Autor Tópico: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.  (Lida 55886 vezes)

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
Re: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.
« Resposta #325 Online: 21 de Agosto de 2008, 00:50:29 »
É só o Espiritismo ser comentado que já se levantam opinioes acusando-o de ser inimigo da ciencia, de charlatanismo, de falsidade.
Ora ...se isso não é acusação eu não sei mais o que possa ser.
Cabe a quem diz isso comprovar que houve fraude.

Não. Mesmo que haja discordância, o ônus da prova ainda recai sobre quem afirma.

Corrijam a lista de falacias pois ela nao se aplica a quem acusa então!

É engraçado querer comprovar fraude em algo tão ridículo assim... eles é quem deveriam comprovar veracidade nessas maluquices toda, isso se de alguma forma for possível. O mais engraçado ainda é o espiritismo querer tentar provar suas provas fajudas com argumentos pseudocientificos. Por isso que espiritismo não passa de uma piada, e de mal gosto por sinal, já que tantos acreditam nessa infantilidade e sofrem com isso.

Qual falacia devo aplicar neste comentário?
« Última modificação: 21 de Agosto de 2008, 00:54:29 por Q »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #326 Online: 21 de Agosto de 2008, 01:02:32 »
Vamos entender então, como funciona exatamente a questão do ônus da prova. Para isso, é preciso entender que todo raciocínio parte de um princípio. Vamos chamar esse princípio de "afirmação primordial". Essa afirmação pode ser qualquer coisa que não seja baseada em um raciocínio anterior. Pode -e deve- ser baseada em fatos, mas não em outra afirmação. Em geral, são afirmações que fazem um julgamento de valor a respeito de um conceito, definindo ele como verdadeiro ou falso.

Um exemplo de afirmação primordial, é gravidade existe. Pegamos um conceito existente, e atribuimos a ele um valor de verdade. Agora, o ônus da prova recai sobre a pessoa que afirmou que essa gravidade existiria. Vamos supor que nesse momento, uma outra pessoa questiona essa afirmação, dizendo que "não há evidências que a gravidade existe". A quem cabe o ônus da prova nessa situação? A resposta, o ônus ainda cabe a pessoa que afirmou a existência da gravidade. A segunda pessoa fez uma contra-afirmação.

O ônus da prova só será transferido para a segunda pessoa a partir do momento em que a primeira afirmação for comprovada. A questão aqui, é que o ônus da prova sempre recai em uma afirmação que faz um juízo de valor a respeito de um conceito (sendo ele verdadeiro ou falso). Uma afirmação que responde a outra afirmação, é apenas um raciocínio derivado dela, e portanto, depende do fato da afirmação primordial ser ou não provada.

Uma afirmação que também necessitaria de ônus da prova seria gravidade não existe. É um novo julgamento de valor a respeito do mesmo conceito, logo, deve ser provado assim como o primeiro. É importante relembrar que ainda que essa afirmação não seja provada verdadeira, isso não implica que a outra afirmação necessariamente o é. O ônus da prova continua existindo para ambas. E se não forem provadas, ambas devem ser desconsideradas como argumentos.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nus_da_prova
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #327 Online: 21 de Agosto de 2008, 01:05:01 »
Assim que eu terminar de provar cientificamente que duendes nao existem, provarei que espiritos nao existem. Aguardem.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #328 Online: 21 de Agosto de 2008, 01:07:52 »
Recai sobre Kardec que até agora não foi contextado.
Nem mesmo os textos que atribuiram a ele como racistas foram refutados.
Puts ...só uma pessoa inocente demais diz que ele é "racista" visto que nem mesmo este nome existia no seculo XIX.

:oba:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #329 Online: 21 de Agosto de 2008, 01:13:34 »
Puts ...só uma pessoa inocente demais diz que ele é "racista" visto que nem mesmo este nome existia no seculo XIX.

Kardec racista? Jamais.

Os espiritos superiores (que deveriam, supostamente, serem superiores e nao estarem ligados a costumes primitivos de epoca) eh que eram racistas.

O que me lembra: engracado como a mentalidade dos supostos espiritos superiores eh parecida com a mentalidade das pessoas da epoca de Kardec... santa coincidencia, batman.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #330 Online: 21 de Agosto de 2008, 01:15:08 »

Kardec racista? Jamais.

Os espiritos superiores (que deveriam, supostamente, serem superiores e nao estarem ligados a costumes primitivos de epoca) eh que eram racistas.

Creia que manipularam uma parte de um paragrafo e deram teor de "racismo" a ele para descaracterizar a obra.
Obra de radicais[MONTFORT].

Curioso é que ainda que fosse racista é incontavel o tanto de negros que são espiritas.
Ora ... que racismo é esse que os negros leem?

