Autor Tópico: Quais historiadores defendem a inexistência do Jesus histórico?  (Lida 59353 vezes)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
Re: Quais historiadores defendem a inexistência do Jesus histórico?
« Resposta #425 Online: 11 de Julho de 2009, 23:46:50 »
Só uma nota: há pessoas aqui que não interpretam muito bem a realidade.

Se eu fizer um estudo de campo sobre a possibilidade de Jesus não ter existido, isso não implica convicção alguma.

E acho que o tópico refere-se à convicção. Poucos, eu diria.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #426 Online: 12 de Julho de 2009, 00:31:15 »
hummm... imagino que você esteja falando sobre aquelas pessoas que possuem uma crença e acabam vendo a realidade deturpada por causa dela? Ou aquelas pessoas que não tem uma crença (as vezes a sua crença) e portanto não vêem a realidade?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #427 Online: 12 de Julho de 2009, 11:01:11 »
E quem deu o ponta pé inicial?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #428 Online: 13 de Julho de 2009, 14:56:52 »
Só uma nota: há pessoas aqui que não interpretam muito bem a realidade.

Se eu fizer um estudo de campo sobre a possibilidade de Jesus não ter existido, isso não implica convicção alguma.

De fato

E acho que o tópico refere-se à convicção. Poucos, eu diria.

O tópico foi elaborado para que alguém colocasse aqui o nome dos historiadores que defendem que Jesus nunca existiu. Acho que não se refere a qualquer tipo de convicção.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #429 Online: 13 de Julho de 2009, 18:08:09 »
Defender é diferente de contestar.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #430 Online: 13 de Julho de 2009, 18:14:00 »
hummm... imagino que você esteja falando sobre aquelas pessoas que possuem uma crença e acabam vendo a realidade deturpada por causa dela? Ou aquelas pessoas que não tem uma crença (as vezes a sua crença) e portanto não vêem a realidade?

Falou comigo? Se foi, não entendi.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #431 Online: 13 de Julho de 2009, 18:56:05 »
Alô?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #432 Online: 14 de Julho de 2009, 08:26:30 »
Bom, não apareceu aqui nenhum historiador sério que afirme a existencia do jesus biblico.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #433 Online: 14 de Julho de 2009, 10:29:52 »
Quer que eu cite um? Bart Hernman. Agnóstico e uma das maiores autoridades mundiais em NT. Ele foi cristão e depois descreu da bíblia, mas é um nome de respeito. Escreveu o livro "O que Jesus disse e o que Jesus não disse". E é claro que devem existir milhares de outros, que não são necessariamente cristãos.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #434 Online: 14 de Julho de 2009, 11:26:06 »
Quer que eu cite um? Bart Hernman. Agnóstico e uma das maiores autoridades mundiais em NT. Ele foi cristão e depois descreu da bíblia, mas é um nome de respeito. Escreveu o livro "O que Jesus disse e o que Jesus não disse". E é claro que devem existir milhares de outros, que não são necessariamente cristãos.
Acho que vc não entendeu a diferença entre o Jesus bíblico e o Jesus histórico, famado. Bart D. Ehrman faz afirmações sobre um Jesus histórico, não sobre o bíblico.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #435 Online: 14 de Julho de 2009, 11:31:59 »
Deixa eu ser mais claro:

Jesus biblico= filho de deus, descrito pela biblia e eventual evidencia de que a biblia  seria mais que o livro de fábulas de um deus cruel e sádico - Nenhum historiador sério acredita nisso.

jesus histórico= um ou mais zés-manés quaisquer que só tiveram importancia para um grupo pequeno de judeus (se teve), tinham manias de grandeza e se achavam ser mais que as figuras medíocres que foram e não deixaram marca nenhuma na história. - Opinião de alguns historiadores sérios.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #436 Online: 14 de Julho de 2009, 11:51:49 »
Acho que vc não entendeu a diferença entre o Jesus bíblico e o Jesus histórico, famado. Bart D. Ehrman faz afirmações sobre um Jesus histórico, não sobre o bíblico.

Ok.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #437 Online: 24 de Agosto de 2010, 09:24:28 »
Andei dando uma pesquisada e resolvi ressuscitar este tópico para fazer algumas perguntas a quem porventura souber.

Há, conforme vi, 5 fontes do primeiro século que falam sobre Jesus: a Bíblia (com todos os seus livros do NT, que têm mais ou menos uns 10 autores), Josefo, Tácito, Suetônio e Plínio, nesta ordem.

Há possíveis dois textos de Josefo. O primeiro é tremendamente contestado pelos céticos como sendo forjado. Mas e o segundo? O que há de errado com o texto que fala de Tiago frente ao sinédrio devido à sua ligação com Jesus?

Quanto a Tácito, ele fala de Nero perseguindo a cristãos. Os céticos dizem que a palavra cristãos pode estar relacionada a um tal Crestus, citado por Suetônio, como alguém que seria inimigo de Roma na metade do primeiro século. Porque Crestus não é a mesma pessoa que Cristo?

Quanto a Plínio o Jovem, ele escreveu a Trajano em 97 e cita como os cristãos se reuniam. Porque o texto de Plínio não teria valor? Ele mostra que havia seguidores de Jesus no primeiro século!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #438 Online: 24 de Agosto de 2010, 10:27:44 »
Quanto a Tácito, ele fala de Nero perseguindo a cristãos. Os céticos dizem que a palavra cristãos pode estar relacionada a um tal Crestus, citado por Suetônio, como alguém que seria inimigo de Roma na metade do primeiro século. Porque Crestus não é a mesma pessoa que Cristo?

