Autor Tópico: Homo sapiens, a espécie mais evoluida  (Lida 27861 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Homo sapiens, a espécie mais evoluida
« Resposta #75 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:51:14 »
E onde diz 'e portanto o ser humano é mais evoluído' ?
Não está escrito no texto. (...)

Ah. Conclusão sua. Além de não sustentada por biólogos. Ok.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #76 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:53:46 »
Dennett é ateu?  Não é algo que transpareça a partir do material que você nos passou até agora.
Um respeitável ateu. Tem um livro sobre ateísmo, intitulado Quebrando o encanto. Agora recentemente que fui relacionar a sua teoria da perspectiva intencional no domínio da biologia com a argumentação ateísta.

A polêmica em torno das religiões não chega a ser uma novidade, mas o novo livro de Daniel Dennett é capaz de mudar, para melhor, o nível e o conteúdo desse debate. Filósofo e estudioso consagrado de evolução humana, o norte-americano é um ateu convicto e busca, com sua nova obra, Quebrando o encanto, discutir a crença humana nas religiões a partir de uma questão fundamental: por que o homem crê na existência de seres superiores e lhes confere o estatuto de divindade? Quem espera, como parecem sugerir o título do livro e o currículo do autor, uma resposta biologizante, ou seja, a defesa da idéia de que a religiosidade é inata ao ser humano e, portanto, poderia ser explicada geneticamente, vai se surpreender com livro. Na verdade, Dennett defende a tese de que a humanidade não tem nenhuma programação biológica que a conduza à crença, mas, no entanto, esse comportamento pode ser explicado a partir do processo de evolução e seleção natural. Em vez de genes, Dennett utiliza o conceito de meme, cunhado por Richard Dawkins (autor do polêmico O gene egoísta): o meme é como um programa de computador adaptado ao aparelho biológico humano e que depende dele para continuar existindo. Ou seja, a religião é apreendida culturalmente, mas está de tal forma arraigada no "sistema operacional" (genético) humano, tal qual um parasita, que é naturalizada pelos próprios humanos como se fosse algo que lhes pertence intrinsecamente.

http://www.siciliano.com.br/livro.asp?orn=LCAT&Tipo=2&ID=978186
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #77 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:54:28 »
A ciência também é um estudo baseado em conceitos humanos.

Mas descrevem uma realidade de forma imparcial. Vc está sendo parcial, está querendo analisar biologia e argumenta com filosofia.

--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #78 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:56:03 »
E onde diz 'e portanto o ser humano é mais evoluído' ?
Não está escrito no texto. (...)

Ah. Conclusão sua.
Não somente minha.

Além de não sustentada por biólogos. Ok.
Sustenda por biólogos sim. Além do renomado evolucionista Daniel Dennett, existem muitos outros que compartilham da tese de perspectiva adaptacionista. Já citei isso anteriormente, e o texto dá muitas referência bibliografica de livros desses biólogos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #79 Online: 30 de Dezembro de 2007, 01:02:04 »
Perspectiva adaptacionista não quer dizer que o ser humano é mais evoluído. Você está chegando nessa conclusão sozinho.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #80 Online: 30 de Dezembro de 2007, 01:04:53 »
A ciência também é um estudo baseado em conceitos humanos.

Mas descrevem uma realidade de forma imparcial.
De forma alguma. As ciências naturais só conseguem ser imparciais com o estudo da natureza sem a parte mais complexa dessa, que é a realidade humana. As ciências humanas que tem um trabalho melhor sobre a nossa espécie. A psicologia evolutiva, é a única disciplina da biologia que estuda o ser humano como espécie animal. Faz parte da sociobiologia humana. E a base da psivologia evolutiva é o estudo do cérebro humano. Outras espécies de animais não tem uma psicologia desenvolvida a ponto de serem estudados tão profundamente quanto nós.

