Autor Tópico: History Channel - O Exodo decifrado.  (Lida 21971 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Re: History Channel - O Exodo descifrado.
« Resposta #51 Online: 26 de Dezembro de 2008, 09:41:37 »
Quem escreveu as leis para o povo de Israel seguir mesmo que moisés não tenha existido?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #52 Online: 27 de Dezembro de 2008, 03:23:59 »
Passou um agora no Discovery, chamando "Os mistérios da Bíblia revelados".
Vi um pedaço e rachei de rir com a brilhante conclusão que chegaram sobre como o mar vermelho foi separado por moisés.
Fizeram um experimento em pequena escala de como o vento faria a agua do mar recuar, no exato ponto onde haveria um banco de areia muito grande, assim uma parte ficaria rasa enquanto dos lados o rio se manteria com uma certa profundidade. O mais interessante é que depois desse experimento rídiculo com o vento direcionado exatamente para o ponto que queriam, o pesquisador disse: "Essa é a prova cabal de como o mar vermelho pode ter sido 'aberto'".

Genial  :histeria:
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2008, 03:13:18 por guicn »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 28 de Dezembro de 2008, 02:28:25 »

Eu vi isso e fiquei um tempo hipnotizando a TV... A princípio, fui assistir o documentário (Os mistérios da bíblia revelados) pensando que revelariam que a bíblia era uma coletânea de mitos ou algo do gênero... Foi profundamente decepcionante ver essa história do mar vermelho "solucionada"... :(

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #54 Online: 28 de Dezembro de 2008, 02:57:54 »
Vocês não tem imaginação |(
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: History Channel - O Exodo decifrado.
« Resposta #55 Online: 28 de Dezembro de 2008, 09:31:07 »
O History Channel anda uma droga, um festival de bullshits... MonsterQuest, Arquivos Extraterrestres, Caçadores de OVNI's... ainda bem que alguns poucos programas se salvam, como o Inventos da Antiguidade, O Universo e Caminhoneiros de Gelo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 28 de Dezembro de 2008, 12:29:55 »
Quem escreveu as leis para o povo de Israel seguir mesmo que moisés não tenha existido?
Quem se importa?
Vários dos 10 mandamentos já existiam antes no código que Hamurabi recebeu do deus Sol.
Os judeus só copiaram.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 28 de Dezembro de 2008, 18:15:02 »
O History Channel anda uma droga, um festival de bullshits... MonsterQuest, Arquivos Extraterrestres, Caçadores de OVNI's... ainda bem que alguns poucos programas se salvam, como o Inventos da Antiguidade, O Universo e Caminhoneiros de Gelo.

MonsterQuest é o mais cético desses programas.

Eu também gosto de O Universo. :)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 29 de Dezembro de 2008, 15:21:30 »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #59 Online: 30 de Dezembro de 2008, 00:52:29 »
Vocês não tem imaginação |(

Foi traumático... Cresci com minha avó contando os mitos bíblicos e me fazendo imaginar cenas hollywoodianas (ela tinha uma coleção de livrinhos sobre o gênesis que vinham com vinis contando as histórias... :oba:)...
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Rodrisou

• Nível 04
  • *
« Resposta #60 Online: 29 de Julho de 2009, 12:00:09 »
Faço uma análise minuciosa da matéria publicada no G1, "Moisés pode não ter existido, sugere pesquisa arqueológica", aqui:
http://informadordeopiniao.blogspot.com/2009/07/moises-pode-ter-existido-sugere.html

ponto por ponto.

As pessoas abordam esses temas com o espírito completamente acrítico, cada um buscando sôfregamente apenas a confirmação do que decidiram de antemão por petição de princípio.