A existencia de cristaos nao prova a existencia de Jesus

E Roma era cosmopolita, recebia malucos de todos os cantos do imperio, e povos monoteistas tem uma tendencia a serem menos tolerantes, como seculos antes os persas destruiam os templos gregos, ja os judeus helenizados que viviam dentro do imperio romano raramente causavam problemas

Quantos aos cristaos que chegaram ao mundo romano estes deveriam se parecer com uma horda bárbara que foi recebendo influencia de tudo quanto é crença no caminho

Mas em mais um destes ajustes historicos, os perseguidores intolerantes passaram pra historia como perseguidos, com uma longa lista de santos e mártires

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #439 Online: 24 de Agosto de 2010, 19:44:47 »
E se não me engano existiu mais de um cristo na época...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #440 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:18:03 »

Até onde eu sei Cristo era um nome relativamente comum na época.
Ou era Jesus que era comum....
Não sei, mas tem que ver quantos foram capazes de formar grupos importantes o suficiente para chamar a atenção de algum historiador.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #441 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:40:55 »

Até onde eu sei Cristo era um nome relativamente comum na época.
Ou era Jesus que era comum....
Não sei, mas tem que ver quantos foram capazes de formar grupos importantes o suficiente para chamar a atenção de algum historiador.

Jesus era comum, assim como Thiago, José, Simão, Judas, João... Todo mundo repetia o nome da família dos patriarcas. Todos estes nomes são versões em português, das versões em grego, dos originais em hebraico.

Cristo é a tradução grega do hebraico Meshiah (Messias).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #442 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:50:33 »

Havia um movimento profetista corrente contemporâneo a Jesus. A literatura fala dos profetas cínicos. A bíblia fala de Ana, João Batista, Teudas, Judas Galileu, Agabo e 4 filhas virgens de Felipe como outros profetas além de Jesus. Alguns destes tinham discípulos. Eram considerados profetas, se algum foi considerado cristo eu não sei.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #443 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:55:25 »
Existem diferenças entre o velho e o novo testamento?
Eu acho que sim. O primeiro é carregado duma marca ancestral, agressiva e primitiva, totalmente impregnado duma confusão de diversas crendices da época, enquanto o segundo trata somente da pregação dum sujeito errante. Entendido dessa forma, o que fez com que o foco da narração fosse alterado?
A bíblia foi escrita no decorrer dos séculos, certamente, entretanto, se admitirmos essa alteração, ela ocorreu durante esse tempo ou  por esse tempo foi somente consolidada? Eu prefiro supor a segunda.

Por isso minha pergunta anterior,
Alguém ou um grupo teve uma idéia, eu penso em viajantes ou um Maomé...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #444 Online: 25 de Agosto de 2010, 08:55:27 »
E só fez sucesso por que usou um nome artistico em grego (cristo), pois Yeshua Meshiah ( Javé Salva " O enviado")  nao iria vender muito  :P

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #445 Online: 25 de Agosto de 2010, 09:35:00 »
Existem diferenças entre o velho e o novo testamento?
Eu acho que sim. O primeiro é carregado duma marca ancestral, agressiva e primitiva, totalmente impregnado duma confusão de diversas crendices da época, enquanto o segundo trata somente da pregação dum sujeito errante. Entendido dessa forma, o que fez com que o foco da narração fosse alterado?

Não entendi a pergunta

A bíblia foi escrita no decorrer dos séculos, certamente, entretanto, se admitirmos essa alteração, ela ocorreu durante esse tempo ou  por esse tempo foi somente consolidada? Eu prefiro supor a segunda.

Por isso minha pergunta anterior,

Os manuscritos mais antigos do NT conhecidos são cópias do segundo século.  Entre cópias do mesmo livro há diferenças de pontuação, observações entre parênteses, alguns ocultam ou adicionam partes. O livro do Barth Hernman mostra isso em detalhes. Na minha opinião, estas coisas não impedem o perfeito entendimento do texto, mas é polêmico.

O canon do NT foi consolidado no quarto século.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #446 Online: 25 de Agosto de 2010, 09:39:57 »
Famado,
Houve ou não uma mudança de foco do VT para o NT?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #447 Online: 25 de Agosto de 2010, 09:45:44 »
Houve, no VT Javé era mais "sangue-no-zóio", a sanha por vingança, cólera e destruiçao dele era imediata

Ja no NT ele melhorou muito, a promessa de sangue, vingança e destruiçao fica pra mais tarde, se fizerem tudo direitinho é claro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #448 Online: 25 de Agosto de 2010, 11:00:58 »
Famado,

Ué, o VT prediz a vinda de um messias, o NT diz que esse messias é Jesus, filho de Maria e Jose, irmão de Thiago, José, Simão e Judas.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2010, 11:19:15 por famado »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #449 Online: 25 de Agosto de 2010, 11:05:46 »
Famado,

Ué, o VT prediz a vinda de um messias, o VT diz que esse messias é Jesus, filho de Maria e Jose, irmão de Thiago, José, Simão e Judas.

Mas o livro Judeu como outros, inclusive da época, também previram um messias. Entretanto, repentinamente, ele veio. O que eu acho curioso é isso, quem veio? O que aconteceu pra que houvesse essa mudança?
Por isso, creio num fato histórico considerável e suficiente pra mudar a literatura de então.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!