Autor Tópico: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?  (Lida 268607 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?
« Resposta #2725 Online: 13 de Maio de 2016, 12:41:16 »
Essa provavelmente é a afirmação mais batida no meio religioso.
Mas antes, deixe explicar os fatos: Minha sobrinha pegou uma superbactéria na região muscular da coxa, teve que ser internada as pressas, ficou no isolamento duas semanas, tomando um coquetel de antibióticos, após, mesmo sendo liberada pera ficar em casa, ainda esteve sob tratamento.
Quando a criança se recuperou por completo, uma parente, muito religiosa, , afirmou: "Foram minhas orações, que a salvaram...".
Pensei... "que desperdício de medicamentos!!!!"

antibióticos só na falta de opções melhores, possuímos um sistema imunológico capaz de combater invasores, porem ele pode variar entre altas e baixas muito em função do estado emocional "mente sã corpo são"

Ok. Mas no caso citado, foram os antibióticos que a salvaram, não as palavras mágicas para o papai-do-céu. O fato é que, como tratamento médico, orações não funcionam melhor que um placebo.
no HC SP ha uma equipe psiquiátrica exercendo curas alternativas baseadas na fé

Mostre a fonte desta informação, por favor.

Eu até acho provável que existam equipes com esse escopo no HC, o que não é provável é que curas sejam provocadas por tratamentos místicos isolados.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #2726 Online: 13 de Maio de 2016, 15:16:10 »

Não vi nada referente a curas espirituais.
A coisa mais próxima disto é "meditação para pacientes com transtorno alimentar".

ja vi uma reportagem em que existe um psiquiatra do HCSP exercendo curas alternativas baseado na na fé do paciente e na dele, lembro que ele estudava ação da glândula pineal e pituitária, onde mostrava exames tentando comprovar que pessoas mais intuitivas possuíam essas glândulas mais desenvolvidas, afirmando que elas serviam como uma espécie de antena parabólica, paranormal .
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 15:19:36 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #2727 Online: 13 de Maio de 2016, 16:04:19 »
Estava a passear num shopping, quando me deparo com um sujeito vendendo um monte de pirâmides de vidro cheio de pedrinhas junto com um fio de cobre dentro, a que ele chamava de ''baterias quânticas'' inventadas por Wilhelm Reich. Depois de aguentar um show de xaropadas, eis que o vendedor me entrega o seguinte folheto descritivo:

Orgonite Designer

O que é Orgonite?

A orgonite é um catalizador de energia que transmuta a energia negativa em positiva. Ela está permanentemente trabalhando sem precisar ser limpa ou purificada.

Como é produzida?

São feitas com uma resina especial, cristais e metais (Cobre, Alumínio, Quartzo, Pedras e outros componentes vitais).

Benefícios da Orgonite:

_Limpa e purifica a energia negativa de pessoas e ambientes;
_Neutraliza os efeitos nocivos dos aparelhos eletrônicos como computadores, celulares, wi-fi, TV, lâmpadas, etc.;
_Auxilia na cura de insônias, enxaqueca, ansiedade, irritabilidade, depressão, etc;
_Protege contra ataques psíquicos (inveja, ciúmes, maus olhados, negatividade, etc...);
_Energiza alimentos, plantas, animais, mantendo a vitalidade;
_Alivia os efeitos da TPM;
_Traz equilíbrio emocional, mental e espiritual;
_Diminui o estresse e cansaço físico;
_Fortalece o sistema imunológico;
_Entre outros benefícios.

Forma de utilização?

Mantenha-o no ambiente que desejar tratar e, tenha uma também no trabalho, na bolsa, na mochila e sempre o mais próximo possível de você.
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2728 Online: 13 de Maio de 2016, 16:14:35 »
E quantas comprou? :hihi:

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #2729 Online: 13 de Maio de 2016, 16:26:29 »
hahahahahaha... pensei em comprar um lote para o Criaturo. É a cara dele! Mas teria que consulta-lo primeiro.
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2730 Online: 13 de Maio de 2016, 16:28:14 »
Inclusive acho que ao menos uma vez já acharam associação estatística entre rezar mais pela melhora da pessoa e maior mortalidade dela. Como se Deus ficasse de saco cheio de tanta oração zunindo no ouvido e matasse os moribundos de uma vez para ver se deixam ele em paz.