Aproveito a deixa, dada a linha do blog, para comentar o tratamento da mídia envolvendo divulgação de pesquisas com interface em temas religiosos. E também algumas considerações sobre o procedimento dos entrevistados, com muito respeito, posto que os professores Airton e Schwantes são dois explêndidos biblistas ligados à Teologia da Libertação e cristãos de testemunho ilibado.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 29 de Julho de 2009, 14:10:28 »
E também algumas considerações sobre o procedimento dos entrevistados, com muito respeito, posto que os professores Airton e Schwantes são dois explêndidos biblistas ligados à Teologia da Libertação e cristãos de testemunho ilibado.
"Ligado à Teologia da Libertação" (aaarghh!!!) e "cristão de testemunho ilibado" não qualificam ninguém para discutir história e arqueologia.

Omita este detalhe quando postar em fóruns céticos e ateus.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 29 de Julho de 2009, 14:13:18 »
ORIGENS DOS TEXTOS DA BÍBLIA

http://www.bidstrup.com/bible.htm

Analisa as origens dos textos da Bíblia, tanto do AT como do NT, e sua historicidade em relação aos registros histórios e arqueológicos.

Há uma tradução no site da STR:

http://www.str.com.br/Atheos/biblia2.htm

Origens pagãs do mito cristão:

http://www.pocm.info/getting_started_pocm.html

Offline Rodrisou

• Nível 04
  • *
« Resposta #63 Online: 29 de Julho de 2009, 14:15:23 »
Moço,

eu tenho na maioria dos meus amigos pessoas que não praticam nenhuma religião, em grande parte céticos. Eu penso que a despeito das divergências, "cada um de nós é um universo", como dizia Raul, e assim podemos saber nos respeitar.

Eu citei isso não no sentido de intimidar alguém aqui. Mas note que os dois são os professores brasileiros entrevistados na matéria do G1 que foi postada no tópico, o prof. Airton José da Silva, católico romano, e o prof. Mílton Schwantes, luterano.

E especifiquei porque, ao contrário do que é muito comum, em nenhuma das polemizações que fiz para com eles eu os ataquei, insinuei alguma desqualificação tanto de nível profissional quanto pessoal, mas foi com muito respeito em ambos aspectos.

Tudo de bom

Offline Rodrisou

• Nível 04
  • *
« Resposta #64 Online: 29 de Julho de 2009, 14:21:39 »
Fernando,

eu só intentei aqui especificamente tratar da matéria do tópico. São tantas discussões aí que se correrîamos o risco de atirar papel no ventilador.

Eu recentemente abri um blog novo, deixei um texto, uma resenha de um livro sobre interface A.T./ arqueologia, de um dos maiores egiptólogos do mundo, com outro viés http://bibliosofia-informadordeopiniao.blogspot.com/

E participo de um, como convidado, que discute questões sobre estudos do cristianismo antigo e judaísmo, http://adcummulus.blogspot.com/

Só queria esclarecer a respeito da linha do fórum. Pois minha intenção foi apenas deixar o tópico para a minha análise da matéria, afinal, todos devemos olhar os diversos lados de questões complexas assim, para não corrermos o risco de embotamento.

Mas, no caso, se o fórum for fechado a apenas postagens com um viés unilateral, gostaria mesmo que deixasse isso claro, pois não tenho intenção de iniciar essas enfadonhas brigas que fazem com que busque me manter longe de fóruns na internet as quais não trazem proveito nem crescimento a ninguém.

Tudo de bom!

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 29 de Julho de 2009, 14:29:04 »
Mas, no caso, se o fórum for fechado a apenas postagens com um viés unilateral, gostaria mesmo que deixasse isso claro, pois não tenho intenção de iniciar essas enfadonhas brigas que fazem com que busque me manter longe de fóruns na internet as quais não trazem proveito nem crescimento a ninguém.
Não há evidências extra-bíblicas de que Moisés tenha existido. Claro que pode ter existido, mas sua lenda segue o padrão de personagens anteriores, como o rei Sargão e Hamurabi.

