Já passaram das garantias constitucionais faz tempo, ou será que demitir do serviço público os opositores, fechar um canal de tv só por fazer criticas e mostrar a corrupção do governo, mudar a lei para se reeleger indefinidamente não é uma tentativa de golpe de Estado?
E mandar aeronaves militares entrarem ilegalmente em território dos países vizinhos é constitucional?
Como vc classificaria isso tudo se tivesse sido feito da mesma maneira por um governo de direita?
Vejo muito exagero nas suas interpretações dos fatos políticos. A principal diferença é que as ditaduras vieram através de golpe militar. Esse é um divisor de aguas importante, respeitar as eleições, não é tudo, mas é um começo. Mas isso nem convém para mim discutir, é muito prolixo nessa questão, e faz muito estardalhaço para defender a sua ideologia. Isso me incomoda, não quero dialogar nesse tom agressivo.
Mas supondo que um governo de direita eleito democraticamente tivesse feito tudo que o Chapolim Colorado fez e descrevi acima (Há pouco tempo postei os links confirmando tudo isso..) qual seria sua opinião a respeito?
Link de internet não quer dizer nada. Ainda mais de reportagens. A mídia tem suas influências ideológicas, e é possível encontrar conteúdo para "provar" o contrário do que afirma. É fácil defender o socialismo numa
guerra de conteúdo. Mas o cerne da questão são os princípios básicos que regem cada ideologia. Normalmente a nossa postura é de pensar que não temos ideologia, e que nos apegamos a realidade. Não acredito nisso, a sociedade é repleta de ideolgias, e as vezes são defendidas sem se dar conta. Quem é contra ao socialismo de certo abraça alguma ideologia que o opõe, mesmo sem a conhecer mais a fundo, ou sem saber essas relações.
Vamos supor que um candidato da direita subisse ao poder , demitisse do serviço público todos os opositores politicos, fechasse jornais e redes de televisão que mostraram casos de corrupção comprovados em seu governo,tentasse se perpetuar no poder mudando a lei eleitoral para se candidatar indefinidamente e esmagasse a oposição politica através de ameaças e propinas...o que vc teria a dizer sobre isso?
Você faz uma leitura da realidade da qual discordo muito de você. Não tem como a gente conversar sobre isso. O problema é como entendemos a realidade política. Você vê de um jeito e eu de outro. E não me convenço com reportagens da mídia. Nesse sendito que dou mais valor a academia, a análise política das ciências humanas. Por pior que seja, é muito superior que a da mídia. É mais ampla e abrange diversas ideologias.
Aqui é o exemplo do que digo. Tranfere a discussão das políticas de esquerda para políticas dos políticos de esquerda. Não apoio em nada esse tipo de raciocício, sou totalmente contra.
Desculpe, mas não dá para separar as duas coisas já que esse pessoal se elege defendendo esse tipo de politica. Não me importa a teoria que nunca saiu do papel, prefiro discutir sobre o que o socialismo que os politicos da esquerda socialista trouxeram para o mundo real.
É que não vejo o mundo real dos anti-socialistas como um real mesmo. É mais uma pregação ideológica, e do neoliberalismo, se me permite rotular. E toda ideologia que se preze se vendo como mundo real. A esquerda não é diferente. Mas em vez de eu ficar debatendo sobre a "realidade" da direita, eu fui aos teóricos dela. Sei os principais nomes e suas idéias, e as raízes de seus pensamentos. Pelo menos até certo ponto, ainda quero e tenho que me aprofundar mais.
A corrupção faz parte da nossa cultura, o jeitinho brasileiro é uma maneira de ser corrupto em muitos casos. Não basta jogar a culpa em quem você não gosta, justificando assim as suas preferências políticas.
Só que o Lullalá até deixar de ser candidato e assumir o cargo era a virgem do bordel...ou pelo menos era isso que ele dizia, agora se refere a casos comprovados de corrupção em seu governo como "erros do cumpanheru tal.."
E outra coisa que não gosto é o modo como esse pessoal do PT acusava a todo mundo mesmo sem provas e agora acha absolutamente normal o presidente da República estar envolvido com todo tipo de falcatrua e gente desonesta sem saber de nada que acontece a sua volta..é claro.
Porque corrupção nos governos anteriores era "corrupção" mesmo e corrupção no governo PT é "erro"?
Para mim isso não é nada surpreedente. Já que eu considero a máquina estatal, uma estrutura que promove a corrupção. Dentro daquilo que falei, que a corrupção é sistêmica, não adianta xingar todos os políticos que passarem pelo poder, o que deve ser mudado é a estrutura política. Mas isso também, dentro da minha leitura da realidade, que apesar de existir a corrupção, e que foi negligênciada pelo governo, existem políticas que me são de bom grado.
Infelizmente é aquela história do rouba mas faz. Embora o Maluf tenha sido o maior ladrão da história, ele teve boas contribuições na política. E é possível elogiar algumas atitudes políticas ao mesmo tempo que condenemos a corrupção. O governo não é o governante e as atitudes corretas do governante fazem parte do governo. Já a corrupção não é permitida na vida pública e deve ser combatida. O fato é que a corrupção não é combatida dentro da estrutura do governo, e não deveria ser combatida através da eleição, através do voto. É um crime, uma atribuição da justiça, dos poderes que devem se controlar.