Autor Tópico: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.  (Lida 55885 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.
« Resposta #300 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:06:44 »
dá bola para esses experimentos, já que não fazem parte do mainstrain científico, ou seja da maioria da comunidade científica. E ainda questionam a credibilidade do pesquisador.

O que vale aqui então?
O autor ou a obra?
Ou nenhum?

Divulgação das principais revistas científicas, as mais afamadas, de acordo com um índíce de avaliação das mesmas. E estas ainda são fechadas para estes fenômenos que são enquadrados como paranormais.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #301 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:08:43 »
dá bola para esses experimentos, já que não fazem parte do mainstrain científico, ou seja da maioria da comunidade científica. E ainda questionam a credibilidade do pesquisador.

O que vale aqui então?
O autor ou a obra?
Ou nenhum?

Divulgação das principais revistas científicas, as mais afamadas, de acordo com um índíce de avaliação das mesmas. E estas ainda são fechadas para estes fenômenos que são enquadrados como paranormais.

Este tipo de comportamento induz ao erro.
Acredito que os que estudam isso sabem que isto induz ao erro.
Até mesmo as maiores autoridades erram e erram feio.
É usado aqui o metodo racional dos fatos ou só é dada atenção aqui à midia?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #302 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:11:52 »

O que vale aqui então?
O autor ou a obra?
Ou nenhum?

Este tipo de comportamento induz ao erro.
Acredito que os que estudam isso sabem que isto induz ao erro.
Até mesmo as maiores autoridades erram e erram feio.
É usado aqui o metodo racional dos fatos ou só é dada atenção aqui à midia?
O método racional adotado é este, o de dar valor a estas publicações. Por isso eu falei num post anterior sobre se questionar as próprias convicções sobre ciência. Não se considera o aspecto sociológico de uma geração científica, que configura o paradigma da mesma.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #303 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:12:58 »
Sim, já ouvi. Minha mulher é Espírita e temos debates bem animados :-)

Mas é a mesma coisa: ectoplasma e materialização são fenômenos que todo mundo fala, mas não se observa em condições rigorosas. Claro, você pode dizer que os Espíritos não se prestam a fazer truques para convencer os incrédulos, o que até faz sentido dentro da DE. Mas aí não se pode culpar os céticos por não acreditar, não acha?

Mal comparando, é como os Homeopatas reclamando que testes de duplo-cego com placebos não servem para testar a eficácia da Homeopatia...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #304 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:14:21 »
Não se considera o aspecto sociológico de uma geração científica, que configura o paradigma da mesma.

QED2

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #305 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:18:31 »
Não se considera o aspecto sociológico de uma geração científica, que configura o paradigma da mesma.

QED2
Não entendi essa expressão no contexto (nem na anterior), poderia me explicar por favor?

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #306 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:19:15 »

Mas é a mesma coisa: ectoplasma e materialização são fenômenos que todo mundo fala, mas não se observa em condições rigorosas. Claro, você pode dizer que os Espíritos não se prestam a fazer truques para convencer os incrédulos, o que até faz sentido dentro da DE. Mas aí não se pode culpar os céticos por não acreditar, não acha?

Queres mesmo que os Espiritos estejam a sua disposição ?
 :x

Mal comparando, é como os Homeopatas reclamando que testes de duplo-cego com placebos não servem para testar a eficácia da Homeopatia...

Qual a relação ?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #307 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:19:50 »
A questão é o que se entende por rigor científico. Já existem diversos experimentos, porém enquanto muitos ficam questionando a validade dos mesmos outros vão contruindo uma nova ciência.

Auto-experimentos é desconsiderado devido a um entendimento de que ocorra o auto-engano. Porém se o fato é real então não tem nada de errado e tem tudo para progredir, ainda mais com a experiência conjunta de muitos pesquisadores, milhares

Quod erat demonstrandum.

A Promotoria encerra, Meretíssimo.

1. Que fato real é esse que vocês estão mencionando?
2. Dbohr, em poucas palavras como seria o experimento que você imaginou?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #308 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:21:46 »

QED2
Não entendi essa expressão no contexto (nem na anterior), poderia me explicar por favor?

Pensa um pouquinho que você chega lá, é fácil ;-)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #309 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:25:34 »

QED2

Pensa um pouquinho que você chega lá, é fácil ;-)
Se eu não sei então não é fácil,  não é questão de pensar e sim de aprender. Cadê o professor agora?  :lol:

Achei isso aqui na Wikipédia:

Quod erat demonstrandum é uma expressão em Latim que significa "como se queria demonstrar". É usual aparecer no final de uma demonstração matemática com a abreviatura Q.E.D. ou na versão portuguesa C.Q.D.. Frequentemente é substituido por um dos símbolos ■ ou □.

