Quanto custa o assassinato de Kim Jong-un? © AP Photo/ Ahn Young-joon
ÁSIA E OCEANIA
09:55 12.05.2017(atualizado 10:19 12.05.2017) URL curta1310187816
Hoje, 12 de maio, Kim Hyung-joon, embaixador da Coreia do Norte na Rússia, declarou que o seu país identificou um grupo terrorista que estava preparando um atentado contra o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un
© SPUTNIK/ ILIA PITALEV
Pyongyang: EUA organizam nos bastidores atos de terrorismo contra Coreia do Norte
Como informa a Sputnik Coreia, citando o embaixador, a organização da tentativa de atentado contra Kim Jong-un custou 300 mil dólares (mais de 900 mil reais). Os serviços de inteligência norte-americanos e sul-coreanos entregaram este dinheiro ao cidadão norte-coreano Kim para que ele organizasse um atentado contra a liderança norte-coreana.
O assassinato secreto deveria ter lugar durante as comemorações com a ajuda de uma substância bioquímica (material radioativo ou tôxico em forma de manosubstância) "capaz de eliminar os dirigentes sem haver contato físico".
"Eles [a CIA e a inteligência sul-coreana] entregaram duas vezes a esse sujeito 20 mil dólares (cerca de 63 mil reais) e um aparelho de emissão/receção por satélite, disse Kim Hyung-joon.
De acordo com o embaixador, Kim foi ameaçado com o assassinato da sua família, ele recebia ordens da inteligência sul-coreana através de satélite. Durante 2016 foram registradas quatro conversas em que foram apresentados vários métodos de levar a cabo o referido plano.
Kim Jong-un durante parada militar dedicada ao 105 aniversário do seu avô, Kim Il-sung, Pyongyang, 15 de abril de 2017
© SPUTNIK/ ILIA PITALEV
Coreia do Norte exige extradição dos suspeitos de terem tentado assassinar Kim Jong-un
Na segunda metade de 2016 foi dada pressa a Kim no sentido de ele organizar "um posto de comunicação para fornecer equipamento, materiais e dinheiro". Para este fim, bem como para subornar cúmplices, ele recebeu mais 200 mil dólares (cerca de 630 mil reais).
Em março-abril deste ano o autor da tentativa de atentado recebeu mais 50 mil dólares (157 mil reais) e um novo aparelho recetor via satélite. No fim do abril, os preparativos terminaram.
A operação era mantida em rigoroso segredo para evitar a guerra na península da Coreia. No total, Kim recebeu 80 ordens da inteligência sul-coreana.
O embaixador afirmou que Pyongyang "eliminará sem piedade" os organizadores da tentativa de atentado contra as autoridades norte-coreanas. Ele acrescentou também que tanto os EUA, como a Coreia do Sul devem pedir desculpas e castigar os culpados.
https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201705128374335-assassinato-kim-jong-un-coreia-sul/