Autor Tópico: Sobre perder a cabeça em discussões inúteis  (Lida 18040 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Sobre perder a cabeça em discussões inúteis
« Resposta #50 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:25:03 »
Se disse que estou errado em não aceitar isso, mesmo que eu não tenha entendido a frase, então sim.
Bem, Adriano, se você quer quebrar "paradigmas", esteja preparado para ouvir que você está indo contra os fatos: de fato, o que eu disse, é uma verdade matemática axiomática. No caso do Manhattan, talvez (na sua opinião, claro), não. Mas você não vai ir para frente nunca se ficar se irritando quando ouvir isso... Eu não sei nem como explicar: é que simplesmente não vejo isso como coisa para se ficar irritado.
Sim. Estou pensando que quando aparecer algo que eu não entenda, então é hora de eu pular fora da discussão. O que acha disso?  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:28:28 »
E a consideração pelo meu esforço?

O que tem ela?  Você não acha que a tem recebido?

Sempre busco fazer leituras sobre os assuntos que abordo. Minha abordagem é intelectual sim, não me agrada ser ironizada e satirizada (menos pelo Alenônimo, acho até engraçado as vezes).

Perfeitamente compreensível.  O que não é tão fácil de entender é por que você vai com tanta sede ao pote. Os nossos colegas que já defenderam teses podem explicar melhor do que eu, mas a grande recompensa de um debate está em receber as críticas "no peito aberto" e ver como é possível se defender a contento delas.  Idéias oferecem grandes desafios, principalmente na credibilidade.  E com esses grandes desafios vem grandes recompensas.  Mas não de cara, já mastigadas...

Mas no contexto da discussão, esse papinho de que eu não entendo, de que eu não quero aceitar a obviedade dos argumentos expostos, e de que sou antropocêntrico por antecipação (já que o "perdedor" do debate que deveria ser),

Hmm? Essa última parte chamou minha atenção.  Me lembro de você me acusando de estar sendo antropocêntrico em alguns momentos, sim.  E fiquei perplexo.  Me acusar de estar sendo, sei lá, excessivamente politicamente correto é uma coisa, teria um grau de coerência.  Mas me acusar de antropocentrismo era tão surreal nas circunstâncias.  Não consegui entender mesmo.

Antropocentrismo é a atitude de valorizar mais o que é tipicamente humano do que o que não é.  É uma suspeita natural, até automática, que paira pelo menos inicialmente sobre qualquer declaração de superioridade humana.  Isso é natural e em si não diz NADA sobre a qualidade da tese em si, apenas a obriga a se defender de alguma forma dessa suspeita - ou talvez a simplesmente conviver com ela.  O que, novamente, não diz nada sobre a qualidade ou mérito da tese em si.  Uma tese pode ser antropocêntrica e ao mesmo tempo completamente correta, ou pelo menos a mais correta que se tenha em mãos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #53 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:28:48 »
Eu aconselho a ler outros autores que não sejam Popper...
Que autores?
Paulo coelho? como eu vou saber? você tem que pesquisar o assunto na visão de outros autores, assim você pode formar uma opnião própria e não apenas repetir o que popper fala....  

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:29:17 »

Nah, Popper é uma boa leitura para o Adriano.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #55 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:29:30 »
Eu não sou ateu, mas sei diferenciar ateus por crença (ou influência) e ateus por convicção.

Faz uma página explicando e posta o link na sua assinatura.  Sempre podemos usar idéias inovadoras...
Não entendi
Ele te chamou pra briga. Ele quer ver mesmo se você é capaz de diferenciar ateus ou se é só da boca pra fora.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #56 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:30:00 »

Só se ele puder reter as informações.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:30:58 »
Sim. Estou pensando que quando aparecer algo que eu não entenda, então é hora de eu pular fora da discussão. O que acha disso?  :)

Ele eu não sei, mas eu acho que é desperdiçar a oportunidade de aprender algo de novo e provavelmente útil.  Ainda mais para quem vive tanto de idéias e conhecimento como você.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #58 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:31:11 »

Mas deixa ele com uma visão parcial do assunto... se você notar em todos os tópicos é popper pra cá...popper pra lá....popper diz... popper acha...popper..popper...popper...

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #59 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:31:23 »
Entendo, mas você não se preocupa em usar de argumentos corretos para defender uma idéia.
Poxa, que perseguição. Mas deixa eu dizer: eu sou hetero e não estou interessado em aventuras...
Pelas regras do site é proibido:
XIV – Perseguir e afugentar foristas em razão de religião, gênero, orientação sexual, posição política, ideológica e filosófica e similares;

Zueira Oceanos  :hihi:

Pega leve comigo

Eu só disse que acho que você não sabe defender uma idéia com argumentos válidos. As idéias que você defende podem (e acredito que estejam certas mesmas) estar certas mas os argumentos que você muitas vezes usa para defendê-las é que não é correto.

