Autor Tópico: Conscienciologia  (Lida 72256 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Conscienciologia
« Resposta #125 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:15:19 »
Tchau, Adriano.  Me chame quando quiser dizer algo que se possa entender.
+1
Chamou?  :?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #126 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:23:36 »
Adriano , Dennett ( e Damásio) e Waldo Vieira são inconciliáveis ! Não por sectarismo , incompreensão mútua , uso equívoco de conceitos , ou qualquer outra falha discursiva mas por que têm posições diametralmente opostas sobre o fenômeno da consciência.

O enfoque de Dennett ( apoiado pelos achados das neurociências ) é monista - materialista , a consciência é derivada do cérebro , ou seja  , tem origem física e não pode ser separada do corpo.

Waldo Vieira ( assim como todos os espiritualistas) são dualistas , mantêm fielmente o dualismo cartesiano da mente x corpo ( a separação absoluta entre a res cogitans e a res extensa) , e portanto defendem contra todas as evidências empíricas e contra todas as contradições que acarreta, a idéia que a consciência possa existir separada do corpo.
Na verdade , ao dar primazia do espírito sobre o corpo eles , a despeito da crítica ao "paradigma cartesiano-newtoniano" não só são cartesianos de carteirinha mas platônicos sindicalizados.

Tentar conciliar contrários como estas duas concepções não é nem questão de lógica dialética ou paraconsistente, só com contorcionismo escolástico...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #127 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:24:19 »
Paradgma consciencial

Um Novo Paradigma para Pesquisar a Consciência

A Conscienciologia objetiva o estudo da consciência de modo integral, com todos os corpos, existências e dimensões, tendo como base os princípios da ética cósmica.

Algumas ferramentas utilizadas para a pesquisa da consciência constituem na observação e análise dos atributos da personalidade e também na experimentação e autopesquisa das próprias reações perante às diferentes formas de energia, sejam provenientes da natureza, dos ambientes ou das consciências.

Estudar a consciência não é uma tarefa simples. Cada microuniverso consciencial é extremamente complexo para ser pesquisado de maneira convencional.

Os instrumentos, aparelhos ou parâmetros físicos são ainda insuficientes para analisar a consciência, pois esta se encontra além da própria matéria e da energia. O microuniverso consciencial não pode ser colocado dentro de um tubo de ensaio, não pode ser observado por um microscópio ou ser analisado por um sofisticado computador.

Segundo as premissas da Conscienciologia é necessário estabelecer novos parâmetros de medida, descobrir novos instrumentos de investigação para pesquisar a consciência. Este novo modelo denomina-se Paradigma Consciencial.

O Paradigma Consciencial é fundamental para responder a inúmeros questionamentos e explicar vários fenômenos que vêm sendo ignorados ou excluídos da ciência convencional há cerca de 2 séculos; e levantar também outros tantos questionamentos importantes para o desenvolvimento da ciência.

Através deste novo paradigma a consciência irá estudar a si mesma. Isto quer dizer que a consciência (você e todos nós) torna-se, simultaneamente, o objeto de estudo, o sujeito e o próprio instrumento de pesquisa. No método da autopesquisa (pesquisa de si mesmo) o pesquisador é o próprio objeto das suas investigações.

O Paradigma Consciencial propõe a ampliação do pensamento científico, oferecendo uma visão integral do Universo e da consciência. A partir desse novo ponto de vista é possível sair da "dermatologia da consciência", ou seja: o estudo superficial, material, que representa a "pele" da consciência, para adentrar profundamente na dinâmica do microuniverso consciencial.

O Paradigma Consciencial aborda a consciência a partir dessas premissas básicas:

1. Holossomática: Admite a existência do holossoma (holo + soma), ou seja, o conjunto de corpos ou veículos de manifestação da consciência formados pelo soma ou corpo físico; energossoma,o corpo das energias, também conhecido como holochacra; psicossoma ou corpo das emoções e mentalsoma, o corpo do discernimento.

2. Bioenergética: Assume a existência e a aplicação lúcida das bioenergias através do energossoma (energo + soma: corpo energético formado pelo conjunto de chacras), levando em consideração as influências das energias imanentes e conscienciais muito além das percepções cerebrais registradas a partir dos sentidos físicos.

3. Multidimensionalidade: A consciência se manifesta em múltiplas dimensões e cada veículo se manifesta em uma dimensão. Portanto, através do domínio voluntário das projeções conscientes - experiências fora do corpo - projetor tem a oportunidade de comprovar essa realidade, pois está em contato direto com inúmeras dimensões e realidades não-físicas.

4. Serialidade: Sustenta o princípio de que a consciência é multiexistencial e multimilenar, ou seja, a personalidade submete-se à serialidade de existências ou múltiplas vidas humanas em série, intercalando com períodos chamados intermissivos, ou seja, entre as vidas humanas.

