Sem ter que se incomodar, você estacionou nos cuidados a ela. Imagine por exemplo que você tivesse que lidar com a York no nível máximo de "capetismo". Aí sim ocorreria uma evolução (ou pelo menos chance de evoluir) sua, pois teria que se virar para lidar com o comportamento rebelde dela. Criaria ferramentas para lidar com a rebeldia dela, pesquisaria o comportamento dos cães, leria livros a respeito. Seria uma "evolução", ao meu ver...
Não .Você já teve um yorkshire?São uns capetas, eternamente com problemas. Depois, sabe-se lá porque,passam uns tempos calmos, daí vem doenças de pele, do coração, rins, alergias, etc.
Então nunca parei, estacionei, como vc disse...Sempre tenho que estar ao par das novas vacinas mportadas,
quais as vacinas novas no mercado, comportamentos que sugerem problemas de saúde,e por aí vai.
Sem citar eternas buscas na Internet,acerca de artigos sobre erliquiose, babesiose,giardiase, hipotireodismo, luxações de patela,piometra,dirofilariose,cinomose, leptospirose( que está infectando a cidade novamente )etc.
Creio que se eu tiver outras, e terei, estou suficientemente evoluída para cria-las e desta vez mais fácilmente.
Embora os problemas variem de uma para a outra, assim como de filho para filho, e nunca são os mesmos problemas, infelizmente.