Autor Tópico: Coletânea de textos racistas de Allan Kardec  (Lida 71856 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Coletânea de textos racistas de Allan Kardec
« Resposta #250 Online: 27 de Abril de 2008, 10:42:01 »
Uma das grandes virtudes da doutrina, é que ela é aliada a ciência, ela evolui. E kardec mesmo já previa isto.
O que foi dito naquela época e que a humanidade superou deve ser absorvido pela doutrina.A codificação diferente da bilblia não é um livro sagrado nem inafalivel. O que não estiver de acordo com a ciência deve ser modificado.
Pois o mundo já não é o mesmo.
Eis um exemplo de espírita que concorda com os textos racistas de Kardec:

É certamente preciso levar em conta as boas intenções nessa defesa, mas ela não é necessária nem querida pelos próprios Hotentotes. Trate-os com dignidade e respeito, preocupem-se com o seu desenvolvimento, dêem-lhe boas escolas e boa instrução e não precisará considerá-los inteligentes para deixá-los felizes, ao mesmo tempo em que nós mesmos seremos mais felizes.
Devem ser tratados como os animais inferiores que são, mas sempre com amor, certo?
A natureza é o que é e não nos cabe protestar, mas entender.

O Espiritismo nunca disse que eram animais ou que devessem ser tratados como tais. Apenas diz que são irmãos mais novos, que tem-se a obrigação de auxiliar o progresso; de se ser benevolente e indulgente para com eles.

Se eu fosse um hotentote e tivesse conhecimento dessa conversa, faria o máximo esforço possível para provar que, pelo menos em se tratando da minha individualidade, essas teses não se aplicam. Espero sinceramente que todos os Hotentotes tenham esse pensamento; pois sua evolução se daria de forma muito mais rápida.

Leia as páginas 3 e 4 deste tópico, pelo menos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #251 Online: 27 de Abril de 2008, 11:17:27 »
Raciocine como eu raciocino e você entrará no time dos que têm senso crítico apurado; divirja e estará com senso crítico seriamente avariado

Mais uma vez: Não.
Raciocine baseado em evidências, utilize o que pessoas fizeram em termo de lógica durante milhares de anos, se não utilizar tenha uma razão para isso,  procure pensar que outras pessoas tão crentes quanto você possui explicações baseadas no fantástico e estão tão seguras quanto vc, procure pensar se há evidências físicas também para as suas alegações.

Ou seja, raciocinio e dogma não é um par viável

Mas cada um crê (ou descrê) naquilo que quer, não é mesmo? Eu procuro basear a minha crença na lógica e nos fatos (todos eles); mas uma crença ou descrença não precisa ter necessariamente vínculos com a verdade ou a sua busca. Aliás, se a verdade convencesse, médico nenhum fumaria.

Não, vc não deveria crer nem descrever. Vc deveria saber ou não saber.
Se você é obrigado a lançar mão de uma crença, já era, é crença, não pode ser checada, e vc deveria tentar convencer o porque a sua é melhor do que a de outros, que é baseada no mesmo tipo de evidências que vc promove.

abraço também
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #252 Online: 27 de Abril de 2008, 11:19:33 »
Raciocine como eu raciocino e você entrará no time dos que têm senso crítico apurado; divirja e estará com senso crítico seriamente avariado

Mais uma vez: Não.
Raciocine baseado em evidências, utilize o que pessoas fizeram em termo de lógica durante milhares de anos, se não utilizar tenha uma razão para isso,  procure pensar que outras pessoas tão crentes quanto você possui explicações baseadas no fantástico e estão tão seguras quanto vc, procure pensar se há evidências físicas também para as suas alegações.
Acho que ele estava sendo irônico.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 27 de Abril de 2008, 12:15:21 »
Sim, ele me acusou de propor que o meu raciocínio é correto e o dele é errado, simplesmente por ser o meu e o dele.
A mensagem foi de que não é o meu ou o dele, mas que existem afimações que são baseadas em evidências e outras não
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #254 Online: 28 de Abril de 2008, 19:33:43 »
Agnóstico, não adianta discutir com espíritas. Para eles, nós somos meros ignorantes da doutrina, lemos pouco, raciocinamos mal, temos preconceitos contra eles, somos despreparados, arrogantes e pretenciosos, e acima de tudo, não concordamos candidamente que a DE é a melhor coisa que aconteceu para a humanidade desde a invenção da roda!!!!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #255 Online: 28 de Abril de 2008, 19:46:14 »
Sklogw

