Vamos colocar um exemplo:
Imagine que eu sou, ficticiamente, uma pessoa egoísta, megalomaníaca, orgulhosa, com tendências psicopatas, enfim, com tendências de tudo o que há de pior nesse mundo e tenho poder suficiente para fazer todo o mal que gostaria. Mas ao mesmo tempo sou crente (mesmo) num sistema religioso qualquer ou sou materialista.
Agora imagine que eu sou, também ficticiamente, uma pessoa boa, justa, benevolente, misericordiosa, enfim, com tendências de tudo o que há de bom nesse mundo, mas que vivo num mundo onde impera a injustiça e que todos levam vantagens na minha frente porque trapaceam. Da mesma forma, sou crente (mesmo) num sistema religioso qualquer ou sou materialista.
Que todos os sistemas religiosos e mesmo os não religiosos, como alguns sistemas materialistas, pregam que se deve evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente, é ponto pacífico. São raros os sistemas que pregam o mal que sobrevivem.
Mas o valor do sistema religioso ou materialista está em justamente como ele influi nas duas personalidades acima, quando ambas creem num mesmo sistema. O bom sistema desestimulará o primeiro a ser do jeito que é e fortalecerá o segundo a perseverar no caminho que está. O mau sistema fará justamente o contrário, ou seja, estimulará o primeiro e desanimará o segundo.
O exemplo que dei acima da salvação pela graça exemplifica bem como é que o cristianismo (como atualmente está organizado) influi sobre os maus e os bons adeptos, incentivando os maus e desanimando os bons. Como é que os outros sistemas se comportam? Possuem brechas que podem ser exploradas pelos maus, desanimando os bons? O Espiritismo eu afirmo que não possui essas brechas capazes de incentivar o mal e desanimar os bons. Mas eu sou suspeito para me pronunciar porque eu sou adepto desse sistema religioso. Por isso eu recorro aos críticos: identificaram eles algum ponto da DE que fosse capaz de estimular os maus e desanimar os bons?
Não adianta dizer que todos os sistemas pregam o bem. Isso eu já sei. Eu quero é entender o quanto eles são efetivos, inefetivos ou prejudiciais no objetivo de melhoramento do homem.
Um abraço.