Autor Tópico: Tensão na Coréia do Norte  (Lida 78731 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #150 Online: 29 de Maio de 2009, 08:52:44 »
Citar

Coreia do Norte ameaça reagir se ONU aprovar sanções


"O mundo logo testemunhará como nosso exército e nosso povo se levanta contra a opressão e o despotismo do Conselho de Segurança das Nações Unidas e preserva sua dignidade e independência", diz o comunicado oficial


A Coreia do Norte prometeu nesta sexta-feira adotar mais medidas de "autodefesa" se a Organização das Nações Unidas (ONU) punir o regime comunista com mais sanções. "Se o Conselho de Segurança da ONU nos provocar, nossas medidas adicionais de autodefesa serão inevitáveis", afirmou o Ministério das Relações Exteriores do país, num comunicado transmitido pelos meios de comunicação oficiais.

Os membros do Conselho estão tentando fechar um acordo sobre novas sanções contra Pyongyang depois de o governo norte-coreano ter assombrado o mundo com a realização de seu segundo teste nuclear na última segunda-feira. "Quaisquer atos hostis do Conselho de Segurança serão equivalentes à demolição do armistício", disse o Ministério, numa referência ao cessar-fogo que encerrou a Guerra da Coreia (1950-1953).

"O mundo logo testemunhará como nosso exército e nosso povo se levanta contra a opressão e o despotismo do Conselho de Segurança das Nações Unidas e preserva sua dignidade e independência", acrescenta o comunicado. O texto não dá detalhes sobre quais medidas seriam adotadas, mas reitera que o teste nuclear de segunda-feira foi uma "medida de autodefesa".


http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=891419&tit=Coreia-do-Norte-ameaca-reagir-se-ONU-aprovar-sancoes


Citar

Coreia do Norte dispara outro míssil e ameaça revidar contra sanções


A Coreia do Norte realizou nesta sexta-feira um novo disparo de míssil de curto alcance em direção ao mar na costa leste, que se soma aos mísseis lançados no início da semana após o teste nuclear de segunda-feira, informou a agência sul-coreana Yonhap. O ministério da Defesa norte-coreano se recusou a comentar a notícia, mas as informações divulgadas pela agência, de que outros cinco mísseis foram lançados durante a semana, foram confirmadas mais tarde.
Também nesta sexta, a Coreia do Norte, condenada pelo Conselho de Segurança da ONU pelo teste nuclear de segunda, advertiu que eventuais sanções da ONU provocariam um possível revide militar, informou a agência oficial KCNA. "Se o Conselho de Segurança da ONU nos provocar, serão inevitáveis novas medidas de legítima defesa", afirma o ministério norte-coreano das Relações Exteriores em um comunicado.
As potências responsáveis pelo debate do tema norte-coreano na ONU decidiram na quinta-feira prosseguir com a análise do caso para chegar a um acordo sobre uma futura resolução do Conselho de Segurança, que deve conter sanções contra Pyongyang. "Qualquer ato hostil do Conselho de Segurança da ONU equivalerá a uma ruptura do armistício", afirmou o ministério norte-coreano, em uma referência ao acordo de 1953 que encerrou a Guerra da Coreia.
"O mundo verá em breve como nosso Exército e nosso povo se levantam diante da opressão e do despotismo do Conselho de Segurança da ONU e faz respeitar sua dignidade e sua independência", acrescenta o comunicado. Na quarta-feira, Pyongyang declarou que não se sentia mais submetida ao armistício que acabou com a Guerra da Coreia (1950-1953) e ameaçou Seul com um ataque militar.
A Coreia do Norte reagiu desta maneira à decisão do Sul de de aderir à PSI, organizada pelos Estados Unidos em 2003 e que prevê manobras militares, além de autorizar a revista em alto mar de navios suspeitos de transportar material nuclear ou outras armas de destruição em massa. O país lembra que o teste nuclear de segunda-feira foi o 2054º no mundo e que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança realizaram a maioria.


http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/coreia-norte-dispara-outro-missil-ameaca-revidar-sancoes-473790.shtml