Sabe que prefiro debater com espírita do que com católico? O católico acaba falando: porque deus qué. O espirita tem que justificar com uma pretensa lógica, aí acaba se expondo a argumentações e expondo a inconsistênciaas de suas argumentações...
Acho que o cara acaba vendo...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #256 Online: 29 de Abril de 2008, 06:39:35 »
Sklogw

Sabe que prefiro debater com espírita do que com católico? O católico acaba falando: porque deus qué. O espirita tem que justificar com uma pretensa lógica, aí acaba se expondo a argumentações e expondo a inconsistênciaas de suas argumentações...
Acho que o cara acaba vendo...
Alguns espíritas alegam que há centenas de cientistas que eram céticos, mas começaram a pesquisar os fenômenos mediúnicos e acabaram se convencendo, só que o resto da comunidade científica (e  nós) finge que não os vê. E dizem que se nós pesquisássemos a respeito deles em vez de duvidar a priori mudaríamos de idéia.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #257 Online: 29 de Abril de 2008, 09:15:02 »
É, já ouvi isso.

Indo pelo lado de centenas = muitos. Não precisa de centenas, basta um que prove.

Indo pelo lado de centenas = poucos. Centenas acreditam no espiritismo / Milhares que não acreditam = bostesimal  :)

[]

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #258 Online: 29 de Abril de 2008, 11:55:23 »
Agnóstico, não adianta discutir com espíritas. Para eles, nós somos meros ignorantes da doutrina, lemos pouco, raciocinamos mal, temos preconceitos contra eles, somos despreparados, arrogantes e pretenciosos, e acima de tudo, não concordamos candidamente que a DE é a melhor coisa que aconteceu para a humanidade desde a invenção da roda!!!!

É por ai.
Só não podemos generalizar.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #259 Online: 29 de Abril de 2008, 12:02:42 »
Nope

Como não há registro de espíritos feitos, apenas evidências anedóticas (aconteceu comigo, eu tive a experiência, então é real) e evidências anedóticas são utilizadas para muitas coisas (incluindo para provar abduções) temos que o que acontece com os espíritas é:

1- Existe os acontecimentos do mundo
2- Existe a crença dos espíritas, moldadas pelos acontecimentos do mundo (como qualquer outra crença)
3- Fazem explicações ad hoc, inverificáveis, baseadas nos MESMOS sentimentos alegados por abduzidos, energizados por cristais, etc..

Esse é o espiritismo.

Não é verdade.
A doutrina foi exaustivamente testada por aqueles que lá no inicio descobriram as manifestações mediunicas.
E hoje mesmo existem universidades e varios pesquisadores que tentam entender tais fenomenos.
Ficar repetindo que só existe evidencia anedotica vai passar a ser tolice.
E não me faça postar links que atestam o que escrevi.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 29 de Abril de 2008, 12:53:09 »
Videomaker

Vc faz um monte de afirmações e pede para eu não te pedir as evidências? Ok, não vou pedir.
Até porque vcs estão acostumados a pensar sem evidências.

Mas pls faça esse teste

../forum/topic=14591.225.html#msg322653

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #261 Online: 29 de Abril de 2008, 14:27:39 »
Videomaker

Vc faz um monte de afirmações e pede para eu não te pedir as evidências? Ok, não vou pedir.
Até porque vcs estão acostumados a pensar sem evidências.

