Conselho de Segurança chega a acordo sobre lançamento de míssil norte-coreanoOs cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e o Japão chegaram a um acordo, neste sábado, sobre um projeto de declaração, condenando o lançamento de um míssil norte-coreano de longo alcance, informaram fontes diplomáticas.
Os cinco membros do Conselho de Segurança, Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China, além do Japão, chegaram a um acordo após uma reunião de duas horas em Nova York. Eles fizeram circular o texto circular os outros nove Estados-membros do Conselho de Segurança.
O texto condena o lançamento do míssil balístico efetuado por Pyongyang, no dia 5 de abril, e afirma que está "em contravenção com a resolução 1718 do Conselho, que proíbe a Coreia do Norte de realizar qualquer teste nuclear, ou lançamento de míssil".
No entanto, correspondentes dizem que o texto final deve ser bem mais brando do que gostariam inicialmente Japão e os EUA. China e Russia se opuseram à ideia, pedindo para que a comunidade internacional agisse com moderação.
O texto deve ser agora apresentado a todos os 15 membros do Conselho de Segurança.
Encontro na segunda-feiraO embaixador do México Claude Heller disse que o Conselho de Segurança da ONU voltará a se reunir na próxima segunda-feira para discutir o caso norte-coreano.
"Um projeto de declaração foi apresentado pela delegação americana. Esse projeto é uma excelente base para uma declaração clara e consensual do Conselho", disse Heller à imprensa, após a sessão de consultas.
TemorA Coreia do Norte afirma que o objetivo do lançamento do foguete foi colocar um satélite em órbita, como parte de seu programa espacial pacífico. Mas países vizinhos acusam o isolado país de estar testando mísseis de longo alcance. Tais testes seria proibidos por uma resolução da ONU que proíbe a Coreia do Norte de testar misseis.
Segundo o correspondente da BBC na Coréia do Sul John Sudworth, o lançamento esta sendo usado como um exemplo de sucesso pela propaganda norte-coreana.
De acordo com Sudworth, a maior preocupação dos americanos é que o lançamento seja um teste para o míssil Taepodong-2. Uma tentativa de lançar o míssil em julho de 2006 fracassou.
Se a tecnologia do míssel se mostrar bem-sucedida, os Estados Unidos estariam ao alcance dos mísseis norte-coreanos.
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/11/membros+do+conselho+de+seguranca+chegam+a+acordo+sobre+coreia+do+norte+5474948.html