Autor Tópico: Conscienciologia  (Lida 72274 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re:Conscienciologia
« Resposta #575 Online: 19 de Novembro de 2011, 13:11:33 »
Você, assim como todo o fórum, não tem a mínima noção do que seja a conscienciologia. Por isso o que vocês falam a respeito não tem que ser muito considerado por mim, pois é tudo muito distante da sua grandeza.

E esse papo de estudo sério é furado, vocês todos se prendem ao academicismo e a sua divulgação. Newton é uma pessoa muito estudada na conscienciologia, com maior profundidade, pelo que já acompanhei. A conscienciologia não despreza o academia, embora ainda muito distante da realidade em temas como política e economia (tem muita concordância com o fórum).

Me recordo que o real motivo de me afastar de lá, foi pela pouca profundidade destes temas abordados, principalmente pelo Waldo  :vergonha:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #576 Online: 19 de Novembro de 2011, 13:15:21 »
Talvez seja tudo uma grande conspiração para não reconhecer a grandeza da conscienciologia. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #577 Online: 19 de Novembro de 2011, 13:38:10 »
Bom, da minha parte, eu tenho tanto respeito por ti quanto eu tenho por qualquer outro forista. O que eu não preciso respeitar é a conscienciologia :P.

De qualquer maneira, eu ainda tenho esperanças que você apresente um estudo sério, indexado em periódico científico amplamente conhecido, pois simplesmente dizer que pessoas importantes levam a sério é uma afirmação vazia, além de não provar ponto nenhum. Newton acreditava em cada babaquice...

Concordo, mas gostaria de sugerir que só ele só apareça aqui com seus estudos reconhecidos e publicados porque ninguém suporta ver mais esse monte de bobagens. Ficar publicando videozinhos de marketing da conscienciologia é proselitismo disfarçado.

Até agora só ví blá-blá-blá sobre o assunto.

Já repararam que o ÚNICO conscienciologista em atividade que apareceu no fórum para tentar debater a assunto nos últimos anos foi o Adriano? (Alguém conhece outro?) Fico na dúvida se a "conscienciologia" é a conscienciologia do Adriano ou algo pior ainda. Por que será que não aparece mais ninguém para discutir o assunto como nas demais crenças besteirol que populam o fórum?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #578 Online: 19 de Novembro de 2011, 13:40:55 »
Você, assim como todo o fórum, não tem a mínima noção do que seja a conscienciologia. Por isso o que vocês falam a respeito não tem que ser muito considerado por mim, pois é tudo muito distante da sua grandeza.

E esse papo de estudo sério é furado, vocês todos se prendem ao academicismo e a sua divulgação. Newton é uma pessoa muito estudada na conscienciologia, com maior profundidade, pelo que já acompanhei. A conscienciologia não despreza o academia, embora ainda muito distante da realidade em temas como política e economia (tem muita concordância com o fórum).

Me recordo que o real motivo de me afastar de lá, foi pela pouca profundidade destes temas abordados, principalmente pelo Waldo  :vergonha:

Então vai discutir a conscienciologia num fórum que reconheça a grandeza dessa porcaria.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #579 Online: 19 de Novembro de 2011, 13:43:57 »
E esse papo de estudo sério é furado, vocês todos se prendem ao academicismo e a sua divulgação.

Essa conversinha não me parece nem um pouco séria.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #580 Online: 19 de Novembro de 2011, 14:02:34 »
OK, vamos começar do zero:

Como é que se pode provar as alegações da Conscienciologia? Aliás, quais são elas, em resumo?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #581 Online: 19 de Novembro de 2011, 15:14:57 »
Pessoal, vocês estão pegando no pé do Adriano e da conscienciologia. Vocês ainda não entendem os fenômenos estudados por ela por isso criticam sem saber

Vou colocar aqui alguns conceitos para que vocês vejam que é algo sério e entendam quem segue essa ciência de ponta

Citação de:  Conscienciologia
Definologia. O efeito do estado vibracional (EV) é a conseqüência homeostática da condição
técnica de dinamização máxima das energias do holochacra, ou energossoma, por meio da
impulsão da vontade e Parametodologia específica, a fim de manter a Paraprofilaxia na vivência
cosmoética e evolutiva da consciência.