Offline Stéfano

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.779
  • Sexo: Masculino
    • Hepcentro
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #151 Online: 29 de Maio de 2009, 10:48:46 »
Ninguém tem coragem de por a mão nesse vespeiro.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #152 Online: 29 de Maio de 2009, 11:40:34 »
O melhor vetor aereo deles é um punhado de Mig-29 modernizados

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #153 Online: 29 de Maio de 2009, 14:54:21 »
Citar

Satélite capta atividade em local de mísseis norte-coreanos

Fotos captadas por satélite revelaram movimentos de veículos em um local de lançamento de mísseis na Coréia do Norte, levando a crer que Pyongyang se prepara para lançar um foguete de longo alcance, indicaram nesta sexta-feira dois funcionários do Pentágono que solicitaram o anonimato.

O movimento de veículos é semelhante ao dos trabalhos prévios ao lançamento de um foguete de longo alcance por parte da Coréia do Norte no mês passado, disseram os funcionários.

Mais cedo, a Coréia do Norte desafiou o Conselho de Segurança da ONU, que prepara sanções por causa de seu teste nuclear da segunda-feira, e lançou um novo míssil de curto alcance. O último míssil terra-ar lançado pelo regime comunista de Pyongyang corresponde a um novo tipo de projétil diferente dos outros que disparou esta semana e tem um alcance de 160 km, segundo informou a agência sul-coreana Yonhap.

O míssil do regime de Kim Jong-il foi lançado por volta das 18h12 (6h12 de Brasília) da base de Musudan-ri, no litoral nordeste do país (província de Hamgyeong), o mesmo lugar de onde no dia 5 de abril foi disparado um míssil de longo alcance.

Além disso, na segunda-feira, a Coréia do Norte realizou seu segundo teste nuclear subterrâneo, quase três anos depois do primeiro de outubro de 2006, e, entre esse mesmo dia e terça-feira, o regime lançou vários mísseis de curto alcance, como desafio às críticas da comunidade internacional.

O teste nuclear, cuja magnitude pôde ser de até 20 quilotons segundo a Rússia e portanto equivalente à bomba atômica de Nagasaki, foi condenada pela comunidade internacional e criticada pela China, principal aliado do regime de Kim Jong-il.


http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3793945-EI8143,00-Satelite+capta+atividade+em+local+de+misseis+nortecoreanos.html


Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #154 Online: 29 de Maio de 2009, 15:49:03 »
Citar

EUA podem incluir Pyongyang na lista negra de terrorismo

O governo dos Estados Unidos informou nesta sexta que não descarta incluir a Coreia do Norte na lista de países que, para Washington, patrocinam o terrorismo, da qual a nação tinha sido excluída no ano passado sob o mandato de George W. Bush.

Em comunicado, o Departamento de Estado americano explicou que, para que um país seja incluído nessa lista negra, a secretária de Estado "tem que determinar que o governo da Coréia do Norte forneceu em repetidas vezes apoio para atos de terrorismo internacional".

"Os Estados Unidos aplicarão as cláusulas da lei conforme exijam os fatos" no terreno, explicou na nota, sem dar mais detalhes.

Bush, que em 2002 incluiu a Coréia do Norte no chamado "eixo do mal" junto ao Iraque e ao Irã, retirou o país da lista negra em 11 de outubro de 2008, como parte de um esforço para promover um acordo de desarmamento nuclear.

A decisão de Bush, cujo governo qualificou o ato de conquista diplomática, causou uma grande polêmica dentro da classe política americana e a rejeição do executivo japonês.

