Esse [(administração de recursos energéticos como método para definir a espécie mais evoluída) ] é mais um critério, e de longe não é o melhor. A complexidade da vida, incluindo os humanos nessa perspectiva, não permite essa simplificação (ou eu não sei formular melhor por agora).
Lembro que você formulou este critério, ao meu pedido, num momento de 'criatividade bipolar'. Você tem um critério melhor para formular ? Esteja à vontade.
Não sei se percebeu, mas estou partindo desde seus argumentos para ver onde chegamos. Até agora você mesmo invalidou seu critério para definir a famosa espécie mais evoluída.
A energia não é só uma medida de termos físicos, nós temos padrões superiores de satisfação existência, e que inclusive são inatos, como os conceitos morais. É algo instintivo, um atributo desenvolvido devido a melhor adequação ao ambiente. Nós transformamos o ambiente de forma a satisfazer a nossa existência enquanto espécie, que depende da sociabilidade. Por isso a teoria do altruíso recíproco é a melhor esplicação para o funcionamento dessa espécie singular.
Se falamos em biologia e economia, teriamos que falar da energia física, da exploração de recursos energéticos, da relação com o meio ambiente. Aliás, se reparar no começo do primeiro post sobre este assunto, eu citei alguns critérios e entre eles havia um critério similar a este, na verdade o citei como a capacidade de modificar o ambiente para os seus desígnios. Que significa explorar os recursos energéticos, sem exauri-lo.
E se lembra citei as formigas como outro exemplo similar ao humano na capacidade de modificação do ambiente para as suas necessidades.
O conceito de humanidade é desenvolvido por nós enquanto animais, por termos uma vivência altruísta, de preocupação com o próximo. Isso de uma maneira geral, pois avançamos muito em ocupação territorial do planeta. E agora procuramos uma convivência harmoniosa com outros ecossistemas, através do debate desse tema estar na ONU, estrutura das mais complexas voltada ao benefício da humanidade.
Até onde entendo, o conceito de humanidade pode ser lindo, maravilhoso, não está relacionado em absoluto com algum critério de comparação entre espécies. Não é relevante.
Quanto a avanço territorial, como já disse, outras espécies também se comparam com os humanos, como bactérias e formigas.
Porém, se voltamos à definição da 'hierarquia evolutiva' e percebermos que não existe, podemos chegar à seguinte conclusão:
muitas espécies sobreviveram
todas elas são 'galhos finais' de uma grande árvore filogenética
portanto:
não pode haver uma espécie 'mais' evoluída porque somos galhos, todos à mesma altura ou nível.