Autor Tópico: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.  (Lida 55888 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.
« Resposta #375 Online: 21 de Agosto de 2008, 23:22:10 »
E é comportamento de um estudioso ficar satisfeito aonde está?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #376 Online: 21 de Agosto de 2008, 23:24:13 »
É isso ai mscontini, disse tudo! :ok:

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #377 Online: 21 de Agosto de 2008, 23:26:50 »
Vcs realmente já procuraram ou leram alguma coisa a respeito de Espiritismo e ciencia?

Não tem pq eu procurar outras coisas pelo menos por enquanto.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #378 Online: 21 de Agosto de 2008, 23:33:14 »
 <_<

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #379 Online: 21 de Agosto de 2008, 23:36:28 »
Vcs realmente já procuraram ou leram alguma coisa a respeito de Espiritismo e ciencia?

Sim, já li muita coisa....sempre leio o que me cai na mão...mas sempre com espirito critico!!!
Achei as obras de kardek tipicas da epoca em que escreveu, preconceituosas simplistas e racistas...estão bem de acordo com o conhecimento  da epoca, que achava que havia vida em todos os planetas do sistema solar por exemplo... E aquela estoria de fluidos magneticos dá nó no estomago de quem conhece um pouco de eletromagnetismo como eu...
Tem ainda muitas outras incongruencias, a lista é grande...

Se voce não quer sair de dentro da "filosofia" espirita, tudo bem...mas não dá pra discutir ciencias de dentro dela...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #380 Online: 22 de Agosto de 2008, 02:37:27 »
Segundo Othon M. Garcia, "ainda que cometamos um número infinito de erros, só há, na verdade, do ponto de vista lógico, duas maneiras de errar: raciocinando mal com dados corretos ou raciocinando bem com dados falsos. (Haverá certamente uma terceira maneira de errar: raciocinando mal com dados falsos). O erro pode, portanto, resultar de um vício de forma – raciocinar mal com dados corretos – ou de matéria – raciocinar bem com dados falsos." http://ateus.net/artigos/ceticismo/falacias_e_erros_de_raciocinio.php

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #381 Online: 22 de Agosto de 2008, 06:43:08 »

Algumas ordens de grandeza mais do que vale a pena.

Diante da sua colocação abaixo, devolvo a pergunta:

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #382 Online: 29 de Dezembro de 2009, 17:28:33 »
Sklogw & Luis Dantas...

.............................................

Campanha Anti-Bullshit Científico

..............................................

Religião portanto não é sobre Deus; é sobre esperança, motivação e crença

...

É isso, mas não só isso, religião é também política, dominação de massas, guerra, cultura, como toda organização social. Ao contrário dos que defendem origem divina na religião, eu a acho "humana, demasiado humana".

Então, estou mais ou menos apoiado, para concluir - que religião - de facto, essencialmente, é uma associação de pessoas, com opiniões semelhantes, para os mais diversos fins, espirituais ou não. :)   
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Sabedoria

• Nível 04
  • *
« Resposta #383 Online: 09 de Janeiro de 2010, 22:56:16 »
espiritismo e ceticismo são a mesma coisa...pois são conceitos humanos...não há diferença nenhuma entre um e outro...tanto espiritismo quanto ceticismo tem seus seguidores...e juntamente e em igual peso podemos associar o catolicismo, protestantismo, budismo, confucionismo, e outros ismos...são aglomerados de pessoas, com o mesmo fundamento: o erro humano

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #384 Online: 09 de Janeiro de 2010, 23:30:52 »
E eu achando que espiritismo era uma religião e ceticismo fosse uma forma de tratar determinada situação/alegação/etc.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #385 Online: 10 de Janeiro de 2010, 00:06:33 »
Me too...  :|
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #386 Online: 10 de Janeiro de 2010, 00:23:16 »
estamos ferrados
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #387 Online: 10 de Janeiro de 2010, 01:36:37 »
Tô começando a sacar qualé a dos espiritas... eles intimam os descrentes sobre o que leram a respeito... é óbvio que o grande filão deles são suas gráficas e suas livrarias. Money Talks...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #388 Online: 10 de Janeiro de 2010, 11:12:03 »
espiritismo e ceticismo são a mesma coisa...pois são conceitos humanos..

Então bem e mal também.

Eu não costumo criticar o nick dos outros, mas neste caso, Sr 'Sabedoria', vai ficar difícil. O que o sr diz é bem incongruente. Por que não tenta explicar de novo ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #389 Online: 10 de Janeiro de 2010, 17:58:14 »
O ano começou bem...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #390 Online: 11 de Janeiro de 2010, 11:30:12 »
espiritismo e ceticismo são a mesma coisa...pois são conceitos humanos..

Então bem e mal também.

