Autor Tópico: O que um ateu como você está fazendo na minha predestinação calvinista (era Re: Dantas)  (Lida 19707 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Eu perdoava por bondade extrema mesmo, nem era por obrigação...

Mas em alguns casos, qdo o grau de fdputisse era muito grande, eu chorava por não conseguir perdoar de verdade. Hoje eu simplesmente deleto as pessoas que me me fizeram mal e pronto :ok:

Ah, pois é, eu nem sempre consigo deletar... então, preciso trabalhar para perdoar... :/

Neste quesito sou parecida contigo, Luz.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Nunca entendi direito isso de deletar.  Salvo engano meu é basicamente desprezo levado às últimas consequências... e, no duro, me parece uma atitude menos que adulta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Nunca entendi direito isso de deletar.  Salvo engano meu é basicamente desprezo levado às últimas consequências... e, no duro, me parece uma atitude menos que adulta.

2...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Tarcísio

• Visitante
2...
Tão adulta quanto qualquer outra. Se uma pessoa só lhe faz mal, porque não deletá-la?
Acontece das pessoas mudarem, e geralmente quando pessoas horríveis realmente mudam, isso vira notícia, então você pode simplismente remover ela da lista de ignore.

Acho que é nesse sentido que elas usaram, e mesmo em qualquer outro sentido possível, não acharia pouco adulta a atitude.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O que um ateu como você está fazendo na minha predestinação calvinista (era
« Resposta #129 Online: 13 de Janeiro de 2008, 10:29:57 »
Tão adulta quanto qualquer outra. Se uma pessoa só lhe faz mal, porque não deletá-la?

Porque "deletar" alguém não torna a pessoa realmente não-existente; só resolve quando o único problema esteja de fato na interação entre si próprio e a pessoa deletada.

Acontece das pessoas mudarem, e geralmente quando pessoas horríveis realmente mudam, isso vira notícia, então você pode simplesmente remover ela da lista de ignore.

É mais difícil para uma "pessoa horrível" mudar quando ela não recebe "feedback".

Ser ignorado não ajuda ninguém a virar notícia.

E não estou nada convencido de que só "pessoas horríveis" passam por ostracismo.

Acho que é nesse sentido que elas usaram, e mesmo em qualquer outro sentido possível, não acharia pouco adulta a atitude.

É minha opinião, só isso.  Eu já tive de deletar pessoas, mas é sempre lamentável.

Verdade seja dita, mais de uma vez foi porque meu interlocutor insistia em posturas infantis ou de fuga e eu não tinha meios de convencê-lo a crescer.  Milagre eu não tenho como fazer...
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2008, 10:33:42 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 13 de Janeiro de 2008, 10:33:11 »
Mussolim, algum motivo para o Islã (pelo menos) não compor sua lista curta de religiões influentes?  Judaísmo e Cristianismo é uma lista tão fora de moda... :)
Não. Eu sei que ela é. Tanto que a cito no meu tópico "Métodos fisiológicos para conversões religiosas". E acho que falei algo sobre muçulmanos, não? E não falo por ser ou não da moda, e sim por ser fato.

Sério. Fui já, até que minha cabecinha insistiu em questionar o que já estava, por assim dizer, resolvido e não tentei evitar.  ::)

Legal, tinha lido e ouvido falar de ex-ateus, mas nunca ninguém me disse isso assim ao vivo e a cores...

Abraços.
É aquela idéia encarnada de que ateu é arrogante, pretensioso e que nunca admite trocar de idéia....

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Porque "deletar" alguém não torna a pessoa realmente não-existente; só resolve quando o único problema esteja de fato na interação entre si próprio e a pessoa deletada.
Só por curiosidade, o que vc sugere no lugar?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Só por curiosidade, o que vc sugere no lugar?

Eu editei a mensagem, por isso talvez você não tenha visto na hora a minha admissão de que às vezes é o único recurso mesmo.

Uma das minhas maiores desilusões na vida adulta foi a constatação de quão difundida é a imaturidade.  Mas ainda assim, "deletar" é basicamente eutanásia, é o que se faz quando realmente não há outro jeito.  Antes disso é prudente e construtivo tentar dialogar e chegar a uma base de entendimento mútuo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Ah, certo.
Antes disso é prudente e construtivo tentar dialogar e chegar a uma base de entendimento mútuo.
Blz. :ok:

Luz

• Visitante
Sério. Fui já, até que minha cabecinha insistiu em questionar o que já estava, por assim dizer, resolvido e não tentei evitar.  ::)

Legal, tinha lido e ouvido falar de ex-ateus, mas nunca ninguém me disse isso assim ao vivo e a cores...

Abraços.
É aquela idéia encarnada de que ateu é arrogante, pretensioso e que nunca admite trocar de idéia....

Além da idéia de conversão que costuma trazer. Comigo, ao menos, não existiu essa relação. Na verdade, resumindo, o que mudou sinceramente foi a resposta para a pergunta "deus existe?" de "não" para "não sei".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Além da idéia de conversão que costuma trazer.

Isso realmente acontece muito, não?  A idéia de fazer parte de uma religião X ou Y, até "prova em contrário".

