Como reconhecer um crente
Acho, por exemplo, que o pessoal de Darfur poderia aproveitar muito observando e aprendendo os exemplos ocidentais; os muçulmanos igualmente. Mas se não querem, respeitemo-los e vivamos a nossa vida. Só que infelizmente temos que intervir quando as suas crenças afetam os direitos e a liberdade humana. Nesse sentido, a educação tem que ser imposta.
Possível análise:
1- Anos de guerra, colonialismo, problemas em fronteiras delimitadas arbitrariamente,
2- É uma estratégia de Deus
Defendemos que existem no cosmo mundos onde encarnam espíritos mais adiantados e menos adiantados. Por que seria Deus proibido de distribuir espíritos mais ou menos adiantados em povos pela Terra, como distribui em mundos? Se distribuiu ou não é outra história, mas que é uma possibilidade racional, isso é. E a meu ver, provável.
Possível análise
1- Racional é buscar evidências que podem ser comprovadas, testadas e questionadas. Suas lições nos permitem melhorar as leis e tentar prever os acontecimentos futuros de acordo com o cenário atual
2- Racional é fazer uma teoria que explica o passado, através de ad hocs claros, não consegue prever o futuro e necessita de seres hiper poderosos que sem ninguém ver muda o destino do mundo
Os corpos influenciam, mas não são decisivos. Coloque espíritos bastante adiantados encarnando numa raça selvagem, e em pouco tempo verá avanços que parecerão milagres. O oposto também se verifica. É só observar o que aconteceu na Alemanha Nazista, onde uma grande parte de espíritos inferiores e maus habitaram naquela raça em certo tempo.
Possível análise:
1- Os alemães estavam em um cenário propício a eclosão de uma guerra. Dívidas, inflações, beira de uma guerra civil. Encontraram o discurso certo na hora certa e uniram o povo alemão. Estudos (citados neste tópico) apontam para a comprovação de que, sob circunstãncias onde não há controles, pessoas aparentemente civilizadas agem como bárbaros
2- Deus colocou um monte de malvadões entre os alemães para ver o pau quebrar, porque nos ama.
Ainda de acordo com a experiência do presídio, suponha que logo após os alunos tivessem tido uma aula de reflexão, onde teriam sido discutidas as atitudes de cada um, os acertos e os erros. Suponha até que os excessos tenham sofrido uma punição qualquer. Suponha então que a experiência seja feita uma segunda vez com os mesmos alunos, mas desta vez mais instruídos e experientes. Você acha que o comportamento seria igual ao da primeira vez, ou os alunos guardas teriam mais experiência e tato no trato com os presos fictícios? Eis aí a função da reencarnação.
Possível análise
1- Um cara parece civilizado pelo critério Kardecista. Branquinho, inteligente, bem preparado. Aí age com um animal devido a um teste em ambiente controlado e reproduzível. Isso quer dizer que varíaveis de ambiente são preponderantes no comportamento humano.
2- O cara é realmente bonzinho e civilizado, foi só um lapso. Quando ele morrer, vai tomar uma dura e lembrar. O preto feio (segundo critérios Kardecista) vai nascer mais preto e mais feio
O respeito a hierarquia é uma realidade, e é justo que assim seja. Mas não existem as dissidências, as rebeliões? O que caracterizava o exército nazista não era o fato de existirem somente pessoas más, mas de a maioria ser má. Então o peso da opinião destes prevalecia. À medida que se substitui maus soldados por bons, o peso vai se equilibrando, até que finalmente se sobrepõe. Não é que não existam mais maus, mas, por serem minoria, se sentem deslocados e são obrigados a se camuflar. É isso que vemos hoje.
Possível análise
1- Russos pelo leste, americanos/ingleses pelo oeste, americanos/neozelandeses/ingleses pelo sul (etc....), um equipamento claramente superior fizeram o curso da guerra mudar, revertendo o que até então o fator surpresa das envestidas alemãs haviam causado.
2- Deus foi colocando almas melhores no meio do exército alemão (lembrando que ele tinha posto as almas ruins porque nos ama) o que fez com que eles ... essa não consegui interpretar, sorry
Bom, se vc pensou, cogitou, raciocinou sobre qualquer hipotese numero 2, você é um crente e sua capacidade crítica está seriamente avariada.