram: estão em maior número, se reproduzem mais rápido e são mais resistentes a diversas coisas que nós não somos... Elas só não nos matam, afinal, elas não precisam. :)

E' mesmo como alguns estao dizendo "anti-etico" o mal tratamento dos animais. Mas como raca dominante podemos usufruir deles para nosso benefio, caso contrario voce dira que comer carne e' anti-etico.
Como o Nightmare disse:

Você está se esquecendo que UM DOS MOTIVOS de ser da Ética é justamente para que os mais fortes não sobrepujem os mais fracos e que a Ética se sustenta no bem-comum e o não-faça-aos-outros-o-que-não-deseja-para-si, e que este segundo pilar se desdobra em outros princípios, dentre os quais se encontra o evitar-o-mal-desnecessário. Não existem na Ética justificativas para a quebra de seus princípios que a própria Ética não preveja, e o princípio base das excessões da Ética é o entres-males-inevitáveis-enscolha-o-menos-grave.
Grifo meu. :)
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2007, 02:30:18 por Oceanos »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:27:46 »
Forced_Existence e CaraQueNadaSabe, por favor, definam "Ética" e citem seus princípios fundamentais.
Endosso. Por favor, definam "Ética" e citem seus princípios fundamentais.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #61 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:37:15 »
Como eu ja disse antes, nao tenho "etica", portanto, penso de acordo com o que e' realmente melhor para mim.
Critique a vontade, sei que e' uma posicao impar e que nao agrada.

Offline forced_existence

• Nível 10
  • *
  • homini est virtutem habere aliud umbram sequi
« Resposta #62 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:43:21 »

Vocês procurem o que é ética na wikipédia. Depois explico se tiverem dúvidas. Agora vou  dormir.
Um resto azul de sono ainda me ilude, mais visível se torna o meu fantasma, turvo entre a névoa da metamorfose.
  Respiro este leve ar que sustenta o mundo, minha vida nada mais que este respiro, meu olhar nada mais do que esta procura...
  Este o mundo a que vim, de pedra e sonho..

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 08 de Dezembro de 2007, 02:51:10 »
Como eu ja disse antes, nao tenho "etica", portanto, penso de acordo com o que e' realmente melhor para mim.
Fim-de-papo.

Vocês procurem o que é ética na wikipédia. Depois explico se tiverem dúvidas. Agora vou  dormir.
Mas ninguém está duvidando se a wikipédia sabe o que é ética ou não, duvidamos se você sabe!!
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2007, 15:08:09 por Oceanos »

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #64 Online: 08 de Dezembro de 2007, 03:00:23 »
Fim-de-papo.

Exatamente :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 08 de Dezembro de 2007, 04:50:15 »
Sabiam que arrogância costuma ser o argumento definitivo?

Não?

Eu também não sei disso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #66 Online: 08 de Dezembro de 2007, 15:03:15 »
Nao e' esse o ponto Luis Dantas, o que o oceano quer dizer e' que segundo minhas condicoes morais e' "fim-de-papo" para mim, ja que elas me excluem, perceba ao ler o topico.

Eu e' que estou fora, nao e' argumento definitivo para a conversa, mas voce poderia tentar encontrar um.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 08 de Dezembro de 2007, 16:46:39 »
Mas ninguém está duvidando se a wikipédia sabe o que é ética ou não, duvidamos se você sabe!!
Pipocou mesmo? :(

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #68 Online: 08 de Dezembro de 2007, 16:54:04 »
Se deixasse ele apagaria o tópico...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 08 de Dezembro de 2007, 17:21:13 »
É, ficou feio... :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:19:38 »
Nao e' esse o ponto Luis Dantas, o que o oceano quer dizer e' que segundo minhas condicoes morais e' "fim-de-papo" para mim, ja que elas me excluem, perceba ao ler o topico.

Eu e' que estou fora, nao e' argumento definitivo para a conversa, mas voce poderia tentar encontrar um.

Eu me referia ao forced_existence.  Argumentos definitivos, no meu julgamento pessoal, até já há.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #71 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:22:24 »

Eu me referia ao forced_existence.  Argumentos definitivos, no meu julgamento pessoal, até já há.

Ah, ok.

Seria a conlusao:
Devemos ter respeito e agir eticamente com os animais ate o ponto onde seria anti-etico com nos mesmos?
ou algo parecido?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:38:10 »
É mais simples ainda: não existe uma "licença" para deixar de agir eticamente.  Ética é uma necessidade.

Animais não tem culpa por existir e claramente tem necessidades, inclusive emocionais, que são influenciadas por nossas escolhas e atos.  POR DEFINIÇÃO é preciso agir eticamente com eles, inclusive no que se refere às suas mortes.  Apesar de que mais importante do que suas mortes são suas vidas - exatamente como acontece com seres humanos :)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #73 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:49:21 »
hum... certo.

Os ratos de laboratorio que sao criados em cativeiro, por exemplo, sendo usados como cobais para o efeito de substancias quimica que podem feirir o animal, mas que podem levar a descoberta da cura do cancer, sao animais sendo tratados anti-eticamente?

Porque se forem, e' inaplicavel a sua protecao, nos precisamos das cobais para qualquer substancia farmaceutica ou cosmetico, ate mesmo batom.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #74 Online: 08 de Dezembro de 2007, 19:05:02 »
hum... certo.

Os ratos de laboratorio que sao criados em cativeiro, por exemplo, sendo usados como cobais para o efeito de substancias quimica que podem feirir o animal, mas que podem levar a descoberta da cura do cancer, sao animais sendo tratados anti-eticamente?

São sim.  A não ser, talvez, que haja algum bom motivo para crer que o sacrifício dessas cobaias é necessário e insubstituível.  O que você mencionou não é suficiente.

Porque se forem, e' inaplicavel a sua protecao, nos precisamos das cobais para qualquer substancia farmaceutica ou cosmetico, ate mesmo batom.

Nós quem, cara-pálida? :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x