Autor Tópico: Quais historiadores defendem a inexistência do Jesus histórico?  (Lida 59351 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Quais historiadores defendem a inexistência do Jesus histórico?
« Resposta #375 Online: 19 de Junho de 2009, 17:08:16 »
Os caras não terem falado nada sobre as histórias dos milagres não quer dizer nada. Não nega e nem corrobora.

Nao nega, mas torna a possibilidade de sua existência tal como os seguidores apregoam improvável.
Vamos deixar uma coisa bem clara, famado: o fato de existirem duas possibilidades NAO implica que essas duas
possibilidades sao igualmente prováveis. Por exemplo: Eu posso ou nao ser capaz de transformar meleca do meu
nariz em pepitas de ouro. Ou eu posso. Ou nao posso. Creio que você pode imaginar quais sao as probabilidades de uma
opçao ou a outra serem verdade...

Entao, ou Yeshua o milagreiro, existiu, ou nao. Veja que o importante (repito) para os cristaos nao é apenas que Yeshua
tenha existido, mas que tenha sido o Filho de Deus (tm), e portanto que fosse capaz de fazer coisas do arco da velha.
Ou que, mesmo nao sendo o Filho de Deus (tm), ainda tivesse feito coisas do arco da idosa.
Os indícios, ou sua falta, de eventos do arco da velha, nos levam a associar uma probabilidade muito pequena para sua existência.
E francamente, zumbis andando pela cidade, multidoes sendo alimentadas por clones de peixes, sao coisas que costumam chamar
a atençao mesmo do observador mais desatento.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #376 Online: 20 de Junho de 2009, 13:48:25 »
Duvido que algum Hércules tenha derrotado a Hidra de Lerna, ou que a mesma Hidra tenha sequer existido ... Suponho que vc duvide da mesma forma.

De fato, mas não duvido, por exemplo, quanto a Sidarta. Conhecendo a história do Buda, me parece fácil concluir que há uma boa possibilidade do cara ter existido. Tipo um príncipe qualquer, que passou por uma experiência existencial. Abandonou a família e foi viver de maneira isolada, sei lá... O restante, pode ser fantasia ou não, mas não muda em nada o fato do cara ter existido. 
Se Jesus não nasceu de uma virgem, não curou cegos e paraplégicos, não ressuscitou mortos, não ressuscitou a si próprio, então o que o torna diferente de simão bar kokhba? Por que devemos considera-lo como o filho de Javé, ou melhor, como o próprio Javé encarnado?

Se o Jesus milagreiro não existe, o cristianismo se torna uma farsa.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #377 Online: 22 de Junho de 2009, 09:21:00 »
Se Jesus não nasceu de uma virgem, não curou cegos e paraplégicos, não ressuscitou mortos, não ressuscitou a si próprio, então o que o torna diferente de simão bar kokhba? Por que devemos considera-lo como o filho de Javé, ou melhor, como o próprio Javé encarnado?

O detalhe da farsa ter dado "certo" não dá a ela status de verdadeira ou de autêntica.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #378 Online: 22 de Junho de 2009, 13:45:43 »
Duvido que algum Hércules tenha derrotado a Hidra de Lerna, ou que a mesma Hidra tenha sequer existido ... Suponho que vc duvide da mesma forma.

De fato, mas não duvido, por exemplo, quanto a Sidarta. Conhecendo a história do Buda, me parece fácil concluir que há uma boa possibilidade do cara ter existido. Tipo um príncipe qualquer, que passou por uma experiência existencial. Abandonou a família e foi viver de maneira isolada, sei lá... O restante, pode ser fantasia ou não, mas não muda em nada o fato do cara ter existido. 

Mas o que o tópico discute é o Jesus histórico. Sua deidade é outra discussão.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #379 Online: 22 de Junho de 2009, 13:46:22 »

Nao nega, mas torna a possibilidade de sua existência tal como os seguidores apregoam improvável.
Vamos deixar uma coisa bem clara, famado: o fato de existirem duas possibilidades NAO implica que essas duas
possibilidades sao igualmente prováveis. Por exemplo: Eu posso ou nao ser capaz de transformar meleca do meu
nariz em pepitas de ouro. Ou eu posso. Ou nao posso. Creio que você pode imaginar quais sao as probabilidades de uma
opçao ou a outra serem verdade...

Entao, ou Yeshua o milagreiro, existiu, ou nao. Veja que o importante (repito) para os cristaos nao é apenas que Yeshua
tenha existido, mas que tenha sido o Filho de Deus (tm), e portanto que fosse capaz de fazer coisas do arco da velha.
Ou que, mesmo nao sendo o Filho de Deus (tm), ainda tivesse feito coisas do arco da idosa.
Os indícios, ou sua falta, de eventos do arco da velha, nos levam a associar uma probabilidade muito pequena para sua existência.
E francamente, zumbis andando pela cidade, multidoes sendo alimentadas por clones de peixes, sao coisas que costumam chamar
a atençao mesmo do observador mais desatento.

Idem acima.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #380 Online: 22 de Junho de 2009, 14:10:12 »
Já percebeu, famado, que se existiu algum Jesus histórico e real, este foi bem inócuo ?
To raise your kids

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #381 Online: 22 de Junho de 2009, 16:29:55 »
Ter existido um ou vários fanáticos andarilhos mal-trapilho não está condicionado a ele ou um deles ter sido filho do deus sádico e cruel descrito na biblia, assim como a existencia do World Trade Center não implica automaticamente na existencia do king kong.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #382 Online: 22 de Junho de 2009, 16:50:41 »
Ter existido um ou vários fanáticos andarilhos mal-trapilho não está condicionado a ele ou um deles ter sido filho do deus sádico e cruel descrito na biblia, assim como a existencia do World Trade Center não implicava automaticamente na existencia do king kong.