Vc está sendo parcial,
Não sou eu quem está sendo parcial. Não sou eu que fico mudando a perspectiva do argumento para a outra parte na discussão, com base na sua percepção de minha intencionalidade. Pena que é errada e sempre pejorativa, num sentido muito negativo.

está querendo analisar biologia e argumenta com filosofia.
Estou comentando a análise filosófica de Dennet sobre a biologia. Ele já fez isso, só estou associando ao que disse no outro tópico. É algo que já está pronto, apenas associei com meus conhecimentos que já tenho sobre biologia e filosofia.

Largue essa mania de fazer a perspectivação intencional de meus argumentos. É a base do ad hominem, fazer conclusões sobre mim através de meus argumentos. Muito anti-ético, parcial até não acabar mais. Está o tópico todo com esse mesmo argumento, o de que eu "sou" errado por argumentar a favor da teoria evolucinista de um dos maiores darwinistas da atualidade.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #81 Online: 30 de Dezembro de 2007, 01:12:48 »
Perspectiva adaptacionista não quer dizer que o ser humano é mais evoluído.
Quer dizer sim. É a base relacional da perspectiva intencional com a biologia. É o elo que liga a filosofia (intencionalidade) com a biologia (apaptacionismo).

Como os biólogos são animais humanos, esses aplicam a perspectiva intencional as espécies, por isso o tema do texto é Como as espécies pensam. A intencionalidade das espécies é ditada pelo homem, através de sua perspectiva. Darwin foi original em fazer isso na biologia. A realidade da evolução é a sobrevivência das espécies, pois foi interpretada assim. E não está errada, pois parte do nosso entendimento como animais. Darwim viu o homem como produto da natureza, ligado a outros animais através de semelhanças anatômicas. Assim ele contrariou a idéia dominante de seu tempo, o fixismo, com base criacionista.

Você está chegando nessa conclusão sozinho.
Errado. Tem Dennett e dá para citar também outros dois biólogos chilenos que contribuiram com o conceito de autopoiese, relacionando o organismo e a sua reprodução/criação, a evolução.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #82 Online: 30 de Dezembro de 2007, 01:15:04 »
Estou comentando a análise filosófica de Dennet sobre a biologia. Ele já fez isso, só estou associando ao que disse no outro tópico. É algo que já está pronto, apenas associei com meus conhecimentos que já tenho sobre biologia e filosofia.

Está tirando conclusões a mais. Já provei isso no post anterior.

Largue essa mania de fazer a perspectivação intencional de meus argumentos. É a base do ad hominem, fazer conclusões sobre mim através de meus argumentos. Muito anti-ético, parcial até não acabar mais. Está o tópico todo com esse mesmo argumento, o de que eu "sou" errado por argumentar a favor da teoria evolucinista de um dos maiores darwinistas da atualidade.

Estou falando dos seus argumentos. É você que vê ad hominem. Você não está argumentando a favor da teoria evolucionista, está tirando conclusões equivocadas dela. E quando lhe mostro isso, toma-o como ofensa pessoal.

Seus argumentos são imparciais porque se baseiam em características de uma espécie, então está sendo imparcial para com essa espécie. Se não houvesse humanos, a seleção natural continuaria valendo, certo ? E quem seria mais evoluído ? Com base em que característica ? Esse é o problema, você precisa ter uma base comparativa mais imparcial, portanto ela não pode estar na filosofia.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2007, 01:21:44 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #83 Online: 30 de Dezembro de 2007, 01:45:23 »

Está tirando conclusões a mais.
Não estou não.

Já provei isso no post anterior.
Não provou não.

Estou falando dos seus argumentos.
Não está não. E nem são somentes os meus argumentos, são mais extensos que isso. Acabei de encontrar o conceito de autopoiese apricado ao direito. Além de estar ligado a várias outras disciplinas das humanas. É um conceito de autonomia biológica por princípio.

É você que vê ad hominem.
Não estou vendo não. São ad hominens de fato.