5. Cosmoética: O paradigma consciencial tem por filosofia moral a cosmoética ou moral cósmica - um princípio mais amplo que a moral humana - que leva em consideração as múltiplas vidas, ou seja, as nossas múltiplas relações interpessoais nem sempre positivas; os diferentes veículos de manifestação, levando em consideração a qualidade dos nossos pensamentos, sentimentos e energia e suas repercussões.

6. Universalismo: É o conjunto de idéias derivadas da universalidade das leis básicas da Natureza e do Universo, que através de todos os campos de pesquisa envolve o microuniverso das consciências, expandindo a partir dela para o Universo, onde estão todos imersos. Diante dessa premissa, perde o sentido do apego aos bairrismos, nacionalismos exacerbados, preconceitos de todos os tipos, fronteiras entre países.

7. Auto-experimentação: Embasa a pesquisa da consciência a partir da auto-experimentação. A Projeciologia é considerada a parte prática, experimental, da Conscienciologia, pois o fenômeno da projeção consciente é a ferramenta mais importante para o estudo da consciência. A projeção conduz a consciência ao autoconhecimento integral. Daí surge a necessidade do conscienciólogo desenvolver sua capacidade de projetar-se para fora do corpo humano com lucidez. O conhecimento teórico, muitas vezes apoiado em provas convencionais, crenças ou especulações não é suficiente para realizar a ciência da consciência. Ao invés disso, o conscienciólogo irá buscar a experimentação pessoal da projeção consciente - um fenômeno natural que é autopersuasivo ou se autocomprova.

Todas as descobertas, hipóteses e teorias da Conscienciologia formam um conjunto de Verdades Relativas de Ponta, ou seja, realidades mais importantes, novas e prioritárias para serem aprofundadas, discutidas e também refutadas.

http://www.iipc.org/ciencias/paradigma.php

Pra mim é fácil de entender fácil. E são muitas e muitas pessoas no mundo todo. Até na China tem uma integração de estudos consciênciais com o Brasil. http://www.yishixue.org/

http://iacworld.org/Portuguese/Academy/ aqui é a atuação na Europa.

http://www.iipc.org/sobre/utilidade.php utilidade pública federal

http://www.oic.org.br/ os médicos da consciencioterapia

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #128 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:26:36 »
Adriano , Dennett ( e Damásio) e Waldo Vieira são inconciliáveis ! Não por sectarismo , incompreensão mútua , uso equívoco de conceitos , ou qualquer outra falha discursiva mas por que têm posições diametralmente opostas sobre o fenômeno da consciência.

O enfoque de Dennett ( apoiado pelos achados das neurociências ) é monista - materialista , a consciência é derivada do cérebro , ou seja  , tem origem física e não pode ser separada do corpo.

Waldo Vieira ( assim como todos os espiritualistas) são dualistas , mantêm fielmente o dualismo cartesiano da mente x corpo ( a separação absoluta entre a res cogitans e a res extensa) , e portanto defendem contra todas as evidências empíricas e contra todas as contradições que acarreta, a idéia que a consciência possa existir separada do corpo.
Na verdade , ao dar primazia do espírito sobre o corpo eles , a despeito da crítica ao "paradigma cartesiano-newtoniano" não só são cartesianos de carteirinha mas platônicos sindicalizados.

Tentar conciliar contrários como estas duas concepções não é nem questão de lógica dialética ou paraconsistente, só com contorcionismo escolástico...
Não concordo com o seu entendimento da consciênciologia. No meu são perfeitamente consciliáveis, ainda mais na subdisciplina intrafisicologia, que é o meu maior interesse. É uma combinação perfeita para mim.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #129 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:36:40 »

Não concordo com o seu entendimento da consciênciologia. No meu são perfeitamente consciliáveis, ainda mais na subdisciplina intrafisicologia, que é o meu maior interesse. É uma combinação perfeita para mim.

Adriano , pelo que já li de ambos os lados , são claramente inconciliáveis.
Mas em vez de criar uma discussão circular  e estéril  (tipo É - Não É) , seria melhor que adiante você , a partir de um aprofundamento do seu conhecimentpo no assunto , criasse um tópico  a partir de um texto seu para discutirmos isso.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #130 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:38:02 »
Adriano, o que vc acha desta definição versus a materialista, já explicado pelo Luiz Souto:

"O Paradigma Consciencial aborda a consciência a partir dessas premissas básicas:

1. Holossomática: Admite a existência do holossoma (holo + soma), ou seja, o conjunto de corpos ou veículos de manifestação da consciência formados pelo soma ou corpo físico; energossoma,o corpo das energias, também conhecido como holochacra; psicossoma ou corpo das emoções e mentalsoma, o corpo do discernimento."
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #131 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:39:25 »

