Autor Tópico: Conscienciologia  (Lida 72254 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Conscienciologia
« Resposta #75 Online: 05 de Janeiro de 2008, 19:46:06 »
Pelo que sei o próprio Kuhn denunciou o abuso do conceito de paradigma e parou de usá-lo a partir de certa altura.
Disso não sei não.  :?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #76 Online: 05 de Janeiro de 2008, 19:53:28 »
Queria lembrar quem me passou essa informação. Acho que li em "A União da Alma e dos Sentidos", do Ken Wilber.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #77 Online: 05 de Janeiro de 2008, 19:59:40 »
Ken Wilber me parece ter uma epistemologia mais avançada mesmo. Ele se diz separar da psicologia traspessoal. Mas ele aborda a questão da espiritualidade, que vejo um conceito um pouco complicado. Porém não me parece ter muita contradição com a consciênciologia, já que esta busca a integração do conhecimento também.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #78 Online: 05 de Janeiro de 2008, 20:00:19 »
Filho, esquece os paradigmas. A realidade é uma só e não muda com os pontos de vista. Mostre as evidências e tá tudo ótimo.
Que evidências? Estou falando de minha crença no paradgma da consciêncioloiga. Que é uma maneira diferente de ver a realidade. Mesmo sabendo que ela é uma só, mas acreditando ser a melhor maneira.

Esse negócio de evidencias é diferente de um paragdima para outro. Esse é o ponto.

Vaca amarela,
        Cagou na tijela,
        Quem falar "paradigma",
        Come tudo a bosta dela!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #79 Online: 05 de Janeiro de 2008, 20:02:14 »
Filho, esquece os paradigmas. A realidade é uma só e não muda com os pontos de vista. Mostre as evidências e tá tudo ótimo.
Que evidências? Estou falando de minha crença no paradgma da consciêncioloiga. Que é uma maneira diferente de ver a realidade. Mesmo sabendo que ela é uma só, mas acreditando ser a melhor maneira.

Esse negócio de evidencias é diferente de um paragdima para outro. Esse é o ponto.

Vaca amarela,
        Cagou na tijela,
        Quem falar "paradigma",
        Come tudo a bosta dela!

Eu consigo sim, não falar em paradgma... xiii, perdi...  :(

:biglol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #80 Online: 05 de Janeiro de 2008, 20:04:53 »
Achei uma referência mais específica:

http://wilber.shambhala.com/html/books/kosmos/excerptA/part3-1.cfm

The way Kuhn used the term "paradigm," of course, has been badly misunderstood by the public and by most critics and appropriators of the term, who incorrectly use it to mean some sort of theory or super theory. Fritjof Capra, Stan Grof, Duane Elgin, Richard Tarnas, Charlene Spretnak--the list is virtually endless--would say that a new holistic or ecological theory should replace the old atomistic, Newtonian-Cartesian worldview, and that would be a new paradigm. But that typically incorrect use has Kuhn exactly backward. "Paradigm," for Kuhn, does not mean the theory or the superstructure, but the base or social practice. Paradigm is an almost exact equivalent of techno-economic base, social practice, behavioral injunction, or exemplar.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #81 Online: 05 de Janeiro de 2008, 20:06:34 »
A consciênciologia está se expandindo fortemente, com várias instituições. E na minha opinião, o paradgma deles é bom, considera os aspectos atuais do entendimento de ciência, sem descartar Popper. Mas é difícil para mim demonstar isso, já que eu entendo pouco ainda da metodologia, mas eles tem bases empíricas, embora mudem o método de acordo com o paradgma. Não da para lidar com a consciência, que está próximo das questões de produção simbólica, com o paradgma atual.

Mas não fiquem bravos com o que digo. Por favor.  :)
Apenas explique, de maneira simplificada, por que acredita que essa merda a conscientologia está certa e como é possível que ela esteja certa. Mostrar evidências ajuda pra caramba também. Testes reproduzíveis então…
Se fosse fácil assim eu não teria postado nessa área de crenças. Estaria abordando em outra área mais significativa.

Mas a base, ao meu ver, é a não aceitação do paradgima newtoniano-cartesiano, chamado de mecanicista e fisicalista. Assim é proposto um novo, o consciencial. E este tem muito a ver com as abordagens da psicologia traspessoal, a chamada da quarta força. E a divulgação tecnica da consciênciogia consta na área de psicologia.

É o máximo que consigo expor, e sei que não fica claro. Infelizmente.

Desculpe Adriano , mas Conscienciologia é pseudo-ciência pura , e do pior tipo.