Você não está argumentando a favor da teoria evolucionista, está tirando conclusões equivocadas dela.
Dizeru que estou equivocado em minha conclusões é uma conclusão sua. Não pode concluir sobre uma conclusão alheia com base na sua primeira conclusão que é oposta a minha. Isto é parcialidade. Eu tenho a minha conclusão e você tem a sua. É natural que você me veja como errado e eu te veja como errado. É uma conclusão óbvia, intrinseca ao debate, mas que não deve ser mencionada por sua parcialidade. É você defendendo o seu peixe, a sua conclusão.

Se quer uma "guerra" semântica, podemos travar. Começo então a utilizar esses vocábulos de "encerramente de discussão.

Eu digo que provei o meu ponto o meu argumento e digo que você está equivocado. Simples assim. E de acordo com suas novas conclusões "imparciais" sobre a minha parte eu te retruco no mesmo nível linguístico, até o nível aceitável é claro. Existe um limite para isso.

E quando lhe mostro isso, toma-o como ofensa pessoal.
Você não está me monstrando nada, está fazendo conclusões sobre mim. O mesmo faço para você, que está perdendo a compostura ao longo do tópico, inclusive com piadinha de mau gosto. Dá para fazer uma coleção de frases só direcionadas a mim. São fatos, estão no tópico.

Seus argumentos são imparciais porque se baseiam em características de uma espécie, então está sendo imparcial para com essa espécie.
Se baseiam na nossa espécie, na realidade objetiva e presente, constatável pelo simples fato da nossa existência, que nos denominamos como espécie, como animais e como seres vivos. Esses vocábulos não existem na "natureza", ou seja, fora do domínio humano.

Se não houvesse humanos, a seleção natural continuaria valendo, certo ?
A seleção natural é uma teoria humana. Teorizar sobre a inexistência da humanidade é algo inútil. É uma teoria infalseável.

E quem seria mais evoluído ? Com base em que característica ?
Temos a época dos dinossauros, os humanos não existiam. Esses eram os mais evoluídos. Já houve uma época em que o homem sapiens não era o mais evoluido, e sim o homo habilis. Teve também o neandertal.

Esse é o problema,
Não existe problema aqui. Você que está qualificando dessa forma.

você precisa ter uma base comparativa mais imparcial,
A espécie humana é uma base comparativa imparcial, é a espécie que criou a ciência imparcial. O conhecimento da ciência é algo disponível para todos, não é algo acessível apenas aos cientístas. A antropologia é um grande exemplo de ciência imparcial e que estuda também a evolução humana. São muitas áreas interdiciplinares.

portanto ela não pode estar na filosofia.
Pode sim. A filosofia é a forma mais imparcial de conhecimento, pois trabalha com o conhecimento produzido pelas ciências e não por uma área apenas deste. Para você poder falar de biologia de forma "imparcial" tem que considerar a inexistência da espécie humana. Mas é só ver um primata mais desenvolvido, para perceber que este vem logo atráz na hierarquia evolutiva, pois temos parentesmo genéticos. Se não me engano são os gorilas. Os primatas são os mais desenvolvidos, fazem parte dos animais superiores. Algumas espécies já tem consciência de si mesmos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #84 Online: 30 de Dezembro de 2007, 06:06:05 »
Dai-me paciência, ó Deus que Não Existe... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #85 Online: 30 de Dezembro de 2007, 08:42:32 »
J: E onde diz 'e portanto o ser humano é mais evoluído' ?
A: Não está escrito no texto. (...)
J: Ah. Conclusão sua.
A: Não somente minha.

...

J:Já provei isso no post anterior.
A: Não provou não.

...

Enfim, Adriano, você está falando de uma conclusão que não está lá no texto de Dawkins, você também leu uma conclusão inexistente no post anterior quando entendeu que maior copmlexidade era 'mais evoluído' no texto citado por você mesmo: http://www.cerebromente.org.br/n10/editorial-n10.htm. E foi questionado da mesma forma, não por mim.

