Vamos ver... jesus pode ter existido ou não.
Se ele existiu, foi igual a bíblia, ou não.
Se foi igual a bíblia, esta é um documento histórico, que pode ser reconhecido por outras fontes.
Outra bifurcação:
Se as outras fontes não reconhecem a bíblia como documento histórico, Não é um documento de credibilidade, logo, o jesus da bíblia não existiu.
Se o jesus da bíblia não existiu, ele pode ter existido como pessoa, mas não fez os milagres e a pregação a que lhe atribuem, logo, a bíblia é falsa e seu ensinamento também, porque os fatos descritos ali são fortes demais para serem ignorados pelas autoridades vigentes.
Se a pessoa que deu origem ao jesus da bíblia existiu, mas ninguém soube de seus atos por serem insignificantes, sem serem os descritos na Bíblia, sua vida também foi insignificante, não merecendo a devoção a que lhe atribuem.
Se a pessoa insignificante que não fez nada, a não ser falar algumas coisas, que foram sendo moldados e aumentados por seguidores, leva-se à conclusão que estes seguidores inventaram as histórias, como o pescador que aumenta o tamanho do peixe, e como toda história de pescador, é mentirosa e o jesus da bíblia não existiu.
Voltando à primeira bifurcação:
Se o Jesus da Bíblia não existiu, nada daquilo tem qualquer significado.
Não são Nn bifurcações, porque ou é o Jesus da Bíblia ou não. Se for, é fácil provar. Se não foi, é mentirosa, sob qualquer aspecto.