Foi só uma comparação logica sobre o assunto.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2008, 01:21:46 por Q »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #331 Online: 21 de Agosto de 2008, 01:31:08 »

1. Kardec não provou nada. Os espíritas não provaram nada. Tudo pura groselha.
2. Os textos são claramente racistas pois colocam os negros e orientais abaixo dos caucasianos nas perspectivas física e espiritual.
3. Temos que admitir que não existem evidências de um comportamento com atitudes racistas mas suas idéias são claramente racistas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 21 de Agosto de 2008, 01:46:53 »
Na obra intitulada O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta:

"6 --Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 126).

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados" (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.

"Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado" (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição, sem data, pp. 206-207. A edição original de Qu'est ce que le Spiritisme é de 1859).

“Mas, então, porque nós, civilizados, esclarecidos, nascemos na Europa antes que na Oceania? Em corpos brancos antes que em corpos negros? Por que um ponto de partida tão diferente, se não se progride senão como Espírito? Por que Deus nos isentou do longo caminho que o selvagem deve percorrer? Nossas almas seriam de uma outra natureza que a sua? Por que, então, procurar fazê-lo cristão? Se o fazeis cristão, é que o olhais como vosso igual diante de Deus; se é vosso igual diante de Deus, porque Deus vos concede privilégios? Agiríeis inutilmente, não chegaríeis a nenhuma solução senão admitindo, para nós um progresso anterior, para o selvagem um progresso ulterior; se a alma do selvagem deve progredir ulteriormente, é que ela nos alcançará; se progredimos anteriormente, é que fomos selvagens, porque, se o ponto de partida for diferente, não há mais justiça, e se Deus não é justo, não é Deus. Eis, pois, forçosamente, duas existências extremas: a do selvagem e a do homem mais civilizado.” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)

Racista. Alguma dúvida?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #333 Online: 21 de Agosto de 2008, 01:56:59 »
Recentemente a revista "Reformador" Nº 2150-A, de maio de 2008, publicou a seguinte nota: Do encontro do Ministério Público Federal, no Estado da Bahia, e algumas editoras espíritas, em especial a FEB, em virtude de representação dirigida a esse órgão, solicitando-lhe providências no sentido de proibir a circulação das obras de Kardec que conteriam, na visão do requerente, textos discriminatórios ou preconceituosos, resultou a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta. Neste as editoras se comprometem a inserir notas explicativas nos livros em questionamento, evitando-se assim quaisquer interpretações indevidas a respeito dos textos citados.

Os textos se encontram, sobretudo, no livro "Obras Póstumas": O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino. E na Revista Espírita do ano de 1862: Assim, como na organização física, os negros serão sempre os mesmos; como Espíritos, são inquestionavelmente uma raça inferior, isto é primitiva. São verdadeiras crianças às quais muito pouco se pode ensinar. fonte:  http://desafioespirita.blogspot.com/

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #334 Online: 21 de Agosto de 2008, 04:46:21 »

2. Os textos são claramente racistas pois colocam os negros e orientais abaixo dos caucasianos nas perspectivas física e espiritual.
3. Temos que admitir que não existem evidências de um comportamento com atitudes racistas mas suas idéias são claramente racistas.

Alem de ler a palavra groselha vc mesmo admite que não existe nem sequer evidencia de comportamento racista.
Vc está caindo em contradição e isto é bem claro para mim.

Ou a coisa existe ou a coisa não existe.
Não existe meio termo.
Quando eu vou a padaria eu compro um pão inteiro, não compro meio pão.
É uma comparação idiota mas perto do que vc escreve não é quase nada(sic)

Palavras que eu me divirto lendo vc escrever:

1.Bullshit
2.Groselha
3.Racismo

Curioso é que ele mesmo confirma que não há evidência de racismo :

O objetivo não é claro sobre o que ele quer com o texto ou resposta.

:ok:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #335 Online: 21 de Agosto de 2008, 07:22:29 »
Disse isso por causa que ele se baseia em suas escritas (Idéias) e não na pessoa física (ações, atitudes).

E esse papo me dá medo.... :erm: :erm2:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #336 Online: 21 de Agosto de 2008, 12:14:48 »
O problema com o espiritismo é o fato dele atribuir "CULPAS" a indivíduos "antes do nascimento" - SEM NENHUMA EVIDENCIA! :enjoo:

Ps.: Párabens ao giga por citar FATOS e FONTES!

Abraços

« Última modificação: 21 de Agosto de 2008, 12:18:36 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #337 Online: 21 de Agosto de 2008, 12:20:21 »

Alem de ler a palavra groselha vc mesmo admite que não existe nem sequer evidencia de comportamento racista.
Vc está caindo em contradição e isto é bem claro para mim.

Ou a coisa existe ou a coisa não existe.
Não existe meio termo.
Quando eu vou a padaria eu compro um pão inteiro, não compro meio pão.
É uma comparação idiota mas perto do que vc escreve não é quase nada(sic)

Palavras que eu me divirto lendo vc escrever:

1.Bullshit
2.Groselha
3.Racismo

Curioso é que ele mesmo confirma que não há evidência de racismo :

O objetivo não é claro sobre o que ele quer com o texto ou resposta.

CLARO que idéias RACISTAS são uma EVIDÊNCIA de racismo.
Pense em idéias como  SEMENTES!

