O pior de tudo é você aparecer aqui, ignorar todo o tópico, o denegrir como absurdo e ainda se aproveitar de um contexto de ânimos exaltados, onde não estava disposto a me basear na falácia do argumento de autoridade para representar a minha defesa, tendo em vista todo o desenvolvimento do tópico.
E que tipo de insight divino o levou a concluir que ignorei todo o tópico? Se você for checar, nao tenho podido aparecer com muita frequência aqui no CC, mas pude hoje, e entao li todo o tópico. Além disso, esse tópico parece ser apenas uma continuacao de outro, no qual participei.
Grato pela atenção cedida ao meu tópico "inútel". Agradeço.
Esse tópico não é continuação do outro, já que o outro era sobre a falta de ética entre os animais, uma justificativa para atitudes anti-éticas em relação a estes. O assunto surgiu lá, foi desenvolvido um pouco, mas revolvi retomá-lo num tópico exclusivo para não ser afetado pelo tema bem diferente.
A temática aqui é bem específica e pode ser aproveitado postagens daquele tópico que são relacionada a este.
O que eu (e outros - incluindo biólogos) tentamos deixar claro foi que nao faz sentido afirmar que espécie A é "mais evoluída" que espécie B. Isso nao só nao faz sentido biologicamente, como está relacionado com uma visao do mundo ultrapassada.
E o que eu estou tentando deixar claro também é que a humanidade é superior aos animais, evolutivamente falando. A fisiologia humana é superior a de qualquer outra espécie de ser vivo. Com a cognição sendo a prova empírica dessa superioridade.
Penso que a evolucao é um mecanismo que permite que as espécies explorem o espaco de configuracoes de fenótipos [1].
O fenótipo está relacionado a aparência física das espécies, a sua anatomia. Tem sim ampla relação com os genes, que são os entes que evoluem.
Matematicamente, esse seria um espaco multimensional, onde cada ponto corresponde
a um dado fenótipo e as coordenadas correspondem aos genes (hmm... na verdade é mais complicado que isso, pois se nao me engano, a um dado fenótipo podem corresponder diferentes genes [2] - mas isso nao muda a essência da idéia).
A base das espécies, que é a unidade biológica que estou abordando no tópico, são os genes. A diferenciação dos genes é o grande feito da biologia hoje para determinar a hierarquização evolutiva das espécies. E por isso os nossos genes são os mais complexos, pois trazem a estrutura que replicara não só o fenótipo humano como o sistema nervoso, que é composto pelo cérebro humano, a grande evidência empírica da superioridade adaptativa e evolutiva do homem.
A evolucao de uma espécie pode ser vista como uma trajetória nesse espaco, guiada pela selecao natural, com eventos de especiacao correspondendo a bifurcacoes
dessas trajetórias.
A seleção natural não é um ente. Por isso o conceito de perspectiva intencional é necessário. Quem dá a qualidade de entidade intencional a seleção são os biólogos. A seleção natural é apenas uma descrição do processo de evolução das espécies. Nós espécies é que somos os agentes da evolução. Nós que evoluimos. E nos distinguimos dos outros seres vivos por termos um mundo nosso, o social. O dos outros seres é chamado mundo natural.
Cada ponto ocupado (e isso é importante - existem fenótipos que nao permitem a sobrevivencia de um indivíduo) nesse espaco corresponde a um
fenótipo bem adaptado (mas nao ótimo) a um dado nicho. Comparar a evolucao das espécies é comparar trajetórias nesse espaco, e (como eu disse em um post no outro tópico) nao é possível afirmar que uma é "maior" ou "menor" que a outra. Isso só seria possível se esse espaco fosse unidimensional.
Já exismtem trabalhos, inclusive das Nações Unidas, sobre o ecossistema humano e os demais ecossistemas, numa abordagem da ecologia humana. A unidimensionalidade é configurada pelo conceito de biosfera, que congrega todos os ecossistemas da terra.
O que você pode afirmar de forma incontroversa é que os humanos demonstram possuir uma maior capacidade cognitiva que os membros das demais espécies,
Mas é esse o meu ponto. Comparações entre as espécies.
ou que os homens sao mais adaptáveis ou mais flexíveis que os outros animais E que isso lhe concede uma tremenda vantagem no jogo da sobrevivência.
Exatamente. E isso que configura a sua superioridade evolutiva. Se ele tem vantagens, está a frente.
Você pode alegar que o cérebro humano
é mais complexo que o dos demais mamíferos (embora eu acredite que isso vá depender de uma definicao clara de complexidade).
Acabei de ver um texto de ciência cognitiva com uma ótima definição. Existem até teoria evolucionistas para explicar o comportamento neuronal, essa área é vasta, devida a complexidade.
Você pode até afirmar que a espécie humana é única nesse sentido, e que nossa inteligência é um atributo especial e precioso.
Isso mesmo, precioso para a continuidade da humanidade, das futuras gerações.
PORÉM isso nao nos permite afirmar que somos "mais evoluídos" que as outras espécies.
Me permite sim, e estou fazendo isso. Mas não é somente isso. Tem muitas mais conhecimento humano produzido nesse sentido, é uma discussão muito antiga entre os homo sapiens, é a velha problemática de homem x natureza.