Autor Tópico: History Channel - O Exodo decifrado.  (Lida 21970 vezes)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: History Channel - O Exodo descifrado.
« Resposta #25 Online: 18 de Dezembro de 2007, 17:36:56 »
Segundo alguns historiadosres, apos os hebreus sairem do egito, parte deles tomaria rumo do planalto do irã, onde foram absorvidos pela cultura local, no caso os persas

O que deu origem ao chamado povo Rom (cigano)

Contrariando a teoria que os ciganos sao originarios da India ou seja "arianos"

E que esta confusao se deu porque este povo semita adotou muito da cultura de um povo indo-europeu (Persas)

Pois até o idioma dos ciganos é proximo do sanscrito

O que acham?

Luz

• Visitante
« Resposta #26 Online: 18 de Dezembro de 2007, 18:03:55 »

Terá sido o episódio de abertura do especial "Semana das Escrituras" que vi anunciar há pouco no Discovey, a partir das vinte horas, durante essa semana?  :?

Atheist

• Visitante
« Resposta #27 Online: 18 de Dezembro de 2007, 18:37:38 »
Não Luz, este documentário é da HBO, por isso passou lá e agora está passando no History Channel.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 18 de Dezembro de 2007, 19:27:32 »
O que seria 'descifrado'? (risos de escárnio)

Um código? Uma encriptação? Um mito?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Dezembro de 2007, 19:32:14 »
Segundo alguns historiadosres, apos os hebreus sairem do egito, parte deles tomaria rumo do planalto do irã, onde foram absorvidos pela cultura local, no caso os persas

E que esta confusao se deu porque este povo semita adotou muito da cultura de um povo indo-europeu (Persas)

O que acham?

Segundo os historiadores sérios, nunca houve um êxodo. Por isto que fiz questão de comunicar aqui... queria ver se havia algum mínimo rigor (pelo que já viram, não!).

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #30 Online: 18 de Dezembro de 2007, 19:38:09 »
O que seria 'descifrado'? (risos de escárnio)

Um código? Uma encriptação? Um mito?

Decifrar = decodificar (descifrar não existe)
mUKA

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Dezembro de 2007, 19:44:03 »
Ok! Obrigado. De fato!

Mea culpa.

Mas não precisava tripudiar.  :harhar: :hihi:

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #32 Online: 18 de Dezembro de 2007, 19:58:03 »
Ok! Obrigado. De fato!

Mea culpa.

Mas não precisava tripudiar.  :harhar: :hihi:

Perco o amigo mas não perco a piada!  :P
mUKA

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Dezembro de 2007, 20:04:32 »
FDP!  :hihi:

Tá certo. 1x0.  :hihi:

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #34 Online: 18 de Dezembro de 2007, 21:55:02 »
FDP!  :hihi:

Tá certo. 1x0.  :hihi:

huahuahua

Não vi esse documentário, um que acho q é da mesma linha é o do Evangelho de Judas, mas por mais que os documentários desmistifiquem esses assuntos o povo continua acreditando e muita gente nem entende nada do que foi falado e até chega a comentar "tá vendo como Jesus fez mesmo isso e aquilo?"
mUKA

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #35 Online: 19 de Dezembro de 2007, 00:01:23 »

O que acham?

Essa história da origem do povo cigano faz mais sentido, pois practicas hoje atribuidas aos ciganos como leituras de mãos e cartas, são de origem egipsia, sim foram os egipsios os primeiros a se preocupar com as linhas das mãos, e as cartas do tarô, as mais promitivas tambem são egpsias e o povo hebreu tambem ampliou o simbolismo delas.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #36 Online: 19 de Dezembro de 2007, 10:42:21 »
Do pouco que sei do antigo Egito, não há, absolutamente nada, que comprove ou indique a existência deste êxodo bíblico...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #37 Online: 19 de Dezembro de 2007, 12:58:31 »
Do pouco que sei do antigo Egito, não há, absolutamente nada, que comprove ou indique a existência deste êxodo bíblico...
Bem,

O Pentateuco e alguns outros documentos têm o mesmo poder de História do Povo Hebreu que demais documentos de outros povos antigos têm sobre estes. Os textos gregos são cravados de mitologia e não se tem outras evidências sobre a existência de determinadas figuras históricas fora de tais documentos.

Tirando a mitologia, no conteúdo do relato bíblico do êxodo tem muita coisa factível, e, se for comparar o texto com o que se tem de História, por falta de evidências não há muito mais motivos para desconsiderar a história do povo judeu do que não haja motivos tantos para desconsiderar a história de outros povos.

