Lendo os extensos tópicos
Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Popper e
Homo sapiens, a espécie mais evoluida, me pergunto por que as pessoas perdem a cabeça com tamanha facilidade em se tratando de uma discussão cujas conclusões pouco ou nada podem acrescentar em alguma área do empreendimento humano.
Ou a ciência ganha algo com um debate que não passa, no final das contas, de uma mera divergência de definições adotadas por cada lado? Pois parece que cada um dos lados adotou uma definição diferente para "evolução" e partiu para o debate considerando que toda vez que o lado oposto falava em "evolução", estava se baseando nestas definições, quando na verdade o outro lado possuia as suas próprias. Quer dizer, ambos os lados estariam certos de acordo com suas respectivas definições para as palavras.
De qualquer forma, não é isso o que quero abordar aqui. Mesmo que não fosse uma questão de semântica, não faz sentido esquentar-se numa discussão destas. Quer dizer, tanto faz chegarem à conclusão de que o ser humano é superior ou não é. Isso muda alguma coisa? Após este debate chegar ao fim, teremos que remodelar as nossas instituições baseando-nos na conclusão tirada?
A meu ver, só é razoavelmente explicável perder a cabeça em uma discussão que envolva política (explicável, mas não justificável, que fique claro). Pois em se tratando de uma discussão política, a opinião do outro lado é importante para mim, e se as idéias que o outro lado defende passarem a vigorar como leis, elas também me afetarão, gostando ou não. Não é como discutir sobre futebol, sobre se deus existe ou sobre a suposta superioridade do homem, pois, nestes casos, a opinião do lado oposto não tem qualquer potencial de mudar algo em minha vida. Cada lado fica com suas opiniões e a vida continua. Diferente de uma discussão política.
Só ressaltando que não estou a afirmar que tudo que não é política não merece ser debatido. Isso seria absurdo. Apenas observo que, se por um lado é compreensível, porém não justificável, perder a cabeça em um debate que envolva política, em discussões como as dos tópicos apontados isto não é
nem compreensível (e muito menos justifícável).