Autor Tópico: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.  (Lida 55890 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.
« Resposta #425 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 21:11:12 »
nao pode acontecer porque deus nao deixa. Deus filho da puta deixa espiritos obsediar(sic) pobres coitados, mas nao deixa um mais esclarecido mostrar para estes pobres coitados aquele um teste que seria a divisao de aguas para o mundo.

Eu repito. Nao ha possibilidades de alguem com qi mais do que mediano acreditar em espiritismo por muito tempo. Soh tosqueira mesmo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #426 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 22:47:26 »
nao pode acontecer porque deus nao deixa. Deus filho da puta deixa espiritos obsediar(sic) pobres coitados, mas nao deixa um mais esclarecido mostrar para estes pobres coitados aquele um teste que seria a divisao de aguas para o mundo.

Eu repito. Nao ha possibilidades de alguem com qi mais do que mediano acreditar em espiritismo por muito tempo. Soh tosqueira mesmo.

É o incrível medo da morte, ou a insuperável vontade de viver para sempre, que todos temos. Pra mim é isso que cega as pessoas. Sem eles garanto que não existiria espiritismo ou religião alguma.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #427 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 23:02:32 »

É o incrível medo da morte, ou a insuperável vontade de viver para sempre, que todos temos. Pra mim é isso que cega as pessoas. Sem eles garanto que não existiria espiritismo ou religião alguma.
Acho que não é apenas isso, para alguns seria uma forma de inventar uma justiça para consolar quem não consegue aceitar que simplesmente shit happens... Eles tem que acreditar que há uma razão pra tudo e uma "ordem" das coisas que lhes deem um sentido de vida.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #428 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 23:24:45 »
Espíritas, astrólogos, numerólogos, ufologistas, esoteristas, teóricos de conspirações etc, tem muita coisa em comum apesar de estarem focados em espíritos, astros, números, ufos, mistérios e conspirações, etc. Essa gente tem uma pré-disposição anormal para aceitar qualquer porcaria sem questionamento ou de questionar essas porcarias de forma equivocada e aceitar qualquer explicação que reforce suas crenças. Como diz um amigo meu, parece que existem pessoas que já nascem com uma tendência natural para pensar errado. Elas não conseguem enxergar o óbvio, precisam fantasiar, se iludir, serem enganadas etc e tal. Independe de sexo, de idade, de renda, de QI, de formação escolar e acadêmica.

Por que?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #429 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 23:29:14 »
Busca por um "sentido maior" na vida ao invés de fazer a vida ter seu próprio sentido, medo da morte, etc.  Basicamente antropocentismo, elas acham que o universo tem que se encaixar em seus anseios e não que devemos tentar nos encaixar no universo da melhor maneira possível.

São motivos diferentes para pessoas diferentes.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #430 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 23:44:47 »
Existe mesmo algo de patológico em boa parte das pessoas, mas existem pessoas que têm apenas costume de pensar groselhas e essas podem ser reeducadas.

Meu sogro tem 70 anos e virou ateu o ano passado. Outro dia ele me disse que simplesmente estava acostumado a pensar dessa maneira, e que agora nem consegue acreditar como acreditava nisso tudo. Em cerca de 3 anos o pensamento cético o invadiu de uma maneira determinante.

Mas existe uma parte da população que realmente tem algum tipo de disturbio que deveria ser estudado. É uma predisposição para ser enganado, eles se engajam em alguma coisa que faça a vida parecer ordenada. Precisa ser estudado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #431 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 01:23:18 »
Se não me engano o dawkins tem uma teoria interessante sobre isso.
Parece que a crença cega foi importante em alguns casos para a sobrevivência da espécie num passado remoto, principalmente em nossas crianças.
Imagine que a milhares de anos atrás, os pais dissessem para uma criança o seguinte: "não vá nadar no rio, tem crocodilo", ou "não coma desta planta que é venenosa", ou " não ande sozinho por aí que tem bichos" etc... naquela época, a criança que não acreditasse cegamente nessas coisas estaría em maus lençois... dessa forma a seleção natural fez seu trabalho.
No entanto, apesar de ter sido benéfico, acabou gerando como subproduto essa crendice descontrolada que vemos em algumas pessoas, elas acabam aceitando qualquer idiotice desconhecida sem precisar verificar.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #432 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 09:12:12 »
Se o que "comanda" na visão de religiosos é a tal da "alma" ou "espírito" para que serve um corpo humano e toda a sua complexidade?

Não faz o menor sentido. Boa parte dos avanços científicos partiram de pessoas que não aceitavam essa coisa de "carma", "pecados/erros do passado". Vejam a medicina: O que seria se não fosse a necessidade de observação e pesquisa?