A explicação naturalista/ateísta é de que as pessoas tenderão a rezar mais por aquelas em maior risco de vida, sem qualquer efeito "telecinético" sobre ela, apenas talvez obtendo para si algum conforto psicológico.

bom considerando  o espaço fisico limitado, a morte se torna necessária para haver uma reciclagem da vida, Deus sabe o que faz nós nem tanto! :hihi:
um fato curioso e observável que muitas pessoas em estado prolongado de doença, ao aparentarem uma melhora, morrem rapidamente como se por um momento recobrassem a força vital apenas para se despedirem.
Uma conhecida ficou meses em internada em estado de coma, um dia recobrou a consciência teve alta e foi para casa, minha esposa ficou tão contente que até levou um bolo  para comemorar ,mas a pessoa morreu após alguns dias.
A crença espirita justifica que as orações e lamentações do parentes prendem o espirito do doente ao corpo, diante da falsa melhora todos se tranquilizam relaxando os laços que prendem o moribundo, que enfim parte dessa para uma melhor ou não!

É curiosa essa limitação física do espaço. Pois o universo é imenso, a Terra no universo é menos que meia cabeça de alfinete em todo o planeta Terra. E mesmo assim, o paraíso só tem umas 14 mil vagas.

Eu acho que isso é latifúndio espiritual, se me perguntarem.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #2731 Online: 13 de Maio de 2016, 19:26:36 »
hahahahahaha... pensei em comprar um lote para o Criaturo. É a cara dele! Mas teria que consulta-lo primeiro.
esqueça a piramide e invista seu dinheiro em bola de cristal

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #2732 Online: 13 de Maio de 2016, 19:39:26 »

É curiosa essa limitação física do espaço. Pois o universo é imenso, a Terra no universo é menos que meia cabeça de alfinete em todo o planeta Terra. E mesmo assim, o paraíso só tem umas 14 mil vagas.

Eu acho que isso é latifúndio espiritual, se me perguntarem.

"A casa do Pai tem muitas moradas"

Perceba que espaço é algo ilusório, pois a mente não conseguindo conscientizar-se do Todo, tenta racionaliza-lo por partes imaginarias limitadas, porem não ha de fato uma separação da essência, apenas manifestações em diferentes formas.
vendo de um macro ponto de  vista, a terra seria um ponto bem menor em relação a cabeça de um alfinete, então não me surpreenderia se macro seres a vissem como se fosse um atomo e ceticamente duvidariam a haver vidas inteligentes dentro de tão" pouco" espaço, da mesma forma que para mente humana seja inconcebível haver vidas inteligentes dentro de um átomo, e que também nós cá estamos vivos dentro de outros ser vivo chamado universo.
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, 19:46:27 por Criaturo »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #2733 Online: 13 de Maio de 2016, 21:27:56 »
antibióticos só na falta de opções melhores
Pode indicar qual outro método haveria para a cura da meningite?

Não respondido. Interessante como se abstém de responder o que sabe não possuir a resposta, enquanto alegremente pula para a próxima questão como se não houvesse primeira, fingindo ignorar que são correlatas.

possuímos um sistema imunológico capaz de combater invasores, porem ele pode variar entre altas e baixas muito em função do estado emocional

Pode postar o artigo científico que embasa sua afirmação em negrito?

psiconeuroimunologia comprovada na vida pratica

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462004000300002

http://www.methodus.com.br/artigo/368/pensamentos-e-emocoes-influenciam-nosso-sistema-im.html

Muito bem, moço, está aprendendo, mas esse às na sua manga só entraria na jogada se você pudesse usá-la na minha primeira pergunta, e não pode.

"mente sã corpo são"

Vejo que sua compreensão dessa frase não se encaixa na sua correta acepção:Mens sana in corpore sano
Então? Nada? Nadinha mesmo? Nem uma palavra?  :hein:

GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #2734 Online: 13 de Maio de 2016, 23:48:25 »
melhor prevenir do que querer  remediar, quanto mais positivo o estado emocional maior sera o poder do sistema imunológico em combater  um grande numero de doenças.
Estado emocional negativo desarmoniza o equilíbrio do corpo, onde as glândulas pineal e pituitária passam a sofrer um descontrole na produção de hormônios, provocando um monte de doenças, o que tende a tornar o ser ainda mais negativo, caso não reaja tendo pensamentos mais otimista tambem seu estado psíquico acabará por  entrar em pane levando a uma depressão,  caindo em um circulo vicioso de negativismo a caminho do fim.

mais interessante seria conseguir ver eu tentando criar repostas mirabolantes,mas como dizem os caipiras "coisa que num intendo mió cala" :hihi:
mal falo o português vou me meter a discutir latim que não entendo patavinas!

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #2735 Online: 13 de Maio de 2016, 23:56:36 »

Ah, mas os Gorgonoites são muito mais legais. Eliminam os íons positivos... hahahahaha

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2736 Online: 14 de Maio de 2016, 08:41:12 »
A coisa mais próxima disto é "meditação para pacientes com transtorno alimentar".
ja vi uma reportagem em que existe um psiquiatra do HCSP exercendo curas alternativas baseado na na fé do paciente e na dele, lembro que ele estudava ação da glândula pineal e pituitária, onde mostrava exames tentando comprovar que pessoas mais intuitivas possuíam essas glândulas mais desenvolvidas, afirmando que elas serviam como uma espécie de antena parabólica, paranormal.
Interessante...
De repente, "O HCSP está pesquisando" se transforma em e se resume a um psiquiatra (não um médico) metido a esotérico tentando comprovar suas crenças...