Nômades do deserto não edificam fortalezas e não deixam nada pelo caminho senão cinzas de fogueiras e fezes enterradas. Evidências de um êxodo só se encontrará em relatos. Quem poderia relatar tal êxodo além daquele povo seria o povo egípcio. O que temos do povo egípcio é apenas o que os ladrões de tumbas permitiram chegar a nós.

Os relatos das viagens (longas, diga-se de passagem), as distâncias percorridas, batem com as características geográficas que temos hoje. Se pensar que aquele povo não tinha lá tempo e possibilidades de construir mapas precisos, e comparar a narração "passaram por aqui, por ali, por acolá", esse pode ser um começo de evidência pró-êxodo.

Ademais, junte milhares de escravos, homens oprimidos, e soldados os vigiando, cuja arma de longo alcance mais poderosa é uma flecha, e revolta/fuga é o que se pode esperar. Egípcios tinham escravos + os escravos eram judeus = fuga de escravos é o que se pode esperar. Logo, uma fuga de escravos judeus é um evento histórico por demais plausível.

Se o mar se abriu, isso já faz parte da mitologia deles. Um conta que a maré estava baixa e subiu rapidamente, que maravilhosa coincidência. O outro ouve e já diz: deus ajudou. Lá no décimo repasse da história, deus abre o mar mesmo.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #38 Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:52:58 »
Esta parte da historia nunca me chamou muito atençao, acho que eu dormi na aula

Mas se for verdade , o que aconteceu para desencadear  o exodo dos hebreus?

Só a revolta foi o suficiente?

Ou algum outro fator tambem colaborou ?

Tipo invasao dos hicsos,  nubios,  persas,  povos do mar, hititas , etc,etc,etc,..?

???

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #39 Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:37:52 »

Tipo invasao dos hicsos,  nubios,  persas,  povos do mar, hititas , etc,etc,etc,..?

???
O relato bíblico narra uma fuga, não propriamente uma migração.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #40 Online: 19 de Dezembro de 2007, 18:27:24 »
Bem,

O Pentateuco e alguns outros documentos têm o mesmo poder de História do Povo Hebreu que demais documentos de outros povos antigos têm sobre estes. Os textos gregos são cravados de mitologia e não se tem outras evidências sobre a existência de determinadas figuras históricas fora de tais documentos.

Tirando a mitologia, no conteúdo do relato bíblico do êxodo tem muita coisa factível, e, se for comparar o texto com o que se tem de História, por falta de evidências não há muito mais motivos para desconsiderar a história do povo judeu do que não haja motivos tantos para desconsiderar a história de outros povos.

Nômades do deserto não edificam fortalezas e não deixam nada pelo caminho senão cinzas de fogueiras e fezes enterradas. Evidências de um êxodo só se encontrará em relatos. Quem poderia relatar tal êxodo além daquele povo seria o povo egípcio. O que temos do povo egípcio é apenas o que os ladrões de tumbas permitiram chegar a nós.

Os relatos das viagens (longas, diga-se de passagem), as distâncias percorridas, batem com as características geográficas que temos hoje. Se pensar que aquele povo não tinha lá tempo e possibilidades de construir mapas precisos, e comparar a narração "passaram por aqui, por ali, por acolá", esse pode ser um começo de evidência pró-êxodo.

Ademais, junte milhares de escravos, homens oprimidos, e soldados os vigiando, cuja arma de longo alcance mais poderosa é uma flecha, e revolta/fuga é o que se pode esperar. Egípcios tinham escravos + os escravos eram judeus = fuga de escravos é o que se pode esperar. Logo, uma fuga de escravos judeus é um evento histórico por demais plausível.

Se o mar se abriu, isso já faz parte da mitologia deles. Um conta que a maré estava baixa e subiu rapidamente, que maravilhosa coincidência. O outro ouve e já diz: deus ajudou. Lá no décimo repasse da história, deus abre o mar mesmo.