A verdade é que o primeiro personagem vagamente histórico na Bíblia é David e, mesmo assim, as referências mais antigas sobre ele datam de 100 anos depois de sua época.
A partir de David, sim, podemos levar as coisas um pouco mais a sério (mas não ao pé da letra...).

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 29 de Julho de 2009, 14:34:30 »
Eu citei isso não no sentido de intimidar alguém aqui.
Não intimida, apenas não tem relevancia quanto ao tópico.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Rodrisou

• Nível 04
  • *
« Resposta #67 Online: 29 de Julho de 2009, 14:38:31 »
Tem sim, eles são os entrevistados cujas opiniões balizam a matéria.

Offline Rodrisou

• Nível 04
  • *
« Resposta #68 Online: 29 de Julho de 2009, 14:38:49 »
Fernando,

eu discuto isso sobre as evidências e o tratamento do assunto na resposta à materia que coloquei, indicando também outras referências com um tratamento maior a respeito. E na resenha de abertura do blog também se discute a respeito. Eu coloco lá que a Bíblia é uma fonte primária com vividez e ambientação suficiente para ser uma boa fonte de "história antiga", é claro que não atende aos parâmetros da historiografia positivista.
Agora, quanto às fontes de literatura paralela, você colocou bem a questão de "seguir um padrão", pois compartilham de um substrato cultural comum no Mediterrâneo Antigo e também partilham convenções linguísticas e narrativas comuns. Mas lembremos que correlação não implica nexo causal, e a história, mesmo recente, está repleta de coincidências até muito mais sintonizadas.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #69 Online: 29 de Julho de 2009, 14:53:57 »
Tem sim, eles são os entrevistados cujas opiniões balizam a matéria.

Eu achava que quem devia balizar as idéias de estudos seriam as evidências apresentas por eles ... :D :lol:
Não a "otoridade" dos autores.

Acho que tal conselho pode ajudar seu blog ... Deve ajudar a acabar com citações de "cristãos de testemunho ilibado"... Não interessa se eles são "ilibados" ou se a noite eles trabalham como dançarinas do ventre. Tal "informação" é inócua. No máximo é tendenciosa para vender uma pretensa respeitabilidade das alegações que vc faz em seu blog.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Rodrisou

• Nível 04
  • *
« Resposta #70 Online: 29 de Julho de 2009, 14:56:49 »
Acho que você se perdeu, amigo, releia para entender o que está acontecendo. Parece que nem lera a matéria do G1 mas apenas vibrou com o título [ que enfatiza os termos "pode não" e "sugere", aliás], do contrário é inconcebível a confusão que está fazendo.

Offline Rodrisou

• Nível 04
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Julho de 2009, 14:58:56 »
A resposta do blog é à matéria "Moisés pode não ter existido, sugere pesquisa arqueológica", publicada no site do G1 e os dois citados são os entrevistados que balizam essa materia.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #72 Online: 29 de Julho de 2009, 15:03:20 »
A resposta do blog é à matéria "Moisés pode não ter existido, sugere pesquisa arqueológica", publicada no site do G1 e os dois citados são os entrevistados que balizam essa materia.
A idéia é justo aquela que defendi. A "autoridade" de qq pesquisador não sustenta a defesa que ele faça de qq idéia. Evidências podem sustentar uma idéia. Autoridade, não.
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #73 Online: 29 de Julho de 2009, 15:12:10 »
Por favor, Rodrisou, informe as evidências que vc conseguiu, de um Moisés, extra-bíblicas. Relatos de outras culturas, principalmente dos egípicios.
To raise your kids

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 29 de Julho de 2009, 15:50:08 »
A idéia é justo aquela que defendi. A "autoridade" de qq pesquisador não sustenta a defesa que ele faça de qq idéia. Evidências podem sustentar uma idéia. Autoridade, não.
Justamente, falácia da autoridade! Se fosse assim poderia-se usar a autoridade de um papa, Pio X, que citou certa vez: "Quão útil nos é essa fábula de jesus..."
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!