Através da lista de países que patrocinam o terrorismo, os Estados Unidos aplicam sanções, restrições na ajuda externa e proíbem a venda de armas à nação envolvida.


http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3794236-EI8143,00-EUA+podem+incluir+Pyongyang+na+lista+negra+de+terrorismo.html


Offline bia

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Feminino
  • distraídos venceremos ;]
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #155 Online: 29 de Maio de 2009, 16:00:41 »
Já teve algum atentado terrorista internacional apoiado pela Coreia do Norte?
Não me lembro.
bia ;]

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #156 Online: 01 de Junho de 2009, 16:44:45 »
Citar

Coreia do Norte prepara lançamento de míssil que pode atingir EUA


A Coreia do Norte está preparando um míssil, concebido para atingir os Estados Unidos, cujo lançamento poderia ocorrer em semanas, aumentando a tensão depois do segundo teste nuclear subterrâneo realizado pelo país, informaram jornais sul-coreanos nesta segunda-feira, citando fontes não identificadas do governo.

Imagens de satélite e outros dados de inteligência sinalizaram nesta segunda-feira que o governo norte-coreano transportou seu mais avançado míssil de longa distância para a nova instalação de Dongchang-ni, próxima à China. Ele pode estar pronto para ser lançado nas próximas duas semanas, segundo relatou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O jornal "JoongAng Ilbo", citando uma fonte do governo da Coreia do Sul, afirmou que pode se tratar de um míssil balístico intercontinental que pode atingir até 6.500 km de distância.

Assim, o Estado do Alasca e bases americanas na ilha de Guam, no Pacífico, além de todo o Japão, estariam ao alcance do míssil.

Em visita a Manila, nas Filipinas, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, disse que, apesar de a Coreia do Norte estar trabalhando em seus mísseis de longo alcance, ainda não estavam claros os objetivos do país.

A atividade no campo de lançamento ocorre depois de o Conselho de Segurança da ONU ameaçar punir Pyongyang pelo teste nuclear de 25 de maio, e antes de um encontro em Washington entre o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, e o americano, Barack Obama, em 16 de junho.

O presidente sul-coreano alertou, em sua mensagem semanal no rádio, que país "nunca irá tolerar" ameaças militares.

A guarda costeira do sul estava escoltando barcos pesqueiros nas proximidades da ilha de Yeonpyeong, e a agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que tropas da Coreia do Norte realizaram manobras anfíbias e manobras rápidas, o que poderia ser uma preparação para confrontos no mar.

As Coreias encerraram a guerra de três anos em 1953 com uma trégua, mas Pyongyang disse na semana passada que deixará de cumprir as condições do armistício. O governo norte-coreano também contesta a fronteira marítima ocidental determinada pela ONU, ao redor da qual conflitos sangrentos com a Coreia do Sul ocorreram em 1999 e 2002.

Nenhum incidente foi reportado na Zona Desmilitarizada que separa os dois países, e a vida parece normal no lado norte-coreano do rio Yalu, que marca a fronteira do país com a China.

Em meio à tensão na península coreana, o governo da Coreia do Norte anunciou que na próxima quinta-feira (4) começará o julgamento de duas jornalistas americanas, Laura Ling e Euna Lee, acusadas de entrar no país ilegalmente e de participar de "atos hostis".

Aviso

As recentes ações da Coreia do Norte aconteceram após sinais de escalada da tensão enviados pelo regime comunista liderado por Kim Jong-Il.

No final de abril, Pyongyang ameaçou realizar testes nucleares e com mísseis de longo alcance ao menos que o Conselho de Segurança se desculpasse pelas críticas feitas pelo lançamento feito em 5 de abril, que teve o objetivo de colocar um satélite em órbita, segundo o governo norte-coreano, mas que foi considerado pelo governos ocidentais como um teste de míssil balístico --uma infração das sanções impostas ao país em 2006.

Na semana passada, o governo norte-coreano ameaçou tomar outras medidas de "autodefesa" se o Conselho de Segurança provocasse o país --a ameaça foi entendida como uma referência a um teste com um míssil intercontinental.

Ressaltando a ameaça, a Coreia do Norte designou uma grande área de sua costa ocidental como "não navegável" até o fim do próximo mês, de acordo com o jornal sul-coreano "Chosun Ilbo".

Por outro lado, a imprensa norte-coreana defende o posicionamento desafiador do país, que teria sido provocado pela Coreia do Sul e pelos EUA.