Eu não costumo criticar o nick dos outros, mas neste caso, Sr 'Sabedoria', vai ficar difícil. O que o sr diz é bem incongruente. Por que não tenta explicar de novo ?
Ele podia discutir com o Lusitano... Talvez rendesse uma discussão os dois...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #391 Online: 11 de Janeiro de 2010, 11:34:08 »
espiritismo e ceticismo são a mesma coisa...pois são conceitos humanos...não há diferença nenhuma entre um e outro...tanto espiritismo quanto ceticismo tem seus seguidores...e juntamente e em igual peso podemos associar o catolicismo, protestantismo, budismo, confucionismo, e outros ismos...são aglomerados de pessoas, com o mesmo fundamento: o erro humano

Nesta linha de raciocínio, existe algum conceito cujo fundamento não é o erro humano e/ou não tenha seguidores?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #392 Online: 12 de Janeiro de 2010, 10:03:14 »
Sabedoria

espiritismo e ceticismo são a mesma coisa... pois são conceitos humanos... não há diferença nenhuma entre um e outro... tanto espiritismo quanto ceticismo tem seus seguidores... e juntamente e em igual peso podemos associar o catolicismo, protestantismo, budismo, confucionismo, e outros ismos...são aglomerados de pessoas, com o mesmo fundamento: o erro humano

Caríssimo: - parece-me evidente que você está incorrendo num tremendíssimo paralogismo. :)

Conceito = conceito. :ok:

Conceito de espiritismo # conceito de cepticismo. :)

Daí que você conclua - que todos os "ismos" - incluíndo ateísmo, são agrupamentos humanos, talvez esteja mais ou menos certo. Mas quando você estabelece, que todos esses "ismos", significam conceptualmente a mesma coisa, então obviamente, que você está completamente enganado. :)  
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2010, 10:13:43 por lusitano »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #393 Online: 12 de Janeiro de 2010, 10:27:26 »
Sabedoria

espiritismo e ceticismo são a mesma coisa... pois são conceitos humanos... não há diferença nenhuma entre um e outro... tanto espiritismo quanto ceticismo tem seus seguidores... e juntamente e em igual peso podemos associar o catolicismo, protestantismo, budismo, confucionismo, e outros ismos...são aglomerados de pessoas, com o mesmo fundamento: o erro humano

Caríssimo: - parece-me evidente que você está incorrendo num tremendíssimo paralogismo. :)

Conceito = conceito. :ok:

Conceito de espiritismo # conceito de cepticismo. :)

Daí que você conclua - que todos os "ismos" - incluíndo ateísmo, são agrupamentos humanos, talvez esteja mais ou menos certo. Mas quando você estabelece, que todos esses "ismos", significam conceptualmente a mesma coisa, então obviamente, que você está completamente enganado. :) 
Touche!!  :susto:

Por essa eu não esperava! Mandou bem Lusitano!  :ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #394 Online: 12 de Janeiro de 2010, 11:24:30 »
Contini

Por essa eu não esperava! Mandou bem Lusitano! :ok:

:) :) :) 

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #395 Online: 19 de Janeiro de 2010, 19:21:31 »
Toda a vez que alguém perguntar a respeito de uma instituição ou forma de pensar, torna-se necessário estabelecer como os demais que vêem por outro lado alguns princípios como pontos de partida: 1. (Anterioridade) Quem ou o que vem antes de... 2. (Os juizos) Qual o princípios que regem a base onde estão sustentados... 3. (A permanência ou tempo de vida) Qual o autor do início do movimento... 4. (Qual o fruto) Justiça? certeza? religiosidade? ... 4. (Qual o propósito maior) para si mesmo e para os outros...
Voltaremos ao tema.  
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2010, 22:26:05 por Berehit »

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #396 Online: 20 de Janeiro de 2010, 11:36:33 »
A opinião sob o espiritismo nos tira do foco essencial : Qual o propósito de ensinar à alguém de como pensamos , descremos, ou cremos? Todo o nosso ensino em opiniôes estará sob uma fei que diz, que tudo o que falamos e damos exemplos será base para nossa condenação em Juizo. Façamos lembrança de um tribunal. A rigor já estamos num tribunal onde nossas palavras (em opiniôes ) e nossos exemplos de viver do que dizemos, trazem sentença. Alguém pode ter belos e próprios pensamentos para si mesmos, mas, eles traduzirão também, para àqueles que os seguem, os prejuizos decorrentes de seguir tal proposição. Aqui está o ponto onde dizemos: Estamos sob julgamento e sob setença... 

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #397 Online: 20 de Janeiro de 2010, 11:42:03 »
A opinião sob o espiritismo nos tira do foco essencial : Qual o propósito de ensinar à alguém de como pensamos , descremos, ou cremos? Todo o nosso ensino em opiniôes estará sob uma fei que diz, que tudo o que falamos e damos exemplos será base para nossa condenação em Juizo. Façamos lembrança de um tribunal. A rigor já estamos num tribunal onde nossas palavras (em opiniôes ) e nossos exemplos de viver do que dizemos, trazem sentença. Alguém pode ter belos e próprios pensamentos para si mesmos, mas, eles traduzirão também, para àqueles que os seguem, os prejuizos decorrentes de seguir tal proposição. Aqui está o ponto onde dizemos: Estamos sob julgamento e sob setença... 

Certo, e qual a sua opinião sobre o Espiritismo?

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #398 Online: 20 de Janeiro de 2010, 13:01:43 »
A minha opinião, para simplificar, fica da observção por experiência de vida. Casei como uma mulher de formação espírita que trouxe consigo profundo zelo, fiel, e de belos atributos; mas, que sofria com sigo mesmo, como fruto de seus fundamentos de formação religiosa. Conheci outros no mesmo sentido, como uma senhora vizinha nossa já falecida em onições trágicas. O que declaro, me conduz dizer destas experiências, é que não observamos ser bom para elas; assim eu proponho uma experiência nova que traga a paz. Esta decisão a minha mulher experimentou e dá confirmação de plena melhora, de bom que hoje possue.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #399 Online: 20 de Janeiro de 2010, 13:09:52 »
Qual seria esta experiência nova?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!