Mas pls faça esse teste

../forum/topic=14591.225.html#msg322653

Não vou te mostrar, pois vc como um cara bem informado, já conhece.
Apenas não admito esta tua falta de honestidade intelectual.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 29 de Abril de 2008, 14:29:44 »
Video, proselitismo... sem argumentos, não fique falando porque Deus quer...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #263 Online: 29 de Abril de 2008, 19:10:44 »

Se eu colocar um link de uma universidade que estuda rencarnação vai ser proselitismo?
Tão se coçando pra me expulsar.
E agora?

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #264 Online: 29 de Abril de 2008, 19:15:57 »

Se eu colocar um link de uma universidade que estuda rencarnação vai ser proselitismo?
E agora?

Eles tem resultados? Bons resultados? Não estudos com métodos e conclusões no mínimos escusas.
Ou é que nem o nucleo de estudos da unb. Que nem a propria unb quer saber mais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #265 Online: 29 de Abril de 2008, 19:23:36 »

E agora?

Eles tem resultados? Bons resultados? Não estudos com métodos e conclusões no mínimos escusas.
Ou é que nem o nucleo de estudos da unb. Que nem a propria unb quer saber mais.

Tem resultados! Os resultados que vc quer? Já não posso te responder.
 Os caras se debruçam e estudam, vc faz isso tambem? Ou quando diz que são conclusões escusas é só uma opinião de quem apenas acha isso?
 Olha meu colega, a universidade é americana, os caras são preparados. Como estou por um link pra ser expulso... talvez seja melhor não.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 29 de Abril de 2008, 20:05:25 »
Video, não sou moderador, mas eu penso o contrário: Vc não seria expulso se mostrasse os links e argumentasse com base em evidências (é o que todos esperam). Um troll é expulso quando fica fazendo proselitismo e não tem evidências nem argumentos.

E se vc tem argumentos, entre no tópico que fala sobre a prova da paranormalidade.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #267 Online: 30 de Abril de 2008, 23:11:50 »
Olha meu colega, a universidade é americana, os caras são preparados. Como estou por um link pra ser expulso... talvez seja melhor não.

Universidade americana.... os espíritas adoram dizer que a NASA está estudando os fenômenos mediúnicos.... como se ciência fosse sinônimo de NASA hahahahha
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #268 Online: 01 de Maio de 2008, 11:56:17 »

Universidade americana.... os espíritas adoram dizer que a NASA está estudando os fenômenos mediúnicos.... como se ciência fosse sinônimo de NASA hahahahha

Então a NASA agora tambem é universidade?
Bom acho que vc deveria procurar outras motivações para rir.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #269 Online: 01 de Maio de 2008, 12:03:10 »
Olha o que mais se tem dentro de uma universidade são estudos fajutos. Simplesmente afirmar que universidades estudam X e por isso X é valido é apelo a autoridade.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #270 Online: 01 de Maio de 2008, 12:16:33 »
Olha o que mais se tem dentro de uma universidade são estudos fajutos. Simplesmente afirmar que universidades estudam X e por isso X é valido é apelo a autoridade.
Apelo a autoridade, este é pra mim é dos contra argumentos mais interessantes que um cético pode usar.
Qualquer coisa, QULAQUER MESMO, que alguem diga sobre um assunto, pode ser taxado de apelo a autoridade. Não interessando o quanto a informação esteja absolutamente certa, correta ou etc.
Quem pode contra isso? Ninguem.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 01 de Maio de 2008, 12:43:01 »
Apelo a autoridade, este é pra mim é dos contra argumentos mais interessantes que um cético pode usar.
Qualquer coisa, QULAQUER MESMO, que alguem diga sobre um assunto, pode ser taxado de apelo a autoridade. Não interessando o quanto a informação esteja absolutamente certa, correta ou etc.