O discurso de " superar o paradigma cartesiano-newtoniano" usado por eles é puro discurso vazio que significa: " nossas afirmações não serão submetidas a prova de validade de suas evidências". Eles reduzem a metodologia cientìfica ao mecanicismo , abandonado pelas ciências biológicas ( o mecanicismo , não a metodologia) há mais de um século e gritam que seus achados não se adequam a um paradigma que eles mesmo evocaram.

Eles partem do postulado de que a consciência é independente do corpo físico e usam como evidência as experiência fora-do-corpo ( também chamada projeção astral). Não contentes com isso postulam quatro "corpos" : o físico , o energético , o astral e o mental. A partir daí o que se segue a mais pura auto ajuda esotérica , com direito a palestras , workshops , livros e , é claro , remuneração financeira adequada.

Ou sejam , usam algo cujo mecanismo deve ser esclarecido ( as experiências fora-do-corpo) , admitindo a priori que ocorrem pela saída da consciência do corpo , como prova de que a consciência é indepéndente do corpo!

A conscienciologia não passa de café requentado  , Teosofia com roupa nova mas remendada,,não diz nada que os expoentes da Sociedade Teosófica ( Annie Besant , C.W. Leadbeater) não tenham dito desde o fim do séc.XIX. Até as "divisões" do corpo são as mesmas( cf. O Corpo Astral  e O Homem e seus Corpos de Leadbeater , editados pela Pensamento).
Desculpe , mas falo com conhecimento de causa pois fui instrutor dessas bobagens quando era membro  de uma organização de Umbanda Esotérica.

De início: as neurociências , como ramo da Biologia,não seguem o "paradigma cartesiano-newtoniano" , como se os fenômenos biológicos fossem redutíveis à explicação mecanicista. Elas investigam  os fenômenos psíquicos com metodologia cientìfica , utilizando dados observacionais e , o que é mais importante , com experimentos reprodutíveis. O avanço da neurociência na última década foi fantástico pelo surgimento de técnicas ( micro-eletrodos, ressonância magnética funcional ,...) que permitem o mapeamento das redes neurais a nível funcional e não apenas anatômico.
Um dos mais importantes achados é que todas as evidências apontam para a consciência sendo originada a partir do corpo , pela integração dos inputs somáticos dentro de uma arquitetura neural complexa , mas que está sendo aos poucos decifrada. Diversos fenômenos relacionados à consciência ( inclusive as experiências fora-do-corpo) puderam ser reproduzidos e avaliados os mecanismos fisiológicos para a sua produção (ver ../forum/topic=13770.0.html)

A idéia de uma consciência que sobreviva ao corpo está sendo desmontada pelo avanço da compreensão dos mecanismos que levam ao surgimento da consciência , desde a sua forma mais simples até as manifestações mais complexas (como a humana) , dentro de uma perrspectiva evolucionista.

Se as ações estão no cerne da sobrevivência e seu poder vincula-se à disponibilidade de imagens orientadoras , então um mecanismo capaz de maximizar a manipulação eficaz de imagens a serviço dos interesses de um organismo específico conferiria uma enorme vantagem aos organismos que o possuissem , e esse mecanismo provavelmente teria prevalecido na evolução.A consciência é precisamente este mecanismo.
A inovação pioneira permitida pela consciência foi a possibilidade de ligar o santuário íntimo de regulagem da vida ao processamento de imagens ; em outras palavras , foi a possibilidade de fazer com que o sistema regulador da vida - alojado nas profundezas do cérebro , em regiões como o tronco cerebral e o hipotálamo - influenciasse o processamento das imagens que representam as coisas e os eventos existentes dentro e fora do organismo. Por que isso foi realmente uma vantagem? Porque a sobrevivência em um meio complexo , ou seja , a gestão eficaz da regulagem da vida , depende de executar a ação certa , e isso , por sua vez , pode ser feito de maneira muito melhor se houver intencionalmente a antevisão e a manipulação de imagens na mente , aliadas a um planejamento ótimo. A consciência permitiu a conexão de dois aspectos díspares do processamento - a regulagem interior da vida e a produção de imagens.
A consciência permite saber que as imagens existem dentro do indivíduo que as forma , situa as imagens na perspectiva do indivíduo , relacionando-as a uma representação integrada do organismo ,e , com isso , permite a manipulação das imagens a favor dele. No processo de evolução , quando a consciência surge , ela anuncia o despontar da antevisão no indivíduo.
A consciência introduz a possibilidade de construir na mente algum equivalente das especificações reguladoras ocultas no "núcleo do cérebro" , um novo modo de o ímpeto de viver impor suas demandas e de o organismo agir com base nelas. A consciência é o rito de iniciação que permite a um organismo equipado com a capacidade de regular seu metabolismo , com reflexos inatos e com a forma de aprendizado conhecida como condicionamento tornar-se um organismo com mente , o tipo de organismo em que as reações são moldadas por um interesse mental pela vida do própio organismo. Espinosa afirmou que o esforço da autopreservação é o primeiro e único fundamento da virtude. A consciência possibilita este esforço