O que entendi é que serve assim como numa expressão matemática, uma proposição que se quer ver válida. O que para mim está nos conforme.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #310 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:26:27 »

Existe uma outra explicação não-espírita mas também falaciosa. É a afirmação de que os fenômenos paranormais são imprevisíveis e incontroláveis e é difícil acertar o timming de ocorrência verificável em condições de laboratório. Sob essa perspectiva, fenômenos com hora marcada são sérios candidatos a possibilidade de fraude.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #311 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:31:17 »

Claro, você pode dizer que os Espíritos não se prestam a fazer truques para convencer os incrédulos, o que até faz sentido dentro da DE. Mas aí não se pode culpar os céticos por não acreditar, não acha?

Queres mesmo que os Espiritos estejam a sua disposição ?
 :x

Absolutamente, não espero nada. Mas aí você está me pedindo para aceitar alegações e testes feitos sem o rigor técnico mínimo para serem aceitos como ciência. Então, como disse antes, é questão de Fé.

E não tem nada de intrinsecamente errado nisso. Acredita quem quiser ;-)

Qual a relação ?

Testes rigorosos e refinados não apontam a presença de espíritos, ectoplasmas, etc. Então, em vez de inferir a inexistência de espíritos, ectoplasmas, etc., critica-se o rigor dos testes.

Existe uma outra explicação não-espírita mas também falaciosa. É a afirmação de que os fenômenos paranormais são imprevisíveis e incontroláveis e é difícil acertar o timming de ocorrência verificável em condições de laboratório. Sob essa perspectiva, fenômenos com hora marcada são sérios candidatos a possibilidade de fraude.

Curioso é que em Física existem classes de fenômenos ditos estocásticos, que são imprevisíveis e incontroláveis. Por exemplo, não se pode determinar quando ocorrerá um decaimento radioativo. Mas mesmo para isso existem tratamentos estatísticos que fornecem previsões bastante confiáveis.

A coisa fica mais nebulosa quando se postula que os fenômenos espirituais são manifestações inteligentes. Assim, pode-se simplesmente dizer que os Espíritos não quiseram se manifestar em dada ocasião. Isso, repito, não implica necessariamente na falsidade do fenômeno espiritual, mas CERTAMENTE não o apóia tampouco. Por isso é uma questão de fé.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #312 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:33:40 »
Eu vou rever meus livros que tratam deste assunto para postar noticias e pesquisas feitas neste campo.
Mas eu preciso mesmo fazer isso?
Existe a internet e varios meios de pesquisa.
Estou vendo comentários sem comprovação.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #313 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:38:43 »

Testar projeção astral é relativamente fácil, eu penso. Se tomarmos a descrição default, o corpo astral é ejetado do corpo físico e pode viajar invisível entre nós. Na verdade existem variantes mil do que seja a projeção astral, mas tomemos esta como exemplo. Bem, se o corpo astral pode ver o mundo físico, basta que se coloque objetos diferentes num ambiente o qual o suposto Paranormal não teve acesso e que se peça para que ele descreva o que vê no tal ambiente.

Eu vou rever meus livros que tratam deste assunto para postar noticias e pesquisas feitas neste campo.

Q, outros foristas postaram muitos links e publicações ditas científicas que comprovariam as alegações espíritas. Mas sempre foi a mesma coisa: falta rigor e quase sempre as experiências são subjetivas ou anedóticas.

E de qualquer forma, o ônus da prova é quem alega que espíritos existem ;-)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #314 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:41:30 »
Espiritismo é motivo de piada e charlatonismo.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #315 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:45:08 »
:roll:

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #316 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:47:56 »

Testar projeção astral é relativamente fácil, eu penso. Se tomarmos a descrição default, o corpo astral é ejetado do corpo físico e pode viajar invisível entre nós. Na verdade existem variantes mil do que seja a projeção astral, mas tomemos esta como exemplo. Bem, se o corpo astral pode ver o mundo físico, basta que se coloque objetos diferentes num ambiente o qual o suposto Paranormal não teve acesso e que se peça para que ele descreva o que vê no tal ambiente.

Vc pensa? (sic)

Isso passou até na tv sobre projeção astral.
Agora me fugiu o nome mas a ciencia já estuda isto.

