Isso é discurso, imagem. Porém o PT era bem mais honesto antes de chegar ao poder.
Disso eu discordo, o PT começou em São Bernardo do Campo há mais de 20 anos e sou de São Paulo, de uma área bem próxima a essa região.
Conheço gente que apoiava o PT e que conhecia pessoalmente o Lulla e o pessoal do partido com quem ele convive desde aquela época.
Pode acreditar, tenho motivos de sobra para não gostar do PT e tenho a certeza de que o pessoal desse partido não vale uma moeda furada.
E eu conheço um pessoal do PT de Sorocaba que teve boas atuaçõs por aqui. Tem um deputado estadual, o Hamilton Pereira, que é bem honesto, nunca vi denuncias da parte dele. Outro conhecido pessoal meu, que era do PT, também atuava bem na política, iniciou como vereador, agora é deputado estadual pelo Psol. Tenho outros amigos também, bem esclarecidos, ao meu ver, que eram filiados ao PT e agora estão no Psol, são um casal. Eles tem mágoas com o PT, dizem que ele traiu o seu projeto. Tem um forista aqui também que já falou sobre isso. Não me lembro se foi por MP ou num tópico.
O partido é muito grande, tem atuação nacional, e em Sorocaba eu gostei dos petista, lembrei de outra deputada, só que federal, Yara Bernardi, que tem boa atuação em nível nacional, com boas propostas de lei. Pelo menos o pessoal da região considero bom. Apesar da minha cidade ser dominada politicamente pelo PSDB, que está no poder aqui há muitos anos.
Tem um outro vereador aqui muito bom também, que mudou para o PC do B, insastifeito com o PT, divergências interna.
Na verdade me sinto um pouco dividido entre o PT e o PSol, mas nenhum deles me agrade de fato, caso contrário já seria afiliado de algum partico. Não tem nenhum ainda que represente bem os ideais que tenho, não na prática, embora no discurso seja parecido.
Vale lembrar, que quando houve o impitchman do Collor foi possível através da condenação levantada através das provas da CPI. Isso aconteceu com o primeiro presidente eleito democraticamente pelo país, há 15 anos. Foi um tanto traumático para a democracia do país. Talvez hoje pensem mais no custo político de tal atitude, preferindo resolver através das eleições a troca do poder. Isso com base no que disse um senador que acompanhou o caso. Vi essa reportagem ontem, o dia que completou os 15 anos, 29 de dezembro.
Então devo entender que o único motivo para não darem um bota fora nele não são falta de provas mas é que é melhor conviver com essa sujeira toda a vista de todos do que fazer a justiça funcionar?Se for assim deveriam dissolver todo o sistema judiciário e demitir o bando de gente que recebe salários lá.
Nisso concordo. Fico mais revoltado com o judiciário do que com o executivo por isso. E com o legislativo também, já que eles que se julgam através das CPIs. Deveria acabar esse negócio de foro privilegiado, isso sim, justiça comum para todos.
Ele já está caleijado com a corrupção. Nem vê essas "leis" de mercado como corrupção mais. Acredita que faz parte do jogo político.
Devo entender que um partido de esquerda desviando dinheiro público em proveito próprio agora se enquadra no que vc chama de "leis de mercado"?
Essa é uma abordagem da academia, que aplica os princípios econômicos a política. Já abordei isso em alguns tópicos. É o entendimento que o homem econômico, aquele que tenta maximinar a sua satisfação, a base do funcionamento do mercado, é o mesmo que atua na política. Por isso a análise deve ser semelhante. Nisso surgiram boas explicações para a corrupção nessas bases.
O que você chama de bolsa-voto (nomeia um programa político com a intencionalidade que acredita ser o principal fator do governo nessa medida) eu vejo como uma belo programa social.
Belo programa social? O que não falta é furo e desperdicio de verbas nisso tudo já que tem até prefeito petista recebendo as verbas.
Sim, existe corrupção, mas está quantificada. E o custo para sanar essa corrupção é maior do que o prejuízo que ela traz. Lembra daqueles dados de 80% de aproveitamento?
Vou ver se arrumo um site sério que fala sobre outro grande programa social do PT... cavaram poços artesianos em cidades do Nordeste que não tem tubulação de água ou bombas para trazer a água até a superficie há anos e que até hoje não foram instaladas.
Continua misturando projetos politicos com corrupção. É perfeitamente possível apoiar os programas do PT (que no caso os sociais nem são deles) e ser contra a corrupção. Eu me posiciono assim, não mistura as coisas e nem admito essa bagunça conceitual. Atrapalha o entendimento da realidade. E o que me pesa nas suas análises é a ausência dessa distinção, em que tenta invalidar a parte de programas políticos, que é algo da parte pública, do governo, com a corrupção, que é da esfera privada, uma deturpação da política, um crime de improbidade.