Parafatologia: o estado vibracional profilático; os efeitos instantâneos do EV; os efeitos
benéficos ulteriores ao EV; os banhos energéticos; as 40 manobras fundamentais com as ECs;
a catarse energética; a abertura do caminho evolutivo; a desamarração energética; os chacras;
o energossoma; o perdularismo evolutivo de quem não pratica o EV; a sinalética energética e parapsíquica
pessoal; a Central Extrafísica de Energia (CEE); a mobilização básica de energias
(MBE); as ECs antipáticas; a soltura energossômica; a dimener; a catálise da força presencial pelo
EV; o mentalsoma superaquecido pelo EV; a limpeza das ECs gravitantes; a autovigilância energética
ininterrupta; a instalação das práticas da tenepes pessoal; a instalação da ofiex pessoal.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #582 Online: 19 de Novembro de 2011, 17:51:15 »
E esse papo de estudo sério é furado ...
Mas se vc pensar assim, vc não vai ter nenhum parâmetro para availar o mérito, qualidade, importância, credibilidade, etc das coisas. Ou teria?

..., vocês todos se prendem ao academicismo e a sua divulgação.
Sim, a maioria aqui considera essa a forma de conhecimento com maior credibilidade que temos, e geralmente a única. Qual seria a sua sugestão alternativa que pudesse nos convencer? (lembrando que vc já conhece bem os foristas daqui)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #583 Online: 19 de Novembro de 2011, 17:53:12 »
Adriano, a conscienciologia é falseável?

É possível elaborar um experimento, teste, observação que tenha como possível resultado contradizer a conscienciologia?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #584 Online: 19 de Novembro de 2011, 18:44:18 »
A conscienciologia é o equivalente da religião para ele.

Então deixem-no crer nisto.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #585 Online: 19 de Novembro de 2011, 18:45:38 »

Não enquanto ele afirmar que é ciência.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #586 Online: 19 de Novembro de 2011, 18:47:05 »

E qual é a real diferença que isto fará para nós, como foristas, ou para o fCC?
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #587 Online: 19 de Novembro de 2011, 18:48:20 »
Como já me falaram uma vez, aqui mesmo no CC, se pensarmos assim, não vamos debater nada.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #588 Online: 19 de Novembro de 2011, 18:50:20 »
E, poxa, ele está em um fórum cético, e abriu um tópico só para falar sobre o assunto. O mínimo esperado é que haja perguntas e críticas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #589 Online: 19 de Novembro de 2011, 18:54:39 »
Como já me falaram uma vez, aqui mesmo no CC, se pensarmos assim, não vamos debater nada.

Claro que vamos, estão aí os tópicos sobre ciência.

E, antes que me entendam mal, eu concordo que se deve mostrar que a conscienciologia é um tipo de pseudociência. Mas isto já foi feito para o forista em questão e, pelo visto, não adiantou.

Então é por isto que eu repito: Deixem passar "em branco", porque a argumentação racional e científica é inócua.

Ou então sejamos mais ríspidos, fechando o tópico.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #590 Online: 19 de Novembro de 2011, 18:57:03 »
Bom, eu concordo plenamente que nenhum argumento que usarmos aqui vai fazer diferença, depois da resposta dele no topo desta página, mas não condeno os outros foristas por tentarem. :P

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #591 Online: 19 de Novembro de 2011, 19:29:56 »

E qual é a real diferença que isto fará para nós, como foristas, ou para o fCC?

