Autor Tópico: Se Deus existisse, como ele seria?  (Lida 16550 vezes)

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
Se Deus existisse, como ele seria?
« Online: 15 de Janeiro de 2008, 07:47:42 »
Coloque seu pensamento do que ele teria que ser, como teria que ser e o que teria que fazer.Físico? Etéreo?
Qualidades,tudo.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2008, 08:08:35 por Syl »
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Nigh†mare

• Visitante
Re: Se Deus existisse, como ele seria?
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2008, 07:57:51 »
Who cares? :P
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2008, 08:28:02 por Nightmare »

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2008, 08:01:40 »
Ah importa! Importa porque não podemos nos equivaler aos religiosos, aos fanáticos, que não querem virar o rosto para ver uma verdade que os faria mudar toda uma estrutura de vida!
Quem não é assim acomodado como eles, tem coragem suficiente, ou deveria ter , para poder enfrentar qualquer verdade.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Suyndara

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2008, 09:07:40 »
Bastando a verdade se apresentar  :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2008, 09:15:10 »
Deus não é prioridade...

sério.  Deus simplesmente não é um assunto importante.

Já o entendimento que se tem do que seria Deus, ISSO pode ser um assunto interessante... :)

Você já postou no tópico a seguir, não sei se viu estes dois posts em que eu descrevo os "pré-requisitos mínimos conhecidos" de um hipotético Deus.

Ao mesmo tempo, suspeito que você não vai entender do que estou falando.  Li em algum lugar agora há pouco que você dá importância a motivos para crer ou descrer, o que é um tanto estranho do meu ponto de vista.

../forum/topic=14520.100.html#msg285894
../forum/topic=14520.150.html#msg286297
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2008, 09:18:23 »
Update: li melhor..  :vergonha:

Ah importa! Importa porque não podemos nos equivaler aos religiosos, aos fanáticos, que não querem virar o rosto para ver uma verdade que os faria mudar toda uma estrutura de vida!

(Na sua cabeça, "nãos" à parte, "religioso" e "fanático" são sinônimos?)

Quem não é assim acomodado como eles, tem coragem suficiente, ou deveria ter , para poder enfrentar qualquer verdade.

Coragem é algo que se cultiva e conquista, não com bravata de "não ser como AQUELES OUTROS", mas com atos e decisões.  Como disse o filósofo grego (infelizmente não lembro qual), virtude se aprende fazendo atos virtuosos.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2008, 09:35:22 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2008, 09:31:35 »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2008, 11:11:31 »
Luis:
Religiosos podem se tornar fanáticos, fanáticos não se tornam religiosos.
Respeito a ambos, porém aquele que é religioso, (religioso que eu falo é religião+razão+fé)
esse tem minha admiração, porque não aceita dogmas, aceita tão sómente o que reconhece dentro de si como verdade.Tem princípios e não se dobra, porque já chegou a uma conclusão em sua vida.
Coragem, que eu saiba é cuore+aggio= ação do coração ou do sentir.
Não é valentia.Nem bravata. È simplesmente aceitar verdades que podem não estar dentro de nós, manter a mente limpa e aberta para quaisquer verdades que possam advir;é fazer o que o que devemos por vontade própria e quando tivermos que fazer algo por obrigação, reconhecer isso para si mesmo. Não se iludir pensando:Eu sou tão bonzinho!!!Essa é só minha opinião
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2008, 11:13:49 por Syl »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2008, 11:19:37 »
Sua visão é muito individualista.  Receio que não faz muito sentido aos meus olhos.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2008, 11:30:38 »
Bem, talvez seja mesmo, porém quem não tem uma óptica toda sua para ver qualquer assunto?
mas você ainda não respondeu de que forma estou diferente....

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:02:12 »
Se....seria como tinha de ser....se a lua existisse, como ela seria?...claro, sabemos que a lua existe, já deus....mas é o que penso a respeito das coisas, afinal se existem são como tem que ser caso contrario entramos para o munda da imaginação e não vejo sentido ficar imaginando um deus que não existe....prefiro imaginar o que aconteceria se cessar por completo o movimento das particulas...

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:05:34 »

Bom, observando as coisas assim, como elas são, se deus existisse, teria de ser sutil, como se não existisse.  :P

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:21:59 »

Bom, observando as coisas assim, como elas são, se deus existisse, teria de ser sutil, como se não existisse.  :P

Caraca... :oba: se ele existisse seria como se não existisse?...colei o tico e teco amiga..rsrs :stunned:

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:28:39 »
Se Deus existisse, como ele seria?