:P

Isso foi o mais cruel no ataque: acabaram com as chances do KK existir.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #383 Online: 23 de Junho de 2009, 07:17:27 »
Um Jesus que não é deus nem milagreiro não é "Jesus". Pode até ter o mesmo nome, mas é um cara qualquer.
Se "Jesus" não é do jeito que está nos evangelhos, na prática ele não existiu. Não é histórico. Estamos falando de outra pessoa.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #384 Online: 23 de Junho de 2009, 09:21:01 »
Ter existido um ou vários fanáticos andarilhos mal-trapilho não está condicionado a ele ou um deles ter sido filho do deus sádico e cruel descrito na biblia, assim como a existencia do World Trade Center não implicava automaticamente na existencia do king kong.

Vc não crê no Rei dos Reis ? O King Kong ?  Arrependa-se e saiba que ele se sacrificou para pagar seus pecados!
To raise your kids

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #385 Online: 23 de Junho de 2009, 13:00:39 »
Já percebeu, famado, que se existiu algum Jesus histórico e real, este foi bem inócuo ?

Como disse, a melhor palavra não é inócuo. Serve despercebido?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #386 Online: 23 de Junho de 2009, 13:01:41 »
Serve inútil.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #387 Online: 23 de Junho de 2009, 13:10:23 »
Ou insignificante... Inócuo é a melhor definição.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #388 Online: 23 de Junho de 2009, 13:30:31 »
Entenda o porquê do inócuo : a existência da figura histórica é desnecessária para construção do mito que foi elevado a categoria de deidade por uma vertente particular do cristianismo. Existindo ou não o Jesus histórico, isso em nada altera o mito  religioso. A figura do mito é que é forte depois do fortalecimento da igreja.
To raise your kids

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #389 Online: 23 de Junho de 2009, 16:29:36 »
O que sugere que o mito é mais importante que a pessoa... só que o mito em torno de Jesus é o mesmo que já existia em outras culturas...

Portanto, pra mim, ponto pra cópia de mitos!
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #390 Online: 24 de Junho de 2009, 16:54:42 »
Cara, Jesus existiu. Tá na cara. Assim como Sidarta, Maomé, Kardec e tantos outros. Pelo fato de não crerem em Deus ou em deuses, procuram avacalhar geral afirmando que sequer existiu a pessoa. Fala sério...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #391 Online: 24 de Junho de 2009, 17:12:00 »
Nao, ele é a soma ao longo do tempo de varios pregadores, (deveria ter um a cada esquina) com as caracterisiticas de varios deuses
« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 17:39:34 por André Luiz »

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #392 Online: 24 de Junho de 2009, 17:31:37 »
Mesmo q o cara tenha existido, e daí? A existencia ou não de Jesus não prova a existencia de um deus, ou deuses.
« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 17:34:09 por ANNE »

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #393 Online: 24 de Junho de 2009, 17:56:47 »
Cara, Jesus existiu. Tá na cara. Assim como Sidarta, Maomé, Kardec e tantos outros. Pelo fato de não crerem em Deus ou em deuses, procuram avacalhar geral afirmando que sequer existiu a pessoa. Fala sério...

A dúvida sobre a existência ou a alegação de que Jesus possa ser uma costura de mitos, com ou sem representantes humanos reais, não correspondem de forma alguma avacalhação da figura de Jesus.  Não se está se atribuindo ao mesmo características depreciativas. 

Das outras figuras mencionadas, só há certeza da existência de Kardec. Mesmo para Maomé a quem argua sobre ele ter sido personagem construído.
To raise your kids

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #394 Online: 24 de Junho de 2009, 18:03:18 »
Num futuro distante arqueólogos vão descobrir as ruinas do Empire State na verdejante ilha de Manhatan, predio este que apareceu em um documento histórico em forma de película com emulsão fotográfia onde consta a existencia deste predio e de um gorila de 15 metros em cima dele.

Se voce estivesse lá, voce iria coincluir que já que existiu o prédio isto automaticamente prova a existencia do King Kong?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #395 Online: 24 de Junho de 2009, 20:02:21 »
Mesmo q o cara tenha existido, e daí? A existencia ou não de Jesus não prova a existencia de um deus, ou deuses.

Mas não é essa a questão. A questão é que não há qualquer evidência séria de que um pregador chamado Jesus tenha existido e que suas idéias sejam a base do cristianismo. Existência ou inexistência de deuses não tem nada a ver com isso.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #396 Online: 24 de Junho de 2009, 20:04:10 »

Falar que o nome do personagem não importa se o mito do milagreiro nascido da virgem já existia muito antes do cristianismo pode até avacalhar sua fé, mas não configura nada mais que averiguação de fatos.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #397 Online: 24 de Junho de 2009, 20:13:10 »

Se está tão "na cara", porque você ainda não conseguiu provar que ele existiu?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #398 Online: 24 de Junho de 2009, 20:26:24 »
[famado]As provas estão aí para quem quiser ver!!! Olhem a bíblia!!![/famado]

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #399 Online: 25 de Junho de 2009, 08:33:26 »

Foi nada, o Empire ainda resiste incolume...
Citação de: famado

Bem, leia com atenção o quote abaixo, e repare na pontuação usada, ao fazer isso, vai notar que duas perguntas foram feitas, pode responde-las, por favor?

Citação de: Tupac

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!