Até agora este tópico teve 12.535 visualizações. Por que? Simplesmente porque existem pessoas que acham a discussão interessante e esperam ler respostas céticas de membros de um clube cético. De certa forma, há um compromisso com elas. A diferença está na postura cética. Nessas horas lembro sempre do Carl Sagan e sua vela no escuro.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #592 Online: 19 de Novembro de 2011, 19:54:05 »

Parece que ele gosta de debater o assunto, e comparar os pontos de vistas. Então o debate tem a sua justificativa.

Mas concordo com a sua observação se ela se referir a sermos mais "amistosos" com ele, uma vez que ele sempre demonstrou respeito, boa educação, camaradagem e sinceridade com os foristas. Ele nunca tentou fazer armadilhas retóricas, nos desafiar, botar banca, etc. Pelo contrário ele sempre foi muito humilde.

Apesar de meio crente, ele sempre demonstou muita honestidade :P
« Última modificação: 19 de Novembro de 2011, 20:15:05 por gilberto »

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #593 Online: 19 de Novembro de 2011, 20:18:49 »
O problema em definir a conscienciologia como ciência é que eles simplesmente pularam uma etapa crucial na linha de estudo deles.
Eles partem do pressuposto que existe um eu que é eterno e que reencarna para se aperfeiçoar. A partir deste pressuposto eles construiram toda a escola de pensamento deles. Para que eles pudessem definir o que eles fazem como ciência, pelo menos como ciência "tradicional", eles deveriam estar buscando comprovação, via metodologia científica válida, que esse eu que eles afirmam existir realmente é eterno e reencarnável.

Ai sim, depois de comprovado, eles poderiam elaborar todo quele esquema de soma, psicossoma, etc.

Eles até podem estar certos, mas toda aquela elaboração do que é conscienciologia que eles tem no site sem uma comprovação da afirmação principal do que eles afirmam do que é a consciência humana não dá para ser aceito como ciência válida.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #594 Online: 19 de Novembro de 2011, 21:16:27 »
OK, vamos começar do zero:

Como é que se pode provar as alegações da Conscienciologia? Aliás, quais são elas, em resumo?
Essa pergunta foi feita por você em 2008 e, aparentemente, até agora não há respostas nesse tópico??

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #595 Online: 19 de Novembro de 2011, 21:47:50 »

É possível elaborar um experimento, teste, observação que tenha como possível resultado contradizer a conscienciologia?

Essa pergunta é quase uma invocação do caboclo Popper. Deixa quieto.  ::)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #596 Online: 19 de Novembro de 2011, 21:55:56 »
Essa é a ideia.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #597 Online: 19 de Novembro de 2011, 23:19:55 »
Essa pergunta é quase uma invocação do caboclo Popper. Deixa quieto.

Nem precisava - ele já é invocado por Conscienciologistas, vide o Reaprendentia e a Assinvex (que é uma "Instituições Conscienciocêntricas oficiais).

E tecnicamente, os Cons (eu vou abreviar, porque esse meio é recheado de neologismo, tanto que usa o termo "neologística") ao menos listam suas "hipóteses de trabalho", como aqui.
"Make Money, Not War."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #598 Online: 19 de Novembro de 2011, 23:30:29 »
Não me estava referindo à Popper mas ao "caboclo Popper" que de vez em quando baixa aqui no fórum.  :hihi:

Quem vem acompanhando as discussões sobre o assunto ao longo dos últimos anos sabe bem do que estou falando.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #599 Online: 19 de Novembro de 2011, 23:33:21 »

Para sugerir mais testes típicos feitos em ciência para dizer se uma teoria é boa ou não, como sugestão ao Adriano:

Qual a relação da conscienciologia e as outras áreas do conhecimento? Uma teoria contraditória com outras teorias bem aceitas devem ser descartadas - a não ser que você argumente contra estas teorias e traga outra para substituí-las. O forista Iabadabadu chamou atenção em um ponto acima em que ela afirma a existência do eu. Isso é uma coisa que a filosofia fala muito sobre (no geral, hoje em dia, negativamente). Vale a pena dar uma comparada e uma refletida.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2011, 12:01:42 por Martuchelli »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!