Q, outros foristas postaram muitos links e publicações ditas científicas que comprovariam as alegações espíritas. Mas sempre foi a mesma coisa: falta rigor e quase sempre as experiências são subjetivas ou anedóticas.

Mas é vc quem diz que não existe.Cabe à vc provar o contrario rs
O que fiz foi argumentar de acordo com o que é postado.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #317 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:52:49 »

Vc pensa? (sic)

Awwww, assim você me ofende!! :biglol:

Boa tentativa, mas 1) isso não é original e 2) o ônus recai a quem faz a alegação de que espíritos existem. Estou apenas apontando que não há rigor nas evidências apresentadas até agora.

Enfim.

Seria legal se o Espiritismo estivesse certo quanto à reencarnação. A idéia é legal e, num certo sentido, reconfortante. Mas não estou convencido que seja assim.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #318 Online: 20 de Agosto de 2008, 23:59:30 »

Vc pensa? (sic)

Awwww, assim você me ofende!! :biglol:

Sei que sou novo e tudo mas desculpa ...não resisti rsrsrsr :histeria:

Boa tentativa, mas 1) isso não é original e 2) o ônus recai a quem faz a alegação de que espíritos existem. Estou apenas apontando que não há rigor nas evidências apresentadas até agora.
Enfim.

Seria legal se o Espiritismo estivesse certo quanto à reencarnação. A idéia é legal e, num certo sentido, reconfortante. Mas não estou convencido que seja assim.

(SIC)2?

RS

« Última modificação: 21 de Agosto de 2008, 00:10:57 por Q »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #319 Online: 21 de Agosto de 2008, 00:13:11 »

Uma dica. Dê uma olhada nos posts do Vitor Moura, ele postou toneladas de links, papers, meta-análises, etc. Leia o caso da Sra. Piper. Tá quase tudo lá...mas infelizmente, é como o DBohr falou, de concreto, concreto mesmo...

[meio off topic]
O Vitor faz falta aqui. Embora não concorde com suas idéias e com seu gênio truculento, confesso que aprendi muita coisa com ele e aguardo com carinho inúmeras referências que ele postou.
Fica aqui registrado um abraço se ele estiver acompanhando.
[/meio off topic]

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #320 Online: 21 de Agosto de 2008, 00:21:28 »
Mas é vc quem diz que não existe.Cabe à vc provar o contrario

Nããão... não cabe :)

Olhe direitinho o que significa ônus da prova e quem está fazendo a alegação extraordinária.

Ou deixe estar, se preferir. Semântica a parte, afinal, o fato permanece que as alegações do Espiritismo não passaram por testes rigorosos. Logo, acreditar neles é questão de Fé. E não há vergonha alguma em admitir isso.

O Vitor faz falta aqui. Embora não concorde com suas idéias e com seu gênio truculento, confesso que aprendi muita coisa com ele e aguardo com carinho inúmeras referências que ele postou.
Fica aqui registrado um abraço se ele estiver acompanhando.

De certa forma eu concordo com você. É lamentável que ele tenha preferido partir para a agressão e acabasse tendo sido expulso. Eu já disse várias vezes que seria interessante termos mais crentes a bordo...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #321 Online: 21 de Agosto de 2008, 00:33:37 »
Sim, piada e charlatonismo. ::)

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #322 Online: 21 de Agosto de 2008, 00:36:07 »
É só o Espiritismo ser comentado que já se levantam opinioes acusando-o de ser inimigo da ciencia, de charlatanismo, de falsidade.
Ora ...se isso não é acusação eu não sei mais o que possa ser.
Cabe a quem diz isso comprovar que houve fraude.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #323 Online: 21 de Agosto de 2008, 00:47:30 »
É engraçado querer comprovar fraude em algo tão ridículo assim... eles é quem deveriam comprovar veracidade nessas maluquices toda, isso se de alguma forma for possível. O mais engraçado ainda é o espiritismo querer tentar provar suas provas fajudas com argumentos pseudocientificos. Por isso que espiritismo não passa de uma piada, e de mal gosto por sinal, já que tantos acreditam nessa infantilidade e sofrem com isso.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #324 Online: 21 de Agosto de 2008, 00:50:02 »
É só o Espiritismo ser comentado que já se levantam opinioes acusando-o de ser inimigo da ciencia, de charlatanismo, de falsidade.
Ora ...se isso não é acusação eu não sei mais o que possa ser.
Cabe a quem diz isso comprovar que houve fraude.

Não. Mesmo que haja discordância, o ônus da prova ainda recai sobre quem afirma.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!