Se não quiser enxergar e quiser continuar no seu 'não estou errado não', enfim, teimosia sua.

Estou começando a concluir que está colocando em Dennett conclusões que ele não disse. Tem algum trecho da entrevista onde ele diga 'portanto o homem é mais evoluído' ? Não ? Sem mais, meretíssimo.

Vira o disco...

E mais. Acha que tem tantos ad hominem nos seus textos que tanto lhe irritam, deixe a moderação cuidar disso.

« Última modificação: 30 de Dezembro de 2007, 08:45:22 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #86 Online: 30 de Dezembro de 2007, 08:46:08 »
Não espere que volte aqui para chover no molhado, que ainda tenho que lavar ropua e terminar um texto, então...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #87 Online: 30 de Dezembro de 2007, 09:30:58 »
Enfim, Adriano, você está falando de uma conclusão que não está lá no texto de Dawkins, você também leu uma conclusão inexistente no post anterior quando entendeu que maior copmlexidade era 'mais evoluído' no texto citado por você mesmo: http://www.cerebromente.org.br/n10/editorial-n10.htm. E foi questionado da mesma forma, não por mim.
Ser questionado não quer dizer nada. Mesmo não sendo por você. A quantidade de pessoas que não concordam com meu argumento não quer dizer nada aqui. Falácia ad popolum, embora sejam duas pessoas, o raciocínio é o memos. Se você não considera a minha argumentação então parabéns. Bom raciocíno lógico para você. Eu fico com os meus. Os seus não são melhores que os meus por você dizer isso. Entenda isso também.

Se não quiser enxergar e quiser continuar no seu 'não estou errado não', enfim, teimosia sua.
Não, não existe teimosia minha. A teimosia é sua de querer colocar o seu lado como verdade. Você não é superior a mim para fazer isso. Aqui temos igualdade de condições, liberdade para expressar nossas idéias, desde que de acordo com as regras e preceitos céticos.

Não é minha a teimosia, pois a minha idéia materializei nesse tópico. Se quer mesmo defender a idéia contrária abra um tópico dizendo que na evolução as espécies são evolutivamente iguais, sem umas espécies mais ou outras menos. Garanto que não vou lá fazer pregação da minha idéia.

Se a minha idéia é errada, então o tópico é errado. Não devia nem abrir um tópico assim, pois esse é o seu objetivo de ser, a sua idéia central, que segundo as regras do fórum devem ser respeitas, sem desviar o assunto.

Teimoso é você em não perceber isso.

Estou começando a concluir que está colocando em Dennett conclusões que ele não disse.
Tem algum trecho da entrevista onde ele diga 'portanto o homem é mais evoluído' ? Não ? Sem mais, meretíssimo.

Vira o disco...
Vira o disco você. Mesmo que seja só eu que esteja dizendo o argumento, isso não o invalida em nada. Que pouco caso faz sobre mim. Isso é triste. Se não me valoriza como forista e como indivíduo intelectualmente capaz de ter as minhas próprias conclusões e convicções reais, então está perdendo seu tempo discutindo comigo.

E meretíssimo quem está querendo ser é você, julgando a minha conclusão por ausência de meio externo, que é algo muito questionável ainda.

E mais. Acha que tem tantos ad hominem nos seus textos que tanto lhe irritam, deixe a moderação cuidar disso.
Quero contar com o seu bom senso primeiro. Não vou lhe dizer que acredito na imparcialidade da moderação. Não eu. Pelo contrário, ainda mais com moderadores participando desse tópico. Obedeço as regras por medo das conseguências punitivas e não por concordar com a justiça da moderação. Nem mesmo com a minha suspensão aquela vez eu concordo. Apenas tive que ficar quieto para não piorar ainda mais a situação.