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #2737 Online: 14 de Maio de 2016, 13:33:11 »

Ah, mas os Gorgonoites são muito mais legais. Eliminam os íons positivos... hahahahaha
e acha bonito isso, ser negativista?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #2738 Online: 14 de Maio de 2016, 13:41:25 »
ja vi uma reportagem em que existe um psiquiatra do HCSP exercendo curas alternativas baseado na na fé do paciente e na dele, lembro que ele estudava ação da glândula pineal e pituitária, onde mostrava exames tentando comprovar que pessoas mais intuitivas possuíam essas glândulas mais desenvolvidas, afirmando que elas serviam como uma espécie de antena parabólica, paranormal.
Interessante...
De repente, "O HCSP está pesquisando" se transforma em e se resume a um psiquiatra (não um médico) metido a esotérico tentando comprovar suas crenças...

http://www5.usp.br/41040/estudo-do-ipq-traca-perfil-de-atendimento-em-centros-espiritas/
Estudo do IPq traça perfil de atendimento em centros espíritas
Publicado em Saúde por Redação em 10 de março de 2014

Valéria Dias / Agência USP de Notícias

Um levantamento realizado em 55 centros espíritas da cidade de São Paulo aponta que, juntos, os atendimentos espirituais chegam a cerca de 15 mil por semana (60 mil ao mês). “Este número é muito superior ao atendimento mensal de hospitais como a Santa Casa, que atende cerca de 30 mil pessoas, ou do Hospital das Clínicas, com cerca de 20 mil atendimentos”, destaca o médico psiquiatra Homero Pinto Vallada Filho, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A média relatada de atendimentos semanais em cada instituição foi de 261 pessoas.

“Sabemos, por meio de vários estudos, que a abordagem do tema religiosidade ou espiritualidade exerce um efeito bastante positivo na saúde de muitos pacientes. Por isso, podemos considerar a terapia complementar religiosa ou espiritual como uma aliada dos serviços de saúde”, revela, lembrando que, geralmente, o paciente não tem o hábito de falar sobre suas crenças religiosas e muito menos de contar que realiza tratamentos espirituais em centros espíritas.

Vallada Filho foi o orientador da dissertação de mestrado Descrição da terapia complementar religiosa em centros espíritas da cidade de São Paulo com ênfase na abordagem sobre problemas de saúde mental, de autoria da médica Alessandra Lamas Granero Lucchetti, apresentada ao Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP em dezembro.

A ideia foi mostrar a dimensão do trabalho realizado pelos centros, o grande número de atendimentos prestados e os diferentes serviços oferecidos. Observou-se também que apenas uma pequena minoria realiza cirurgias espirituais, sendo todas sem cortes. Na segunda parte da dissertação, a pesquisadora descreve passo a passo uma terapia complementar espiritual para pacientes com depressão realizada na Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP).

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #2739 Online: 14 de Maio de 2016, 17:13:48 »
Foi tantas que nem lembro.

Melhor seria perguntar "Qual foi a MENOR besteira que você já ouviu de um religioso?"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2740 Online: 16 de Maio de 2016, 14:00:27 »
Interessante...
http://www5.usp.br/41040/estudo-do-ipq-traca-perfil-de-atendimento-em-centros-espiritas/
Estudo do IPq traça perfil de atendimento em centros espíritas
[...]
A ideia foi mostrar a dimensão do trabalho realizado pelos centros, o grande número de atendimentos prestados e os diferentes serviços oferecidos. Observou-se também que apenas uma pequena minoria realiza cirurgias espirituais, sendo todas sem cortes. Na segunda parte da dissertação, a pesquisadora descreve passo a passo uma terapia complementar espiritual para pacientes com depressão realizada na Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP).
Pesquisou e registrou a atividade dos centros espíritas, mas ... não afirmou que funciona.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #2741 Online: 16 de Maio de 2016, 14:13:13 »
obviamente que se considerasse totalmente ineficaz não estaria estudando tal possibilidade

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2742 Online: 16 de Maio de 2016, 18:09:02 »
obviamente que se considerasse totalmente ineficaz não estaria estudando tal possibilidade

O que ele considera é irrelevante.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #2743 Online: 16 de Maio de 2016, 20:21:26 »

acho relevante uma autoridade médica estar considerando medicinas alternativas baseadas em crenças religiosas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2744 Online: 16 de Maio de 2016, 20:29:34 »
acho relevante uma autoridade médica estar considerando medicinas alternativas baseadas em crenças religiosas.