Eu não posso simplesmente sentar numa cadeira, olhar para cima e achar que todos os problemas do mundo estão em algo que nem posso provar, como os espíritos e afins.

Enquanto na época das navegações todos achavam que marujos caíam doentes por estarem "almadiçoados", alguém teve brilhante idéia de vincular a dieta pobre dos marujos com os grandes períodos em alto mar.

Eu não entendo como as pessoas religiosas, seja por ignorância ou medo, nunca tenham feito qualquer questionamento sobre o fantástico "atalho" fornecido por seus dogmas: "Se eu não sei porque, então é obra de Deus (ou qualquer outra coisa invisível)?"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #433 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 09:39:46 »
Se o que "comanda" na visão de religiosos é a tal da "alma" ou "espírito" para que serve um corpo humano e toda a sua complexidade?

Não faz o menor sentido. Boa parte dos avanços científicos partiram de pessoas que não aceitavam essa coisa de "carma", "pecados/erros do passado". Vejam a medicina: O que seria se não fosse a necessidade de observação e pesquisa?

Eu não posso simplesmente sentar numa cadeira, olhar para cima e achar que todos os problemas do mundo estão em algo que nem posso provar, como os espíritos e afins.

Enquanto na época das navegações todos achavam que marujos caíam doentes por estarem "almadiçoados", alguém teve brilhante idéia de vincular a dieta pobre dos marujos com os grandes períodos em alto mar.

Eu não entendo como as pessoas religiosas, seja por ignorância ou medo, nunca tenham feito qualquer questionamento sobre o fantástico "atalho" fornecido por seus dogmas: "Se eu não sei porque, então é obra de Deus (ou qualquer outra coisa invisível)?"

É como eu disse, o básico da religião está no conceito medo x conforto, depois vem todas as outras variantes. " Lhe darei o conforto da vida após a morte, em troca..." .

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #434 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 10:58:06 »
Deixe-me lhe fazer uma pergunta Giga: você acha o seu sistema de pensamento (o materialismo, o ceticismo) melhor do que o meu (o Espiritismo)?
Esse é o ponto! O sistmea do Giga e de vários foristas aqui baseia-se no método científico! Se é melhor que a "logica" espírita? Vejamos:
O Metodo científico resultou em alguns poucos e insignificantes resultados
- Expectativa de vida de mais de 30 anos
- antibióticos e modernas técnicas médicas e de higiene
- Eletricidade
- materiais confortáveis para vestimentas
- melhor proteção e abrigo de interpéries
- computador, internet, etc
- meios de transporte globais (avião, navio, etc)
- melhor compreensão do mundo (hoje sabemos que a terra não é o centro do universo e que não há vida em jupter)
- etc.

A "lógica" espírita
- conforto psicológico baseado em uma fantasia

O espírita dito superior mataria esta com a seguinte frase: Tudo isto, meu caro, provém do avanço espiritual dos últimos séculos. Espíritos iluminados reencarnaram e houve estes avanços que citou.

Mas não deixa de ser um bullshit!
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #435 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 14:10:13 »
O espírita dito superior mataria esta com a seguinte frase: Tudo isto, meu caro, provém do avanço espiritual dos últimos séculos. Espíritos iluminados reencarnaram e houve estes avanços que citou.

Pra começo de conversa, um espírita que se julga superior já é um filho da puta de carteirinha. :nojo:
Eu não entendo o que método cientifico tem a ver com fé!? Eu sou espírita e estudo astrofísica assim como física de partículas. Eu costumo usar do método cientifico para análises dos novos conceitos e teorias e não minha fé no espiritismo. Tem vezes que os Senhores confundem tanto as coisas que parece brincadeira!  :no:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #436 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 16:08:31 »

Pra começo de conversa, um espírita que se julga superior já é um filho da puta de carteirinha. :nojo:
Eu não entendo o que método cientifico tem a ver com fé!? Eu sou espírita e estudo astrofísica assim como física de partículas. Eu costumo usar do método cientifico para análises dos novos conceitos e teorias e não minha fé no espiritismo. Tem vezes que os Senhores confundem tanto as coisas que parece brincadeira!  :no:

Correio, para os céticos de um modo geral, todas as coisas, e não só a religião, tem que ter evidências científicas que as comprovem. Qualquer um que diga que tem fé em alguma coisa, simplesmente porque acredita que é assim, baseado em experiências pessoais ou não, tem que comprovar através do método científico de que é desse jeito. Não adianta dizer que confundem uma coisa com outra, porque uma coisa não é outra, e a nada pode fugir do implacável método científico e suas evidências. A não ser que você, apenas você, não aceite, e continue com sua fé, sozinho, sem pregá-la para terceiros, porque assim não estará sujeito a ter que mostrar evidências de fato, coisa que nenhuma religião ainda o fez.