Qualquer argumento pode ser tachado como apelo a autoridade, isto é certo...
Por isso argumentos verdadeiramente balizados não se respaldam nisso, mas na possibilidade de serem testados e replicados. Isso valida ou não o argumento... infelizmente a sua religião não consegui alcançar o status de ciencia, como os espiritas pretendem pois não não há um unico caso que possa ser testado e reproduzido.... nela tudo se resume a fé, e aquele que tem fé ve "sinais" ou argumentos pseudo-cientificos em tudo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #272 Online: 01 de Maio de 2008, 12:49:31 »
Sim, ele me acusou de propor que o meu raciocínio é correto e o dele é errado, simplesmente por ser o meu e o dele.
A mensagem foi de que não é o meu ou o dele, mas que existem afimações que são baseadas em evidências e outras não
Foi você que concluiu da seguinte forma:

"Bom, se vc pensou, cogitou, raciocinou sobre qualquer hipotese numero 2, você é um crente e sua capacidade crítica está seriamente avariada."

Eu entendo "capacidade crítica" como capacidade de raciocinar. Mas vamos deixar as comparações intelectuais de lado então...

O que diferencia um cético de um crente, basicamente, é que o primeiro não aceita princípios que o segundo aceita. Todos os crentes aceitam os mesmos princípios aceitos pelos céticos (digo princípios e não negações de princípios). Mas os crentes vão além dos céticos e aceitam um universo maior de princípios, normalmente vindos de evidências obtidas através do raciocínio e da dedução, ou de testemunhos oculares, e não da simples observação direta e reproduzível, que em suma todos têm que aceitar de uma maneira ou de outra.

Isso pode significar tanto uma vantagem como uma desvantagem, pois razão e dedução podem se enganar, e os testemunhos oculares nem sempre são o que parecem. As nossas inteligências nem sempre são tão desenvolvidas e, neste caso, um cético leva mais vantagem sobre um crente. Se um indivíduo é baldo de inteligência (capacidade crítica baixa, para usar os seus termos), mais seguro mesmo ficar sobre concreto firme do que se aventurar num barco que não sabe dizer se pode afundar ou navegar.

Mas para quem tem inteligência mais desenvolvida (ou para quem acha que tem), essa postura quer dizer a mesma coisa que estagnação intelectiva. Quem tem capacidade crítica mais apurada poderia, a meu ver, se aventurar a tentar deduzir algumas verdades dentre os relatos que contêm várias verdades e mentiras; a sair um pouco do Posto C onde existe o bom queijo e, tal qual os ratinhos sniff e scurry, do conto Quem mexeu no meu queijo?, sair para procurar outros queijos melhores e mais saborosos nos lugares desconhecidos e inexplorados; descobrir evidências concretas em eventos que ocorreram somente uma vez e foram relatados por várias pessoas, sob a luz de suas próprias convicções pessoais, preconceitos e superstições.

Colhendo informações de todos os lados, cada um pode selecionar as evidências que precisa para formular seus princípios e construir os seus sistemas pessoais, ou a aderir a um já existente. No meu caso em particular, eu preferi aderir a um sistema já existente (o Espiritismo), ao invés de criar o meu próprio, por julgar que o existente é bastante consistente.

Mas uma regra deveria ser seguida na construção de sistemas ou nas adesões a sistemas já existentes: a lógica não deveria ser desrespeitada; logica interna e lógica com os fatos observáveis (aqueles já aceitos pelos céticos). Há vários crentes que não observam esses detalhes. Pode-se colher as evidências que se quiser e construir-se o sistema que se desejar, mas deve-se tomar sempre o cuidado de verificar se os princípios adotados não contradizem uns aos outros ou aos fatos, porque aí, neste caso, pelo menos um desses princípios foi formulado de maneira incorreta e é necessariamente falso. Ignorar fatos não deveria valer também. É aí que entra a capacidade crítica e que muitos crentes não têm desenvolvida, e sem os quais seriam muito melhor sucedidos nesse mundo como céticos. Mas cada um acha que aplica bem a lógica, e outros há que acham que fazem melhor ignorando-a.

