Adriano,
se não te incomodar, vou dar uma sugestão a vc. Acho que o Giga é bem irônico, mas sem aparentar ser desrespeitoso, pois vcs já conversam sobre o assunto a algum tempo.
Me incomoda sim, voce está defendendo uma atitude muito desrespeitosa dele para comigo. Foi totalmente desconexa com a minha realidade, que inclusive expus aqui. Até minha mãe concordou que ele foi muito abusivo quando li para ela a ofensa dele.
Não tive contato algum com ninguém da conscienciologia, somente retomei meus estudos através de vídeos e dos livros. Nada demais. A minha ¨ofensa¨ foi dizer que a conscienciologia também se autodenomina cética. Mas é apenas uma exposição minha e nada mais além disso.
Se lhe servir para algo, acho que a sua conversa com ele, e com os demais, pode ser útil para vc testar a sua reação ao ser contrariado explícitamente e até a observações pessoais diretas. Da minha experiência de vida e leituras diversas eu vejo que uma questão central dos problemas psicológicos é conseguir lidar com o estresse, nervosismo, indignação, etc, em situações em que somos contrariados, nos sentimos desconfortáveis, acuados, prejudicados, ofendidos, etc, e até roubados, hehe.
A bipolaridade é uma experiência para isto. Já estudei muito sobre o funcionamento de fóruns em contextos de aprendizagem virtual e inclusive é o tema de uma tese do tópico sobre Vigotsky, intitulada interatividade educativa, por exemplo.
Eu mesmo quando entrei aqui no CC fui contrariado em alguns assuntos, principalmente os econômicos, políticos, legais, etc, e vi que o nível geral aqui está mais avançado do que o meu conhecimento, então tive que aceitar essa realidade, .
Eu tenho plena consciência da minha participação na construção dos mais diversos debates no fórum. Mas não acho que o fórum como um todo seja mais avançado que eu. Incluvise a minha estratégia é debater com o fórum todo e não com alguém em especial. Por isso muitas vezes utilizo o post de alguém mas não no aguardo de sua resposta. Sei do poder das minhas informações. O problema é o fórum ser contrariado. Já debati diretamento com quase todos, todos vem me chamar a atenção e sempre tenho uma resposta a altura e bem estruturada, dentro do contexto das discussões. Como já disse, fiquei muito fanático pelo fórum, exatamente por este aspecto da aprendizagem, que sempre ressalto, dizendo que o vejo como um
ambiente virtual de aprendizagem. Tenho trabalho de pesquisa sobre este conceito e o estudei.
E a nossa vantegem, eu e você, da nossa afinidade, foi principalmente a nossa interatividade presencial através do encontro do fCC no início do ano. É algo muito mais intenso e quem participa sabe. Além do interesse por ciências cognitivas, que compartilho.
Eu não estou dizendo que as suas idéas aqui nesse tópico são mais ou menos avançadas, apesar de eu não ver como concordar com vc no tema. A minha sugestão para vc é que usar o FCC e outros recursos online para testar as suas reações em várias situações polêmicas e talvez estressantes, e também talvez aprender a lidar melhor com isso não ser afetado ou ficar alterado por causa disso. Esse tipo de exercício pode ser uma simulação e treinamento (condicionamento) para vc não se alterar até em situações reais frente a frente. Se vc googlar, vc vai ver que já tem até propostas médicas nesse sentido, apesar de meio controversas.
Estou fazendo isto faz tempo e inclusive você já me parabenizou por isto anteriormente, num outro tópico. E inclusive abri para isto neste tópico, mas a resposta não foi a contenco. A reação é muito em desacordo e superficial, com a extrapolação do Giga. Que devo confessar, que entendo o sentido de ajuda e de preocupação, de amizade mesmo. Mas a dissonância cognitiva comigo é muito grande, com todos aliás, e vamos ver no que vai dar. Mas não me sinto mais em situação patológica, estando atento a todas as opiniões e observações inclusive a de vocês.
Digo isso pq talvez isso lhe ajude no seu tratamento. Claro sempre lembrando que a sua médica geralmente é a sua melhor conselheira.
No mais, vc é um cara 100%, e eu só to te dando esse toque pra ver se te ajuda, pois me ajudou e ajuda muito.
Muito obrigado. Realmente é algo que me ajudou, adorei este seu post, foi muito respeitoso, assim como este sempre foi este ponto de defesa seu, inclusive para com os religiosos, algo que apoio e admiro
Respeito aos loucos, ao
orgulho louco