"Os imperialistas americanos e as marionetes da Coreia do Sul perpetraram ao menos 200 casos de espionagem aérea contra a República Democrática Popular da Coreia em maio, ou 30 casos a mais do que no mesmo mês do ano passado", escreveu a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

Especialistas dizem que a capacidade militar da Coreia do Norte, apesar de estar aumentando, ainda não é uma ameaça direta aos seus vizinhos. Eles dizem que a principal preocupação é que o regime norte-coreano tente vender a tecnologia nuclear para outros países.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u574864.shtml


Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #157 Online: 01 de Junho de 2009, 17:27:59 »
Será uma sensação exclusiva minha ou tudo isto, no fundo, não passa de um sistema decadente que dá a última convulsão antes de morrer?

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #158 Online: 01 de Junho de 2009, 17:29:28 »
Será uma sensação exclusiva minha ou tudo isto, no fundo, não passa de um sistema decadente que dá a última convulsão antes de morrer?

O cara está querendo começar uma guerra, deve ter muita coisa escondida no meio disso.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #159 Online: 01 de Junho de 2009, 17:34:13 »
Será uma sensação exclusiva minha ou tudo isto, no fundo, não passa de um sistema decadente que dá a última convulsão antes de morrer?

O cara está querendo começar uma guerra, deve ter muita coisa escondida no meio disso.

Os especialistas estão de acordo que eles ainda não tem tecnologia para misseis balisticos nucleares, o perigo mais eminete seria o de eles venderem a tecnologia que eles já tem para terroristas.

Está parecendo que ele está latindo muito, mas a mordida só alcança os vizinhos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #160 Online: 01 de Junho de 2009, 17:51:47 »
Tem um detalhe interessante dessa história que muita gente nao parece ter percebido ainda: que tipo de recado a
Coréia do Norte anda passando com esses lançamentos de mísseis.

Afinal de contas, porque eles perderiam tempo lançando mísseis de curto alcance? Simples: um segredo de polichinelo dos militares
americanos é que seus grupos de porta-avioes, com seus reatores nucleares, montes de caças avançados e toda a sua imponência,
sao, como dizia a propaganda, "terríveis contra os insetos. Contra os insetos."

Eles sao ótimos para, como se diz, "projetar poder". Ou seja, para intimidar países fracotes do terceiro mundo. Mas numa guerra
"de verdade" com um inimigo mais sofisticado e armado de mísseis balísticos de médio alcance, eles sao como
caixoes gigantes de aço. Isso porque eles nao tem um sistema de defesa contra esse tipo de mísseis. Isso quer dizer que os
norte-coreanos no fundo estao dizendo: "nem pense em colocar seus porta-avioes na nossa costa." (Isso nao é grande problema
pros americanos, pois eles podem usar bases na Coréia do Sul.)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #161 Online: 01 de Junho de 2009, 23:16:27 »
Mas foi o Ping-Pong que começou as provocações aos vizinhos e aparentemente sem motivos.

Que interesse pode haver em mexer com quem estava quieto?




Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #162 Online: 02 de Junho de 2009, 07:58:11 »
Citar

Coréia do Sul posiciona navio com mísseis no Mar Ocidental

A Coréia do Sul posicionou nesta terça-feira seu primeiro navio de alta velocidade equipado com mísseis para reforçar sua capacidade de defesa naval na fronteira marítima do Mar Ocidental (Mar Amarelo) com a Coréia do Norte, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O desdobramento da embarcação acontece em um momento especial da escalada da tensão no Mar Ocidental, após a Coréia do Norte afirmar na semana passada que não se considera ligada ao armistício em vigor desde 1953 entre as duas nações.

Pyongyang, que também ameaçou perpetrar um possível choque militar com a Coréia do Sul, considera que a linha de demarcação marítima entre os dois países deveria estar situada mais ao sul.