Espera-se que um indiano seja hinduísta a não ser que aconteça algo "sério".  Que um membro do Povo Judaico siga o Judaísmo.  Que um brasileiro alegue crer em Jesus de alguma forma.  Até mesmo que descrer da Bíblia seja evidência da verdade do Alcorão...

Luz

• Visitante
Além da idéia de conversão que costuma trazer.

Isso realmente acontece muito, não?  A idéia de fazer parte de uma religião X ou Y, até "prova em contrário".

Espera-se que um indiano seja hinduísta a não ser que aconteça algo "sério".  Que um membro do Povo Judaico siga o Judaísmo.  Que um brasileiro alegue crer em Jesus de alguma forma.  Até mesmo que descrer da Bíblia seja evidência da verdade do Alcorão...

E que um ex-ateu seja, necessariamente, religioso (no sentido místico). Sempre que digo "já fui atéia" percebo uma série de relações que a simples declaração não traz, logo, passei a completar "mas também não sou religiosa".  ::)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #137 Online: 13 de Janeiro de 2008, 14:19:48 »
E interessantemente coerente a crença calvinista, apesar de estou com Dbohr em falar que um Deus desse nao mereceria minha adoracao.

Uma pergunta: Como e conciliada o conceito de infinitamente justo e bondoso com o conceito de escolher alguns para salvar e deixar os outros serem condenados, sendo que existe a capacidade de salvar a todos e o conhecimento nescessario para tal (onipotência e onisciência)?
"The patient refused an autopsy."

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Citação de: Seu Madruga

Então tem os escolhidos e os não-escolhidos? Isso não é meio segregacionista não?

Não. "É a vontade soberana de Deus....".

*- Imagino que você possa até estar se mijando de rir no momento. Mas estenda, estou apenas lhe respondendo de fora direta, hehhe.

Vou ver se tento resumir.

Bom, Deus já estaria meio que quebrando o galho salvando alguns, porque se Ele quisse mandar todo mundo pros quintos dos infernos, haja visto que quem quebrou a parte no acordo comendo a maçãzinha foi o homem, então já estamos no lucro tendo alguns salvos. Se olhar por esta perspectiva, se torna até algo bom, ao invés de segregacionista.

Mas o teor da nossa doutrina é: Ele salvou alguns porque quis, mandou outros para o inferno porque quis, porque Ele é Deus, e Ele escolhe e Ele pode.

Sendo bem sincero e direto, beleza? 

Mas foi deus quem criou o mal não o homem. Foi ele quem criou a serpente e a finalidade disso, podemos dizer sem engano, foi provocar "a queda".

Ele sendo onisciente, de antemão tinha total conhecimento de todas as consequências, mas mesmo assim decidiu aceitá-las. Logo, não é o homem o responsável por sua desgraça, mas sim deus.

Ele (deus) poderia ter escolhido outra maneira de fazer as coisas (ele é onipotente), mas não o fez. Logo, podemos afirmar também que ele preferiu que as coisas fossem assim (pecado original => morte física => morte espiritual) e, nessas circunstâncias, é muito difícil considerar um deus que assim procede como bom.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2008, 19:11:11 por wstEagle »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Obrigado (imagino que você saiba ou tenha deduzido que para mim ter fé não é algo inconsistente com ateísmo). :)

Creio que não. Fé se pode ter em qualquer coisa.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *

Não. Tinha essa idéia por causa dos próprios ateus mesmo. Os xiítas lá do FSTR bradavam orgulhosíssimos nunca terem visto um ex-ateu.

Por isso.

Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #141 Online: 14 de Janeiro de 2008, 10:45:35 »
Mais especificamente, eu defendo que há dois tipos de fé: um que despreza os fatos (e por isso não vale a pena buscar) e outro que os respeita, mas nem sempre se deixa limitar por eles (que é necessário até mesmo para a vida cotidiana).

E Deus, especificamente o de Abraão, para mim é um conceito autocontraditório que não tem muito a ver com qualquer um dos dois.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
E que um ex-ateu seja, necessariamente, religioso (no sentido místico). Sempre que digo "já fui atéia" percebo uma série de relações que a simples declaração não traz, logo, passei a completar "mas também não sou religiosa".  ::)

Você mora em Santa Catarina né?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 14 de Janeiro de 2008, 10:47:41 »
Sei.... Fala sério, põ. No meio da maior parte dos teístas somos considerados burros e arrogantes. Até criam estorinhas de ateu matando a família porque.... porque, na estorinha, o cara era ateu.....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #144 Online: 14 de Janeiro de 2008, 10:47:58 »
Luz mora em BH, salvo engano meu.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
E Deus, especificamente o de Abraão, para mim é um conceito autocontraditório que não tem muito a ver com qualquer um dos dois.

Pense autocontraditóriamente que tudo se resolve  :biglol:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Sei.... Fala sério, põ. No meio da maior parte dos teístas somos considerados burros e arrogantes. Até criam estorinhas de ateu matando a família porque.... porque, na estorinha, o cara era ateu.....

Dos que conhecí pessoalmente nenhum era arrogante.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
e nem burro! hehehe

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Luz mora em BH, salvo engano meu.

Ahn! É que talvez eu vá pra Santa Catarina ano que vem. Ia convidá-la para minha igreja!  :oba:

huahuahuahuahuahuahua

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 14 de Janeiro de 2008, 10:53:24 »
Eram burros......?

Editado: Ah.  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!