Esta citação é da introdução do livro O mistério da Consciência , do Antonio Damásio . Excelente , muito bem escrito , acessivel mesmo a quem não é da área médica ou biológica e uma ótima vacina científica contra as interpretações idealista da mente e da consciência.

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #82 Online: 05 de Janeiro de 2008, 20:22:08 »
Souto, pelo atual conhecimento que tenho sobre ciência, ceticismo e consciênciologia não vejo como conflitante essas situações. Acredito numa expanção do conhecimento, como na psicologia integral. Mas é especulação minha, coisas que acredito, nada mais que isso. Gosto da filosofia monista de Dennett e do ateísmo, não vejo contradições nisso, apesar de ser difícil de entender e o "erro" cair sobre mim.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #83 Online: 05 de Janeiro de 2008, 21:35:01 »
Souto, pelo atual conhecimento que tenho sobre ciência, ceticismo e consciênciologia não vejo como conflitante essas situações. Acredito numa expanção do conhecimento, como na psicologia integral. Mas é especulação minha, coisas que acredito, nada mais que isso. Gosto da filosofia monista de Dennett e do ateísmo, não vejo contradições nisso, apesar de ser difícil de entender e o "erro" cair sobre mim.

Adriano , uma coisa é o estudo da consciência , que pode ser feito por uma disciplina científica como a Neurociência esclarecendo os mecanismos anatômico-fisiológicos da mesma , ou das suas manifestações , como na Psicanálise , na Psicologia e na Filosofia.
Outra coisa é a Conscienciologia , como a colocada pelo Waldo Vieira , que é pura pseudociência e mistificação ,baseando-se em pressupostos que , ou são inverificáveis ( como os diversos "corpos" , que não são tomados como metáforas para níveis mentais ,mas como entidades reais) ou são contrários ás evidências acumuladas até agora ( como a persistência da consciência fora do corpo).
 Uma coisa é ler quem tenha a dizer algo consistente sobre o assunto como o Damásio , Pinker , Freud , Jung e o sempre atual Spinoza.

Waldo Vieira? Conscientologia ? Drogas , tô fora.

Não se gasta vela com mau defunto ( muito menos tempo)!  :ok:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #84 Online: 05 de Janeiro de 2008, 22:13:09 »

Adriano , uma coisa é o estudo da consciência , que pode ser feito por uma disciplina científica como a Neurociência esclarecendo os mecanismos anatômico-fisiológicos da mesma , ou das suas manifestações , como na Psicanálise , na Psicologia e na Filosofia.
Outra coisa é a Conscienciologia , como a colocada pelo Waldo Vieira , que é pura pseudociência e mistificação ,baseando-se em pressupostos que , ou são inverificáveis ( como os diversos "corpos" , que não são tomados como metáforas para níveis mentais ,mas como entidades reais) ou são contrários ás evidências acumuladas até agora ( como a persistência da consciência fora do corpo).
 Uma coisa é ler quem tenha a dizer algo consistente sobre o assunto como o Damásio , Pinker , Freud , Jung e o sempre atual Spinoza.

Waldo Vieira? Conscientologia ? Drogas , tô fora.

Não se gasta vela com mau defunto ( muito menos tempo)!  :ok:
Respeito a sua opinião, mas o que coloco nesse tópico é que não vejo contradição entre o monismo e a multidimensionalidade da consciênciologia. Faço uma integração de conceitos, ao mesmo tempo que os diferencio.

Ou seja, considero o conhecimento filosófico e científico, como algo dentro do conhecimento conscienciológico, não sendo excludente. E nem concordo com tudo que o Waldo escreve, penso que há a necessidade de muita revisão epistemológica.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #85 Online: 05 de Janeiro de 2008, 22:20:02 »
Estou colocando isso como crença. Não tenho evidências interpessoais, mas pessoais diria que sim. Mas como de costume, na tradição cética, o erro é meu e tenho ilusões. Ainda bem que na sociedade não é válido isso.