Nós, os espíritas, decidimos nos deixar guiar pela lógica em tudo aquilo que não podemos controlar com os nossos próprios olhos, e assim tentarmos avançar na filosofia do universo. É claro que, ao sermos pesados na balança, provavelmente encontrarão muito mais erros em nossos sistemas do que encontrarão nos dos céticos, que praticamente não errarão. Mas também, pouco avançarão, em minha opinião. O progresso filosófico virá, mas muito pouco virá de suas mãos. Talvez nem mesmo o progresso material, pois muito desse progresso vem de idealistas que são capazes de enxergar além das evidências básicas já conhecidas. Talvez algum dia, se alguém for capaz de tirar algum proveito material do "fluido universal" (se existir); construir uma máquina ou um dispositivo qualquer que use esse "fluido" básico, todos acreditarão nele, como muitos só creram na relatividade só depois que viram a fotografia de 1919. diferentemente de Einstein que viu as evidências pelo raciocínio antes de as vê-las materialmente. Mas aí a oportunidade do progresso intelectual já terá passado; é como alguém que conta a resposta de uma charada antes que o interlocutor possa descobrir o resultado por si só, através dos indícios que se espalham por toda a parte e exercitando a sua inteligência. Mas outras oportunidades certamente virão, pois o sol brilha para todos. Estamos aqui para percorrermos os caminhos, e não para sermos levados ao fim dele, protegidos dos tropeços.

É uma opinião. Só divagando...

Essa sua rabujice, Sklogw, é um fato que me impressiona... e me diverte. De qualquer forma, acho que o Agnóstico já sabe decidir sozinho se vale a pena ou não discutir com espíritas.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #273 Online: 01 de Maio de 2008, 14:10:58 »

Qualquer argumento pode ser tachado como apelo a autoridade, isto é certo...
Por isso argumentos verdadeiramente balizados não se respaldam nisso, mas na possibilidade de serem testados e replicados. Isso valida ou não o argumento... infelizmente a sua religião não consegui alcançar o status de ciencia, como os espiritas pretendem pois não não há um unico caso que possa ser testado e reproduzido.... nela tudo se resume a fé, e aquele que tem fé ve "sinais" ou argumentos pseudo-cientificos em tudo.

Vc esta me dizendo que todo argumento aqui exposto por céticos SÃO TESTADOS E REPLICADOS no momentos que são apresentados?
Ou são apenas colocados como qualquer outro, e assim portanto podem ser tachados tambem de apelo a autoridade!
O uso pelo nosso colega lá em cima foi baseado na possibilidade de um link que eu poderia ter postado.
Gostaria de saber como em um debate as pessoas não podem usar de referencias pra não correr o risco de estar usando de um "apelo a autoridade".
Se o simples fato de colocar uma referencia é apelo a autoridade, repito, quem pode com isso?
Não vou entrar no mérito da questão da ciência espirita.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #274 Online: 01 de Maio de 2008, 14:35:20 »
Vc esta me dizendo que todo argumento aqui exposto por céticos SÃO TESTADOS E REPLICADOS no momentos que são apresentados?
Não, mas tem que ser possível testá-los.
Se digo que uma coisa é assim ou assado mas lhe digo que é preciso aceitar pela fé, já estou afirmando que não dá para testar.
Ou são apenas colocados como qualquer outro, e assim portanto podem ser tachados tambem de apelo a autoridade!
O uso pelo nosso colega lá em cima foi baseado na possibilidade de um link que eu poderia ter postado.
Gostaria de saber como em um debate as pessoas não podem usar de referencias pra não correr o risco de estar usando de um "apelo a autoridade".
Você deve usar referências para que as pessoas pesquisem e verifiquem elas mesmas de onde você tirou o que diz. O que está errado é afirmar "Fulano falou portanto está certo".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!