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #437 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 21:24:44 »

Correio, para os céticos de um modo geral, todas as coisas, e não só a religião, tem que ter evidências científicas que as comprovem. Qualquer um que diga que tem fé em alguma coisa, simplesmente porque acredita que é assim, baseado em experiências pessoais ou não, tem que comprovar através do método científico de que é desse jeito. Não adianta dizer que confundem uma coisa com outra, porque uma coisa não é outra, e a nada pode fugir do implacável método científico e suas evidências. A não ser que você, apenas você, não aceite, e continue com sua fé, sozinho, sem pregá-la para terceiros, porque assim não estará sujeito a ter que mostrar evidências de fato, coisa que nenhuma religião ainda o fez.

É exatamente isto, Jucavini.

Correio, você utiliza o método científico com a física de partículas, não é? Será que também o utiliza nos casos do espiritismo?
Talvez a segunda pergunta eu já tenha obtido a resposta ao vê-lo admitir que tem no espiritismo. ;)

Abraços!
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #438 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 22:00:36 »

Eu sou espírita e estudo astrofísica assim como física de partículas. Eu costumo usar do método cientifico para análises dos novos conceitos e teorias e não minha fé no espiritismo.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #439 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 03:17:00 »

Vocês usam ou usaram método científico para arrumar namoradas, criar os filhos, fazer amizades?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #440 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 08:42:48 »
Busca por um "sentido maior" na vida ao invés de fazer a vida ter seu próprio sentido, medo da morte, etc.  Basicamente antropocentismo, elas acham que o universo tem que se encaixar em seus anseios e não que devemos tentar nos encaixar no universo da melhor maneira possível.
Interessante você falar isso. O homem não precisa se encaixar no universo do jeito que ele é, mas, por ser racional, pode fazer o universo se comportar do jeito que ele quer ou precisa. O que fazemos na Terra como homens, domando a natureza, os espíritos fariam em uma escala muito maior, domando o universo para atender às suas expectativas racionais.

Então seria mesmo uma espécie de antropocentrismo, mas provocado. É o wishfulthinking sendo implementado.

Imagina, por exemplo, a humanidade daqui há milhares de anos, já tendo evoluído em tecnologia e no futuro modificando geneticamente os seus próprios corpos para não envelhecerem ou perecerem mais a não ser por causas acidentais, ou para serem capazes de suportar certas condições adversas de outros mundos. Não seria essa uma existência bem parecida à que é relatada para os espíritos? Até onde pode chegar o desenvolvimento humano? E quem é que garante que esse progresso já não foi feito?

Só divagando...

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #441 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 11:19:19 »
Busca por um "sentido maior" na vida ao invés de fazer a vida ter seu próprio sentido, medo da morte, etc.  Basicamente antropocentismo, elas acham que o universo tem que se encaixar em seus anseios e não que devemos tentar nos encaixar no universo da melhor maneira possível.
Interessante você falar isso. O homem não precisa se encaixar no universo do jeito que ele é, mas, por ser racional, pode fazer o universo se comportar do jeito que ele quer ou precisa. O que fazemos na Terra como homens, domando a natureza, os espíritos fariam em uma escala muito maior, domando o universo para atender às suas expectativas racionais.

Então seria mesmo uma espécie de antropocentrismo, mas provocado. É o wishfulthinking sendo implementado.

Imagina, por exemplo, a humanidade daqui há milhares de anos, já tendo evoluído em tecnologia e no futuro modificando geneticamente os seus próprios corpos para não envelhecerem ou perecerem mais a não ser por causas acidentais, ou para serem capazes de suportar certas condições adversas de outros mundos. Não seria essa uma existência bem parecida à que é relatada para os espíritos? Até onde pode chegar o desenvolvimento humano? E quem é que garante que esse progresso já não foi feito?
Só divagando...

Um abraço.
Apesar de seu pensamento ser interessante, e de eu ter esperança que a humanidade chegue nesse patamar algum dia, não há nenhuma evidência de que alguma outra espécie tenha chegado lá, portanto eu mantenho isso na parte do meu cérebro que abriga os sonhos e esperanças. Não vejo como a esperança e os sonhos de um futuro melhor podem se confundir numa crença de que algo assim ja existiria em algum lugar. Nada leva a acreditar nisso.
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #442 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 11:46:07 »
Poderíamos abrir um tópico para divagarmos tudo aquilo o que a gente sonha (ou sonha acordado, ou acha que já existe).