As duas Coréias protagonizaram conflitos armados no Mar Ocidental (Mar Amarelo) em 1999 e em 2002, que deixaram dúzias de mortos nos dois lados. O navio desdobrado por Seul está equipado com mísseis capazes de atingir alvos em um máximo de 140 km de distância, e tem um canhão de 40 milímetros capaz de disparar até 600 balas por minuto, segundo um comunicado da Marinha sul-coreana.


http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3799974-EI8143,00-Coreia+do+Sul+posiciona+navio+com+misseis+no+Mar+Ocidental.html


Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #163 Online: 02 de Junho de 2009, 08:28:58 »
Citar

Líder da Coreia do Norte teria escolhido filho mais novo como sucessor

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, teria escolhido seu filho mais novo, Kim Jong-un, como seu sucessor, segundo informou a imprensa da Coreia do Sul nesta terça-feira.

De acordo com os jornais sul-coreanos Hankook Ilbo e Dong-a Ilbo, a informação sobre a escolha do sucessor de Kim Jong-il teria sido divulgada aos diplomatas e outros órgãos do governo de Pyongyang logo após o teste nuclear de 25 de maio.

Segundo estas publicações, foi pedido às autoridades e diplomatas que apoiassem o escolhido que, acredita-se, tem 26 anos de idade.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando parlamentares da Coreia do Sul, afirma que a informação teria sido confirmada pela agência de inteligência sul-coreana.

Os parlamentares sul-coreanos teriam recebido as informações da agência de inteligência do país na segunda-feira.

Desde que o líder Kim Jong-il aparentemente sofreu um derrame, em agosto do ano passado, muito tem se especulado sobre sua sucessão.

Alguns analistas, inclusive, afirmam que as recentes ações militares da Coreia do Norte, incluindo o teste nuclear da semana passada, poderiam ser parte de uma estratégia para fortalecer Kim internamente, de modo que ele pudesse garantir a escolha de seu sucessor.

Pouco conhecido Pouco se sabe a respeito do filho mais novo de Kim Jong-il, que, acredita-se, tenha nascido em 1983 ou no início de 1984.

Segundo informações da agência de notícias Yonhap, Jong-un teria estudado em uma escola na Suíça e seria fã dos times de basquete da NBA, nos Estados Unidos.

Ele é filho da terceira mulher de Kim Jong-il, Ko Yong-hi, que morreu de câncer de mama em 2004, aos 51 anos.

O correspondente da BBC em Seul, Chris Hogg, afirma que esta não é a primeira vez que surgem especulações de que Kim Jong-il tenha escolhido seu filho mais novo como sucessor.

As primeiras informações a respeito surgiram no mês de janeiro e, em abril, a agência Yonhap informou que Jong-un estaria ocupando um posto na Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte. Hogg afirma que a pouca idade de Jong-un pode ser um problema para ele, já que a experiência é muito valorizada na Coreia do Norte.

O atual líder norte-coreano, Kim Jong-il, foi escolhido como o sucessor de seu pai, Kim Il-sung, em 1974, vinte anos antes de sua morte, em 1994.


http://noticias.uol.com.br/bbc/2009/06/02/ult5022u2263.jhtm


Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #164 Online: 02 de Junho de 2009, 15:43:15 »
Citar

Mísseis serão lançados simultaneamente

O governo da Coreia do Sul disse nesta terça-feira que os norte-coreanos preparam mais dois lançamentos de mísseis, de médio e longo alcance, simultâneos. Os testes aconteceriam em duas costas do país. De acordo com a agência sul-coreana de notícias Yonhap, um parlamentar afirmou que Pyongyang transferiu um míssil de longo alcance para uma plataforma de lançamento no litoral oeste do país. Outras fontes teriam informado que ao menos três mísseis de médio alcance foram vistos na costa leste.
Ainda segundo a agência, três ou quatro projéteis localizados no leste poderiam ser modelos Rodong de médio alcance, já testados anteriormente pela Coreia do Norte. Militares americanos confirmaram que um míssil balístico intercontinental capaz de atingir os Estados Unidos está sendo preparando em uma base na costa oeste.
O governo sul-coreano está em alerta máximo. Nesta terça, o país enviou um moderno barco-patrulha armado com mísseis mar-mar para a zona da fronteira marítima ocidental com a Coreia do Norte, segundo informou o ministério sul-coreano da Defesa. Segundo o comunicado, o navio está preparado para "frustrar intenções provocativas navais da Coreia do Norte e destruir o inimigo em caso de provocações." Seul também enviou barcos da guarda costeira para escoltar embarcações de pesca nas proximidades da ilha ocidental de Yeonpyeong.