Porém não tenho o que reclamar da mesma. Apesar de não atender as minhas reclamações sobre os meus interlocutores, tenho uma certa liberdade de expressão e de me defender em casos de me sentir ofendido. É o que faço, uso o bom senso, baseado nas regras e normas, que vão muito além das regras escritas, que já funcionavam antes mesmo de serem públicadas. Procuro me adaptar a essa dinâmica do fórum para ser um forista participante e pró-ativo. Na minha avaliação estou conseguindo, pois estou com boas discussões acumuladas, a minha conta corrente de satisfação com o clube está em alta. E também pelo que percebi, no tópico de ajuda pessoal que abri, tenho bons pontos positivos embora alguns pontos a melhorar.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #88 Online: 30 de Dezembro de 2007, 09:32:07 »
Não espere que volte aqui para chover no molhado, que ainda tenho que lavar ropua e terminar um texto, então...
Que bom, para de me encher o saco um pouco.  :biglol: [/brincadeira/descontração]
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2007, 09:34:11 por Adriano »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 30 de Dezembro de 2007, 21:22:13 »

Não acho que faça muito sentido ficar dizendo que um é "o correto", que o termo tem uma definição absoluta e que todos os outros usos possíveis (e recorrentes) estão "errados", só porque me interessa apenas defender alguma das afirmações especificamente, ainda que eu não discorde da verdade das outras, só do rótulo "mais evoluído".
Se não acha sentido, então também não faz sentido ir contra a defesa de uma opinião de alguém que acha sentido. Se não acha sentido, nem deveria discutir isso. É meio contraditório essa sua abordagem. Eu vejo muito sentido, por isso estou intessado na questão. Não é questão de ego, é de conhecimento.

Na verdade eu pretendia inicialmente apenas fazer um comentário breve, mas você quis comentar os comentários...

O ponto é que você provavelmente não precisa "acrescentar" que o ser humano é mais evoluído para defender o que quer que queira defender sobre o ser humano e superioridade sobre outros animais. Esse "rótulo" de "mais evoluído", é possivelmente a parte mais questionável, e a menos importante ao mesmo tempo. O Jared Diamond, por exemplo, já diz que a agricultura foi o maior erro da humanidade, levando à toda modernização e etc. Assim, ele ou alguém poderia defender que o homem civilizado "regrediu evolutivamente" se comparado aos caçadores-coletores ou até aos chimpanzés. Mas essa questão "evolutiva" da coisa toda é de menor importÂncia se o ponto todo é simplesmente dizer o que se considera bom ou ruim no ser humano e etc.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #90 Online: 30 de Dezembro de 2007, 22:53:25 »

Não acho que faça muito sentido ficar dizendo que um é "o correto", que o termo tem uma definição absoluta e que todos os outros usos possíveis (e recorrentes) estão "errados", só porque me interessa apenas defender alguma das afirmações especificamente, ainda que eu não discorde da verdade das outras, só do rótulo "mais evoluído".
Se não acha sentido, então também não faz sentido ir contra a defesa de uma opinião de alguém que acha sentido. Se não acha sentido, nem deveria discutir isso. É meio contraditório essa sua abordagem. Eu vejo muito sentido, por isso estou intessado na questão. Não é questão de ego, é de conhecimento.

Na verdade eu pretendia inicialmente apenas fazer um comentário breve, mas você quis comentar os comentários...
Quiz não, eu fiz os comentários. Você determina os seus comentários, e eu os meus. Não tem relação alguma a sua intenção de brevidade com a minha continuidade em responder. A não ser que deixasse isso explícito, o que não foi o caso. E mesmo assim eu poderia não concordar.