Aliás essa é uma crítica que faço ao ceticismo, o de considerar tudo como erro de outras pessoas, mas isto é infalseável. Essa é a problemática cética quanto a pseudo-ciência, não tem como provar juridicamente isso, então fica no campo do conhecimento.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #86 Online: 05 de Janeiro de 2008, 22:22:42 »
Ceticismo, na base, é simplesmente "custar a se convencer".

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #87 Online: 05 de Janeiro de 2008, 22:23:50 »
Concordo.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #88 Online: 06 de Janeiro de 2008, 01:24:47 »
Aversão ao espiritismo, eu?  Imagina, Luz... eu tenho critérios sanitários, só isso... :)

Isso foi lindo!

:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #89 Online: 06 de Janeiro de 2008, 01:26:04 »
A consciênciologia está institucionalidaza. E internacionalmente. Está estabelecida juridicamente como uma organização internacional.

Os Raelianos também... ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 06 de Janeiro de 2008, 01:27:35 »
Essa é a problemática cética quanto a pseudo-ciência, não tem como provar juridicamente isso, então fica no campo do conhecimento.
WTF?!

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #91 Online: 06 de Janeiro de 2008, 01:40:03 »
Respeito a sua opinião, mas o que coloco nesse tópico é que não vejo contradição entre o monismo e a multidimensionalidade da consciênciologia. Faço uma integração de conceitos, ao mesmo tempo que os diferencio.

Ou seja, considero o conhecimento filosófico e científico, como algo dentro do conhecimento conscienciológico, não sendo excludente. E nem concordo com tudo que o Waldo escreve, penso que há a necessidade de muita revisão epistemológica.

Vejo inconsistências nisso

Mas tudo bem, crença é crença, e será respeitada.  :ok:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 06 de Janeiro de 2008, 02:24:44 »
A discussão paralela do Welluzi foi movida para cá:

../forum/topic=14479.0.html
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #93 Online: 06 de Janeiro de 2008, 05:12:05 »
A consciênciologia está institucionalidaza. E internacionalmente. Está estabelecida juridicamente como uma organização internacional.

Os Raelianos também... ::)
Eles só querem fazer a replicabilidade humana através do conhecimento genético atual. Nada muito diferente do objetivos da instituição chamada família.

Só não podem fazer isso sem uma discussão bioética com a sociedade em geral, para evitar prejuízos a outros seres humanos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #94 Online: 06 de Janeiro de 2008, 05:14:16 »
Essa é a problemática cética quanto a pseudo-ciência, não tem como provar juridicamente isso, então fica no campo do conhecimento.
WTF?!
Que o que manda é a realidade institucional das organização. Nós não podemos fazer mais do que dizer que estão errados, mas isso não invalida a realidade social. A consciênciologia é reconhecida até como utilidade pelo governo federal.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #95 Online: 06 de Janeiro de 2008, 05:18:51 »

Vejo inconsistências nisso
Não se usarmos a lógica paraconsistente. Isso que salva a idéia de descrença diferente de oposição a crença na existência, com a crença na inexistência desse algo.

A princípio para mim está assim, apenas um diferenciação primeira. Estou também perplexo com essa minha constatação cognitiva.  :o

Por isso quis compartilhar.  :)

Obrigado pela compreensão.  :ok:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 06 de Janeiro de 2008, 05:46:39 »
Que o que manda é a realidade institucional das organização. Nós não podemos fazer mais do que dizer que estão errados, mas isso não invalida a realidade social. A consciênciologia é reconhecida até como utilidade pelo governo federal.
Sim, igual a Igreja Universal ou a LBV...

Mas, afinal, o que você quis dizer relacionando isso com ceticismo?
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2008, 05:55:47 por Oceanos »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #97 Online: 06 de Janeiro de 2008, 07:03:31 »
Incrível, Adriano. Seu discurso está se aproximando cada vez mais do daquele meu colega que tem o livro do WV e não me empresta.

Aliás, tão próximo que por um instante achei que fosse o próprio... bizarro.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #98 Online: 06 de Janeiro de 2008, 07:05:00 »
Souto, pelo atual conhecimento que tenho sobre ciência, ceticismo e consciênciologia não vejo como conflitante essas situações.

Então não tem um atual conhecimento sobre ciência e ceticismo, pelo jeito.

Acredito numa expanção do conhecimento, como na psicologia integral. Mas é especulação minha, coisas que acredito, nada mais que isso.

Não é o comportamento esperado de um cético. E expansão não se escreve com cedilha.

Gosto da filosofia monista de Dennett e do ateísmo, não vejo contradições nisso, apesar de ser difícil de entender e o "erro" cair sobre mim.

Talvez por que você esteja errado e você é quem não percebeu.