http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/misseis-serao-lancados-simultaneamente-474489.shtml


Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #165 Online: 04 de Junho de 2009, 08:13:49 »
Citar

Patrulha norte-coreana atravessa fronteira com Coreia do Sul

Um barco patrulha norte-coreano atravessou hoje a fronteira marítima com a Coreia do Sul no Mar Ocidental (Mar Amarelo), onde já ocorreram incidentes armados entre os dois países, informou a agência sul-coreana "Yonhap".
O barco norte-coreano invadiu a fronteira marítima com seu morador do Sul, chamada Linha Limite Nortista (NLL), e se retirou após permanecer por cerca de uma hora, depois de receber duas advertências da Marinha sul-coreana.

Trata-se da terceira invasão norte-coreana na fronteira marítima com a Coreia do Sul este ano, segundo as autoridades sul-coreanas.

O incidente acontece em plena escalada de tensão entre as duas Coreias, depois de o regime comunista norte-coreano ameaçar na semana passada perpetrar um ataque militar contra a Coreia do Sul e anunciar que não garante a segurança dos navios nesse mar.

Além disso, a Coreia do Norte realizou em 25 de maio seu segundo teste nuclear, após o de outubro de 2006, e lançou vários mísseis de curto alcance.

A NLL é a fronteira marítima no Mar Ocidental entre as duas Coreias, estabelecida em 1953.

Em 1999 e em 2002, ocorreram enfrentamentos armados entre as duas Coreias, nos quais os dois países sofreram baixas.


http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3804972-EI294,00-Patrulha+nortecoreana+atravessa+fronteira+com+Coreia+do+Sul.html


Citar

Coréia do Norte inicia julgamento de jornalistas americanas

A Coréia do Norte deve iniciar nesta quinta-feira o julgamento de duas jornalistas americanas detidas em março em sua fronteira com a China, sob a acusação de "atos hostis" e "entrada ilegal" em seu território.

Em maio, o regime comunista de Pyongyang anunciou que as duas mulheres seriam julgadas a partir de hoje no tribunal central norte-coreano, de acordo com a acusação apresentada em abril por essas acusações, que poderiam culminar em até 10 anos de trabalhos forçados.

Laura Ling e Euna Lee, que trabalham para o veículo digital San Francisco Current TV, foram detidas no dia 17 de março na fronteira do país comunista com a China enquanto gravavam imagens para um documentário sobre tráfico de mulheres norte-coreanas.

No final de março, a Coréia do Norte anunciou que as acusaria de "entrada ilegal e atos hostis, com base nos documentos sobre seus crimes", obtidos nas investigações e nas declarações das próprias jornalistas.

Funcionários do governo de Seul consultados pela agência Yonhap consideram que a sentença poderia ser conhecida hoje mesmo, mas o regime comunista não fez nenhum comentário ao respeito.

Acredita-se ainda que o julgamento terminará sem apelações, por acontecer no alto tribunal norte-coreano. Analistas locais assinalaram que o mais importante é saber se a Coréia do Norte vai colocar em liberdade as jornalistas mesmo com uma condenação, o que poderia influir no futuro das relações com os Estados Unidos.

Os analistas acreditam que Pyongyang está enviando vários sinais para dialogar diretamente com o governo do presidente Barack Obama, apesar de as relações bilaterais continuarem envolvidas em meio a provocações da Coréia do Norte.


http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3804700-EI8143,00-Coreia+do+Norte+inicia+julgamento+de+jornalistas+americanas.html


Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #166 Online: 08 de Junho de 2009, 00:13:11 »
Citar
Líder da Coreia do Norte teria escolhido filho mais novo como sucessor
Confirmado!
Citar
Filho de líder da Coreia do Norte 'confirma sucessão'

O filho mais velho do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, teria confirmado neste domingo as notícias de que o seu irmão mais novo vai suceder o pai no comando do país.