Assim poderíamos de parar de chamar isto de espiritismo e chamá-lo de "Eu gostaria que o mundo fosse assim...".

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #443 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 11:53:52 »

Eles até se questionam, mas o conceito de sagrado ainda tem um peso muito grande, tipo, por mais idiota que possa parecer é sagrado e tambem temos a questao do menor esforço

E convenhamos, a ciencia nao ajuda muito, o conhecimento geralmente fica restrito aos circulos academicos

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #444 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 13:18:41 »
Poderíamos abrir um tópico para divagarmos tudo aquilo o que a gente sonha (ou sonha acordado, ou acha que já existe).

Assim poderíamos de parar de chamar isto de espiritismo e chamá-lo de "Eu gostaria que o mundo fosse assim...".

Não há nada de errado em imaginar um mundo ideal. Doentio é imaginar um mundo como gostaria que ele fosse e convencer-se de que ele é real, tentar convencer outras pessoas dessas idéias, ficar torcendo para que sejam encontradas evidências a favor ou ter fé que elas sejam encontradas no futuro.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #445 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 13:47:19 »
Citação de: jucavini
Correio, para os céticos de um modo geral, todas as coisas, e não só a religião, tem que ter evidências científicas que as comprovem. Qualquer um que diga que tem fé em alguma coisa, simplesmente porque acredita que é assim, baseado em experiências pessoais ou não, tem que comprovar através do método científico de que é desse jeito.

Mas não há métodos científicos para se provar um dragão na garagem! Tudo que O Senhor aplicar de cientifico será refutado por alguma idéia mirabolante que dirá que falta instrumento para tal.
Eu acredito em espíritos por causas que apenas servem para mim e não quero convencer ninguém que estou certo quanto à existência de tal estado imaterial da consciência. E quanto as contribuições da minha fé para com ciência, considero bobagem e não acho que o espiritismo trará alguma nova tecnologia ou nova descoberta astronômica ou na medicina, etc. Por isso acho sem noção comparar ciência com religião.

Citação de: Barata Tenno
Vocês usam ou usaram método científico para arrumar namoradas, criar os filhos, fazer amizades?

Valeu Caro Senhor Barata, é bem esta idéia que possuo também. :ok: :)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #446 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 13:50:24 »

Não há nada de errado em imaginar um mundo ideal. Doentio é imaginar um mundo como gostaria que ele fosse e convencer-se de que ele é real, tentar convencer outras pessoas dessas idéias, ficar torcendo para que sejam encontradas evidências a favor ou ter fé que elas sejam encontradas no futuro.

Giga,

Foi sarcarmo da minha parte.

É que eu já li tanto absurdo, que qualquer conto de fadas me parece uma visão do inferno. Eu até tinha alguma noção do que era espiritismo, mas algumas opiniões espíritas aqui me deixaram absolutamente pasmo de tão nonsense que são.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #447 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 13:57:26 »
Mas não há métodos científicos para se provar um dragão na garagem! Tudo que O Senhor aplicar de cientifico será refutado por alguma idéia mirabolante que dirá que falta instrumento para tal.

Putz!!!! Isso é inacreditável.

Eu acredito em espíritos por causas que apenas servem para mim e não quero convencer ninguém que estou certo quanto à existência de tal estado imaterial da consciência.

É uma pena que o Correio tenha desistido de participar do CC. Boa sorte Correio, até qualquer dia desses. Um abraço.
E quanto as contribuições da minha fé para com ciência, considero bobagem e não acho que o espiritismo trará alguma nova tecnologia ou nova descoberta astronômica ou na medicina, etc.

Resumindo, não serve para porra nenhuma.

Por isso acho sem noção comparar ciência com religião.

Concordo com você, mas são os próprios espíritas que insistem em afirmar que o espiritismo além de religião é ciência e filosofia, o que acho um absurdo total e que justifica a comparação.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #448 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 14:04:22 »
Citação de: Mr. Mustard
Eu até tinha alguma noção do que era espiritismo, mas algumas opiniões espíritas aqui me deixaram absolutamente pasmo de tão nonsense que são.

Talvez porque sua noção do espiritismo fosse preconceituosa? Quais opiniões lhe deixaram tão pasmo assim? Indique o “nonsense” de algumas por favor.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #449 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 14:08:28 »
Citação de: Mr. Mustard
Eu até tinha alguma noção do que era espiritismo, mas algumas opiniões espíritas aqui me deixaram absolutamente pasmo de tão nonsense que são.

Talvez porque sua noção do espiritismo fosse preconceituosa? Quais opiniões lhe deixaram tão pasmo assim? Indique o “nonsense” de algumas por favor.

E precisa?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!