Por isso que fica parecendo que você está apenas seguindo um dogma. Eu disse que apenas parece.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #60 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:32:20 »
Em verdade eu gosto muito de todos aqui, nesse fórum. Inclusive já fiz muito por alguns que me tem como inimigo. Porém, em discussões, estou pra ver alguém mais insuportável que o Luis. Hahaha

Vejo que tem gente que bate com o gênio dele durante o desenvolver dos tópicos, mas sei lá... tem alguma coisa em você, Luis, que durante discussões sérias me gera tamanha repulsa que se você está no tópico penso cinco vezes antes de entrar.

Já parei pra identificar isso, mas até agora nada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:32:37 »
Eu não sou ateu, mas sei diferenciar ateus por crença (ou influência) e ateus por convicção.

Faz uma página explicando e posta o link na sua assinatura.  Sempre podemos usar idéias inovadoras...
Não entendi
Ele te chamou pra briga. Ele quer ver mesmo se você é capaz de diferenciar ateus ou se é só da boca pra fora.

E convidei a no processo formar um texto (único?) consolidando esses critérios para facilitar a consulta e o debate.  Acho mais confortável do que ficar em postagens e mais postagens diferentes debatendo ponto por ponto.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:33:21 »
Bem, é chato falar o que acho, quem decide é você, mas eu sempre faço isso e passo a ser espectador...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #63 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:34:09 »
Mas deixa ele com uma visão parcial do assunto... se você notar em todos os tópicos é popper pra cá...popper pra lá....popper diz... popper acha...popper..popper...popper...

A visão é parcial porque ele não leu Popper o bastante ainda... a postura epistemológica de Popper é bem diferente do que Adriano dá a entender.

Mais um motivo para desconsiderar argumentos de autoridade...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #64 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:37:52 »
Em verdade eu gosto muito de todos aqui, nesse fórum. Inclusive já fiz muito por alguns que me tem como inimigo. Porém, em discussões, estou pra ver alguém mais insuportável que o Luis. Hahaha

E por que me diz isso?  Tem culpa eu? :)

Vejo que tem gente que bate com o gênio dele durante o desenvolver dos tópicos, mas sei lá... tem alguma coisa em você, Luis, que durante discussões sérias me gera tamanha repulsa que se você está no tópico penso cinco vezes antes de entrar.

Já parei pra identificar isso, mas até agora nada.

Vamos ver se consigo te dar uma dica:

Eu sou muito parecido com o Adriano em debates.  Só que menos piedoso.  Eu "acredito em eutanásia" e chamo besteira de besteira, na lata, quando me parece construtivo.

Eu me lembro de ter tido alguma atitude parecida contigo.  Ah, sim, e já chamei um blefe ou dois seus... você tem uma leve tendência à arrogância vazia e eu rio na sua cara mesmo...

Há também a sua tendência a falar de forma enigmática, com argumentos pela metade que deixam de mencionar o ponto central.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:39:00 »
Pega leve comigo
Estou só retribuindo...

Eu só disse que acho que você não sabe defender uma idéia com argumentos válidos. As idéias que você defende podem (e acredito que estejam certas mesmas) estar certas mas os argumentos que você muitas vezes usa para defendê-las é que não é correto.
Mas eu não tenho o que dizer sobre isso. Se você diz que não é correto mas não quer me mostrar o porque (ou o tenta me mostrar dizendo duas vezes que não é correto), paciência. Eu só me reservo o direito de não dar atenção...

Ah sim, claro, no tópico você até tentou argumentar. Mas metade era argumentação, metade era provocação... E como não quero incentiva-lo a me provocar, prefiro deixa-lo falando com quem tem paciência...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #66 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:40:00 »

A visão é parcial porque ele não leu Popper o bastante ainda... a postura epistemológica de Popper é bem diferente do que Adriano dá a entender.

Eu sei...pelo que eu lí sobre popper ele fala o contrário do que o Adriano diz... mas...eu acho que ele deveria procurar entender mais sobre o assunto e não ficar sendo cabeça dura nas discussões...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:41:31 »
Há também a sua tendência a falar de forma enigmática, com argumentos pela metade que deixam de mencionar o ponto central.
Isso é bem verdade...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #68 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:43:07 »
E a consideração pelo meu esforço?

O que tem ela?  Você não acha que a tem recebido?
Não gosto quando dizem que quero parecer intelectual e que sou pseudo-intelectual. Na verdade me considero intelectual, dado o meu interesse por economia e filosofia. O que não tenho é acesso ao sistema formal de ensino, e me sinto um pouco discriminado por isso.