Kim Jong-nam, em entrevista ao canal de televisão japonês NTV, teria respondido a uma pergunta sobre a veracidade da sucessão de seu pai por Kim Jong-un.

"Acho que sim. É o que se ouve na imprensa", respondeu.

Kim Jong-nam negou rumores de que ele teria abandonado o país, e disse não se lembrar da última vez em que conversou com o pai.

A imprensa sul-coreana divulgou na semana passada informações de que Kim Jong-un teria sido nomeado sucessor do líder atual.

Decisão do pai

Na entrevista à NTV, realizada em Macau, Kim Jong-nam, disse ainda que "a nomeação de um sucessor é uma decisão totalmente (tomada)" pelo pai.

"Ele decide, então não precisa conversar comigo ou com qualquer outra pessoa."

Ao ser perguntado se foi informado pelo governo norte-coreano sobre os planos de sucessão, Kim Jong-nam titubeou, antes de responder que a pergunta é "muito delicada".

"Não posso responder", completou.

Ele afirmou ainda que os rumores de que teria abandonado a Coreia do Norte por causa da decisão do pai são"uma notícia totalmente falsa".

Kim Jong-nam costuma viajar a Macau frequentemente e já deu entrevistas lá anteriormente.

Pouco conhecido

Pouco se sabe a respeito do filho mais novo de Kim Jong-il, que, acredita-se, teria nascido em 1983 ou no início de 1984.

Segundo informações da agência de notícias Yonhap, Jong-un teria estudado em uma escola na Suíça e seria fã dos times de basquete da NBA, nos Estados Unidos.

Ele é filho da terceira mulher de Kim Jong-il, Ko Yong-hi, que morreu de câncer de mama em 2004, aos 51 anos.

O correspondente da BBC em Seul, Chris Hogg, afirma que esta não é a primeira vez que surgem especulações de que Kim Jong-il tenha escolhido o filho mais novo como sucessor.

As primeiras informações a respeito surgiram no mês de janeiro e, em abril, a agência Yonhap informou que Jong-un estaria ocupando um posto na Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte.

Hogg afirma que a pouca idade de Jong-un pode ser um problema para ele, já que a experiência é muito valorizada na Coreia do Norte.

O atual líder norte-coreano, Kim Jong-il, foi escolhido como o sucessor de seu pai, Kim Il-sung, em 1974, vinte anos antes de sua morte, em 1994.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/06/090607_coreianorteebc.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #167 Online: 08 de Junho de 2009, 00:26:01 »
Tomara que o piazão seja de outra naipe (se estudou na Suiça, as chances de alguém bem melhor são grandes).
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #168 Online: 08 de Junho de 2009, 08:03:58 »
Tomara que o piazão seja de outra naipe (se estudou na Suiça, as chances de alguém bem melhor são grandes).

Que nada, esses comunistas  adoram as coisas boas do capitalismo mas não abrem mão do poder justamente para continuar aproveitando a vida.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #169 Online: 08 de Junho de 2009, 08:38:58 »
Citar

Coreia do Norte condena jornalistas americanas a 12 anos

As jornalistas norte-americanas Laura Ling e Euna Lee, presas há três meses na Coreia do Norte por cometerem "grave crime contra a nação", foram condenadas nesta segunda-feira a 12 anos de trabalhos forçados, de acordo com informações das agências de notícias.

Laura Ling e Euna Lee, que trabalham para o veículo digital "San Francisco Current TV", foram detidas no dia 17 de março na fronteira do país comunista com a China enquanto gravavam imagens para um documentário sobre tráfico de mulheres norte-coreanas.

No final de março, a Coreia do Norte anunciou que as acusaria de "entrada ilegal e atos hostis, com base nos documentos sobre seus crimes", obtidos nas investigações e nas declarações das próprias jornalistas.