Adriano , pelo que já li de ambos os lados , são claramente inconciliáveis.
Mas em vez de criar uma discussão circular  e estéril  (tipo É - Não É) , seria melhor que adiante você , a partir de um aprofundamento do seu conhecimentpo no assunto , criasse um tópico  a partir de um texto seu para discutirmos isso.
Quem sabe mais pra frente. Por agora é melhor deixar baixar a poeira. O clima não tá legal pra isso.  :wink:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #132 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:41:59 »
OK  :ok:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #133 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:42:48 »
Adriano, o que vc acha desta definição versus a materialista, já explicado pelo Luiz Souto:

"O Paradigma Consciencial aborda a consciência a partir dessas premissas básicas:

1. Holossomática: Admite a existência do holossoma (holo + soma), ou seja, o conjunto de corpos ou veículos de manifestação da consciência formados pelo soma ou corpo físico; energossoma,o corpo das energias, também conhecido como holochacra; psicossoma ou corpo das emoções e mentalsoma, o corpo do discernimento."
Como disse, na subdisciplina da intrafisicologia, é estudado as relações que considero como naturalistas. Assim o cérebro e o corpo humano fazem parte dessa área de estudo, sem que eu precise me aprofundar em outras questões, embora eu também faça isso.

É como na psicologia, que tem uma sepação de níveis, tanto na integral e na traspessoal.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #134 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:46:19 »
"sem que eu precise me aprofundar em outras questões"

...significa que você não quer ver isso agora, ou o quê ?

Dizer 'veículos de manifestação da consciência' é uma forma velada de dizer 'espírito'. Você não quer admitir isso agora ?
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #135 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:46:32 »
Você não respondeu a pergunta do Catino.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #136 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:50:08 »
"sem que eu precise me aprofundar em outras questões"

...significa que você não quer ver isso agora, ou o quê ?

Dizer 'veículos de manifestação da consciência' é uma forma velada de dizer 'espírito'. Você não quer admitir isso agora ?
Espírito é uma redução do termo proposto do Tratado de projetiologia. Fica uma associação espúria com o espiritismo, e não tem nada a ver uma coisa com a outra, no meu entendimento.

Está mais relacionado com a tudologia da psicologia integral e também com a área de trascendencia da psicologia traspessoal. E muito a ver com a parapsicologia também, já que a projeciologia vem dos estudos do WV nessa área.

Mas enfim é minha opinião, e não é questão de admitir, já que estou falando de uma crença minha. Para mim é o eatamente como estou dizendo, sem necessidade dessa imposição de "tem que admitir".

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #137 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:51:19 »
Você não respondeu a pergunta do Catino.
Está respondido sim. Se a resposta não corresponde as suas expectativas de uma resposta válida, então não posso fazer nada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #138 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:52:09 »
Mas esses veículos não fazem parte do cérebro, fazem?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #139 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:54:02 »
Espírito é uma redução do termo proposto do Tratado de projetiologia. Fica uma associação espúria com o espiritismo, e não tem nada a ver uma coisa com a outra, no meu entendimento.

A palavra 'espírito' não é de propriedade do espiritismo. A pergunta é: é material ou não? É ectoplasma, perispírito, espírito, alma, kah ou qualquer subterfúgio para dizer algo imaterial, sim ou não ?

Sim: é pseudo-ciência.
Não: não é o que parece que o texto diz.

Está mais relacionado com a tudologia da psicologia integral e também com a área de trascendencia da psicologia traspessoal. E muito a ver com a parapsicologia também, já que a projeciologia vem dos estudos do WV nessa área.

'Tudologia' foi ótima !  :histeria:

Mas enfim é minha opinião, e não é questão de admitir, já que estou falando de uma crença minha. Para mim é o eatamente como estou dizendo, sem necessidade dessa imposição de "tem que admitir".

Eu estou falando do que leio que é essa 'conscienciologia', e o que vc falou sobre Dennett, que fiquei tão pasmo quanto outros foristas.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #140 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:54:35 »
Mas esses veículos não fazem parte do cérebro, fazem?
Não, o cérebro faz parte de um dos veículos, o soma, que é o corpo humano.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #141 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:56:58 »
Então acreditar na existência desses veículos é discordar do Monismo de Dennett, correto?

Não que haja algo de errado em discordar de Dennett, ainda mais em algo tão específico e ainda controverso.  Mas se você discorda, diga que discorda.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #142 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:57:28 »

E o outro ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #143 Online: 06 de Janeiro de 2008, 13:58:39 »

A palavra 'espírito' não é de propriedade do espiritismo. A pergunta é: é material ou não? É ectoplasma, perispírito, espírito, alma, kah ou qualquer subterfúgio para dizer algo imaterial, sim ou não ?