Isso me lembra esses dois jogos:

http://lionhead.com/bw2/
http://lionhead.com/bw/

Nesses você brinca de ser um deus. :hihi:

A atividade de um deus faz todo o povo se curvar perante ele. Ou seja, um mundo com deuses seria governado por deuses, pelo simples sentimento de medo gratidão. ::)

Um mundo sem deuses seria governado pelos homens (por não ter ninguém com mais poder que os homens), igual... o nosso mundo! Oh! ::)

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:34:22 »
Um mundo com deus ou sem ele não faria diferença para o que faria ou para o que já fiz em minha vida. Não ia ficar com medo, nem com remorso.
Iria acreditar que ele seria bom;se não o fosse, não seria deus.E se fosse bom, me daria sempre uma segunda chance, assim como eu daria a meu filho.
Simples assim.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:44:45 »
Citação de: Syl
Iria acreditar que ele seria bom;se não o fosse, não seria deus.E se fosse bom, me daria sempre uma segunda chance, assim como eu daria a meu filho.
Simples assim.

Mas o fato de acreditar em algo não muda a realidade e se deus fosse mal não seria deus?.....o conceito de bem e mal não é unânime nem entre os homens...

beijos

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2008, 13:59:06 »
Acreditar em alguem como seu deus, ama-lo, respeita-lo, sem que fosse digno nem do meu respeito ou do meu amor ou siquer de minha consideração?
Não dá para imaginar !

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2008, 14:11:54 »

Caraca... :oba: se ele existisse seria como se não existisse?...colei o tico e teco amiga..rsrs :stunned:

Ué, por quê? Talvez eu tenha interpretado a pergunta do tópico de forma errada.  :P  Se deus existisse no Universo como o obseramos ou num suposto Universo diferente desse?  :stunned:

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #18 Online: 15 de Janeiro de 2008, 21:11:24 »
A única coisa que daria para deduzir sobre uma divindade seria o fato dela ser extremamente sutil ou ausente e dela possuir uma mente incogniscível para humanos. O resto é apenas especulação.

Mas se formos nos guiar pela lógica ao invés do Wishful Thinking, é extremamente provável que deus não desse a mínima para nós como indivíduos. Talvez ele tivesse um pouco de curiosidade em espiar um pouco a biosfera de nosso planeta. Afinal, a  vida é um fenômeno aparentemeente raro no universo. Ou talvez seu cérebro divino não considere a vida algo interessante. Ou então, talvez sejamos tão pequenos que ele nem reparou que estamos aqui.

Deus não seria nem bom e nem mau. Não teria qualidades nem defeitos. Afinal, estes conceitos são humanos e foram criados para descrever humanos. Não faz sentido usá-lo em coisas não humanas ou que vivem longe de humanos. A formiga que passeia pelo parapeito de minha janela não é boa e nem má. Nem tem qualidades ou defeitos. Ela simplismente é uma formiga. O mesmo vale para deus.

Talvez ele viva em um universo superior onde surgiu e vive em meio à outros deuses. Talvez por isso, ele dedique apenas uma fração de seu tempo para contemplar a sua criação. Ou será que quem criou o universo não foi ele? Talvez o tenha ganhado de presente ou então encontrou ele por aí. Vai saber quais seriam as leis físicas do universo em que deus vive? Talvez nas leis físicas de lá, seja concebível que universos como o nosso que seriam um subconjunto do universo dele surjam por aí ou sejam fabricados.

Deus certamente não pode ser onipotente e nem onisciente. Estes atributos são ilógicos por definição. No máximo ele ter poder absoluto sobre o nosso universo. Mas seus poderes e conhecimentos certamente possuem um limite.

Quanto à deus existir dentro de nosso universo, acho esta possibilidade improvável demais para sequer perder muito tempo imaginando. As leis da física daqui impediriam que um organismo tão complexo e poderoso se formasse por aqui. Ele teria que vir de outro lugar. Se ele pode interferir e saber o que se passa por aqui, ele deve viver em um superconjunto de nosso universo, um lugar com leis da física completamente diferentes para permitir que uma criatura tão poderosa se forme e exista.

Ufa... Cansei de viajar na maionese.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2008, 21:14:54 por Harry »

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:13:23 »
Suponhamos, apenas suponhamos, que ele estivesse em cada uma das células que compõem o nosso Universo, mineral, vegetal, animal,supondo isso, ele estaria em nós, viveria conosco aqui, nesse universo.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:55:31 »
Luz... No Deismo há vagas. Aceita?  :histeria:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:59:05 »
Uma coisa eu considero certa...

Deus, se existisse, não seria em nada parecido com o conceito que as religiões (todas) fazem de Deus.  :hihi:

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Janeiro de 2008, 14:25:37 »
Concordo com você Spit

Luz

• Visitante
« Resposta #23 Online: 17 de Janeiro de 2008, 16:53:18 »
Uma coisa eu considero certa...

Deus, se existisse, não seria em nada parecido com o conceito que as religiões (todas) fazem de Deus.  :hihi:

Quanto a isso estou convícta - posso até estar errada, mas - minha lógica não aceita outra possibilidade.  ::)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #24 Online: 17 de Janeiro de 2008, 23:57:58 »
Muito parecido com o deus da visão panteísta, ou seja, alguma inteligência incorpórea que impregna todas as coisas e determinar seus comportamentos desde o início do tempo. Seria, como dizem os físicos, aquilo que inflama de vida as as equações que governam o cosmo, a inteligência que anima tudo que existe.

Certamente indiferente a nossa existência.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!