É absolutamente irrelevante.

Não passa de um ad verecundiam. E de quinta categoria.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2745 Online: 16 de Maio de 2016, 20:47:29 »

Por que é relevante, Criaturo? Explique em detalhe para os céticos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #2746 Online: 17 de Maio de 2016, 07:59:49 »

Por que é relevante, Criaturo? Explique em detalhe para os céticos.
voces usam a ciência como forma de desacreditar crenças, se um representante qualificado da ciência demonstra interesse  pela veracidade das religiões, isso deveria ser considerado relevante.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2747 Online: 17 de Maio de 2016, 08:16:31 »
voces usam a ciência como forma de desacreditar crenças, se um representante qualificado da ciência demonstra interesse  pela veracidade das religiões, isso deveria ser considerado relevante.
Se eu pesquiso sobre os deuses gregos ou maias, não significa que eu acredito neles.
A existência dessas religiões é um fato, a existência desses deuses, não.

Esse psiquiatra está estudando os hábitos dos pacientes, suas crenças, até que ponto eles se agarram a elas.
Esse psiquiatra não está afirmando que essas crenças são verdadeiras.
No máximo, está estudando o efeito que ter uma crença exerce sobre os pacientes.

Sim, é possível que esse psiquiatra acredite em espiritismo ou coisa parecida, mas isto não muda o fato de que é apenas a crença dele, não comprovada.
E mais: se ele for profissional, não deixará que sua crença interfira em sua atividade como psiquiatra.

« Última modificação: 17 de Maio de 2016, 08:21:23 por Fernando Silva »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #2748 Online: 17 de Maio de 2016, 10:31:24 »
Se eu pesquiso sobre os deuses gregos ou maias, não significa que eu acredito neles.
A existência dessas religiões é um fato, a existência desses deuses, não.
a questão é que, independente da sua crença ou descrença pessoal, ele esta usando a crença espirita como forma de medicina alternativa.
Esse psiquiatra está estudando os hábitos dos pacientes, suas crenças, até que ponto eles se agarram a elas.
Esse psiquiatra não está afirmando que essas crenças são verdadeiras.
No máximo, está estudando o efeito que ter uma crença exerce sobre os pacientes.
exatamente o psiquiatra não é louco de querer provar algo improvável, mas certamente  ninguém se daria ao trabalho de curas alternativas se não estivesse sendo comprovado alguns resultados positivos, pelo contrario.
o fato é que coincidência placebo  ou não, algumas casos apresentam melhoras milagrosas...ha..ha..ha.ha.ha, contra fatos não ha argumentos.
Sim, é possível que esse psiquiatra acredite em espiritismo ou coisa parecida, mas isto não muda o fato de que é apenas a crença dele, não comprovada.
E mais: se ele for profissional, não deixará que sua crença interfira em sua atividade como psiquiatra.
sob risco de ser taxado de louco

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2749 Online: 17 de Maio de 2016, 21:45:48 »
o fato é que coincidência placebo  ou não, algumas casos apresentam melhoras milagrosas...ha..ha..ha.ha.ha, contra fatos não ha argumentos.

Ninguém pode negar a existência de alguns casos que apresentam melhoras, inclusive de câncer, porque existem evidências científicas documentadas das melhoras. Por outro lado, não é possível dizer porque essas melhoras ocorreram ou entender o seu processo. Esse terreno ainda possui muitas lacunas para as quais a Ciência ainda não tem respostas.

Quando isso acontece as pessoas começam a procurar padrões estatísticos convincentes entre os processos de melhora e situações ambientais em que o paciente está envolvido. Por exemplo, é possível dizer estatisticamente o percentual de cânceres que desapareceram naturalmente de doentes baseados em dados confiáveis. Digamos, por exemplo, que seja esperado que  isso aconteça em 1 caso a cada 1.000.000 de casos. O santuário de Lourdes recebeu cerca de 200 milhões de visitantes desde 1860, supondo que também recebeu uma parte substancial de doentes com câncer, estatisticamente é esperado que 1 em cada 1.000.000 desses casos o câncer desapareceu espontaneamente. O padrão "lógico" convincente para os crentes é que as curas foram milagrosas por motivos religiosos relacionados a Lourdes, no entanto, estatisticamente também esperado que isso aconteça entre 1 a cada 1.000.000 de ateus cancerosos. É óbvio que o raciocínio é simplista mas ilustra como se amarra uma coincidência com a "possibilidade" de um milagre.

Tudo isso pode ser resumido numa única palavra: superstição.

As pessoas agem como os pombos de Skinner quando buscam padrões para aquilo que desconhecem. Sugiro que leia o artigo abaixo:

../forum/topic=16805.0.html#msg337727
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!