Sim: é pseudo-ciência.
Não: não é o que parece que o texto diz.
A intrafisicologia é a parte que estuda a matéria. O corpo humano e o cérebro fazem parte dessa matéria. Isso é uma visão naturalista que relaciono com a tal intrafisicologia. O imaterial é chamado de extrafisicologia.

Eu estou falando do que leio que é essa 'conscienciologia', e o que vc falou sobre Dennett, que fiquei tão pasmo quanto outros foristas.
Sei disso. Por isso que tenho que deixar de lado essa questão. Só atuar mediante requisitação, a partir de perguntas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #144 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:04:14 »
Então acreditar na existência desses veículos é discordar do Monismo de Dennett, correto?
Considerando o naturalismo e a extrafisicologia como equivalentes, então é o que mais próximo existe da realidade cerebral. Ele supera em muito a visão do WV sobre o assunto. Está anos luz na frente.

Não que haja algo de errado em discordar de Dennett, ainda mais em algo tão específico e ainda controverso.  Mas se você discorda, diga que discorda.
Agora me pegou. Não tem como ignorar a obra de Dennett, é espetacular. Ainda mais sua visão de biologia. E não vejo contradições, poderia ser uma extensão do seu pensamento.  :?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #145 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:06:31 »

E o outro ?
Os outros. São relacionados com as emoções e com a mente. Sendo cada corpo atuando numa dimenção, a emocional e a mental. A emocional é um tipo de energia, a que gera empatia e antipatia. O mental é o mundo das idéias de Platão e o mundo 2 de Popper.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #146 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:06:48 »
Putz, Adriano, ou você acredita que a consciência é uma sensação causada pelo cérebro ou acredita que há um corpo "não-físico" onde ela reside.  Acreditar nas duas coisas ao mesmo tempo é contradição direta.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #147 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:11:08 »
Putz, Adriano, ou você acredita que a consciência é uma sensação causada pelo cérebro ou acredita que há um corpo "não-físico" onde ela reside.  Acreditar nas duas coisas ao mesmo tempo é contradição direta.
Mas é dessa contradição de que estou falando. Por isso que pela lógica clássica não é possível, que nem descrer na inexistência e na existência ao mesmo tempo como os agnósticos.

Mas na lógica paraconsistente esse modelo é possível e está sendo muito utilizado.

Eu pessoalmente não acredito em cotradição, vejo como uma relação natural, a separação é somente semântica. Daí entra um pouco de filosofia oriental, dizendo que o eu é uma ilusão.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #148 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:23:44 »
Tá bom, Adriano, mas deixando de lado a terminologia e a filosofia, vamos para a parte mais prática:

-A conscienciologia produz modelos ou hipóteses que forneçam previsões testáveis através de observações e/ou experimentos reprodutíveis?

-Suas hipóteses e modelos, assim como as observações e/ou experimentos usados para testá-los são independentes do modelista/observador/experimentador?

-A conscienciologia é capaz de fornecer explicações mais completas ou precisas para os fenômenos que estuda do que as eventuais explicações mais "convencionais" (e mais simples)?

E, acho que a pergunta mais importante de todas:

-O objeto de estudo da concienciologia existe independentemente da(s) definição(ões) desse objeto de estudo dada(s) pela própria conscienciologia? Isto é, a conscienciologia estuda algo que ela mesma (e talvez só ela mesma) afirma exsitir, pelo menos da forma como ela afirma existir? 
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #149 Online: 06 de Janeiro de 2008, 14:28:59 »
Tá bom, Adriano, mas deixando de lado a terminologia e a filosofia, vamos para a parte mais prática:
Vou dar a minha opinão, enquanto consciência.  :)

-A conscienciologia produz modelos ou hipóteses que forneçam previsões testáveis através de observações e/ou experimentos reprodutíveis?
Sim.

-Suas hipóteses e modelos, assim como as observações e/ou experimentos usados para testá-los são independentes do modelista/observador/experimentador?
Não. E esse é o seu grande diferencial. A autopesquisa é um dos pontos mais importantes. Porém são diversas autopesquisas, de diversas consciências.

-A conscienciologia é capaz de fornecer explicações mais completas ou precisas para os fenômenos que estuda do que as eventuais explicações mais "convencionais" (e mais simples)?
Sem dúvida.

E, acho que a pergunta mais importante de todas:

-O objeto de estudo da concienciologia existe independentemente da(s) definição(ões) desse objeto de estudo dada(s) pela própria conscienciologia? Isto é, a conscienciologia estuda algo que ela mesma (e talvez só ela mesma) afirma exsitir, pelo menos da forma como ela afirma existir? 
Sim. O objeto de estudo é a consciência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!