Sua versão me parece ser mais plausível, é claro que um êxodo tal qual narrado na bíblia é infactível, o mar abrindo milagrosamente pela mão de deus e tudo mais, mas um não-êxodo tambem não é nada explicativo, pois se sabe que havia escravidão no Egito, outro povo distante alega que tiveram origem nesses escravos, é possível que tenha havido sim essa marcha de fuga, mas acho que esse caso é do tipo que podemos conceber um meio termo dos factos, uma vez existe explicação para o mar ter se aberto por causa naturais.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #41 Online: 19 de Dezembro de 2007, 21:45:59 »
O idioma dos rom é tão mais próximo de línguas indianas que fica difícil ele ter se tornado indo-europeu apenas por influência persa.
As artes egípcias, como leitura de cartas, podem ter sido aprendidas de passagem pelo Egito, quando chegaram na Europa muitos ciganos disseram ter vindo do Egito, daí o nome de gipsy.
Ainda existe um povo no norte da India, os Gadulya Lohar, que têm hábitos nômades como os ciganos e são muito habilidosos na metalurgia, vivem em carroções e são fisicamente bem parecidos com os ciganos rom (não com os gitanos).

Atheist

• Visitante
« Resposta #42 Online: 20 de Dezembro de 2007, 22:02:46 »

???

Bom, ao que tudo indica o povo que trabalhou para os faraós egípcios não eram escravos, mas funcionários, e os judeus não deveriam ser diferentes. Poderiam estar lá a trabalho.

Eu não duvido que Moisés, como líder de um clã, tenha tido uma "visão" e resolvido encontrar a terra prometida, liderando seu clã embora. Quanto às pragas, se não eram escravos, nada os impedia de partir, assim as pragas devem ser um pequeno aumento na história para valorizar o ocorrido.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 21 de Dezembro de 2007, 22:04:01 »
Qual foi o evento que supostamente teria levado os hebreus à escravidão (ou a migração em busca de trabalho remunerado)?

Existe algum relato bíblico?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #44 Online: 21 de Dezembro de 2007, 22:46:49 »
Está no primeiro capítulo de Êxodo.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #45 Online: 21 de Dezembro de 2007, 22:47:06 »
O relato bíblico é de migração para busca de melhores condições de vida.
José teria chegado ao Egito e após muitas peripécias tornou-se ministro do faraó. Algum tempo depois seus irmãos também chegam lá e ele arruma um lugar para eles também.
Alguns séculos depois o número dos descendentes destes filhos de Jacó seria bastante alto, e um faraó que não simpatizava com aquele povo tornou sua vida mais árdua, talvez escrava.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #46 Online: 07 de Dezembro de 2008, 10:53:35 »
Aproveitando este tópico que fala sôbre o Exodo gostaria de fazer uma pergunta: Moisés era um homem de Deus ou um ditador religioso, fanático puramente político?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #47 Online: 07 de Dezembro de 2008, 12:09:15 »
Do mesmo autor que disse que encontrou a tumba da família de Jesus... Deve ter o mesmo crivo...

Prestem atenção no tom e aposto que perceberão que o cara é judeu.
Prestem atenção no tom e aposto que perceberão que o cara é judeu.
Não lembro se é mesmo judeu, mas ele é israelense. Isso havia sido revelado nesse documentário sobre JC.

E isso é um ad hominem.

Quanto ao HC, também estou começando a me decepcionar com o canal. Aquele documentário 'Game Over' om o Kasparov x Deep Blue foi bem tendencioso e não revelou algumas informações sobre o caso. Houve uma oferta de revanche que o Kasparov não aceitou.

Não vi esse do exodo ainda, e tinha até esquecido de que era hoje. Mas tem reprises durante a semana, vou tentar ver.

Sigmund Freud e Israel Finkelstein são judeus, logo devo concluir...
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 07 de Dezembro de 2008, 12:40:37 »
Não sei de que adiantaria um êxodo naquela época, já que Canaã também fazia parte do império egípcio.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #49 Online: 07 de Dezembro de 2008, 13:05:02 »
Não sei de que adiantaria um êxodo naquela época, já que Canaã também fazia parte do império egípcio.

"Trabalhando a partir desta lógica, Finkelstein e Silberman vão concluir pela impossibilidade do êxodo no século XIII AEC. Entre outras coisas, eles alegam que, nesta época, a fronteira do Egito com Canaã era severamente controlada, como a arqueologia comprovou na década de 70; que não existe nenhum sinal de ocupação do Sinai na época de Ramsés II ou predecessores imediatos; que não existe sinal do êxodo em Kadesh-Barnea ou Ezion-Geber, nem nos outros lugares mencionados na narrativa do êxodo, como Tel Arad, Tel Hesbon ou Edom. Convém considerar, também, que as narrativas bíblicas do êxodo jamais mencionam o nome do faraó que os israelitas enfrentaram. "
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!