O ponto é que você provavelmente não precisa "acrescentar" que o ser humano é mais evoluído para defender o que quer que queira defender sobre o ser humano e superioridade sobre outros animais. Esse "rótulo" de "mais evoluído", é possivelmente a parte mais questionável, e a menos importante ao mesmo tempo.
Concordo contigo. No final as diferenças acabem sendo semânticas. Mas nisso que entra a linguagem humana, o conceito de que somos animais falantes. A nossa comunicação é o suporte de toda a nossa sociedade e evolução cultural.

O Jared Diamond, por exemplo, já diz que a agricultura foi o maior erro da humanidade, levando à toda modernização e etc. Assim, ele ou alguém poderia defender que o homem civilizado "regrediu evolutivamente" se comparado aos caçadores-coletores ou até aos chimpanzés. Mas essa questão "evolutiva" da coisa toda é de menor importÂncia se o ponto todo é simplesmente dizer o que se considera bom ou ruim no ser humano e etc.
O ponto não é dizer que se o homem é bom ou não. É dizer que ele é bom e que é melhor que as outras espécies. Nenhuma outra tem a bondade humana. Nenhuma outra tem os atributos da humanidade. Muito do comportamento animal é desumano, selvagem. Nós somos civilizados, educados e racionais.

Não tem nem o que comparar, picuinha linguística é discordar da grande obviedade que é a superioridade da espécie humana em relação aos demais animais e seres vivos. E cada vez que percebo mais isso.

Veja que a sua fundamentação para tentar me refutar foi fazer uma analogia com um argumento evidentemente errado, o de que a agricultura foi um erro. Porém é uma falácia, a de petição de princípio, pois assume que os dois argumentos são errados, fazendo assim uma analogia semântica (citando-o logo após como exemplo), para concluir a que ambas estão erradas. Ou seja, a é errado porque b é errado, logo a é errado.

Está fazendo o que está querendo se referir, fazendo uma rotulação desnecessária e logicamente falsa, e que não tem razão de ser. A não ser pela sua intencionalidade de querer demonstrar que o meu tópico (com todo seu objetivo, que é o "rotulo") não tem importância.

Me desculpe, mas para mim, cada vez que aparece um aqui para querer refutar, e ao meu ver, não surguem argumentos plausíveis, então o tópico tem cada vez mais importância.  E já me dei muito por satisfeito com os resultados do tópico. Até aproveito aqui para agradecer ao JCatino, que muito contribuiu, e já pedir desculpas pelos meus excessos. Tento minimiza-los, mas sempre fica algo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #91 Online: 31 de Dezembro de 2007, 09:07:42 »
O ponto não é dizer que se o homem é bom ou não. É dizer que ele é bom e que é melhor que as outras espécies. Nenhuma outra tem a bondade humana. Nenhuma outra tem os atributos da humanidade. Muito do comportamento animal é desumano, selvagem. Nós somos civilizados, educados e racionais.

Muito do comportamento humano é animal, é mamífero. Deve ser porque somos animais, e somos mamíferos. :)

Vc não viu a dedicação de uma mãe de um gato, cachorro para a sua cria ?
Nunca foi recebido efusivamente por um cachorro ? Por um papagaio ?

Tem certeza do que diz quando diz 'civilizados, educados e racionais ' ?

Somos melhores que as espinafres ?

Que uma alcachofra ? Não sei, comparado com muitos humanos, fico na dúvida mesmo... :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #92 Online: 31 de Dezembro de 2007, 09:13:08 »
Me desculpe, mas para mim, cada vez que aparece um aqui para querer refutar, e ao meu ver, não surguem argumentos plausíveis, então o tópico tem cada vez mais importância.  E já me dei muito por satisfeito com os resultados do tópico. Até aproveito aqui para agradecer ao JCatino, que muito contribuiu, e já pedir desculpas pelos meus excessos. Tento minimiza-los, mas sempre fica algo.

:olheira: :olheira: :olheira: :olheira:

Você não entendeu: eu já refutei seus argumentos, mas além de não aceitar isso, vc simplesmente teima.