Sempre busco fazer leituras sobre os assuntos que abordo. Minha abordagem é intelectual sim, não me agrada ser ironizada e satirizada (menos pelo Alenônimo, acho até engraçado as vezes).

Perfeitamente compreensível.  O que não é tão fácil de entender é por que você vai com tanta sede ao pote. Os nossos colegas que já defenderam teses podem explicar melhor do que eu, mas a grande recompensa de um debate está em receber as críticas "no peito aberto" e ver como é possível se defender a contento delas.  Idéias oferecem grandes desafios, principalmente na credibilidade.  E com esses grandes desafios vem grandes recompensas.  Mas não de cara, já mastigadas...
Concordo e nem pretendo que sejam mastigadas. Nem tão pouco posso dar respostas mastigadas, como as vezes me exigem.

Mas no contexto da discussão, esse papinho de que eu não entendo, de que eu não quero aceitar a obviedade dos argumentos expostos, e de que sou antropocêntrico por antecipação (já que o "perdedor" do debate que deveria ser),

Hmm? Essa última parte chamou minha atenção.  Me lembro de você me acusando de estar sendo antropocêntrico em alguns momentos, sim.  E fiquei perplexo.  Me acusar de estar sendo, sei lá, excessivamente politicamente correto é uma coisa, teria um grau de coerência.  Mas me acusar de antropocentrismo era tão surreal nas circunstâncias.  Não consegui entender mesmo.
A recíproca é verdadeira.

Antropocentrismo é a atitude de valorizar mais o que é tipicamente humano do que o que não é.  É uma suspeita natural, até automática, que paira pelo menos inicialmente sobre qualquer declaração de superioridade humana.  Isso é natural e em si não diz NADA sobre a qualidade da tese em si, apenas a obriga a se defender de alguma forma dessa suspeita - ou talvez a simplesmente conviver com ela.  O que, novamente, não diz nada sobre a qualidade ou mérito da tese em si.  Uma tese pode ser antropocêntrica e ao mesmo tempo completamente correta, ou pelo menos a mais correta que se tenha em mãos.
Não vejo dessa maneira. Considero que o antropocentrismo vê o homem como o centro do universo, só valendo os seus critérios. A minha abordagem é em outro sentido, mas não adianta falar disso, já que é o cerne do problema e da incomprensão, e não é neste post que iria esclarecer o que não consegui no tópico.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #69 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:44:35 »
Isso é bem verdade...
Eu sempre fico assim quando leio o que o Adriano escreve... => :olheira: :bocejo: As vezes fica muito confuso....

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #70 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:45:58 »

Eu sei...pelo que eu lí sobre popper ele fala o contrário do que o Adriano diz... mas...eu acho que ele deveria procurar entender mais sobre o assunto e não ficar sendo cabeça dura nas discussões...
Este é um típico comentário que me faz perder a cabeça.  :(

Edit.: O que penso que acontece, é que o tópico era sobre a filosofia da ciência de Popper, e estava tentando manter o tópico nesse tema, sem desviar. Então sempre buscava retornar ao contexto que propus.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 18:49:28 por Adriano »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #71 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:46:21 »
Isso é bem verdade...
Eu sempre fico assim quando leio o que o Adriano escreve... => :olheira: :bocejo: As vezes fica muito confuso....
Mais um.  :'(

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #72 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:46:49 »
Pega leve comigo
Estou só retribuindo...

Mas eu não tenho o que dizer sobre isso. Se você diz que não é correto mas não quer me mostrar o porque (ou o tenta me mostrar dizendo duas vezes que não é correto), paciência. Eu só me reservo o direito de não dar atenção...
Você está dando atenção  :hihi:

A Suyara deu uma explicação objetiva, não ficou de rodeios como você usando argumentos redundantes.

Fator externo, vôo da águia é melhor do que ir de avião etc etc etc

Você parece alguns professores que tive que nos interpretam com base naquilo que eles acham que nós estamos pensando.

O Dantas também e ele foi mais discarado e até preconceituoso.

Posso ser simpatizante do espiritismo (e até de outras religiões como budismo) mas isso não quer dizer que eu não saiba reconhecer aqueles que defendem uma idéia por realmente a conhecerem a aprovarem de aqueles que defendem uma idéia apenas porque alguma pessoa ou grupo de pessoas a defendem.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #73 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:47:32 »
Isso é bem verdade...
Também não gosto disso. Me parece espantalho e não uma realidade minha. E não vejo necessidade de abordar isso dessa maneira, já que não entendo também muita coisa do que dizem.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #74 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:47:55 »
Isso é bem verdade...
Mais um.  :'(
Quer que eu minta ou fale a verdade sobre o que eu acho? Se quiser que eu minta eu posso mentir... e dizer que eu acho suas idéias claras e concisas...mas aí...vai ser mentira... você que escolhe...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!