O governo norte-americano assegurou que tentará por todos os meios conseguir a libertação das duas jornalistas. "Estamos comprometidos a assegurar sua libertação por todos os canais possíveis", assegurou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ian Kelly, em comunicado.


http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/06/08/ult1859u1083.jhtm


Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #170 Online: 08 de Junho de 2009, 11:44:23 »
Citar
por todos os canais possíveis
Isso significa força bruta também?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #171 Online: 16 de Junho de 2009, 08:21:08 »
Citar

Japão proíbe exportações à Coreia do Norte

O Japão aprovou nesta terça-feira (16) sanções adicionais à Coreia do Norte, em resposta a seu teste nuclear do mês passado, que incluem a proibição total das exportações e novas restrições no trânsito de pessoas, informou a agência "Kyodo".

As importações procedentes da Coreia do Norte já tinham sido proibidas em 2006 pelo governo japonês, após o primeiro teste nuclear do regime comunista, por isso a nova medida levará à suspensão total do comércio bilateral.

Além disso, as novas medidas aprovadas pelo Executivo japonês não permitirão que estrangeiros que vivem no Japão possam voltar a entrar ao país se violarem as restrições comerciais ou de capital que já existem contra a Coreia do Norte.

O governo japonês adota assim o pedido do Conselho de Segurança das Nações Unidas para que os países imponham novas sanções à Coreia do Norte, aprovadas na semana passada na resolução 1874, motivada pelo segundo teste nuclear do regime comunista, em 25 de maio.

As medidas adicionais aprovadas nesta terça têm como objetivo a eliminação das exportações à Coreia do Norte, que em 2008 somaram apenas 800 milhões de ienes (6 milhões de euros), segundo o governo japonês.

O porta-voz do governo japonês, Takeo Kawamura, disse ainda que seu país espera que a Coreia do Norte "se esforce para resolver o problema dos cidadãos japoneses sequestrados (pelo regime de Pyongyang) e o tema nuclear e de mísseis, se quiser avançar rumo à normalização de relações diplomáticas".


http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1195712-5602,00-JAPAO+PROIBE+EXPORTACOES+A+COREIA+DO+NORTE.html


Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #172 Online: 16 de Junho de 2009, 13:12:46 »
Essa guerra não vai sair do papel.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #173 Online: 16 de Junho de 2009, 13:54:24 »
Pelo jeito...

A coréia do norte vai ficar só ameaçando.
O Kim Jong-il é louco, mas não é burro. Se ele entrar numa guerra em 1 semana já está destituído do poder.

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re: Coreia do Norte realiza outro teste nuclear e assusta vizinhos
« Resposta #174 Online: 16 de Junho de 2009, 15:34:08 »
Tem um detalhe interessante dessa história que muita gente nao parece ter percebido ainda: que tipo de recado a
Coréia do Norte anda passando com esses lançamentos de mísseis.

Afinal de contas, porque eles perderiam tempo lançando mísseis de curto alcance? Simples: um segredo de polichinelo dos militares
americanos é que seus grupos de porta-avioes, com seus reatores nucleares, montes de caças avançados e toda a sua imponência,
sao, como dizia a propaganda, "terríveis contra os insetos. Contra os insetos."

Eles sao ótimos para, como se diz, "projetar poder". Ou seja, para intimidar países fracotes do terceiro mundo. Mas numa guerra
"de verdade" com um inimigo mais sofisticado e armado de mísseis balísticos de médio alcance, eles sao como
caixoes gigantes de aço. Isso porque eles nao tem um sistema de defesa contra esse tipo de mísseis. Isso quer dizer que os
norte-coreanos no fundo estao dizendo: "nem pense em colocar seus porta-avioes na nossa costa." (Isso nao é grande problema
pros americanos, pois eles podem usar bases na Coréia do Sul.)

Realmente, e ele sabe que pode lançar à vontade, os EUA não entram em mais uma guerra e ninguém tem apetite pra tanto.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!