Alega que Dawkins também afirma que somos mais evoluídos, lhe dou a oportunidade de mostrar onde, o texto citado nada diz sobre isso, lhe mostro o fato. E teima que não, não foi refutado.

Já que insiste, por favor cite a fala de Dennett onde ele conclui 'então o homem é a espécie mais evoluida', pois por tudo o que li ele nunca disse nada disso.

Não existe ? Então não diga que é idéia só sua, não diga que argumentos biológicos não valem, pois estamos falando de um quesito de biologia.

'Y a otra cosa, mariposa'.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #93 Online: 31 de Dezembro de 2007, 09:25:37 »

Muito do comportamento humano é animal, é mamífero. Deve ser porque somos animais, e somos mamíferos. :)
O contexto do tópico é bem delimitado, está na categoria de espécies e não na cateroria de classes. A diferenciação por espécies é bem mais específica que a de mamíferos.

Vc não viu a dedicação de uma mãe de um gato, cachorro para a sua cria ?
Minha mãe faz parte da espécie humana. É um grande exemplo da bondade humana.

Nunca foi recebido efusivamente por um cachorro ?
Sim, o cachorro é bem afetivo, mas conforme as suas possibilidades biológicas. Não posso compartilhar um problema pessoal com ele e receber a contribuição moral de um ser humano.

Por um papagaio ?
Papagaio conheço pouco, mas minha vó tinha um que durou muito. Ele falava muita coisa e tinha uma grande inteligência. Mas comparado ao que conheço sobre aves. Não chega perto seguer da grande satisfação afetiva que temos por qualquer criança humana.

Tem certeza do que diz quando diz 'civilizados, educados e racionais ' ?
Sim, quanto a mim e quanto a espécie humana sim.

Somos melhores que as espinafres ?

Que uma alcachofra ? Não sei, comparado com muitos humanos, fico na dúvida mesmo... :)
A sociedade como um todo é melhor sim. Por isso a minha abordagem não é individualmente, sobre um único organismo, mas sim sobre uma realidade factual, a espécie homo sapiens. As características que abordo sobre a superioridade humana foram objetos de investigação na história do pensamento humano.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #94 Online: 31 de Dezembro de 2007, 09:43:34 »

:olheira: :olheira: :olheira: :olheira:
:olheira: :olheira: :olheira: :olheira:  :stunned: :stunned: :stunned: :stunned:

Você não entendeu: eu já refutei seus argumentos, mas além de não aceitar isso, vc simplesmente teima.
Você que não entendeu. Você pensa que me refutou. Isso faz parte da sua realidade subjetiva, da sua psicologia. A minha realidade é outra, a de que não fui refutado. Você não pode querer que eu aceite a sua realidade subjetiva. E nem ao menos concluir que estou teimando com base nisso.

Você é um forista tanto quanto eu. Os seus argumentos são tão válidos quanto os meus. Ou tem alguém aqui que decide quem está certo e quem está errado? Não, normalmente os entendimentos se estabelecem por consenso, salvo o caso do proselitismo religioso.

Então não me venha com essa conclusão pessoal do assunto através de ares de imparcialidade, pois não é. Bom senso e bons modos são necessários.

Alega que Dawkins também afirma que somos mais evoluídos,
Ele oferece grandes contribuições a minha proposta do tópico. Mas não me baseio só nisso.

lhe dou a oportunidade de mostrar onde, o texto citado nada diz sobre isso, lhe mostro o fato.
Você não me dá oportunidade alguma, não tenha essa pretenção. Você é apenas mais um dos foristas do clube, assim como eu. Se eu não quiser nem te responder eu não respondo, não sou obrigado a isso. Faço isso principalmente por ser o criador do tópico, para dar continuidade ao mesmo, respeitando a todos.

Mas não me venha com cobranças. Pelas piadinhas que já fez de mim, eu é que lhe dou a oportunidade de você ter os seus posts responditos. O que vale aqui é a colaboração, acredito que desenvolvi um melhor embasamento para minha idéia, consegui convencer quem eu queria, a mim mesmo. Você colaborou com isso, como já agradeci nuns posts atráz.