Monismo diz sobre a unidade da realidade, ou seja, que tudo o que faz parte da realidade é de uma natureza única — materialista. Um cético acredita exatamente nisso: não existem outras naturezas para tudo o que existe no universo, pois tudo é material. Até nossa consciência é algo criado pelas reações eletroquímicas do nosso cérebro.

O fato de você acreditar que existe algo "imaterial" e que não pode ser alcançado pelo "material" só mostra que você não deve estar entendendo alguma parte daquilo que diz acreditar.

Mas é aí que está o problema. O espírito (a consciência humana em forma de um corpo "astral") é algo alegadamente fora do mundo material. Não dá para conciliar o mundo material com um mundo imaterial a menos que se mostre que tal coisa existe no mundo material. E sabemos que, para existir um espírito, ele precisa ser sólido como uma pessoa (para manter as conexões cerebrais) e ao mesmo tempo gasoso feito o ar. Pior, ele não pode atravessar paredes sem correr o risco de desmanchar. Isso torna a existência de um espírito absurdamente inviável em um mundo material.

Não dá pra conciliar o inconciliável.

Aposto também que você não entende nada de dimensões. Deve estar achando que dimensões são aqueles mundos paralelos que podem ser acessados por portais mágicos, iguais aos desenhos, e não as dimensões geométricas de espaço (altura × largura × comprimento × 4ª dimensão × 5ª dimensão × etc…).

Aqui encaramos outro problema. Não dá para conciliar filosofia com ciência. É o mesmo que conciliar uma betoneira com um papel higiênico. Ciência trata de fatos, observações e entendimento da realidade. Filosofia trata de idéias e correntes de pensamentos. Você não vai conseguir discutir decentemente se tentar conciliar as duas coisas pois elas não fazem sentido juntas.

Estou colocando isso como crença. Não tenho evidências interpessoais, mas pessoais diria que sim. Mas como de costume, na tradição cética, o erro é meu e tenho ilusões. Ainda bem que na sociedade não é válido isso.

Tá, você tem uma crença pessoal. E nós com isso?

Se você não tem como provar algo, dizer que é uma experiência pessoal não ajuda em nada. Não sabemos se você está alucinando ou enganado por exemplo. Saberíamos se tivéssemos como estudar aquilo que você acredita, coisa que convenientemente não dá.

Aliás essa é uma crítica que faço ao ceticismo, o de considerar tudo como erro de outras pessoas, mas isto é infalseável.

Existem regras na metodologia científica, criadas para garantir que algo é realmente válido e passível de estudo. Uma delas é a de que a evidência é algo necessário para que se começe a estudar qualquer coisa. Precisamos ter a certeza de que não há outras interferências como alucinação, psicose, enganação, etc para podermos levar qualquer alegação a sério. Senão vira bagunça.

Juridicamente?!! Depois não quer parecer burro!

A ciência não precisa provar nada juridicamente. Isso é insano! A ciência precisa provar cientificamente se algo existe ou não! A decisão de um juiz não vai alterar a realidade ou dobrar o espaço/tempo pra fazer algo se tornar real.

Nâo neste site. Já me esforço pra tentar respeitar as pessoas. Não posso garantir mais que isso.

Eles (raelianos) só querem fazer a replicabilidade humana através do conhecimento genético atual. Nada muito diferente do objetivos da instituição chamada família.

Você comeu cocô?!! Os raelianos acreditam que os humanos foram criados por extraterrestres, e que o Comandante Asthar Sheran (ou qualquer merda assim) vai vir em sua nave espacial buscar os escolhidos (coincidentemente os seguidores da seita).

Eles não querem somente replicar humanos através da clonagem. Eles esperam obter a vida eterna através disso.

Só não podem fazer isso sem uma discussão bioética com a sociedade em geral, para evitar prejuízos a outros seres humanos.

Afff… |(

Leia minhas letras: realidade jurídica não prova porra nenhuma.

Eu tenho o poder de fundar, juridicamente, uma Igreja do Monstro de Espaguete Voador. Só preciso de grana, duas testemunhas e um estatuto para registrar no cartório. Esse processo não é mágico e não altera o espaço/tempo de maneira a tornar o Monstro de Espaguete Voador um ser existente na vida real.

Entendeu?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #99 Online: 06 de Janeiro de 2008, 07:17:55 »

OK, do zero. Para ninguém dizer que estou te atacando :-)

Qual parte da conscienciologia, especificamente, você acha que tem validade?

Repare que eu conheço apenas a parte da Projeção Astral e a da divisão do corpo humano em muitos "corpos etéreos". Até queria conhecer mais, mas não me deixaram...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!