Estou com GIGA neste ponto também!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2008, 12:24:35 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #338 Online: 21 de Agosto de 2008, 15:02:15 »
O problema com o espiritismo é o fato dele atribuir "CULPAS" a indivíduos "antes do nascimento" - SEM NENHUMA EVIDENCIA! :enjoo:

Ps.: Párabens ao giga por citar FATOS e FONTES!

Abraços

No dia que a montfort for fonte eu deixo de ser Espírita e passo a defender os não espíritas ou céticos.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #339 Online: 21 de Agosto de 2008, 15:23:43 »
Q, voce está caindo naquele comportamento inerente a qualquer religião, como a espirita.
Sem ofença, mas seus argumentos é que são ingenuos...
Analise os fatos de forma imparcial, analise de forma logica. Pegue qualquer coisa usada como "evidencia" por pesquisadores vinculados a religião espirita e verá que eles só são corroborados por outros religiosos.
Pesquise por trabalhos serios, um cientista de verdade tem  a postura de não dizer que não existe espiritismo, o que não existem são as evidencias de que ele existe.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #340 Online: 21 de Agosto de 2008, 15:43:26 »
Q, voce está caindo naquele comportamento inerente a qualquer religião, como a espirita.

Volto a dizer que é um erro chamar o Espiritismo de Religião.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #341 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:08:39 »
É engraçado querer comprovar fraude em algo tão ridículo assim... eles é quem deveriam comprovar veracidade nessas maluquices toda, isso se de alguma forma for possível. O mais engraçado ainda é o espiritismo querer tentar provar suas provas fajudas com argumentos pseudocientificos. Por isso que espiritismo não passa de uma piada, e de mal gosto por sinal, já que tantos acreditam nessa infantilidade e sofrem com isso.

Qual falacia devo aplicar neste comentário?

Posso ter sido um pouco rude no post, mas não deixa de ser verdade o que postei. ;)

Assim como é um erro chamar Umbanda de macumba né...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #342 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:12:31 »
Assim como é um erro chamar Umbanda de macumba né...

Embora há concordancia não há ligação entre um e outro.
Não há sustentação embora haja concordancia

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #343 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:13:53 »

OK, desculpe...
Como chamar então? Ideologia? Filosofia?
De qualquer forma é semelhante a religião no aspecto de que ela é baseada na crença de seus seguidores e a inexistencia de evidencias para comprova-la.

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #344 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:20:44 »

OK, desculpe...
De qualquer forma é semelhante a religião no aspecto de que ela é baseada na crença de seus seguidores e a inexistencia de evidencias para comprova-la.

Espiritismo é baseado em 3 partes distintas as quais eu citei no começo das minhas postagens aqui!

Há evidencias e há estudos mas falta é interesse em se procurar[ da parte de outrem].

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #345 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:26:21 »

OK,

Então pra esclarecer:
Espiritismo seria então uma teoria ainda não comprovada, pois ainda não se apresentou evidencias cientificas de sua existencia.

Mas numa visão mais generica, até dá pra encaixar algumas religiões neste contexto também (Desing Inteligente ::)...

OK, desculpe...

Espiritismo é baseado em 3 partes distintas as quais eu citei no começo das minhas postagens aqui!

Há evidencias e há estudos mas falta é interesse em se procurar[ da parte de outrem].

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #346 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:29:20 »
Pessoal ...me relevem se eu fizer cagadas com as quotagens.
Isso dá trabalho demais

:chorao:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #347 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:31:33 »
Ops... quotei errado:
A resposta era

Então pra esclarecer:
Espiritismo seria então uma teoria ainda não comprovada, pois ainda não se apresentou evidencias cientificas de sua existencia.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #348 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:34:42 »
Ops... quotei errado:
A resposta era

Então pra esclarecer:

Existem duas correntes cientificas.
A que já aceita as causas e a que duvida.
Eles se dividem.
Pq afirmar o Espiritismo seria se aproximar de DEUS pq ele é Cristão então é compreensivel esta situação.
Mas varias das mediunidades são apresentadas com outros nomes.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #349 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:40:34 »
Ops... quotei errado:
A resposta era

Então pra esclarecer:

Existem duas correntes cientificas.
A que já aceita as causas e a que duvida.
Eles se dividem.
Pq afirmar o Espiritismo seria se aproximar de DEUS pq ele é Cristão então é compreensivel esta situação.
Mas varias das mediunidades são apresentadas com outros nomes.

Quem definiu essas "duas correntes"??
Eu conheço a metodologia cientifica (a que os cientistas de verdade seguem), e a teoria do espiritismo não atende ao metodo cientifico, por isso ela ainda não é comprovada.
Não é um fenomeno reprodutivel, não há evidencias, nada...

Aqui nesse forum mesmo já se abriu espaçõ para a apresentação de alguma evidencia que comprove o espiritismo e até agora ninguem apresentou nada que não pudesse ser refutado, nem se pode reproduzir nenhum "evento espirita"...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!