Autor Tópico: Conscienciologia  (Lida 72252 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Conscienciologia
« Resposta #25 Online: 05 de Janeiro de 2008, 11:43:29 »
Gosto de ler sobre pontos de vista diversos dos meus  :-)

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Janeiro de 2008, 13:10:13 »
Não sei se resume a isso (acho que não), mas o Waldo Vieira é o cara do curso de Projeção Astral, sim. Eu gostaria de ler o livro dele, mas um colega que o comprou não empresta de jeito nenhum. Diz que não estou preparado para lê-lo.

Nunca entendi o porque que o povo dessa área sempre vem com esse papo de que "não esta pronto". Para mim esse "não esta pronto" é sinônimo de "vc não concorda com o que eu concordo e terá uma opinião diferente do que deve ter". Viva o pensamento livre.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 05 de Janeiro de 2008, 13:20:47 »
Não sei se resume a isso (acho que não), mas o Waldo Vieira é o cara do curso de Projeção Astral, sim. Eu gostaria de ler o livro dele, mas um colega que o comprou não empresta de jeito nenhum. Diz que não estou preparado para lê-lo.

Nunca entendi o porque que o povo dessa área sempre vem com esse papo de que "não esta pronto". Para mim esse "não esta pronto" é sinônimo de "vc não concorda com o que eu concordo e terá uma opinião diferente do que deve ter". Viva o pensamento livre.

Ah, isso eu sei explicar.  Você está certo.

René Guenón descreveu bem o cenário mental desse povo em "A Falácia Espírita".  Os assim chamados espiritualistas (espíritas e simpatizantes, a grosso modo) tendem a ter padrões psicológicos de comportamento bem específicos, estereotipados até.  E um dos traços típicos é uma necessidade acima do normal de encontrar concordância com seus discursos.  Até quando recebem novos membros preferem encorajá-los a formar grupos pequenos novos em vez de integrá-los nos que já existem, porque não tem muita tolerância a questionamento e tornam-se dependentes do diálogo incestuoso em que se refugiam.

(Pelo mesmo motivo também são rápidos em julgar outros que discordem deles como "menos evoluídos que precisam voltar em outras vidas para aprender melhor", mas isso é outra história para outra ocasião).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #28 Online: 05 de Janeiro de 2008, 13:41:48 »
Tem cor de pseudociência...

Tem cheiro de pseudocência...

Tem textura de pseudociência...

Só consigo chegar a uma conclusão... ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #29 Online: 05 de Janeiro de 2008, 13:59:19 »

E falando em livros, encontrei o raio do Capra. Estava escondido junto com uma edição condensada do Bhagavad Gita. Que curiosa coincidência :-)

Heh... Já eu sei bem onde está minha cópia desse livro. Quando me mudei para meu apartamento em outubro, passei vários dias transportando meus livros do apartamento dos meus pais. Trouxe todos, exceto coisas como "Eram os deuses atronautas" e
"O Tao da Física". Esse livro útil como uma demonstraçao que a mente é capaz de criar associaçoes espúrias mesmo entre idéias completmente distintas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Janeiro de 2008, 15:22:25 »
Conscienciologia não é ciência mas um meio termo entre ciência e espiritismo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #31 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:40:57 »
Conscienciologia é um tipo de pseudociência: crendice disfarçada de ciência.

Esbarra nos mesmos problemas fundamentais do espiritismo: os espíritos são feitos de que material? Como ele retém as conexões neuroquímicas que sabemos serem necessárias para desenvolvimento da consciência? Que tipo de instrumento mecânico é necessário para visualizá-los, já que eles são invisíveis?

Qualquer coisa cuja resposta contenha algo como "mundo imaterial", "intangível", "impossível de ser detectado" e "necessita de preparo psicológico/espiritual" é pseudociência, a nível de quase materializar crenças ruins em exterco de verdade.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:43:50 »

Assim como máfia é um meio termo entre atividade criminosa e comercial?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:44:30 »
Posso reinterar que acredito que a conscienciologia é uma ciência e que não concordo com as críticas feitas, apesar de não querer responde-las, devido a propensão a polêmica?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:45:26 »
Poder pode, mas por favor não invoque o santo nome de Karl Popper ao fazê-lo.  Deixe isso para quem vai te contestar... :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #35 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:47:59 »
Não posso respeitar o sagrado. Isso que nos diz o santo Dawkins.  :)

Podemos critica-lo também.  :hihi:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #36 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:48:59 »
Posso reinterar que acredito que a conscienciologia é uma ciência e que não concordo com as críticas feitas, apesar de não querer responde-las, devido a propensão a polêmica?

Traduzindo:

"Posso continuar acreditando na minha baboseira, ignorando tudo o que vocês disserem porque sei que não consigo argumentar de maneira convincente?"

Não neste fórum.  |(

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:49:26 »
Falando sério, Adriano, BOA SORTE ao usar um critério popperiano para mostrar que conscienciologia é ciência.  É mais ou menos como usar gasolina para apagar fogo...

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:50:17 »

Mais ou menos

Máfia é uma atividade criminosa com cara de comércio, conscienciologia é um espiritismo com cara de ciência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #39 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:50:36 »
Falando sério, Adriano, BOA SORTE ao usar um critério popperiano para mostrar que conscienciologia é ciência.  É mais ou menos como usar gasolina para apagar fogo...

Ele vai apagar fogo com gasolina?!! Espero que alguém filme isso e coloque no YouTube. Vai ser legal pra caralho. :biglol:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #40 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:51:17 »

Mais ou menos

Máfia é uma atividade criminosa com cara de comércio, conscienciologia é um espiritismo com cara de ciência.
Ter cara de ciência não a coloca em um meio termo com a ciência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:56:53 »

E a polícia não faz nada?!?   :susto:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:00:05 »

Traduzindo:

"Posso continuar acreditando na minha baboseira, ignorando tudo o que vocês disserem porque sei que não consigo argumentar de maneira convincente?"

Não neste fórum.  |(
Valeu. Gosto das suas respostas diretas.

Aliás é muita pretensão minha mesmo querer abordar esse tema aqui, mesmo nessa área do fórum.

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #43 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:03:22 »

não entendi

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:07:19 »
Instintivamente me parece algo de que a comunidade deve ser protegida.  Onde estão as autoridades nessas horas?

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:08:37 »
Continuo não entendendo Dantas

Luz

• Visitante
« Resposta #46 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:15:15 »

não entendi

Criminosa  :arrow: espiritismo / comércio  :arrow: ciência.

Acho que foi mais ou menos o que ele quis dizer - conhecendo a aversão que o Luis tem ao espiritismo.  :)  Estou certa, Luis?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:17:54 »
Espiritismo é uma atividade danosa para a formação cultural e para a integridade ética e emocional da comunidade.  Portanto, é um mal.  Algo de que a sociedade deve ser protegida. 

Quando se traveste de ciência então, o mal se agrava; adquire aspectos ainda mais intensos de fraude.

Em algum momento a polícia tem de intervir para proteger os cidadãos.. :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:18:40 »
Aversão ao espiritismo, eu?  Imagina, Luz... eu tenho critérios sanitários, só isso... :)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #49 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:19:23 »
Continuo não entendendo Dantas
Se a máfia precisa ser combatida, então o espiritismo também precisa. Mas o espíritismo precisa ser combatido… pela polícia? :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!