E teima que não, não foi refutado.
Quem está teimando em se colocar como vencedor aqui é você. Não me considero refutado, a minha percepção é de que meus argumentos prevaleceram contra os que você apresentou.

Já que insiste, por favor cite a fala de Dennett onde ele conclui 'então o homem é a espécie mais evoluida', pois por tudo o que li ele nunca disse nada disso.
Dennett é uma referência. Não é o fato de estar escrito isso em algum livro dele que vai ser verdade absoluta. Porém no vídeo ele afirma que o sistema nervoso humano, o cérebro, são os mecanismos mais evoluídos da natureza. E de fato o são. Porém é minha opinião. Você não é obrigado a aceitar e nem eu a sua. Afinal somos céticos.

Não existe ? Então não diga que é idéia só sua, não diga que argumentos biológicos não valem, pois estamos falando de um quesito de biologia.
A idéia é minha e também é minha a idéia de que esta idéia não é só minha. Se não concorda, tudo bem. Corcordamos em discordar. Já dei exemplos demais ao longo do tópico sobre isso. Basta rever e verá os meus argumentos.

'Y a otra cosa, mariposa'.
:hein:
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2007, 09:45:35 por Adriano »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #95 Online: 31 de Dezembro de 2007, 10:59:41 »
Ele oferece grandes contribuições a minha proposta do tópico. Mas não me baseio só nisso.

Vou ter que pedir novamente para você provar isso. Prove que Dawkins diz que o ser humano é a espécie mais evoluída. Só isso. Não o que ele acha do tempo no Bar Báltico ou as implicações das teorias de Trivers. É sobre a superioridade do homo sapiens que estamos falando.

Pode provar que Dawkins afirma que o ser humano é mais evoluído que outras espécies, sim ou não ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #96 Online: 31 de Dezembro de 2007, 12:11:58 »

Vou ter que pedir novamente para você provar isso. Prove que Dawkins diz que o ser humano é a espécie mais evoluída. Só isso. Não o que ele acha do tempo no Bar Báltico ou as implicações das teorias de Trivers.
Não vou atender o seu pedido. Para mim seria apenas um argumento de autoridade. No meu entendimento já está provado, com referências das fontes. É a minha interpretação, o meu entendimento.

É sobre a superioridade do homo sapiens que estamos falando.
Sim, nós estamos falando do tema proposto no tópico. Dawkins é somente uma referência e não tema principal. Se ele fala isso ou não, nada muda a realidade objetiva.

Pode provar que Dawkins afirma que o ser humano é mais evoluído que outras espécies, sim ou não ?
Nem me interesso por isso mais. Já provei, mas se não acredita nas minhas provas não posso fazer nada. Se quer uma frase clara e direta, creio que deve ter, mas não vou procurar isso para ti. Acho desnecessário. Como disse num tópico anterior, já me convenci bem dessa afirmativa e encontrei mais fontes na filosofia, com ótimas argumentações. 

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #97 Online: 31 de Dezembro de 2007, 12:16:12 »
Não vou atender o seu pedido. Para mim seria apenas um argumento de autoridade. No meu entendimento já está provado, com referências das fontes. É a minha interpretação, o meu entendimento.

Não pode provar.

Sem mais.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #98 Online: 31 de Dezembro de 2007, 12:20:40 »

Não pode provar.

Sem mais.
Já está provado. O homem é a espécie vida mais evoluida na natureza. É algo extremamente evidente, uma manifestação verdadeira por si só. As corroborações (provas, na ciência não se usa esse termo) filosóficas e científicas somente agregam mais valor e conteúdo ao argumento. Sem mais também.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #99 Online: 31 de Dezembro de 2007, 12:35:33 »
Está provado por quem?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!